Escrever uma carta a uma Criança
... nunca quis crescer, queria ser como criança e permanecer .. (lembro que chorava quando alguém dizia que eu estava grande já)..mas os anos se passaram e eu entendi o porque nunca quis ser adulta.
Quando criança, a gente não complica tanto as coisas e sonha com mais fé.. não enxerga tanta maldade nas pessoas.
ღ Flavia Leticia ღ
Olhar...
Na luz do teu olhar,
vejo o reflexo do tempo
avisando para fazer voltar
a criança feliz e atrevida
que vivia dentro de mim.
No teu sorriso, deixo escapar,
um pouco além das recordações
e volto, nos anos que se foram
para saber onde fiquei.
Talvez, ainda tenha algum sonho
que foi embrulhado e por descuido,
jogado em um canto qualquer.
Quem sabe, deixado de lado ou trocado,
e eu, nem lembre mais
que era dele o motor da força
que movia minha vontade e coragem
para nunca desistir.
by/erotildes vittoria (para Helena, minha netinha)
Igrejinha do Interior
Saudade...
Das igrejinhas que frequentei quando criança, lá no interior do interior...onde tudo que fazíamos, era "todo mundo junto" .
As festas eram num barracão, no terreno da igreja, os irmãos preparando o fogo a lenha ou carvão, limpando, construindo...as irmãs preparando as comidas, simples, porém deliciosas...as crianças brincando livres pelo quintal.
Não havia luxo, mas era tudo tão lindo...e quando terminávamos de nos alimentar...íamos pro Templo, cantar louvores ao Senhor...o fogo caía, batismo com Espirito Santo, curas e muito poder de Deus !!
Criança, jovem,adulto, idoso, todos a uma só voz cantávamos e nos derramávamos na presença do Senhor...e quando terminava a festa, as pessoas voltavam pra casa...a pé...caminhando quilômetros de distância, dentro do mato, por caminhos que tinham cheiro de terra molhada...pelos igarapés de água cristalina, ouvindo o som da natureza e cantando os hinos da Harpa Cristã.
Pensando bem...aquilo sim, era bonito.
Poema:
Tempos de Criança.
Quando criança sorrimos com tudo em nossa volta esquecemos o perigo e os riscos.
Simplesmente não lembramos do medo da morte mas nos agarramos a sorte.
A sorte de ter pessoas a cuidar de nós e não precisar de lembrar que é preciso lutar para viver mais um pouco e simplesmente sorrir mais uma vez sem fim.
Autor: Jefferson Allmeida
Você já ouviu o som do sorriso de uma criança?
Há de te encantar!
O Som que ela representa com sua benevolência,
faz os nervos sossegar.
Tem aqueles sorrateiros com reflexo no espelho,
que só elas sabem dar.
Ou depois de um chorinho, que com muito soninho,
ainda soará.
Sem falar os de carinho que eles mostram de mansinho,
e te fascinará.
Os acompanhados de gritinhos que com muito denguinho,
nos fazem flutuar.
Não posso me esquecer os das descobertas,
que não conseguimos imitar.
Eles são cantos de passarinho, que bem devagarinho
"Poz-se a cantar".
Ser tratada como criança ingênua, pura e ingnorante incapaz de se estar sozinha dentro de uma casa por causa de uma família que só compreende o que pensam e julgam pode ser uma das justificativas para a raiva e o ódio do ouvir.
Ser privado do direito de estar sozinha é o mesmo que se acomodar aos conselhos pela segurança do indivíduo.
Hoje, me veio à lembrança, daqueles tempos de criança, quando eu caía e logo vinha aquela moça, desesperada para me levantar.
Hoje me veio a saudade daquele tempo que não volta, de quando eu chegava da escola, e ela toda curiosa, me perguntava como foi a aula, e logo me abraçava com os olhos cheios de água querendo chorar.
Hoje lembrei-me daquela moça, que tanto sofreu, mas que não media esforços para me ver sorrir.
Hoje me lembrei do seu sorriso radiante que me transmitia paz e também daquele abraço, aquele apertado que me passava segurança. Se eu pudesse voltar no tempo, nem que fosse por um momento, aos seus braços eu correria e novamente te abraçaria, mostrando minha eterna gratidão.
