Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
A Dor é...
A dor é uma mestra Que nos ensina a viver A dor é uma fera Que nos devora o ser
A dor é uma chama Que nos queima a alma A dor é uma lama Que nos suja a calma
A dor é uma faca Que nos corta o coração A dor é uma vaca Que nos tira o pão
A dor é uma prova Que nos testa a fé A dor é uma trova Que nos canta a lei
A dor é uma escola Que nos forma o caráter A dor é uma gola Que nos enforca o prazer
A dor é uma arte Que nos molda a expressão A dor é uma parte Que nos completa a razão
A dor é uma flor Que nos perfuma o sentido A dor é uma cor Que nos pinta o destino
O dinheiro não compra a felicidade, mas compra sua participação em uma palestra onde ensino você a como ser feliz.
Só acredite numa palestra sobre como enriquecer, se ela te ensinar como seduzir trouxas a pensar que você também pode ensiná-los.
Gabriel, o boxeador.
O tempo passa e a vida vai nos ensinando a viver dia após dia, e em cada segundo que passa um novo aprendizado.
Agora é meu filho mais velho que me dá lições nessa minha curta jornada terrestre.
Com ele vivi bons momentos. Matriculamo-nos em uma academia de caratê, aprendemos juntos a dar socos e pontapés – uma defesa quase que indispensável nesta cidade cosmopolita. Depois matriculamo-nos na capoeira, num período fugaz, onde nos ensinaram a arte brasileira de ataque e defesa. Na minha cabeça, como pai, eu imaginava que juntos aprendíamos a arte essencial a vida – a disciplina!
Passado algum tempo apresentei-lhe uma academia de Aikidô – onde um mestre graduado ensinava a arte, original japonesa – lá ele não quis ficar, de uma maneira ou de outra ele não se sentiu atraído. Só eu me matriculei e assisti à poucas aulas, coisa de três meses no máximo – mas aquele mestre deixou marcas sobre como ter uma vida regrada e disciplinada – também pudera, ele dava aulas de autodefesa para a alta cúpula de investigadores de São Paulo.
Ele cresceu, e mesmo sendo bom no futebol, e escolheu o Rugby como esporte, e ainda teve uma rápida passagem pelo tênis e pelo surf.
Mas quis o destino, que agora, como adulto escolhesse o boxe, como seu esporte preferido.
Passou a assistir vídeos de várias lutas intensivamente. Um dia chegou em casa todo contente e me contou que havia se matriculado em uma academia de boxe. Brinquei com ele. Você sabe qual é o batismo do boxe: nariz quebrado. Rimos da chocha piada!
Os dias foram passando e ele foi me contando o que aprenderia na academia. Pai, disse ele: neste esporte existe apenas cinco tipos de golpes, são eles; o jab (é um golpe desferido com mão da frente, sempre mais rápido por isso é o mais fraco; direto (é desferido com mão que está atrás da guarda, mais lento e mais forte; cruzado (similar ao direto, mas desferido de um ângulo diferente); gancho (movimento semicircular visando atingir a cabeça, ou o dorso do adversário) e uppercut (movimento de baixo para cima, visando atingir o queixo do oponente).
Vi que existe uma série de regras: tem que ter um ringue, juiz, tem que ter as luvas, e os golpes devem ser acima da cintura, e eles só podem ser desferido com as mãos – e fechadas. Regras que tranquilizam os praticantes, e para quem torce.
Neste momento, perguntei-lhe, em qual deles você é mais forte, ele respondeu: o golpe direto!
Fiquei tão curioso que passei a assistir alguns vídeos pela internet. O esporte não parecia mais violento daqueles que a gente já conhecia, mas com algo em comum – a todos outros de luta - exigiam muito treino e disciplina. E é isso que estava percebendo no meu filho, disciplina, no esporte e no trabalho, e isto é um motivo de comemoração por um pai que ama seu filho.
Sinceramente não entendo nada de boxe, mas fiquei feliz com seu entusiasmo!
Poucas semanas depois perguntei a ele, como estava indo os treinos. Ele, com um sorriso nos lábios, disse. Tá ótimo, estou muito feliz. Meu treinador é muito bom. Será ele um ex-campeão indaguei? O assunto mudou e fiquei sem essa resposta, não sei por quê.
