Egoísmo
Quando você resolve pensar mais em você mesma, não é querer ser egoísta, é fazer o mesmo papel que você faz para os outros.
O primeiro passo para termos pessoas menos egoístas é acabar com essa falácea de que "Se machuca não é amor". O amor não é uma via de mão unica com apenas flores e momentos doces. Quanto mais pessoas você amar, mais tendencia de se machucar você vai ter.
Amar significa muitas vezes sentir a dor de outras pessoas e passar por ela junto. Significa saber que nem todo o dia vai ser só felicidade, que nem todo o dia vão ter sorrisos, seja por uma discussão ou discordância ou pela morte e doença que um dia vão chegar.
Essa cultura do "Amor não doí" faz com que as pessoas muitas vezes não amem de verdade umas as outras, que sejam cada vez mais egoístas e isso não serve apenas para o namoro, mas sim para todo e qualquer tipo de amor.
Os egoístas certamente são os mais tristes, porque nunca se sentem saciados de nada, são como um deserto em meio a um copo d'água.
Sofremos por sermos egoístas, decepcionemo-nos por sermos altruístas. Ao final, vivenciamos as frustrações e nos tornamos pessoas frágeis.
As pessoas acabam sendo egoístas não exatamente por defeito de personalidade, mas por nascerem e crescerem em um mundo assim e sem perceberem agem dessa forma, é um mundo que para quem esta dentro.não consegue enxergar...
Todo homem possui dentro de si um oásis de cunho egoísta, intocável, guardado a sete chaves. Duas coisas, tão somente, poderiam tocá-lo: um milagre ou um desejo muito mais egoísta.
No mundo existem dois tipos de pessoas: As de caráter e as egoístas. Não dizendo que para se ter caráter é preciso esquecer de si próprio, mas sim lembrar que você não é a única pessoa que existe.
Não posso ser egoísta, te amar também deve ser aceitar a sua escolha de não estar aqui, a sua liberdade, mas talvez eu seja um pouco egoísta.
Só um pouco, pois sei que te faço bem.
Talvez eu seja egoísta, talvez eu seja mesmo. Mas me mostre alguém que nunca foi e eu aceito a sua imposição.
A triste verdade é que todo mundo é egoísta, por mais insensato que isso pareça, as pessoas são egocêntricas. Geralmente por desejar bem-estar ou prazer, às vezes apenas para conservar a sua existência. É um fato e por mais que alguém negue, lá no fundo do poço existe um narcisista desesperado querendo salvar a si mesmo. Mas é aí que muitos se enganam, sabe por quê? As fichas sempre caem e nem tudo é movido por algo banal. Eu mesmo já optei por conhecer as cartas do jogo sem ninguém suspeitar. Pelo menos uma vez na vida o egoísmo é aquilo que move o ser humano até determinado objetivo, aceite esse fato. É inegável. A maioria pode até entrar em colapso, ficar de mau humor, possuir ódio e ira ao compreender o inevitável, mas a triste realidade é que todos nós estamos doentes e aprisionados na mesma quarentena.
Se o paladar fosse um ser independente diria que é o mais egoísta de todos. Não se importa com seus companheiros: Fígado, pâncreas, coração, vasos, rins. Todos sofrem, enquanto o paladar se deleita, satisfazendo os próprios desejos, sem levar em consideração as consequências de seus atos.
A felicidade não me faz bem, porque me deixa preocupado em está sendo egoísta num mundo de tantas aflições.
"As pessoas egoístas acreditam que têm o dobro de amor, pois recebem o amor dos outros e ficam para si mesmos com o amor que não dão" (ROBERTO FALCHI MARTINS - 17/10/2016).
Todo mundo é egoísta às vezes. Em situações extremas, de sobrevivência ou onde há muitas coisas em jogo, o amor-próprio extrapola para o egoísmo. Mas pessoas constantemente egoístas não prestam atenção nas necessidades de outros, mesmo que estas tenham sido claramente expostas. Devido a isso, os exageradamente egoístas não compreendem quando são cobradas. Não fazem isso por ter uma má índole inata, e sim por simplesmente e frequentemente não lembrarem do que foi dito ou conversado. Com essa quebra de confiança, pessoas assim acabam cercadas de pessoas que apenas precisam delas, porque estão sob seu julgo e poder. E o ciclo vicioso se completa, pois os egoístas acabam por acreditar que as pessoas só querem tirar proveito uma das outras, e isso só acentua seu caráter egoísta e de falta de confiança no ser humano.
Elas, os "egoístas crônicos", não entendem a diferença entre egoísmo e amor-próprio. O oposto do egoísmo (ou mesquinhez) é a generosidade, o oposto do amor-próprio é a baixa autoestima, o autoabandono. O amor-próprio não exclui a generosidade, a benevolência, a caridade e a compaixão - mesmo em situações adversas. Quem se ama de verdade acha uma saída para se ajudar e a ajudar o próximo também. O egoísta, tão centrado em si, numa situação de carência seja ela material ou psicológica, não hesita em ignorar prontamente a confiança e o amor que ela mesma possui pelo outro.
s.m. ‘passivo-agressivo’: 1. Diz-se do sujeito egoísta, invejoso e covarde, que vive se arrastando pelo esgoto para atacar sem ser visto; 2. Criatura medíocre digna de pena.
A DICOTÔMICA NATUREZA HUMANA ALTRUÍSTA E EGOÍSTA.
A natureza humana é, ao mesmo tempo, altruísta e egoísta. ALTRUÍSTA quando aquele a quem ajuda não tem qualquer chance de o superar e EGOÍSTA quando ele tem grandes possibilidades de se destacar, eis o reduto da inveja e da mentira.
O fato é que: "Para o outro você não pode ser melhor que ele."