Feliz dia das mães
E assim somos nós, quando criança quanta simplicidade,
quanto amor para dar, quantos sorrisos, quanta energia...
Uma pena que com o tempo vamos esquecendo nosso lado criança de ser, vamos perdendo nossa capacidade de simplesmente ver as coisas com um olhar puro, ingênuo, sem julgar nada, nem ninguém.
Como seria bom se todas as nossas dores, amores, medos, receios pudessem ser resolvidos com um colo de mãe, pois ali com certeza era nosso refúgio, o nosso porto seguro.
Hoje já não tenho mais aquela inocência, mas luto todos os dias para lembrar quem sou, tento resgatar o que ainda resta daquela criança que brincava sem se preocupar com o dia de amanhã, apenas aproveitando o SOL lá fora
Há um tempo em que você precisa ser criança, noutros precisa ser grande, corajoso, amadurecer para voltar a ser criança. É um ciclo que nem mesmo a morte encerra, porque aquilo que você faz, ficará para sempre gravado no outro, em algum canto, em algum sorriso esparso na correria do dia a dia. A vida é, assim, feita de primeiras fases, como se a cada manhã começasse a prova do dia e no final da noite saísse o resultado... o resultado da primeira fase, que não se publica em diário oficial, mas se divulga em silêncio na consciência. E no outro dia, mais uma vez a primeira fase. E depois, e depois, e depois, tornando-o mais forte para a primeira fase seguinte.
E quando a última primeira fase chegar, faça por onde merecer passar o resto dos tempos dormindo em uma covinha escondida no sorriso tímido de alguém.
Se te espantas quando digo que não temo a morte, volte a pensar com o coração de criança e sejas sincero. O que mais te alegravas quando passava os dias fora de casa?
A mim era o dia de voltar para casa.
É assim que compreendo, é assim que sinto e por isso terei grande Alegria: Voltar para casa, correr ao encontro do Pai e me lançar em seus braços afim de diminuir essa saudade cheia de eternidade que sempre tive.
Por tua causa vivo como uma criança.só espírito infantil pode fugir às agruras de tais perdas...uma perda nunca é singular pois é o abraço de uma variedade infinita de sensações...indios sonham relembrando! Que saudades de levitar no cheiro do teu olhar.ainda hoje cheiro as maos a procura de relembrar...os outros sao apenas outros dentro de nós.
Dá a alguém
Sucesso, o que é?
Desde criança, ouvi dizer que o caminho do sucesso é para cima, para o alto. Aprendi que o sucesso é como uma escada, onde cada degrau representa uma conquista e conforme você vai subindo, seu triúnfo fica cada vez mais próximo. No entanto, parei pra pra refletir sobre isso e notei algumas coisas intrigantes. Quando você sobe uma escada, seu corpo responde de forma negativa, com cansaço, exaustão e as vezes até dores, mas pela lógica o sucesso não pode resultar em dor. Segundo a medicina aproximadamente 10 calorias são queimadas em cada minuto que você sobe escadas, dependendo do indivíduo. Bem ou mal, subir é sinônimo de perda e não de ganho. Sucesso significa obter êxito em algo, com isso, posso afirmar que o caminho do sucesso não deve ser pro alto. Então, qual o caminho do sucesso? Acredito que seja para baixo. (rs) Cheguei a tal conclusão no dia 2 de maio desse ano (2015), quando realizei meu primeiro salto de paraquedas. Foi uma sensação única.
A partir daquele momento, percebi que o sucesso é como saltar de um avião a 4.000 metros de altura, você quer estar alí, você gosta e pode estar no alto, mas prefere a terra firme. Sucesso é sentir a emoção de uma grande conquista, mas ao mesmo tempo ver a morte passar diante dos seus olhos, não para te amedrontar e sim para mostrar sua vulnerabilidade perante a vida. É você perceber que existe uma distância entre a morte e a vida, mas como num salto, essa distância pode ser de 20, 30, 40 segundos. É você subir o mais alto que puder, só pra poder se aproximar o mais rápido do chão, das pessoas que ama. Sucesso, não é ter o muita grana, é ter muito amor. Não é morar na melhor casa, frequentar os melhores lugares, é poder morar nos melhores corações. Sucesso, não é conquistar tudo na vida, é conquistar o máximo de pessoas, é fazer elas permanecerem em sua vida ou em sua memória.
