Educar para a Vida
“O crime contra a vida vem tirando da família a autoridade de educar com princípios,
pois o alvo não é mais o “ser correto”, e sim o “ser destaque”,
imperando a consangüinidade.
O individualismo delimita territórios, direitos, deveres, transformando o casamento numa união de interesses que dispensa a burocracia jurídica, os protocolos religiosos, a base maior do matrimônio — o amor —, pois o sonho de esposo e esposa como uma só carne se torna apenas a satisfação dos prazeres da carne,
para não terem comprometimento e poderem negociar deveres, compromissos, obrigações... E “valore$”.
Toda ação precisa de um instrumento. O instrumento básico da vida é a instrução. Se educar é aprender a viver, é aprender a pensar.
Não fale sobre a vida do outro.
Guardemos as horas, dias e anos para educar nossa fala e apurar nossa audição ao dom de perdoar e tolerar.
Antigamente educar era ensinar valores correr e mostrar que a vida é compromisso e responsabilidades
Hoje não se educa se compensa e a criança cresce sem qualquer noção de valores sem caráter
E pior sem tornando um adulto imaturo irresponsável e preguiçoso.
Muitas mulheres compartilham histórias semelhantes: criar, educar e participar da vida de um filho sozinha. O termo “mãe solo” hoje é amplamente utilizado para designar mulheres que são inteiramente responsáveis pela criação de seus pequenos, deixando o conceito de “mãe solteira” em desuso, já que estar ou não em um relacionamento com um(a) parceiro(a) não quer dizer necessariamente compartilhar a difícil missão de ter um filho.
Seja por escolha própria ou por acaso do destino, ser mãe solo não é nada fácil. Há que ter muita força, paciência e resiliência. Ser uma e valer por mil. Engolir os desaforos e deixar passar os olhares tortos cheios de julgamento de quem não sabe nada sobre criar um filho sozinha. É enfrentar o mundo com unhas e dentes afiados, e um coração cheio de amor e esperança de que a sua vida e a de seu filho seja a melhor possível.
Marcos escrevia sobre as dificuldades que o Brasil enfrentava, desde a desigualdade social até a corrupção que corroia a economia. Ele mostrava como a população brasileira, especialmente os mais pobres, sentia o peso da realidade do país. Ele desafiava o status quo e exigia mudanças para tornar o Brasil um lugar melhor. Com sua habilidade de escrever, Marcos se tornou um defensor dos direitos humanos e uma voz para aqueles que não eram ouvidos.
Educar
Educar é um dom.
Ensinamos tudo que aprendemos.
Repassamos o que a escola da vida nos proporcionou.
Não queremos que nossos filhos passem pelo que passamos.
Obriga-los a pensar como nós, jamais.
Mais o recado tem ser dado.
Caso eles quebrem a cara...
Vamos ajudar?
Sim!
Vamos e como vamos...
Mais o peso na consciência não existirá.
Como a vida é cheia de mistérios,
Ao menos uma trilha a eles devemos mostrar...
Aí,
Cada corpo tem uma mente.
E cada mente governa os seus dois pés.....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa
Canção Ecoante
dos Sons
Reverberados
Educar
é o ato mais difícil da Vida,
porque ele começa em casa,
entre a pessoa e sua família,
suas condições históricas, sociais,
políticas, econômicas, psicológicas,
culturais e materiais,
depois envolve a escola,
os educadores e demais interventores,
enquanto simultaneamente
se torna um compromisso
de toda a sociedade,
inclusive e insistentemente
do próprio ser que está se educando.
Mas não é aí
que se encontra a dificuldade,
o verdadeiro problema
é alcançar o objetivo da Educação,
que consiste em transformar a cultura,
a política, a economia,
as condições psicológicas,
sócio-históricas e materiais,
o sujeito, a família, a escola,
os educadores, interventores,
a sociedade,
para que estes compreendam
que só as revoluções
podem alcançar a equidade,
a liberdade, a felicidade e a justiça social.
É a maior
dentre todas as batalhas
a serem travadas.
Travemos.
Desculpe mas é assim que Penso:
✍
Tenha sempre em mente que somos responsáveis pelas ações de nossos filhos e sobre quem estiver sob nossa guarda e cuidados e nossas ações são responsáveis pela formação da índole e caráter deles desde pequeninos, pois somos os "Espelhos que Refletem", portanto educar com Amor é essencial, mas no entanto repreender com um pouco de Severidade quando for preciso e evitar mimar em demasia também faz parte sim de uma Boa Educação, todos nós doamos voluntariamente ou involuntariamente para aqueles que amamos aquilo que temos no CORAÇÃO, portanto é nosso dever de pais e tutores legais Educar hoje com todos os meios necessários para não ter que chorar amanhã justamente por ter fechado os olhos e ignorado os sinais que se mostram nítidos para aqueles que querem ver...
*O que carrego simbolicamente em meu Coração e sempre doei as minhas filhas de bom grado e satisfação, foi a Boa Educação, Índole e Respeito para com os semelhantes e principalmente os mais velhos que recebi e tenho o dever de retransmitir à Elas para que se tornem pessoas de bem a fim de contribuirem com a Sociedade e não serem mais um peso para a mesma que já sofre em demasia e isso é nada mais que o reflexo de Progenitores omissos e negligentes para com a Educação e Formação moral e ético dos seus descendentes, achando tolamente e muito cômodo que somente o Estado através das Escolas tem a obrigação de Educar os Seus e quando me deparo com tal situação e isso ocorre com muita frequência, me lembro daquele ditado muito famoso e sábio que diz: "EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO"
Sem mais...
"Sabiamente devemos cada vez mais nos tornar resilientes, sabendo que a vida não é um caminho para a morte e que viveremos aprendendo e morreremos sem saber nada"
Um grande professor não se mede pelo sucesso dos seus alunos excepecionais, mas sim pelo desempenho daqueles que lhe chegam com maiores dificuldades.
Os filhos vão crescendo e não percebemos imediatamente, quando paramos para observar, cai a ficha, o tempo passa.
O tempo passa e nos vemos em algumas atitudes deles, vemos eles seguindo os ensinamentos que passamos, a evolução, o ser humano que estamos deixando no mundo.
O maior desafio é educar, repassar valores e princípios que balizarão o futuro, é deixar ser criança, ensinar responsabilidades de adulto, transferir lições de vida.
É ter neles uma versão muito melhor que a nossa!
“A educação faz parte da vida, dá sentido e indica caminhos, ao passo que, a escolarização é como que um carro, facilita em trajetórias, encurta distancias, mas por mais longe que seja, sempre podemos ir a pé.”
Jailton Silva
A vida de um homem não é um enigma, apenas reescrita várias vezes por outros que nada tem a ver com ele.
"Se algo não funciona direito na minha vida, MUDO. Não tem esta história que: -Jamais mudarei... porque as circuntâncias da vida te levam a isso.
No meu caso como sou testaruda (cabeçota) mudei por Cristo. Só Ele eu faria tal coisa. E continuo mudando por Ele e claro que pra melhor, porque se for pra pior tenho a forma de pensar; que não se mexe naquilo que está bom. E se não é pra melhorar deixa como está ( não sou caranguejo) ou descanso onde estou em Cristo, ou sigo; e como sempre pra frente."
—By Coelhinha
