Democracia Mário Quintana

Cerca de 5967 frases e pensamentos: Democracia Mário Quintana

Não pode existir democracia verdadeiramente se um Estado representa apenas o interesse econômico de uma única classe

Inserida por hideraldomontenegro

O exercício da soberania(democracia) no nosso país acontece por meio do sistema semi-direto/semi-indireto(sistema misto), pelo qual, às vezes, excepcionalmente, exercemos direto e indiretamente o nosso poder(soberania-democracia) – Constituição Federal de 1988, artigo 1º, Parágrafo único: “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Neste sentido, o exercício da soberania é feito, como regra, pelos representantes eleitos(sistema indireto), e, como exceção, pelo povo(sistema direto). As situações em que o povo decide diretamente as questões do Estado estão presentes no texto do artigo 14, incisos I a III, da Constituição Federal("Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular"). Plebiscito é uma situação onde o governo expõe ao povo duas alternativas(ex: optar entre parlamentarismo ou presidencialismo). No caso de referendo, o governo expõe ao povo uma questão(ex: campanha do desarmamento – os cidadãos decidirão contra ou a favor da proposta). Quanto à iniciativa popular, trata da possibilidade do próprio povo elaborar projeto de lei.

Tendo em vista os demais sistemas políticos criados, sim, a democracia se apresenta como sendo o de caráter mais justo. Se bem que, entre a realidade e o que está no papel, mesmo que este seja um sistema de governo que prega, sobretudo, a igualdade entre os cidadãos, acaba que, na maioria das vezes, indo contrário a esta ideologia. Quem está no poder são os que sempre estiveram no poder. Aliás, em se tratando de política, atualmente, o que parece existir é apenas isto, - a busca pelo poder. Políticos, sobretudo, os que compõem o legislativo, candidatam-se, recandidatam-se, várias e várias vezes. Não sou contrário a isto. Penso que, assim como os ingleses, que pensaram no parlamentarismo, “um bom rei, deve permanecer no trono, mas, um mau rei, deve perder o direito à coroa”. Contudo, muitos destes políticos estão mais interessados na remuneração e no poder que o cargo lhes confere. Por conseguinte, a corrente de defesa dos interesses coletivos se apresenta, em muitos casos, como uma piada. Bem, há tantas piadas pelo Brasil a fora, isto não seria nenhuma novidade. Em se tratando de “piada”, parafraseando um trecho do texto feito pelo humorista brasileiro Danilo Gentili, solto o verbo: “Num país socialista quem rouba o povo é o governo. Num país capitalista, quem rouba o povo são os grandes empresários. Ora, o meu sonho é de um dia ser roubado por apenas uma destas partes, pois no Brasil parece que o governo e os grandes empresários se juntaram para roubar o povo.” Ah! Eu me considero um idealizador, mas, deixem eles... Ainda irão reconhecer que os pobres existem para dar esmolas aos ricos.

Todavia, o que fazer diante de um povo cada vez mais desinteressado por política? Entanto, Platão já havia dado a resposta a este tipo de pergunta: "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam." De certa forma, se analisar mais a fundo, a culpa não é exclusivamente destes cidadãos. O sistema os fez assim. Logo, esta grande maioria não passa de vítimas deste abandono histórico do Estado, que, na sua competência, deveria investir em saúde, moradia, segurança,... Mas, principalmente, na minha opinião, em educação e trabalho. Educação daria a principal liberdade de que o homem precisa. É o conhecimento que torna os homens realmente livres. Outrossim, o trabalho com remuneração digna, daria aos cidadãos uma liberdade material e, voltando à política, a possibilidade real de acabar com esta dependência para com esses administradores corruptos e exploradores.

Por fim, considero importante enfatizar que a democracia não se restringe apenas à participação maior ou menor no poder. É também controle dos governantes pelos governados!

Inserida por alantrindade

A Democracia é Linda!
Lástima, ainda ser uma quimera teoria!

Inserida por marcelomm

Se temos democracia pra dar poder, temos que ter democracia pra tirar poder.

