Democracia Mário Quintana
"A verdadeira democracia não se mede pelo número de votos, mas pela dignidade com que um governo trata seu povo. Quando a política se torna um jogo de interesses, a justiça se esconde, a liberdade se cala e a esperança do povo se transforma em desilusão." – Yan Tosta
QUE PAÍS É ESSE.
Democracia prostituída.
Governo fascista.
Regime comunista.
Economia capitalista.
Cultura do bem.
Educação duvidosa.
De um povo sofrido.
Contrária à democracia e
ideologicamente afavor da rebeldia, aanarquia
prega a desobediênciacivil
contra aordem pública e
os poderes constituídos.
No Brasil, paga-se um preço muito alto para manter a democracia. É preciso fazer concessões; ir ao limite; manter privilégios.
Ela é parcialmente cooptada. Não é plena. Mas é o que temos. E – acredite nisso!–, muita gente boa deu sua vida por esse nosso sistema de representação popular.
A democracia brasileira tem uma característica marcante que diverge da essência do termo. Originalmente, o povo é quem governa, participando, opinando, escolhendo. No Brasil, o povo tornou-se apenas expectador.
O coletivo digital se forma pela semelhança; a democracia liberal, pelo procedimento que respeita a diferença.
"Há um paradoxo cruel em nossa democracia: aqueles que deveriam servir ao povo se transformam em seus algozes, escondendo a tirania sob o disfarce da representatividade e usando a vontade popular como escudo para seus próprios interesses."
A democracia pode ser a forma suprema de generosidade. Ela anuncia a determinação de dividir a existência com o inimigo.
O procedimento de atribuição da soberania na democracia é organizar instituições que legitimam uma competição por votos. Quem vence, manda. Logo, a democracia depende estruturalmente de trazer os idiotas para si porque eles são maioria.
Para deixar claro aos desavisados, o lema DEMOCRACIA SEMPRE, mesmo em países com DITADORES existe uma Democracia interna e quem vive dentro destes países acha normal, afinal, as Leis são para serem obedecidas dentro de um "Estado de Direito" de acordo com o Regime.
DEMOCRACIA E PODER
O povo é o rio que traça o seu próprio curso; é largo, imprevisível e vivo. Os partidos são as margens que devem conduzi-lo, não aprisioná-lo. Quando se tornam rochas inflexíveis, negando o fluxo que os alimenta, já não são leito, mas barreira. E o que é uma democracia senão o direito do rio a correr, mesmo que suas águas desgastem os obstáculos que ousam petrificar o seu movimento?
A democracia representativa não engloba apenas os inteligentes, justos ou bem-intencionados. Ela também dá voz aos ignorantes, egoístas e imorais. Se o Brasil está mal, é porque a maioria compartilha desses valores ou porque os bons permanecem calados enquanto os maus se mobilizam."
A democracia brasileira enfrenta desafios, mas também apresenta sinais de força e resistência.O futuro da democracia no país dependerá do engajamento da sociedade, do fortalecimento das instituições e da superação de suas fragilidades.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
