Escrever

Cerca de 8976 frases e pensamentos: Escrever

⁠Quero escrever como conseguimos ter uma vida mais leve e mais plena. Para isso, precisamos entrar em acordo com a morte. Quando está plena a consciência da morte, está plena a consciência da vida.

Rosa Montero

Nota: Fala dita durante participação na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2025.

Inserida por pensador

⁠Quem diz, evoca. Quem diz, movimenta dentro, fora, vibra. Dizer é acontecer. Escrever é registrar. Dizer é presente. Escrever é passado. Os vivos falam. Os mortos escrevem.

Liana Ferraz
Um prefácio para Olívia Guerra. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2023.
Inserida por pensador

⁠Escrever é o mais próximo que temos da magia de verdade.

R. F. Kuang
Impostora. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2024.
Inserida por pensador

⁠Boa noite,vou escrever tudo oque estou sentindo e não sei o quão grande vai ficar kkkk,faz um tempo que eu ando me perguntando oque a gente virou,quando a gente parou de apenas sentar e conversar?ultimamente todo mundo me diz que tenho que apenas deixar você de lado e seguir mas eu não ando conseguindo kkkk,todo dia que eu acordo,penso no nosso primeiro "término" e me culpo toda Santa vez por apenas ter dito ok e ter ido embora,talvez eu apenas esteja tentando tudo dessa vez por conta disso mas toda vez que eu olho em seus olhos,consigo ver ainda a menina que chorou aquela vez,a mulher por quem eu me apaixonei e aquela pessoa que me pedia filhos . Não entendo como alguém que me olha do mesmo jeito, fala que não me vê como namorado. Eu não sei oque houve para chegarmos a esse ponto mas acho que não é tão importante agora. Por isso venho dizer coisas que eu me arrependo de não ter dito para você, eu te amo,amo muito e amo cada detalhe desdo momento em que te conheci,amo quando você começa a falar sobre um assunto e só para quando percebe que falou demais KKKK,amo o seu jeito com animais,amo a sua voz quando canta(apesar de sempre pedir pra parar,eu apenas não conseguia escutar sem ficar bobo),amo a sua concentração enquanto toca o violão,e me arrependo de não ter dançado uma última vez com você,confesso que eu apenas sentia vergonha kkkk. Você foi a razão da minha constante melhora e agradeço por isso.
As pessoas andam me dizendo para dar tempo ao tempo,eu francamente odeio isso,odeio o fato de ter que imaginar voce olhando para outro alguem com os olhos que me olhava,odeio o fato de que não irei mais ter a ligação enquanto a via dormir,odeio o fato de estarmos nos distanciando depois de tanto tempo esperando um pelo outro.
Dizem que se for para ser,vai ser,que apenas nós separamos para mais tarde voltarmos com mais maturidade. Eu nao quero isso, porque mais tarde?porque aguardar mais doque ja esperamos?.

Eu não sei oque está acontecendo com você,como alguem que queria resolver as coisas,desistiu do nada?porque essa mesma pessoa,não pode me olhar nos olhos e dizer a verdade? Eu tento apenas aceitar tudo mas sempre penso que você também lutou,mudou por mim e continuou melhorando por minha causa, e sinto que se eu não fizer absolutamente tudo,estaria desrespeitando tudo oque fizemos ate agora,não somos perfeitos,mas se você falar que não somos loucos um pelo outro é a maior mentira que ja me falaram. Sempre discordamos sobre tudo,você nem sempre é fácil de se lidar,ainda mais quando tem certeza de algo, mas me falar que não nos damos bem?como isso é possível? Você sente na pele o quanto nós damos bem,seja quando brincamos um com o outro,quando nós beijamos ou ate mesmo quando discutimos, eu pecava em algumas coisas,não irei dizer que não tive culpa,mas eu iria me desculpar e melhorar,porque eu quero você,eu desejo você,e não digo que seria fácil,não mesmo,mas eu faria de tudo pra ter você.
Bom,acho que ja deu kkkk. Irei te bloquear de tudo. Pois eu não aguento acordar e esperar a mensagem de bom dia,ou ficar acordado esperando uma mensagem que talvez nunca chegue. Eu espero que se saia bem na faculdade, e caso não queira seguir,mete o fodase e vira aeromoça kkkk.
Irei seguir com minha vida e agradeço por tudo.

