Ensino
Essa nova forma de olhar o ensino de matemática se faz necessário para
que se possa adequar os avanços tecnológicos do mundo moderno à criança
da era tecnológica. A criança aprendiz oriunda da escola tradicional necessita
desenvolver suas habilidades e competências para compreender e transformar a realidade, sendo neste caso, a matemática a porta de entrada para esse
desenvolvimento intelectual.
Conselho é a opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer lhe dá um parecer com bom senso e sabedoria, um pouco de prudência também faz parte e que a resolução a ser tomada seja amadurecida e consciente. Já dizia meu avô, homem sábio embora tenha tido pouca instrução, se conselho fosse bom se vendia. Teria ficado rica. Não fiquei. Não custa escutar os conselhos dos outros, o importante é analisar e tirar suas próprias conclusões, mas tente observar as opiniões e experiências de vida do outrem, muitas vezes poderemos apanhar menos na nossa vida. Já meu pai era diferente, mas dizia palavras de sabedoria: “ Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço. ” Ah, esse conselho eu ouvi. Kkkkkkk!!!!Ele era bem complicado, aí que danado.
Quando se faz vista grossa ao gênio de quem ensina, o Ensino dele se torna um meio egoísta para a ruína dos seus alunos, revogando a paz.
A teoria do ensino da apostasia,
é semelhante ao ataque da jiboia:
Primeiro sufoca e depois engole.
🐍🤔
Eu não sou vegetariano, mas como animais que são...
Eu não sou inteligente, mas ensino os que são...
Eu não sou lindo mas, tenhos amigos que são...
Eu sou apenas original!
O mal querendo combater o mal não combina com o ensino celestial.
“Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês” (1 Pe 3:9).
Até que seja pelo interesse de recebermos uma benção, que façamos o bem.
“Não paguem a ninguém o mal com o mal” (Rm 12:17).
É difícil pagar o mal com o bem, mas nos esforcemos para fazer o bem, pois é isso o que Jesus ensina.
“Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo” (Mt 12:26).
Mal não expulsa mal.
🎵Um erro não corrige outro🎵
🎵Me ajude a melhorar🎵
O ensino não deve nunca esquecer a educação. A educação respeita a multiciplicidade do homem, o ensino padroniza.
O ensino da língua pressupõe o conhecimento da realidade linguística dos alunos em função da heterogeneidade linguística a partir do meio social em que vivem.
- Tudo, menos o alicerce vital
Eu tinha tudo para ser um excelente aluno no ensino fundamental, em um teste público de lógica, sobressaí genialmente os demais da classe; tudo para ser excelente, mas não fui.
A minha mente estava saturada de opressões, os meus ouvidos estavam cansados de gritos irracionais, os meus olhos estavam tristes por vislumbrar negligências, os meus pés e mãos não eram promovidos, a realizar obrigações que semeia um futuro... tudo isso, dentro de casa.
"Entenda que minha função aqui vai muito além do ensino da língua inglesa. Meu papel principal é o de te despertar para importância da sua comunicabilidade, pois independente da forma que você utilize para se comunicar. É a liberdade para exercê-la que te dará asas para ir mais longe. "
NEUROCIÊNCIA E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Você aqui vai saber um pouco sobre a neurociência, e isso poderá lhe ajudar em seu dia a dia, portanto, com muita atenção no texto, venha com Nilo Deyson.
Por muito tempo o foco da educação esteve voltado para ensino mecânico e direcionado a um grupo homogêneo de alunos, sem dar a devida atenção à especificidade, a individualidade e a forma com que cada um aprende.
As informações eram “transmitidas” pelo docente e os alunos as recebiam e aceitavam sem questionamento. O problema é que essas informações eram perdidas, sem ser assimiladas, uma vez que os alunos não conseguiam relacioná-las as vivências ou conhecimentos anteriores.
Além disso, o processo de aprendizagem não se dá da mesma forma em cada indivíduo, cada um tem seu ritmo, cada um tem sua habilidade, sua modalidade de aprendizagem; além das influências externas que podem ser decisivas nesse processo.
A escola tem a função de ensinar, mas não pode, nunca, ser confundida com produção em massa. Afinal o “produto da escola” é o mais valioso de todos: o ser humano, com ideias, opiniões e sentimentos. Neste caso o termo ensinar acaba tendo uma conotação bem diferente do que antes; pois hoje sabemos que a escola tem um papel que vai além de ensinar conteúdos como: auxiliar o aluno a perceber sua individualidade, tornando-o também responsável pelo ato de aprender, proporcionar a otimização de suas habilidades, facilitar o processo de aprendizagem e criar condições de aprender a aprender. Ensinar a ter autoria de pensamento.