O caminho do sucesso é para baixo, porque só de baixo você consegue ver as suas limitações. De baixo você percebe que é igual a todo mundo, com as mesmas fragilidades e limitações, que o poder não te faz imortal e nem melhor que ninguem.
Sucesso é como jogar em um video game. Você se diverte acumulando pontos e passando fases, mas lá no fundo seu obejtivo principal é poder vencer todas as fases, não pra chegar no final com um número grande pontuação e sim pra zerar o jogo e voltar pro início. Sucesso é isso. Zerar. Zerar sua arrogância, prepotência e presunção. É entender que mesmo tendo tudo na vida, no final dela você não leva nada.
Sucesso não é afastar-se, é aproximar-se. Não é repúdio, é abraço. Sucesso é você alcançar grandes coisas, sem esquecer das pequenas. Se você chegou a lugares altos e não perdeu sua identidade, sua origem. Parabéns, você pode se considerar uma pessoa de sucesso.
Adulto ou criança?
Foi pisando nos espinhos da vida que escrevi minhas poesias.
Marcado, ferido e sangrando
Cantei durante dez anos.
Uma canção inspirada, nova e consagrada.
Toquei homens brutos de corações duro.
E hoje percebo que minha canção vagueia entre meu peito e o espaço,
E eu um homem imaturo, procurando o amor de Abraço em Abraço.
Procurando um alívio,
Uma mulher mais madura, um sorriso mais sério, um amor mais sincero.
Preciso me libertar das minhas lembranças e acabar de vez com essa andança.
Preciso ressurgir mais adulto ou talvez mais criança.
Não se trata das coisas que você sempre me diz..
Pois até mesmo uma criança sabe falar..
De criança só quero o seu olhar, aquele inocente e puro...
Olhar sem medo..
Não me importo com os presentes que você me dá..
Gosto mais das intenções e sentimentos por de trás deles
Suas declarações de nada me valem..
Se não vierem acompanhadas de gestos..
Promessas de amor eterno e longevidade não surtem mais efeito..
Não me importo com as mensagens melosas cheias de obrigação
Eu gosto da sua presença, do seu perfume, e da sua voz
Da forma com que é presente em você ser sempre presente
Gosto de quando você faz aquele resgate e consegue se lembrar aquilo que te falei muito tempo atrás e eu nem sequer me lembrava...
Gosto por você de forma lenta me recordar do que é se apaixonar...
Gosto da forma que meus olhos te notam, e tenho medo disso
Pois viver um amor não é simples e fácil
Amar nos torna vulnerável, nos deixa completamente nu
E o orgulho passar a ser uma criança perto da vontade de se expor
Sinto que só o amor é forte o suficiente para se sobrepor a tais sentimentos
Para se sobressair ao orgulho
Ao rancor
Ao medo
Ao não
É incrível como a capacidade de amar revela o caráter de Deus em nós
Por isso o que eu gosto mesmo é do seu sorriso pela manhã...
Do seu sorriso contra minha birra..
Do seu abraço diante da minha angústia
Do café na noite de inverno
Do filme com pipoca
Do seu bom dia, boa tarde, e boa noite
Da sua compreensão...
Da sua insistência em ser minha...
Gosto por você de livre e espontânea vontade ter concedido você a mim
Gosto de ser sua saudade
Gosto de você no sábado a noite
Gosto de você de pijama e cabelo mal arrumado no domingo de manhã
Amo a forma como o luar reflete em você
E me sinto em contato com Deus quando estou de mãos dadas com você
Por isso me sinto na obrigação divina de ser sempre fiel a você
Zelando sempre por novos sorrisos
Rindo e tratando suas angústias
E catalisando seus sonhos.....
Isso é claro.... se você deixar....