Inserida por Versointimo

⁠Arquitetura é como escrever. Você precisa editá-la várias vezes para que pareça natural.

Inserida por pensador

Às vezes sinto que tudo que escrevo não é nada além do óbvio...
Mas continuo a escrever, pois até o óbvio bem reescrito pode inspirar alguém!

Inserida por luispensante

⁠Escrever é como mergulhar no abismo de si mesmo, enquanto editar é iluminar o caminho do outro, guiando sua voz sem apagar sua essência.

Inserida por jacksondamata

⁠"Escrever é rasgar a própria carne e oferecê-la como banquete."

Inserida por luizaantunescalegari

⁠Cada minuto na vida é valioso, por isso me dedico a lê e escrever.

Ler é uma terapia de conhecimento, escrever é um exercício de habilidades. Quando as duas coisas andam juntas, forma um sábio. ⁠

⁠Há algo único na experiência de escrever como mulher. Talvez pelo fato de nossa existência ser quase totalmente excluída da história escrita, as escritoras carregam consigo as vozes do invisível, que são tão ricas.

Yuko Tsushima
Hofmann-Kuroda, Lisa. A Passion for Living in the Present: A Conversation with Yuko Tsushima and Annie Ernaux. Lit Hub, 6 abr. 2023.
...Mais
Inserida por pensador

⁠"Tenha o hábito de escrever tudo que acontece de bom ou de ruim. Tire proveito das atitudes tomadas erroneamente. Procure não cometer os mesmos erros e aprenda que tudo pode ser melhor se você lutar por dias melhores ".

Inserida por grigasbar

⁠"Prometi que ia parar de escrever por hoje... Mas aí me veio mais uma ideia absurda."

Inserida por macjhogo

⁠Carta para você, que eu amei sem entender

Oi, você!

Eu pensei bastante antes de escrever isso.
Talvez você nunca leia, ou talvez leia e não entenda tudo o que estou tentando dizer. Mas ainda assim, eu precisava colocar pra fora.

Eu me apaixonei por você.
Mesmo com nossas diferenças gritantes, mesmo percebendo atitudes suas que me machucam, mesmo sabendo que sua essência é distante da minha — eu senti. E foi verdadeiro.

Mas o que a gente sente nem sempre é o que a gente merece.

Você tem um jeito que fere, mesmo quando não parece. Usa as pessoas como peças, joga com sentimentos como se fossem coisas descartáveis.
E eu… eu sou feito de verdade. Gosto de profundezas, de conexões reais. Me entrego de um jeito que talvez você nem saiba receber.

Eu tentei entender por que esse sentimento nasceu. Talvez foi a curiosidade, a vontade de ver algo bonito em você. Talvez foi carência, ou a esperança de que, convivendo, você mudaria.
Mas a verdade é que ninguém muda por outro e nem deve.

Eu não escrevo isso pra te culpar. Escrevo pra me libertar.
Porque por mais que eu tenha sentido algo forte por você, também aprendi que amar não é aceitar o que nos diminui.
E eu me diminuí, tentando caber no seu mundo.

Hoje, com dor, mas com maturidade, eu escolho parar.
Escolho respeitar o que eu sinto, mas não me prender a isso.

Desejo que você se encontre.
Que você aprenda a amar de verdade, quando estiver pronta.
Mas, por agora, eu me despeço desse sentimento que não faz mais sentido, mesmo que ele tenha sido real.