A principal questão a ser analisada é: será que escola está preparada para isso?
Como um professor pode conhecer melhor nossos alunos? Como podem atender as suas necessidades?
O processo de ensino/aprendizagem é bem mais complexo do que se pensava há algumas décadas, e as escolas não podem continuar ensinando as gerações atuais por meio de metodologias arcaicas.
Hoje, temos a disposição uma infinidade de recursos, além de estudos e pesquisas científicas que podem nortear nossa prática.
A Neurociência é um desses valiosos recursos para os educadores. Nada mais justo, se pensarmos que a aprendizagem se dá por processos neurais, onde se concentram os estudos da Neurociência.
Compreendendo o processo de aprendizagem
O primeiro passo é lembrar que cada ser é único e embora haja a necessidade da escola trabalhar conteúdos, estes podem ser aprendidos de forma prazerosa, utilizando recursos e métodos que atendam a todos. O professor precisa conhecer seus alunos.
Eu, Nilo Deyson, penso que, um erro comum é o fato de muitas vezes o professor conhecer o perfil de seus alunos, mas esquecer da importância do próprio aluno se conhecer também. A compreensão de como é possível lidar com certas características pessoais ajudará o aluno a identificar, mobilizar e utilizar suas características criativas e intuitivas, pois cada um aprende no seu próprio ritmo e à sua maneira.
Através de sua prática, o professor deverá oferecer um ambiente que proporcione estímulos do ponto de vista intelectual e emocional. Daí a necessidade do educador, consciente de seu papel, buscar estruturar o ensino de modo que os alunos possam construir adequadamente os conhecimentos a partir de suas habilidades mentais. E para isso, é imprescindível que conheçam os significativos estudos da Neurociência, uma vez que esses, sem dúvida, influenciam na compreensão dos processos de ensino/aprendizagem.
A Neurociência traz para a sala de aula o conhecimento sobre a memória, o esquecimento, o tempo, o sono, a atenção, o medo, o humor, a afetividade, o movimento, os sentidos, a linguagem, as interpretações das imagens que fazemos mentalmente, as imagens que formam o pensamento e o próprio desenvolvimento infantil. Os neurônios espelho, que possibilitam a espécie humana progressos na comunicação, compreensão e no aprendizado. A plasticidade cerebral, ou seja, o conhecimento de que o cérebro continua a desenvolver-se, a aprender e a mudar, até à senilidade ou à morte também altera nossa visão de aprendizagem e educação.
Essas informações são imprescindíveis para a ação do educador, e nos faz rever o “fracasso” e as dificuldades de aprendizagem; uma vez que existem inúmeras possibilidades de aprendizagem para o ser humano, do nascimento até a morte.
Enfim, sei que não sou dono de nenhuma verdade, porém, como eu lido todos os dias com pessoas que não desenvolveram a inteligência emocional, logo pensei em escrever esse texto afim de deixar registrado o desejo de ver um dia, os educadores, professores, dialogando sobre os altos, uma vez que isso ajudaria muitos alunos.
Quero deixar claro que, eu, Nilo Deyson, não sou professor, no entanto, me considero um educador no sentido de melhorar o condicionamento do sistema emocional das pessoas através de palestras e diálogos.
Por fim, que a educação deixe portas abertas para neurociência.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Estamos entrando na "Década da Inclusão" - Novos Caminhos do Ensino Aprendizagem.
Professores, educadores, gestores em geral, têm que se conscientizar de que ninguém ensina mais apenas, sem aprender simultaneamente.
A internet criou a via expressa de mão dupla. Quem não aceita, vai ficando fora do mercado. A arrogância do "Senhor do Saber", que alguns mestres ostentavam, não existe mais.
Me ensino a ter paciência, ciência
Que instiga o meu eu
Já foi, quero andar por ai
Descalça, sem nada, ao lado de um vinho bom
O que a política pode fazer pela paz, não supera o que o ensino pode fazer através do aprendizado do homem para viver em paz com seus semelhantes.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Mensagens de Reflexão
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- 22 mensagens de agradecimento para formatura do ensino médio
- Frases para formandos do Ensino Médio que celebram o fim do ciclo
- Frases de Ensino Médio
- Frases de educador e sobre educadores que motivam o compromisso com o ensino