Doces Promessas
Doces promessas
Para uma doce criança
Doce união
Uma grande aliança
Um ponto uma meta
Uma longínqua andança
A direção é uma seta
Onde não permite mudança
Através de uma destas
Que a perna se trança
Porque aquela criança é uma peça
Que me convida a uma dança
amor de criança
quando criança ti via puland.
brincando,e mais.
nunca pensei que esse amor chegaria no coracao.
tanta emoçao infantil.
nunca pensei que ficarias no coracao.
viraste o meu coracao num bobo vulante.que obedesss tudo.
tua voz me empenotiza mesmo ao celular.
seu desejo me chama mesmo a distância.
voce me fez acreditar que no seu coracao tinha o grande amor que eu sonhei un dia..
SONHANDO EM SER CRIANÇA
Fizeram-me homem
De fuzil nas mãos
Precocemente empedernado
Na sobrevivência
Lacraram num ataúde
As quimeras e fantasias
Dos meus sonhos de menino
Brutalmente emancipado
A tal maioridade
Cospe fogo e mata
Para que eu não morra
E sucumba com a infância
Na solitude de um descanso
O tremor de um ruflar insiste
Em me elevar por sobre a miséria humana
Nas asas da esperança de criança
Sobrevoo inerente de segundos
Sustentado pelas asas da liberdade
Abertas em meio à podridão
De uma guerra dita santa
Vislumbro brincadeiras e cirandas
E outras crianças de etnias
Diversas e tão afins
No sorriso ímpar infantil
O ranger da tampa do ataúde
Recolhe minhas asas podadas
No estampido seco de um rifle
E o menino vira homem de matar
(Nane-08/04/2015)
Como explicar,
Um amor tão forte quanto as ondas
Tão profundo como o mar
Tão puro feito criança
Jardim de poesias
Canteiro de poemas
Amor que segue,
Persegue
Como explicar,
Amor que não se mede
Amor que não tem cura
Amor maior que o tempo
Como explicar tanto amor,
E não ser vivido.
Quando pequeno, na inocência e criança minha mãe vivia me dizendo que no fim do arco-íris existia um pote de ouro, e eu sonhava em viver imensidões com o que aquele tesouro me proporcionaria. Mas, infelizmente, por mais que às vezes ao aparecer eu corresse ao seu encontro, mais se afastava. Fui crescendo, hoje com 22 anos fui tomado pela sensatez, característica que é erroneamente valorizada, pois foi ela quem destruiu minha inocência de acreditar em tal conto.
Daí, hoje, ao ir pra um dos plantões do Projeto IUPI (Projeto Integrantes da Unidade de Palhaçoterapia Intensiva) esse arco-íris ressurgiu em minha vida; Trouxe consigo, brincando de "escorregador" um anjo disfarçado de criança, uma situação pela qual eu jamais sonhara. Com isso eu aprendi que sorrisos mágicos são capazes e curar dores da alma e, desde então como diz o poeta José Carlos da Silva: "A vida não é para ser contada pelo número de respirações mas, pelo número de vezes que perdemos o fôlego".
Se você chorar feito uma criança, eu te abraço.
Se você rir feito uma boba, eu paro e fico te olhando.
Se você surtar feito uma louca, eu te seguro.
Se você sair pulando de alegria, eu disfarço e rio.
Se você se calar de tristeza, eu te dou a mão.
Se você sair gritando de felicidade, eu te acho o máximo.
Se você se distrair, eu te protejo.
Se você se magoar, eu cuido de você.
Se você precisar de alguém, eu vou correndo te encontrar.
Se você sonhar com o amor, eu te ajudo a acreditar.
Se você acordar e não tiver ninguém, eu fico do seu lado.
Se você for atrás dos seus sonhos, eu te admiro e torço
Se você alcançar os seus objetivos, eu fico feliz e orgulhoso.
Se você mudar e as coisas não mudarem, eu não te deixo desistir.
E se o seu sorriso durar para sempre, eu fui feliz a vida toda.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Carta de mãe para filha emocionante que fortalece a conexão
- Mensagens de declaração de amor para filha
- Mensagem de aniversário para filha que cresceu
- Mensagens evangélicas para o Dia das Crianças
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática