Devir

Cerca de 46 frases e pensamentos: Devir

Hegel
A Idéia, A Natureza, O Espírito

Os três grandes momentos hegelianos no devir dialético da realidade são a idéia, a natureza, o espírito. A idéia constitui o princípio inteligível da realidade; a natureza é a exteriorização da idéia no espaço e no tempo; o espírito é o retorno da idéia para si mesma. A primeira grande fase no absoluto devir do espírito é representada pela idéia, que, por sua vez, se desenvolve interiormente em um processo dialético, segundo o sólito esquema triádico (tese, antítese, síntese), cujo complexo é obejto da Lógica; a saber, a idéia é o sistema dos conceitos puros, que representam os esquemas do mundo natural e do espiritual. É, portanto, anterior a estes, mas apenas logicamente.

Chegada ao fim de seu desenvolvimento abstrato, a idéia torna-se natureza, passa da fase em si à fase fora de si; esta fase representa a grande antítese à grande tese, que é precisamente a idéia. Em a natureza a idéia perde como que a sua pureza lógica, mas em compensação adquire uma concretidade que antes não tinha. A idéia, todavia, também na ordem da natureza, deveria desenvolver-se mais ou menos, segundo o processo dialético, das formas ínfimas do mundo físico até às formas mais perfeitas da vida orgânica. Esta hierarquia dinâmica é estudada, no seu complexo, pela Filosofia da natureza.

Finalmente, tendo a natureza esgotado a sua fecundidade, a idéia, assim concretizada, volta para si, toma consciência se si noespírito, que é precisamente a idéia por si: a grande síntese dos opostos (idéia e natureza), a qual é estudada em seus desenvolvimentos pela Filosofia do Espírito. O espírito desenvolve-se através dos momentos dialéticos de subjetivo (indivíduo), objetivo (sociedade), absoluto (Deus); este último se desenvolve, por sua vez, em arte (expressão do absoluto na intuição estética), religião (expressão do absoluto na representação mítica), filosofia (expressão conceptual, lógica, plena do absoluto).

Com o espírito subjetivo, a individualidade empírica, nasce a consciência do mundo. O espírito subjetivo compreende três graus dialéticos: consciência, autoconsciência e razão; com esta última é atingida a consciência da unidade do eu e do não-eu. O espírito subjetivo é estudado, em sentido vasto, pela psicologia, que se divide em antropologia, fenomenologia do espírito, psicologia propriamente dita. Não estando, pois, o espírito individual em condição de alcançar, no seu isolamento, os fins do espírito, de realizar a plena consciência e liberdade do espírito, surge e se afirma a fase do espírito objetivo, isto é, a sociedade. No espírito objetivo, nas concretizações da sociedade, Hegel distingue ainda três graus dialéticos: odireito (que reconhece a personalidade em cada homem, mas pode regular apenas a conduta externa dos homens); amoralidade (que subordina interiormente o espírito humano à lei do dever); a eticidade ou moralidade social (que atribui uma finalidade concreta à ação moral, e se determina hierarquicamente na família, na sociedade civil, no estado).

A sociedade do estado transcende a sociedade familiar bem como a sociedade civil, que é um conjunto de interesses econômicos e se diferencia em classes e corporações. O estado transcende estas sociedades, não porque seja um instrumento mais perfeito para a realização dos fins materiais e espirituais da pessoa humana (a qual unicamente tem realidade metafísica); mas porque, segundo Hegel, tem ele mesmo uma realidade metafísica, um valor ético superior ao valor particular e privado das sociedades precedentes, devido precisamente à sua maior universalidade e amplitude, isto é, é uma superior objetivação do espírito, segundo a metafísica monista-imanentista de Hegel, daí derivando uma concepção ético-humanista do estado, denominada por Hegel espírito vivente, razão encarnada, deus terreno.

Segundo a dialética hegeliana, naturalmente a sucessão e o predomínio dos vários estados na história da humanidade são necessários, racionais e progressivos; e necessária, racional e progressiva é a luta, a guerra, grças à qual, ao predomínio de um estado se segue o predomínio de um outro, a um povo eleito sucede um outro. Este, no fundo, tem razão sobre o vencido unicamente porque é vencedor, e aquele tem culpa unicamente porque é vencido. A história do mundo - com todo o mal, as injustiças, os crimes de que está cheia - seria destarte o tribunal do mundo. (O que se compreende, quando se faz coincidir o "ser" com o "deve ser", como acontece de fato no sistema hegeliano, graças à dialética dos opostos, em que os valores - verdadeiro-falso, bem-mal, etc. - são nivelados, porquanto igualmente necessários para a realização da idéia).

Se bem que no sistema hegeliano a vida do espírito culmine efetivamente no estado, põe dialeticamente acima do espírito objetivo o espírito absoluto, em que, através de uma última hierarquia ternária de graus (arte, religião, filosofia), o espírito realizaria finalmente a consciência plena da sua infinidade, da sua natureza divina, em uma plena adequação consigo mesmo.

Na arte o espírito tem intuição, em um objeto sensível, da sua essência absoluta; quer dizer, o belo é a idéia concretizada sensivelmente. Portanto, no momento estético, o infinito é visto como finito. Na religião, pelo contrário, se efetua a unidade do finito e do infinito, imanente no primeiro; mas em forma sentimental, imaginativa, mítica. Hegel traça uma classificação das religiões, que não passa de uma história das mesmas, segundo o seu sólito método dialético. Nessa classificação das religiões o cristianismo é colocado no vértice como religião absoluta, enquanto no ministério da encarnação do Verbo, da humanação de Deus, ele vê, ao contrário, a consciência que o espírito (humano) adquire da sua natureza divina.

