Textos lindos sobre envelhecer com reflexões sobre este privilégio
Eu não desisto de envelhercer, até porque envelhecer é resistir e insistir que sempre vale a pena viver.
Se eu tiver a graça de viver enquanto envelhecer, oro para que seja com alguém que me ame, mas me ame de perto.
Meio século de vida me parece estranho. Faço da vida apenas o que dá sentido a ela. Envelhecer nunca esteve nos meus planos, ter a idade do meu coração me faz cegar o externo e enxergar o que é invisível aos olhos, do tempo que ainda tenho: que não seja curto e nem longo demais, mas que seja intenso.
Assim como o sol que se põe no horizonte, o envelhecer ilumina de forma mais suave, porém intensa, revelando beleza naquilo que já foi vivido.
Envelhecer com dignidade é um direito, não deveria ser um privilégio: criar uma sociedade que valorize e apoie os idosos é uma responsabilidade que exige ação coletiva para garantir igualdade e justiça para todos.
"Saber demasiado é envelhecer precocemente.” Provérbio Indiano. Sem dúvida, se estamos vivos, estamos sempre aprendendo, por isso devemos ser humildes em relação ao saber. O saber é uma estrada infinita".
Envelhecer é estar vivo, é resistir a entropia; o jovem tem beleza da plenitude biológica, mas não tem certeza se ela resistirá ao quanto que a vida vai lhe chacoalhar ou a quantidade de si que permanecerá íntegra sem se fragmentar e se espalhar no universo.
Envelhecer é da natureza a imposição.
Todos nesse ciclo, uma inevitável lição.
Respeitemos aqueles que viveram com destreza. Honremo-nos, pois um dia fizeram sua grande proeza.
Livro: O respiro da inspiração
