Educação e Família

Cerca de 42 frases e pensamentos: Educação e Família

As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família.

Mario Sergio Cortella

Nota: Trecho de entrevista dada ao site Estadão.com.br (17 de maio de 2014)

Observa o teu culto a família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.

Amo minha família, porque ela me deu toda educação e os ensinamentos que fizeram eu me tornar a pessoa que sou hoje.

Fui sem educação, sem mãe, sem família, fui uma menina criada sozinha, sem nenhuma orientação, e consegui vencer. Isso para mim foi uma glória.

Embate educacional entre Estado e Família: uma Utopia para a contemporaneidade

Cada vez mais tenho percebido que a educação das pessoas tem desaparecido. Você que pega ônibus ou metrô todo o dia, sente na pele isso que estou relatando. Se a disputa para ficar sentado é grande, nem se fala então a disputa por espaços mínimos para poder ficar de pé, ou então para se segurar. Já vi de tudo: empurrões, pontapés, cotoveladas, grandes guerras por espaços curtíssimos. Fica latente perceber a subjetividade exarcebada. A pressa tomou de súbito a gentileza e a subjetividade exarcebada raptou o encontro dos olhares. Não há espaços nem para quem poderia ter a primazia sobre ele, como idosos, gestantes e pessoas especiais. Tudo em nome do Eu, tudo em nome de mim, e tudo vai ficando assim. O que vale é o bem-estar privado em detrimento do bem-estar coletivo. Cada qual olhando para o seu próprio umbigo. Esquecemos a nossa humanidade em um universo muito distante, a bilhões de anos-luz daqui. Lançando um olhar sobre a psicologia contemporânea, constataremos que nenhum ser humano é incoerente, ele é fruto histórico, rede bem encadeada de acontecimentos marcantes. Age de acordo com sua história tecida em sua existência. Fico pensando a trama que há entre o processo educativo em que fomos formados e a realidade em que vivemos. Me questiono sobre as possíveis falhas educacionais da família. É absurdo atribuir ao estado a função de educar, uma vez que a educação é primazia da família. Leve-se em consideração que a célula-mater da sociedade está se decompondo, homens e mulheres que possuem filhos, mas renunciaram a vocação da paternidade e da maternidade. A subjetividade levada até suas últimas consequências, tão em voga, massacra o indivíduo e a própria família. Se o estado não dá conta (seja por vias do inviável, seja por desinteresse) de dar cobertura à aquilo que é de sua competência, como por exemplo, transporte público quallitativo e quantitativo, muito menos devemos esperar milagres no plano educacional do ser humano. Estamos diante de um fenômeno que tomou proporções avassaladoras no nosso tempo. Não sou homem de respostas rápidas e prontas, quero entender, quero aprender, para me posicionar e agir, sem ilusões. Mas isso não me impede de pensar que devemos procurar novos areópagos da educação, da gentileza e da gratuidade. Uma dose de utopia, que em grego, quer dizer um não-lugar, um ideal, um lugar que não possua a condição empírica, não faz mal para um mundo puramente instrumental.

Não escolhemos a família onde nascemos, sua estrutura, sua condição financeiras, a educação que nossas pais nos deram acesso. Porém temos a livre escolha por quais influências teremos, que valores adotaremos, se lutaremos pelos nossos projetos ou se nos conformaremos com as desculpas ou com as dificuldades que nos cercam, desenvolvendo um hábito melancólico e auto-piedoso.

Lindo, família, educado. Tinha olhos cor de mel e um sorriso encantador. Falava sobre os planos futuros... Filhos, casamento, viagens. Era diferente de todos os outros, só que totalmente igual.

Ver as famílias e o Estado assassinando a educação é a prova de que realmente chegamos ao fundo do poço. Ou, se preferirem, do abismo...

Nossos pais, familia e educadores, certamente esforçaram para nos oferecer e educar com o melhor... Porem sabemos que nem sempre acertavam em todos os aspectos... Desenvolvemos lembranças tristes destas falhas, ou como os eruditos ou talvez os acomodados, podemos também chamarmos de "traumas"... Todos passaremos em algum momento pela função de pai, de educador, e assim entenderemos o esforço e a dificuldade para atingir o perfeito... Podemos sentar, chorar, repudiar, lamentar, lembrar, amedrontar, e muito mais, para muitas situações de nossas vidas e colocar a culpa nos "traumas"... Ou podemos fazer como as grandes mentes, os grandes sabios e as pessoas de grande sucesso... Entenda e valorize o esforço mesmo que os educadores cometeram falhas, e aproveite o outro lado, o lado que gera "reação", o lado que te fizestes "sofrer" e tu fostes obrigado a se flexibilizar, a ser criativo, a buscar maiores explicações, a buscar maiores condições de mobilidade, condições culturais, intelectuais e financeiras... Quando parar de chorar e aceitar as falhas e compreender os resultados reativos, perdera todos os traumas... Entendera porque os grandes traumaticos na infancia se tornaram grandes nomes... Não abaixe a cabeça, não chore, não olhe para tras...

Inserida por adrianoguedes

Casa para sua familia, educação para seus filhos e estabilidade para seu dinheiro.
Assim é um homem

Inserida por aderbion

O maior investimento familiar é apostar na educação da justiça de seus filhos.

Inserida por HelgirGirodo

Se os filhos deixam de receber a educação e disciplina de seus pais, suas famílias serão agressivas, intoleráveis e escravas do diabo.

Inserida por HelgirGirodo

Educação é a chave para libertar pessoas, famílias e comunidades da pobreza de uma vez por todas.

Inserida por pensador

O maior patrimônio que um pai deixa para sua família é a educação na justiça de Deus.

Inserida por HelgirGirodo

Educação e respeito não tem nada a ver com classe social, são valores que vem de família.

Inserida por MariaZenith

Os bons e verdadeiros amigos foram a familia que nos educaram para escolher o certo do errado !

Inserida por guilhermecfuzel

Verdadeiras famílias em Cristo cultivam verdadeiros valores e educam seus filhos na justiça de Deus.

Inserida por HelgirGirodo

EDUCAÇÃO.
Quem não teve educação em berço familiar, não tem sensibilidade para reconhecer ou agradecer favores ou benefícios recebidos.

Inserida por marsouza42

O valor da educação está na valorização da família.

Inserida por adelmar

O importante na família é dar aos filhos a instrução da educação na justiça, porque quando eles formarem suas respectivas famílias, a paz, a honra e a felicidade serão suas coroas.

Inserida por HelgirGirodo