Ética

Cerca de 1574 frases e pensamentos: Ética

Não há vida harmoniosa sem a observância dos preceitos éticos e morais.

Inserida por LazaroGomes

As vaidades do ego são as cinzas remanescentes do fogo que se alimenta da ética, do caráter e do amor ao próximo.

Inserida por PriscilaMurad

A ética é o pilar de todos os castelos

Inserida por bruno1011

Eu estou me vendo, isso basta para que eu busque ser ético!

Inserida por SebastianStriquer

O bom relacionamento passa pela polidez, empatia,ética e respeito humano.

Inserida por DEJAVI

Padrão ético correto é questão de maioria ou uma questão supra-social, ou seja, de princípios universais de vida?

Inserida por PASTORJORDAO

EM NOME DA ÉTICA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um grande número de cidadãos focados especificamente no que a lei permite, proíbe ou manda. Isso é bom, porque muitos crimes, delitos e contravenções deixam de ser praticados, pela mera existência do temor da lei. Por existirem, ainda bem, essas pessoas temerosas das consequências diretas de seus atos, mesmo que lhes falte caráter para, no fundo, não desejarem praticar tais atos.
A realidade se complica, e muito, quando a ética está em jogo. Sendo ela o conjunto de posturas e atitudes que a lei não manda nem proíbe, muita gente boa, em princípio, porque não comete crime, abusa do atentado impune ao ser humano. Constrange, prejudica, passa para trás, engana, falta com a palavra, faz fofoca, dedura e até ganha pontos com quem lhe convém ou interessa agradar, mesmo que prejudique aquelas pessoas que não oferecem retorno, vantagem, promessa, ou das quais apenas não gosta.
Falta-se muito com a ética nos ambientes de trabalho, nas igrejas, agremiações e outros grupos, em troca de promoções, prestígio, atribuições, privilégios e cargos que pertencem a outros. Muitas vezes tão só para ficar bem aos olhos do líder, e ter a honra questionável de se tornar mais íntimo.
Também se falta muito com a ética em nome de um destaque na família... da disputa pela preferência geral. Nos dissídios e nas intrigas envolvendo proles. Algumas vezes, pela simples curiosidade ou desejo de cutucar desafetos do outro lado, por intermédio de alguém mais frágil, dependente ou ingênuo, que no fim das contas é igualmente prejudicado sem nem saber a razão.
São muitas as crueldades. Os atos perniciosos não previstos em lei. E a ética, intocável para o jugo da lei, em nome da graça, do arbítrio e da liberdade responsável do ser humano, fica seriamente comprometida. Uma sociedade sem lei é truculenta; brutal... sem ética, é hipócrita e nojenta.

Inserida por demetriosena

O povo sangrando e você fuzilando a ética a troco de sua desprezível pretensão. Pra esse seu teatro há uma grande determinação, o dinheiro, tudo é em nome dele. Indignação é um sentimento breve perto do grande estrago que tens feito a minha nação.

Inserida por FabricioClem

Haverá dia em que você vai pensar que não faz sentido, ser uma pessoa ética. Mesmo assim seja Ético. Não importa o que os outros fazem. O que importa é o que você faz.

Inserida por DamiaoMaximino

Minha ética vai muito além do obscuro desejo de prosperar e ter sucesso à qualquer custo. Mas nunca subestime minha capacidade de superar e crescer.

Inserida por andreb

O que deve justificar os meios e os fins é o caráter somado com a moralidade, ética e os princípios da jurisprudência.

Inserida por politica

COLONIAL INDAGAÇÃO:

Do pátrio a íntegra, do íntegro a etnia, do etino a ética, do ético o civil, do cívico o social, do socialista um capital, do capital o popular, da população a opinião, do optem o democrata, da democracia o eleitor, do eleitorado a escolha, da decisão o juízo, do júri o caráter, a educação e a honestidade.

Inserida por thales_slv

Eu acho que o indicador chave para a riqueza não é ter boas notas, ética de trabalho, ou QI. Eu acredito que são os relacionamentos. Pergunte a si mesmo duas perguntas: Quantas pessoas conheço, e quanto dinheiro de resgate eu poderia conseguir de cada uma?

Inserida por pensador

A Bíblia é o código de ética do espírito encarnado;é através dele que o espírito vai se instruindo no caminho da perfeição.

Inserida por adelmar

A Bíblia - código de ética do espírito encarnado;é através dos seus ensinamentos que o espírito vai se instruindo no caminho da perfeição.