Em seguida ele disse - tenho me saído tão bem, que derrubei meu sparing com um direto – e fui elogiado!
O tempo foi passando, ele estava cada dia mais feliz com os treinos, e, mandou-me um vídeo onde ele: numa luta treino, utilizou os cinco golpes possíveis do boxe: o jab, direto, cruzado, gancho e uppercut. Assisti, também neste vídeo, o abraço fraternal que o treinador deu nele, como um símbolo de aprovação.
Aí, senti que meu filho já era um homem feito e sabia o que queria vida, e não sei se um dia assistirei uma luta ao vivo dele, mas nunca o senti tão determinado. E tenho certeza de que será um vencedor, no boxe e na vida!
Acho que com ele não preciso mais me preocupar, já posso morrer tranquilo!
Monólogo é um diálogo
tão prazeroso, muito edificante, que me ensina a ser uma perspicaz ouvinte, mui paciente, boa companhia de mim mesma.
O Senhor Jesus tem nos ensinado que amar é dar, orar pelos os outros, esquecendo de você mesmo quando você precisa de oração.
O tempo é o mestre que nos ensina a valorizar o presente. Não adie a felicidade para amanhã, pois hoje é a única certeza que temos. Aproveite cada momento como se fosse uma dádiva, e você descobrirá que a vida é feita de instantes preciosos que merecem ser celebrados.
Comecei no jornalismo com 16 anos, no primeiro ano do ensino médio. Era um misto de chargista, aprendiz de repórter e carregador de malas. Há quanto tempo pisei numa redação pela primeira vez? 45 anos? E ainda hoje, a cada manhã, renovo a opção que fiz na adolescência. Não consigo me imaginar em outra profissão. Acredito no jornalismo como uma ferramenta poderosa para melhorar a sociedade, ajudar as pessoas, denunciar trapaças, valorizar boas iniciativas, fortalecer a democracia. Com alegria, concluo que fiz a escolha certa. Sou grato à vida por ser jornalista.
Eu não tenho culpa de toda essa confusão maldita.
Me ensinaram assim, e eu ensinei assim até ontem, pois hoje eu não ensino mas.
Estou desistindo da humanidade, estou desistindo da minha humanidade.
Entretanto, engana-se aquele que tomar a universidade apenas pelo que ela faz em termos de ensino e de formação profissional
Todos os professores e alunos têm o próprio ego como referência absoluta...Pobre de quem imaginar que o âmbito universitário seja diverso de um zoológico espiritual...A ânsia de fazer seu nome singular conhecido e mencionado possibilita a apropriação indébita de ideias alheias, plágios, silêncio sobre pensamentos opostos...
A UNIVERSIDADE EM QUESTÃO
O caminho para transformação é o discipulado. O ensino da verdade sistematizado é que vai levar alguém a reflexão. A crítica tem seu valor quando feita direcionada unicamente por Deus.
Quando ver alguém chorando, lembre-se:
O coração transmite através das lágrimas, todo sentimento de bondade da alma.
Desde dos meus 5 anos
Tu nunca me ensinou a viver sem você
Hoje sou um jovem cheio de planos
Mas... Eu ainda não consegui te esquecer
Lembro como se fosse ontem
Nós dois conversando em uma praça aqui perto de casa
As lembranças sempre se repetem
E as lágrimas vinham, sempre quando uma pessoa me abraçava
Nunca me esqueço do dia 15 de Setembro de 2022
Eu tava deitado sobre a cama do meu quarto
Quando minha mãe chorando me acorda 10:22
Dando a tragica notícia que me deixou triste e machucado
A sua perda me deixou sem rumo
Não sabia por onde andar
Mas em resumo
O juiz bateu o martelo e te levou para um bom lugar...
"A vida ensina, há muitas coisas que não conseguiremos mudar, outras coisas que precisaremos de força e coragem para mudar , mas o principal de tudo, é ter a capacidade e o discernimento para poder diferenciar-las.
- Relacionados
- 47 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Frases de tranquilidade que ensinam a arte de viver com leveza