Inserida por webwem

Muitas vezes aqueles que mais falam de democracia, direitos, justiça social são os mesmos que se utilizam de discursos ideológicos, com claro intuito de manipular as massas, usando sempre a retórica acusadora e recheada de termos como ditadura e tirania. Entretanto, são eles mesmos que denigrem e adotam a ameaça como ferramenta política.

Inserida por wevertonvbc

Não existe monopólio de democracia que deva ser exercido apenas por alguns, todos podem e devem dialogar, ouvir e consultar. Falta de humildade é sinal de insegurança e de incompetência.

Inserida por wevertonvbc

Democracia Representativa é como eleger um representante para comer sua comida por você…
O único sabor que sinto, é de paradoxo!

Inserida por leaogama

Se, por um lado, a democracia conquistou novos espaços dominados anteriormente pelo totalitarismo e pela arbitrariedade, ela tem tendência a tornar-se pouco estimulante em áreas onde existe institucionalizada há dezenas de anos. Como se tudo devesse, constantemente, recomeçar, renovar-se, ser reinventado.

Inserida por muriloamati

Democracia em um país de analfabetos políticos é instrumento de submissão.

Inserida por Valdirdomiciano

Nós precisamos atingir aquilo que eu chamo de democracia da eficiência.

Inserida por pensador

A democracia brasileira é nova em relação a outras nações e culturas, portando as mudanças que tanto queremos na politica será de forma lenta e continua, pois temos no Brasil grande maioria de analfabetos políticos e isso irá amenizar gradativamente com avanço da educação.

Inserida por pedrochaves

A democracia nos possibilita tantas coisas, uma delas, provar o nosso caráter ou a sua falta.

Inserida por leandromacielcortes

Nunca tivemos uma democracia. O idiota que acredita ou prega isso, está vendido. Nenhum deputado me representa. Nenhum deputado se candidatou pra nos representar. Todos se candidataram para negociar. Não há democracia aqui. Somos como colônias ditatoriais da Âfrica meridional, só que de luxo.

Inserida por alissonuol

Democracia e Liberdade
Todo mundo fala em liberdade, planeja ser livre, vivemos em um país democrático, mas a pessoa não conhece democracia.
Cada pessoa se julga ser superior delimita suas regras,mas cumpre ordem superior , devida essas ordens o progresso não pode voar
Quando perceber a imensidão que existe a sua volta, vai pensar grande, vai buscar força alem da imaginação, vai entender a sua capacidade, e assim
vai realmente conhecer a liberdade

Inserida por BetinhodoJornal

Democracia no Brasil: mera concepção!
A realidade foge aos desejos de uma
democracia justa

Inserida por cleniodaniel

Dispenso o lado bom da Democracia de escolher governantes e legisladores no nosso país, ficarei limitado apenas naqueles que eu possa olhar nos olhos e sentir o poder das suas propostas vãs.

Inserida por ReinaldoVasconcelos

Respeitar a democracia não se resume entre outras coisas, em respeitar o resultado de uma eleição. Pois este resultado nem sempre reflete a vontade popular atual. Assim, o governante que se sujeita aos preceitos democráticos deve estar sempre atento ao reconhecimento de que sua posição não reflete mais a vontade expressada nas urnas e se o caso, renunciar. Não é concebivel, pois, que respeitar o resultado de uma eleição durante os quatro ou cinco anos seguintes, seja só por isso, democracia. A verdade é que a democracia do governante quase nunca é a democracia dos governados!

Inserida por RogerioFacioli

Do que adianta a democracia
se não sabemos utilizala e o que é ela ...

Inserida por RAraujoRamalho

Os favores que permitem as ditaduras são piores que os castigos que a democracia nos condena ao conspurcar - Almany Sol

Inserida por almanysol

Rejeitar a democracia completamente, mesmo em essência, por meros princípios dicotômicos e maniqueístas é não só de uma infantilidade abissal, mas também de um perigo estrondoso, como se rotular uma coisa como "burguesa" bastasse para ela ser indiscutivelmente repreensível e maligna.

Inserida por regisness