Inserida por adelmar

Humildade, compaixão, ética, convicção, honestidade e coragem são alguns dos princípios formadores do caráter, mas, infelizmente, a individualidade e a indiferença é muito latente na sociedade e sufoca qualquer atitude em prol da coletividade prevalecendo sempre o ter.

Inserida por GilPalmeira

SOBRE O ESTÉTICO, O ÉTICO E O RELIGIOSO

No evangelho segundo Lucas, encontramos uma das mais famosas parábolas de Jesus - a parábola do filho pródigo. O filho mais novo pede sua parte na herança (antes mesmo da morte de seu pai) e sai em busca de prazeres e paixões carnais. Gasta tudo o que tem e percebe que não foi feliz. O outro filho, aparentemente mais responsável, submete-se à obediência das normas do Pai. Fica com ele na fazenda, mas não o vê como um pai justo e amoroso, haja vista que questiona seu pai quando este decide receber de volta o filho pródigo. Um paralelo à filosofia existencialista de Soren Kierkegaard, nos remete à ideia das três etapas a que todo ser humano passa, a saber: o estético, o ético e o religioso. O filho pródigo representa o estético, ou seja, a busca por prazeres e paixões. Há uma fome insaciável e um buraco existencial que o leva ao desespero. No ético, representado pelo filho mais velho, existe uma busca pelo que é correto, acreditando que, obedecendo regras, se pode encontrar a paz para alma, contudo, o que se percebe, é uma vida insípida travestida de moralidade, tal qual os fariseus. Apenas no religioso, afirma o filósofo, vamos encontrar a paz para nossa alma. Da angústia, surge a fé - o salto para além da razão, e a total resignação a Deus.

Inserida por EduBreves

A OAB está para o advogado, assim como o advogado está para o OAB - sejamos bons e éticos advogados !

Inserida por adelmar

O PODER DA ÉTICA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Usava de todos os artifícios para tumultuar a vida do ex-cônjuge, com o qual tinha um filho de 11 anos. Além dos inúmeros truques que dificultavam a comunicação, quando ela estava com o filho, ainda criava inúmeras situações como inventar motivos para dizer desaforos com os quais tentava travar bate-bocas. Tentava, mas o ex-cônjuge sabia se conter; tinha calma e zelo pela ética e os bons modos, mesmo quando a tinhosa tinha coragem de ligar a cobrar, com o único objetivo de gritar impropérios. Ele atendia, ouvia tudo em silêncio, até o momento em que ela batia o telefone, para não ouvir a resposta. Uma resposta que ele não daria mesmo, porque não valia o seu esforço.
Com o tempo, o filho começou a se revoltar com a mãe, o que era natural, mas a mãe não entendeu a mensagem da natureza, e ainda se viu no direito de acusar o ex-cônjuge de falar mal dela, quando estava com a criança. Louca por uma confusão, a mulher nervosa foi cobrar satisfações. Mais uma vez com calma, o sujeito explicou que jamais falara mal. Que ao contrário, fazia de tudo para minimizar a revolta da criança, justamente falando bem. Muitas vezes até justificando as atitudes maternas com explicações bem difíceis, porque no fundo, não havia de fato justificativa.
Mesmo sem saber, aquele homem mentiu para a ex-mulher. Ele falava mal, sim. Sem querer, mas falava. A cada vez que o pai passava o telefone para o filho e ponderava: “Filho; ligue para sua mãe, pois ela deve estar tentando falar com você...”, o menino fazia, no coração e na mente, suas comparações. Toda vez que o pai falava bem da mãe, o menino se lembrava das vezes em que a mãe falava mal do pai. Sempre que o pai cumpria regiamente uma palavra dada à mãe, a criança recordava o número de vezes que a mãe faltou com a palavra dada ao pai. Ao ver o pai ponderar diante dos desaforos, inclusive quando ela ligava a cobrar para dizer tais desaforos, a comparação do filho era inevitável. Com a comparação, a revolta, sem qualquer tentativa paterna.
Ser honesto, ponderar, jogar limpo, ter calma, não aceitar provocações nem ser vingativo foi o que levou aquele homem a depor eficientemente contra aquela mulher. Ele não precisou pronunciar palavras... nem olhares e silêncios para seu filho. Ter postura, bom senso, ética e respeito era o quanto bastava para que sua imagem fosse a melhor possível perante aquela criança. Era dispensável qualquer discurso. Bastava ele ser do bem, para falar mal dela.

Inserida por demetriosena

A psicologia confronta-se cada vez mais com as exigências éticas colocadas pela necessidade de reconhecimento da autoridade, como elemento constitutivo das subjetividades singulares.

Inserida por sk8BrownKid