Ditados populares engraçados para dar boas gargalhadas
Vai doer muito, não se engane. Afinal, a dor é inevitável. Mas você se lembra do resto do ditado? Pois é, o sofrimento é opcional. Que tal usar isso como combustível pra te ajudar a dar a volta por cima?
É como diz o ditado: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.” Sei que essa dor vai passar logo, logo, mas sofrer por quem não me deu valor? Nunca.
Diz o ditado que "pra bom entendedor, meia palavra basta". Será que basta mesmo? Nem no Google meias palavras bastam porque ele sempre completa com a palavra errada. Eu prefiro as coisas bem claras, definidas e completas para que não fique nenhuma dúvida. Deixar as coisas bem claras é responsabilidade emocional, evita mal entendidos e dores desnecessárias.
ESPERANÇA & TORMENTO
Já ouviu aquele ditado popular de que a esperança é a última que morre? É com a ideia de esperança que o Mestre dos sonhos derrota Lúcifer em uma cena épica no episódio 4 de Sandman, depois de quase sucumbir.
A esperança, conhecida como a Deusa Élpis na mitologia grega, remonta suas origens ao famoso mito da caixa de pandora. Zeus, irritado com Prometeus (o deus que vê o futuro) por ter dado o fogo divino do Olimpo aos homens, manda como parte da vingança, Pandora, a deusa de todos os dons, para casar-se com o irmão de Prometeus, o Epimeteus (o deus que vê o passado).
Pandora leva consigo uma caixa da qual não sabe de seu conteúdo interno. Curiosa, ela abre a caixa e libera na terra todos os males da humanidade: pragas, guerras, doenças, ódio, vingança… Junto com os males veio a esperança, mas Pandora, com medo, fecha a caixa antes que a esperança se liberte, deixando aos humanos apenas a expectativa de que um dia ela se liberte e leve consigo o mal.
É baseado nesse mito que surgiu o tal ditado popular. Na vida real, temos esperança em várias coisas: Na religião, com uma promessa de paraíso, na política, com a esperança de que em 4 anos um país seja mudado, na justiça, com a esperança de que exerçamos todos os direitos que nos cabem.
Assim como no mito de Pandora, a esperança é o impulsionador da vida. Graças a ela, podemos viver diante do tormento, na esperança de que as coisas um dia darão certo no final. Em um país com tanta discrepância social e injustiça, a esperança é a última que morre.
Mas com esperança vem a ação. Segundo o mito, Prometeu viu no futuro o potencial da humanidade e resolveu dar a ela o fogo divino, como ferramenta de ação para exercer esse potencial. Uma fagulha desse potencial ficou contida na esperança, mesmo após a vingança de Zeus.
Estamos deixando o tormento nos consumir ou estamos nos utilizando da esperança como ferramenta para agir? Em uma dualidade antagônica, um lado só pode superar o outro exercendo ação de força maior sobre ele. Para libertarmos o potencial da esperança, temos que ter o arquétipo de Prometeu manifestado: o de ver e agir.
Há um velho ditado que diz que a lã não pesa para a ovelha. Portanto Deus não dá para cada um de nós um fardo maior do que podemos suportar. No entanto, todo fardo além do que já temos e decidimos carregar, não devemos reclamar. Pois é por nossa própria conta. Não por culpa de Deus.
O ditado popular "não seja 8 ou 80" nos lembra dos extremos opostos da vida. No entanto, o que realmente importa é o momento presente. Uma pessoa de 8 anos não tem mais tempo do que alguém de 80 anos; ambos têm apenas o dia de hoje. Acredito que essa mensagem seja uma orientação de vida para que as pessoas abandonem crenças relacionadas à idade ou à velhice. Em vez disso, é um convite para que deixemos de ser tão rigorosos conosco mesmos e, que abracemos a perspectiva de viver intensamente o presente, independentemente da idade, valorizando cada dia como uma oportunidade única.
Um Ditado Diz:
"As coisas boas não caem do céu"...
SE NÃO VIR DO CÉU,
não aceite, não corra atrás e evite
grandes problemas no futuro!
Você pode ser o Papa que veio pedalando de bicicleta de Roma até aqui, o ditado que prevalece é: "Quem fala o que quer, escuta o que não quer".
Tu conhece o ditado brother:
- Quem muito quer nada tem!
Então meu bem, cuidado para não começar a conhecer, pois dúvida é perda de tempo e a indecisão nos faz perde momentos que podiam ser maravilhosos! ;)
Vai vendo!
"FIQUEM ATENTOS AO DITADO QUE É MUITO VERDADEIRO E SE NÃO OBSERVADO PODE TRAZER MUITO SOFRIMENTO: "quando a cabeça não pensa, o corpo padece" significa que é preciso refletir e planejar antes de agir, pois a falta de pensamento e planejamento pode levar a consequências negativas e prejuízos. É um alerta para evitar decisões impulsivas que podem causar problemas físicos, emocionais ou materiais."
Já diz, há muito tempo o, antigo ditado, de que "mineiro come quieto"...
E, descobri que ele come sim quieto e que por isso come duas vezes...
Uma, quando come..., e a outra quando descobrem...!
"Dar murro em ponta de faca". Ditado que expressa A NOSSA FRUSTRAÇÃO EM NÃO PODER AGIR A CONTENTO. Mas creia: nada acontece por acaso, o que tiver que passar, o que lhe foi destinado, ira ocorrer. Só não confunda: liberdade com libertinagem. Essa nunca!
Há um ditado popular que diz "se conselho fosse bom seria vendido", a questão é que não é fácil encontrar um bom conselho, na verdade bom conselho é uma joia rara que poucos sabem aceitar e lapidar, caso contrário perde o valor.
Às vezes a vida nos surpreende com acontecimentos que nos tira do chão. É o velho ditado popular, nos pega de calças curtas. Como somos responsáveis por aquilo que cativamos, damos a volta por cima.
SOU RÉU DE POESIA
Sou réu de poesia! Confesso a minha sina
Porém não me penalizo desse ditado fado
Sublime, o poetar é também feita contina
Jeito tão mais gostoso e tão quão amado
Por certo o que nos redime, nos faz alado
Arte! A quem quer ter a poética inquilina
Eu cedo, e está fortuna, assim, me defina
Se eu portar, por acaso, e for um sorteado
E nesta ação, tão incrível, embora fique
Meu poetizar espalhado em mil pedaços
Eu rogo que a inspiração tenha o clique
Sou réu de poesia, mas também indefeso
Na criação, da geração e dos teus passos
Assim mesmo, da prosa quero ser preso!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
22/08/2021, 05’58’ - Araguari, MG
