Escravidão

Cerca de 797 frases e pensamentos: Escravidão

⁠Renunciar à própria individualidade equivale aniquilar a si próprio. A escravidão intelectual é sinônimo da morte intelectual e cada homem que renunciou a liberdade intelectual não é outra coisa que um caixão vivente de um espírito falecido.

Robert G. Ingersoll
An Arraignment of the Church, and a Plea for Individuality (1877).
Inserida por Ketteiteki

⁠A escravidão foi legal; o apartheid foi legal; os expurgos stalinistas, nazistas e maoístas foram legais. Claramente o fato de terem sido lícitos não justifica esses crimes. A legalidade, sozinha, não pode ser o talismã moral das pessoas.

Walter Williams
All It Takes Is Guts. Washington, D.C.: Regnery Books, 1987.
Inserida por Ketteiteki

Se a "Reencarnação" fosse uma certeza, a "Escravidão" não existiria e não haveria tanta crueza.

Inserida por ze_vilela

⁠Vou tirar meu povo da escravidão, Senhor.

Inserida por pensador

⁠O sistema corrompe a escravidão vem de nos mesmos por acharmos que só na selva existe a lei da sobrevivencia .

Inserida por jer_lara

⁠Somos parte dEscravidão,
Para haver Transformação.
E abrir portal da libertação.
Atingindo assim a Evolução.

Geilda Souza de Carvalho
04/07/2020
# D. A. Reservados.

Inserida por geilda_carvalho

⁠A Escravidão É Nossa Maior
Dívida Enquanto País
E Nossa Maior Vergonha
Enquanto Ser Humano.!

Inserida por Bia-Domingues

Um país que elege mais militares do que professores, pelo voto popular, está fadado a escravidão.

Inserida por michelfm

A liberdade é boa. É melhor que a escravidão. O perdão é bom. É melhor do que a vingança. E esperar pelo desconhecido é bom. É melhor do que odiar o conhecido.

Inserida por pensador

⁠A escravidão do homem é a liberdade

Inserida por Heriberto

⁠Quando a liberdade é gratuita, a escravidão é escolha.

⁠a opinião dos outros são nossa escravidão

Inserida por NicolasEd228

⁠Falam que a escravidão acabou, porém todos somos escravos do dinheiro!

Inserida por edson_renan

⁠Somos livres e de bons costumes. A escravidão e a tirania em qualquer lugar põem em risco nossa liberdade, fraternidade e igualdade. Somos maçons.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Liberdade sem autocontrole é igual à escravidão.

Inserida por Almeida2203

⁠Apego gera escravidão.