Acima da religião e do cristianismo está a filosofia, que tem o mesmo conteúdo da religião, mas em forma racional, lógica, conceptual. Na filosofia o espírito se torna inteiramente autotransparente, autoconsciente, conquista a sua absoluta liberdade, infinidade. Como as várias religiões representam um processo dialético para a religião absoluta, assim, os diversos sistemas filosóficos, que se encontram na história da filosofia, representariam os momentos necessários para o advento da filosofia absoluta, que seria o idealismo absoluto de Hegel.

Não quero ser Xerox, quero ser originalmente eu
Socialmente só, modelando o modelo
Um devir teatral, expondo realidade
No meu palco social
Acreditar que eu sei que sei
Jamais dizer que nada se sabe
Sócio de mim mesmo
Em corpo e alma
Buscando o eu da sociedade
Para construir minha própria empresa
A essência da alma
Uma sociedade perfeita

⁠Assim como disseram Heráclito, Nietzsche também consideram que tudo é devir. não há ser nem essência permanentes, nem Deus, nem Satanás. a única realidade objectiva é o mundo material e sensível, e o cerne dessa realidade é o devir perpétuo, o eterno retorno, a embriaguez dionisíaca, a vontade de poder.

O "devir"....ah..."o devir"..., contiguidade do tempo, cheio de interrogativas, ininterrupto, onde o passado já não mais interessa, e o futuro é mera ilusão.

Inserida por fernandocesarferroni

Pausas são necessárias para refletir a trajetória, analisar e idear o devir, desaprender, reaprender, acertar o 'passo', refazer diferente e melhor, reinventando o quase impossível... Com mais pilha e antenada para extrair aprendizagens das experiências.

Inserida por PaulaUgalde

O ETERNO DEVIR, É O MEDO DE CAIR ONDE NÃO HÁ QUEDA, DESEJAR UM ABISMO ONDE SÓ HÁ SOLO.
A NECESSIDADE DE SE PROTEGER DE UMA QUEDA QUE NUNCA VAI SOFRER, O DEVIR ANTAGONISTA DO MEDO ETERNO DA MUDANÇA EM UM TEMPO, ONDE NADA MAIS É SOLIDO.
TER MEDO DO CAOS, NO CEIO DE GAYA !

Inserida por ruisdaelmaia

O ETERNO DEVIR, É O MEDO DE CAIR ONDE NÃO HÁ QUEDA, DESEJAR UM ABISMO ONDE SÓ HÁ SOLO.

Inserida por ruisdaelmaia

O prazer assim como a dor é transitório, vem e vão como Devir, a vida é cíclica mais nunca se repete, como o inicio de uma espiral, altos e baixos lhe mantem no ciclos, aquete-se na ansiedade, e anime-se na depressão, pois logo passará.

Inserida por ruisdaelmaia

E no constante devir da vida vamos percebendo a que a roda gira, hoje sou Titanic, amanhã Iceberg.

Inserida por arthur_martins

O garoto que devir um homem, terá que mergulhar no mar do conhecimento, ou será coberto pelo manto fétido da ignorância.

Inserida por CarlosEduSilva

DEVIR a ser,
Sendo,
É.

Espaço entre linhas escritas,
Sirius.

Bardo de serenos olhos,
Brando.

Astro luzente,
Na constelação do canto direito da tua face.

Verdes avindo,
Nos lírios límpidos,
Adentro,
Agudo,
Aorta.

No latíbulo cerne,
Eixo central,
Minha utopia poética,
O meu amor.

Inserida por Frederics

O ser e o devir, são meras sensações de existencialidade e eternidade... O "movimento" é estático... Tudo é nada... O Eu; não é você.

Inserida por apabranches

“Do lugar onde você está você já foi embora”... O futuro já existiu... rsrsrs... Tudo é devir... Nada é... rsrsrsrsrs"

Inserida por Atsoceditions

No olhar, um devir.

Inserida por DAVIDVILA

Paradoxo das escolhas..A vida, é fundamentada do consciente desejante do devir. Como serei produto existencialista do projeto da filosofia sartriana? Será que posso experienciar a vida, no aposteriorismo das escolhas angustiantes! de condenar-se a ser, falho, como uma maquina quebrada? ou o ter mérito de viver o melhor da vida com desafios a vencer?

Inserida por cesarpinheiro

O tempo é o Devir visto do ângulo de sucessão.

Inserida por FJE2010

A vida não é um ter e conseguir, mas um ser e um devir.

Inserida por Portolive

Tenho estado parado dentro de mim.
Eu fico olhando o movimento das coisas e das pessoas, o devir de tudo, em resumo vejo a metamorfose da vida,somente analiso.Sem juízo de valor, vejo o desencantamento do mundo.
Num tenho nada de místico. Não há mistério.
É apenas reflexivo.

Inserida por HenriqueCazumba

Trata-se de um devir... A transitoriedade e passagem das coisas. Tão inevitável quanto suspirar, no meu caso.

Inserida por MarianaBranco

Tudo aquilo que não se sujeita a apreciação contraria é uma ilusão de auto defesa do medo do devir, espíritos fracos opacos, porque acha que este daria a nos á liberdade de questionar seu mentor ditador.

Inserida por lincolnbohac