Ética
Há que se respeitar a diversidade sempre que ela esteja dentro da lei, dos bons costumes, da ética e da moralidade.
Quem não respeita não merece ser respeitado.
Em psicologia, egoísmo é uma atitude ética ou social que parte do princípio de que o fundamento de todo pensamento ou ação é a defesa dos próprios interesses. Daí, vem os infelizes que nos vem de chamar de egoístas ou qualquer coisa que falemos contrário do que pensam, é ego. Se ego é defender seus próprios interesses (nesse caso, leia-se pensamento), o que dizer dos infelizes que defendem seu pensamento dizendo que os outros são egoicos? Uma briga de egos ou uma briga protagonizada por apenas pela visão de um dos egos envolvidos e que não aceita o que significa ego na outra pessoa? #prapensar
É dever de todo homem de princípios e valores éticos e morais se retirar quando se observa a não seriedade por parte de seus semelhantes. Porém, permanecer quando existir um bem maior que exijam suas atribuições, mas dentro de limites impostos por sua consciência.
Sinto-me desconfortável para falar sobre caráter e ética com meus alunos. São poucas as pessoas da atualidade que podem servir de exemplos.
Só seremos uma sociedade pluralista e justa quando possamos estabelecer e respeitar a ética espiritual, na qual deverão estar profundamente inseridos os valores de espírito de união, paz, saúde, amor, fraternidade e harmonia. Assim cada ser compreenderá que ele é tão importante quanto a célula que compõem um corpo e da vida saudável a um ser humano de luz.
O Brasil não é sério... Não há eficácia... Mérito... Ou ética... Não há honra... Nem tão pouco valor moral apreciado... Tudo é uma grande rede de confrarias... Tudo é apadrinhamento... Indicações de supostos amigos... Até a Massonaria parece ter corrompido os seus propósitos... 💀
O preconceito ético racial vem de tempos remotos, há milhares de anos no passado,
Isto só nos prova o quanto pessoas preconceituosas são atrasadas.
A benevolência, caráter, honra e ética são elementos primordiais para uma existência humana duradoura é atemporal e até mesmo elegante.
As escolhas do coração são na verdade pensamentos éticos e morais tão importantes que sobrepõe a razão.
A ética permite a construção de relações duradouras e de credibilidade indissolúvel, o advogado que desta não se desvincula contribui na construção de uma sociedade mais justa, integra, fraterna e sólida!
Eu sou a poesia...
(Nilo Ribeiro)
- "Eu sou a poesia,
de formação ética,
posso ser uma primazia,
e também dialética
vale o que eu expresso,
vale o meu teor,
sou avessa ao excesso,
mas dependo do escritor
relacionam-me com a lira,
com a doçura,
não gosto da mentira,
nem da travessura
eu dependo da pena,
é ela quem me guia,
às vezes ela me condena,
outras vezes me dá alegria
gosto de ser suave,
amo ser delicada,
sou comopouso da ave,
ou como a lua prateada
mas nem sempre é assim,
amo amar o amor,
isto está dentro de mim,
mas não na alma do pensador
agora por exemplo,
queria versar o tempo,
passear com o vento,
ser preguiça em movimento
mas basta chegar o poeta,
e dependendo do seu estado,
muda logo a minha meta,
me direciona pro outro lado
eu tenho vida,
meu verso pulsa,
às vezes não sou ouvida,
minha serenidade é expulsa
parece até um drama,
esta minha confidência,
leitor,continuo uma dama,
mas o poeta tem a preferência
tenho que obedecer,
pois, ele é a emoção,
o que ele escrever,
é advindo do coração"
- "poesia, amiga e camarada,
peço mais um favor,
profira para minha amada,
que ela é meu grande amor"
- "poeta, meu querido,
assim eu gosto de ser,
sei do seu amor incontido,
e o farei com prazer"
- "pra você um versinho,
a mando do "meu poeta",
ele é todo carinho,
é seu coração que manifesta"
"o poeta com todo sentimento,
vem te fazer uma declaração,
você não sai do pensamento,
ele te ama de paixão"...
Triste é descobrimos que a ética de alguém só existe da boca para fora, e seus atos contrariam o que é apregoado.
Quanto vale um homem hoje no mundo capitalista?
No sentido ético da palavra homem, deveria valer de acordo com seus conhecimentos morais, educacionais, o que ele tem a oferecer e ensinar, seu modo de vida, sua proporção de amor e carinho que dá de coração aberto, também como instrui filhos e como planeja seus relacionamentos de vida, seja familiar, ou pessoal, daí mistura tudo isso com suas crenças, amigos e deveria sair um sujeito normal, cheio de vida e alegria em viver e ser alguém respeitado na sociedade. Mas estamos num mundo capitalista, avarento, vaidoso e arrogante, sem dó nem piedade, onde as fatias são divididas de acordo com o poder aquisitivo de cada ser. Não há pecado alguém em ser rico, mas a Aparência é o que esta valendo, sentimentos, e moralidade são facilmente trocados por um cartão de crédito, daí aparece à depressão, onde o homem deixa de ser homem por ter falhado na aquisição de bens, e perde muito do que conquistou, por vezes até o amor de sua amada, e de acordo com o status tem ou não poder de decisões. Não podemos dar ênfase ao socialismo que não eleva em nada o ser humano, mas deixar o poder cruel do capitalismo destruir lares, amores, famílias, e endurecer corações antes por vezes românticos e sonhadores, isso é muita crueldade. Um homem hoje para conquistar uma mulher, se não tiver algo atrativo, com certeza é deixado de lado, por mais belo, fiel, trabalhador e verdadeiro que seja, e se chamá-la de interesseira, logo é taxado de muitas coisas, e as amigas e família a apóiam, mas, cadê o amor nisso? Notamos que a Sabedoria, se não for no sentido que ganhar muito dinheiro, por incrível que possa parecer, hoje não tem muito valor. Quem sabe seja a proximidade dos cálices dos anjos sobre a humanidade. Uma sociedade onde músculos e corpos esculpidos valem muito mais que inteligência, alguns filhos só o chamam de pai herói se este der tudo o que querem, mas isso é tremenda falta de princípios básicos familiares, para conquistar amigos, quando adulto, só se tiver algo a oferecer, mais uma falência de valores morais... Ter uma sociedade com regime de socialismo jamais, mas a liberdade tão sonhada por muitos, prende-se a uma doutrina de valores que corroem os corações e não correspondem a muitos que se dizem cristãos. Ai a pergunta: Homem deixa de ser homem por não ter dinheiro? Tem que rir para não chorar...