Uma característica marcante e talvez inata em todos nós é o apego. O apego é uma forma de criar relações para com as pessoas, coisas, lugares, animais e até pensamentos.
Este processo é comum aos seres humanos, pois, desde o nosso nascimento estabelecemos relações que são úteis e necessárias à nossa sobrevivência. Um recém-nascido depende dos cuidados da mãe, e este cuidado se sustenta por conta da necessidade de sobrevivência, talvez por isto ele se apegue a ela. O apego neste caso, pode até ser comparado como algo parasitário, pois o recém-nascido, se apega na dependência da necessidade de sobrevivência. Afinal, é um ser em formação, e depende de cuidados.
Noutra ponta, a mãe pela criação se apega a criatura, pois, afinal ela gestou e gerou. Em seu pensamento de mãe, é seu. Se é meu, cuido eu. Se é meu, estabeleço um laço e me apego.
Pelas poucas linhas escritas, e espero que discorde, entenda que o apego faz parte de nós, e se faz parte de nós, temos que observar com muito cuidado as diversas situações a ele envolvidas. Lembrando que o apego tem potencial nocivo, principalmente quando a vida passa a ser apenas um substrato das coisas apegadas que criamos ou estabelecemos.
Quando a vida é feita de apegos, esquecemos que ela tem um fim. Vivemos acumulando coisas, pessoas e objetos, como se pudéssemos desfrutar daquilo eternamente, como se fossemos imortais, embora saibamos de nossa incontinuidade. A finitude das coisas que nos cerca mostra-nos que devemos aprender a desapegar para poder melhor viver. Não se trata de cuidar até o fim, e sim saber que o fim existe.
Se você se apega a sua vida, lembre-se que mais cedo ou mais tarde, você irá perde-la. Em uma linha de vida comum a maioria das pessoas, todas as suas construções e realizações pessoais, serão apenas deixadas para trás, substituídas e com o tempo esquecidas. Para poucas que fizeram algo, que tenha relevante valor, poderá sim, permanecer seu trabalho, sua obra na história, mas, apenas o trabalho e a obra. O criador, que já não estará entre nós, será somente lembrado, homenageado e exaltado, às vezes, por palavras e mimos jogados ao vento para a uma plateia desinteressada.
Se você se apega as pessoas, lembre-se que mais cedo ou mais tarde, você irá perde-las. Quantas pessoas entraram e saíram de sua vida, quantas pessoas que você já perdeu, e quantas pessoas você já abandonou? Até mesmo aos casais mais apaixonados, de juras eternas, a morte os separa. Filhos abandonam os pais quando se acham autossuficientes, quando acham algo mais interessante para se apegarem. Afinal, uma relação é feita de trocas. A perda de pessoas queridas, nos traz um vazio que dificilmente é preenchido porque o apego não nos fez enxergar que a morte faz parte do processo natural da vida.
Se você se apega aos animais e as plantas, é bem provável que alguns animais vivam menos, e lhe façam sofrer ou, vivam mais e você com a sua partida os farão sofrer, com as plantas é improvável, mas não é impossível que o mesmo processo se repita.
Se você se apega ao seu trabalho, lembre-se que você pode até fazer falta, mas, você é substituível. Que você deve buscar a primazia em tudo que faz, isto é um fato. Mas, faça-o bem em todos os lugares que porventura estiver que prestar seus serviços. Desapego ao trabalho, não se confunde com desídia. Quanto mais você se apega ao seu trabalho, mais você se esquece de si. Pessoas são insubstituíveis enquanto forem úteis. Pense nisso.
Se você se apega as coisas e aos objetos, lembre-se que são apenas isso, coisas e objetos, e talvez elas acabem antes de você. Pessoas que vivem em torno do status de suas coisas, são apenas coisas, não são pessoas. É fato que muitos objetos, representam um esforço empreendido e se materializam em forma de algo que posso até dizer merecido: seja uma casa, um carro, uma joia ou outro mimo qualquer. Mas, entenda que tudo é substituível, logo você não deve se apegar demais aos objetos que representam a realização de seu esforço, pois eles podem ser tirados de você.
Além do que, nem o corpo você leva para o outro lado, se houver.
Todas as situações acima escritas, sobre as formas de apego, são reais e elas existem. A famosa frase: “Ninguém quer largar o osso”. É verdadeira e se aplica também ao apego. Esse apego que nos permeia, que nos cerca, que nos traz uma certa segurança pelos vínculos que criamos com as coisas apegadas, nos dá a sensação de proteção, mas, também nos aprisiona. Não seja prisioneiro de seus apegos. Não seja escravo de suas vontades.
Se desapegue, a vida é maior que seus laços, e certamente maior que suas vontades e quiçá seus sonhos.
Seja consciente e, acima de tudo, pense.
Muito obrigado.
Desculpe.
Gratidão.
Massako 🐢

Inserida por Massako

⁠A mais discreta forma subserviente de escravidão, é o fanatismo!

Inserida por nosor_beluci

⁠Sejam conscientes
E libertem_se da escravidão

São anguessugas
E querem que vocês se danem,
Se lasquem, fiquem na miséria e com fome... Que todos fiquem pobres, famintos, Sintam_se desgraçados, humilhados e envergonhados da sua própria nudez, da sua impotência, da sua ignorância e sinta_se miseráveis...
Que precisam de ajuda e de amparo de um "ser" que os salvem dessa destruição...
_ Ha! Há! Ha!...
Assim é que eles conseguem arrebanhar todo os países, continentes e o mundo... Com medo, desesperados, sem emprego e sem comida...
Sim... Aquele "super homem" que surgir para salvá_los: vai ser idolatrado, contemplado e vão trabsformá_lo em um Deus...
Mesmo que ele só ofereça esmolas, bolsas de tudo o que vocês imaginam: a
Até de esmolas e farinha com água...
Vão servi_los de joelhos...
Amém!...
Libertem_se...
Paz no coração!...

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Manter as pessoas na ignorância é uma forma de escravidão. Portanto, o/s único/s beneficiado é/são aquele/s que detêm o conhecimento.

Inserida por DamiaoMaximino

⁠Meu amor ………
O que é o tempo perdido , senão nossa escravidão diária as convenções
E , obrigações sociais .
O tempo nos mostra como somos impotentes diante das leis imutáveis do universo
Esse tempo quando perdido , escraviza , fere , pune ,faz dos nossos dias horas intermináveis , posto que estamos tão distantes .
Mas tão próximas em sentimentos
Longe de minhas mãos , presente nos meus versos ,na minha canção
desperta no meu dormir , sonho do meu acordar .
Como posso te definir , como posso te decifrar ?
Se estás tão longe de mim
como assim eu vou te amar ?

Inserida por Bia-Domingues