Epígrafe Filosofia
A vida do inimigo. – Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em que ele continue vivo.
O excesso pode matar e a falta pode ferir, ambos te arrastam pro chão, excesso e falta são inimigos da paz, porque é no equilíbrio que a vida te devolve o sorriso.
Apelos fáceis ao mistério são frequentemente uma desculpa para a superficialidade, enquanto a resolução de mistérios pode resultar em uma compreensão mais profunda e em um temor crescente da grandeza de Deus.
A tudo o ser humano quer dimensionar, definir e explicar. Só que, até o momento, ele não percebeu que todas essas descobertas, definições e explicações sempre serão limitadas ao tamanho de sua ignorância. Nada a mais!
A única certeza que se pode ter: tudo é duvidoso. Afinal, o que seria exato e definitivo sob o olhar imperfeito do ser humano, sendo que suas declarações sempre serão auto-afirmações, ou seja, partem de si para si mesmo?
É necessário um razoável letramento filosófico, sociológico, econômico e político, e também sofisticação cognitiva, para compreender a real dimensão da desgraça petista para o Brasil
A reflexão profunda é desoladora.
Mas não se preocupe:
daqui a cem anos isso não importará mais.
Nem para mim,
nem para você.
Não é de esperar nem também de desejar que os reis filosofem ou que os filósofos se tornem reis, porque a posse do poder prejudica inevitavelmente o livre juízo da razão.
Eles são parte de mim separadas. Eles querem ser eu, mas eu existo. A única forma de eles existirem é apagando a minha luz, mas minha luz é real e eterna onde a fraude impera.
Só podemos compreender a verdade na medida em que vivemos a verdade, e viver a verdade significa conformar nossas ações à verdade. Conformar nossas ações à verdade significa viver de acordo com a lei moral, que é a verdade sobre a natureza humana.