Com sinceridade,
Sariel

Inserida por sayro_designer

⁠No ciclo da vida, novamente é noite e me proponho a escrever sobre a escuridão, interna e externa. É na noite escura que podemos ver as estrelas. E é na escuridão interna que percebemos que somos mais fortes do que pensamos. Da dor nascem flores. Nascem saídas e belezas. Apenas quem cruzou a dor pode apreciar as pequenas delicadezas. Selecionar o que vale a pena. Conviver com a dor, para supera-la. E ser luz celestial para aqueles que não sabem apreciar o belo no mundo. A dor me mostrou que sou mais forte do que eu pensava. A dor fez com que eu me amasse mais. Somos poeira cósmica, na imensidão do universo. Somos também estrelas que cintilam. Hoje o dia foi sereno, ocupado por pequenos afazeres. A alma esteve calma. Lembro-me do passado, quando eu tive mais energia. Agora amadureci e me aproximo da velhice. Duas etapas, a juventude que passou e a idade que se apresenta. Se eu pudesse voltar no tempo, eu cuidaria melhor dessa estrelinha que sou. Teria me amado mais e não teria permitido tanto desrespeito. Daria e receberia o amor que eu mereço. Teria autocompaixao. Aquela menina bonita, sincera e determinada. Mas o tempo não volta. Hoje consigo ver com mais clareza meus erros e acertos. Agora na maturidade meu coração é mais calmo. Minhas emoções estão mais estabilizadas. E percebo que minha estrela nunca se acabou. Estava apenas piscando alta e resplandecente. A estrela que sempre fui.

Inserida por monalisa_1

⁠Se vires sangue nas minhas letras
Podes crer...
É porque estou a escrever com o coração

Eu vivo escrevendo
Ideias incontroláveis
Pela minha mente
Hoje eu só te vejo...
Apenas em fotografias

Lembrando do que falávamos
Ideias todo dia
As nossas promessas
Foram escritas A beira-mar
Até a onda mais pequenas
Foram suficiente pra apagar-lhes

Nunca mais irei escrever
Se não for pra tu leres
Nunca mais irei escrever
Se não for pra mexer com
Os seus sentimentos

Eu escrevo enquanto chove
Não é mera coincidência
É o céu chorando comigo

Inserida por Vencyz

⁠Escrever livros de madrugada é amar em silêncio — como quem conversa com a alma do mundo, enquanto todos dormem.

Inserida por kepler78

⁠Não tenho a pretensão alguma de escrever o gosto, minha literatura nada mais nada menos é, tudo o que mais me dói.

Inserida por alan_almeida

⁠escrever significa que existe um mundo inteiro de pensamentos dentro de nós , onde não há mais espaço pra ser guardado ...

Inserida por Honeymoonn

⁠Escrever, hoje em dia, é um ato de resistência contra a insanidade coletiva que nos domestica, que nos embrutece, que nos impede de perceber a dor do outro. Vivemos num mundo de intolerância, de verdades absolutas, onde quem duvida morre. Na escrita, há uma brecha. Uma fresta de lucidez. Um instante de verdade.

Ali, diante da página, o poeta — como um semideus — nos apresenta a beleza honesta da dor. Ele nos representa como somos: seres humanos. Falhos, imperfeitos, mas humanos. E durante o tempo da leitura, sem nenhuma distração, sem nenhum pensamento alheio, nos conectamos com quem somos. Com nossa essência. E ao perceber isso, algo se transforma.

Porque há uma catarse que acontece. Às vezes sutil, às vezes brutal. Mas acontece. Saímos da leitura mexidos, acordados. Descobrimos a força incrível que é ser humano. O poder que temos em mãos. A capacidade de sonhar — mesmo com tudo em ruínas.

A pergunta é: o que vamos fazer com isso? Vamos tentar mudar o mundo, ou voltar à realidade mórbida, fingindo que nada foi dito? A poesia nos entrega uma verdade. E a verdade, uma vez vista, não pode mais ser ignorada.

Inserida por EvandoCarmo