Democracia

Cerca de 1987 frases e pensamentos: Democracia

⁠A cada vez que se ofende ou se agride se distancia da democracia e dos nossos princípios patrióticos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não existe democracia sem pluralidade de idéias. Não vou apontar o dedo, o problema é que a fronteira da mera crítica tem sido atravessada, e percebo que o discernimento anda sendo turvado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A democracia é um sonho que nunca se tornou realidade, mas continuo perseguindo...

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A democracia ou a ditadura flertam
com liberdades e se enredam
em todos os tons com abusos,
E nessas duas há aqueles que
do oportunismo se enamoram
causando um turbilhão de falsas informações
provocando rumores e abalando emoções,...

Sou poeta e não gosto de mentira,
embora eu verseje
também sobre os rastros dela
para que não seja esquecida e repetida,

Porque militares prisioneiros de consciência
libertados foram apenas três,
se os outros foram presos abusivamente não sei,...

Só sei que nem toda prisão é política,
e por mais arbitrária que seja
não pode ser chamada como tal;
Porque prisão política verdadeira
é sempre aquela como se encontra o General.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Rejeito recolher
as cinzas desta
nossa democracia
que mal nasceu,
Quero ela viva
sem depender
de nenhum
quinze de março,
Eis o meu recado
de brasileiríssima.

Usaram
indevidamente
as imagens
do generais
aqui na minha terra,
No instante não
há outra notícia
onde tudo a mente
sempre ocupa,
e há para nós todos
muita coisa oculta.

Noticiaram
escandalosamente
um mistério
na alcabala 3
em Fuerte Tiuna
se é verdade ou não,
eu não sei;
rimo mesmo
para não esquecer
cada fato em verso
necessita
de confirmação.
Tantos fatos
acontecendo
neste continente,
é recorrente
lembrar e insistir
para que soltem
a tropa e o General
mesmo de uma
Pátria que não
é a minha e pedir
que uma onda
de paz cubra
a América Latina
onde tudo preocupa.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Carta em Defesa da Democracia

⁠A minha carta
em defesa da democracia
escrevo com a tinta
indelével do exemplo,
Partilhando a poesia
do melhor testemunho
que nasce do respeito
mútuo entre todos
aqueles pensam diferente;
Assim buscando ser
a cada dia mais gente
vou vivendo os dias
mais afetuosamente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Curió convive com
os homens que não
convivem com ele,
O Curió sabe mais
o que é Democracia
do que muita gente,
O Curió está presente
nas cinco regiões,
e assobia quarenta
assobios diferentes,
O Curió sabe mais
o quê é Soberania
mais do que muita gente,
O Curió convive bem
com tantos outros
pássaros e vive
mais compromissado
com a União mais
do que muita gente:
O Curió é bem mais
gente do que muita gente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não existe democracia com pena de morte, ocupação militar ilegal, apartheid, genocídio e guerra.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Todo o dia é dia de democracia
até para quem não acredita,
E que acha que é impossível
conviver com os Três Poderes
Em pleno funcionamento,
e sobretudo, em harmonia.

Mesmo em tempos entristecidos
da Pátria vizinha castigada,
Da inspiração tenho feito
a minha convicta cruzada
Contra a conhecida tirania,
que jamais me fará capturada.

Todo mundo sabe quem são
o Porta-Voz do Movimento
E a Defesa do General preso
por motivação política
Ocorrida desde a foz,
e têm noção de que ele
Vem sendo perseguido
há bastante tempo.

Quem insiste em tumultuar
e escrever outra história,
É cúmplice e algoz,
é um tipo de gente não
Merece nenhum tipo
de mérito, contentamento
Augúrio e plena glória.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Não há força diante da democracia,

E nada que a supere;

É força magna, é energia,

Voz que não se cala,

- mesmo sob mordaça

A força da democracia é a própria,

Está sacramentada na história.



Sem o povo não está escrita a glória,

Com a alma é que se afugenta,

- espanta

Toda a insana covardia,

Através do sonho de democracia,

Arrebentando toda a mordaça,

Atirando-se os grilhões ao vento,

A democracia virá, é só questão de tempo.



Abro o destino para o deboche

Cair no precipício,

Com a minha poesia respondo o riso

Do totalitarismo,

Rui Barbosa sentou praça

Na democracia,

E dela ninguém me divorcia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A função da imprensa é perguntar sem agradar. Numa democracia não faz parte agradar, e cabe a quem quer que seja responder com clareza e equilíbrio.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Caminho sobre teu chão relvado,

É a minha busca pelo teu passado,

De fazer da democracia um sonho,

Por muitos a ser alcançado,

O futuro é filho do passado,

- Isso jamais poderá ser negado! -



Enfeitado pelos parterres,

O futuro segue com esperança,

Iluminado por grande beleza,

Que deixam os corações alegres,

Com os olhos nas alturas,

E os pés na terra;

Contemplando as tuas aves serenas,

Cuidando das flores,

E escrevendo todo os poemas

No afã de melhorar o mundo,

Desafiando as guerras e os séculos,

Firme tu te afirmas, e permaneces.



O pôr e o raiar do Sol,

A dança das horas,

As pereiras e as macieiras,

O teatro de marionetes,

As tuas artes célebres,

Ali se encontram perenes.



Muitos não se lembram,

Outros sequer percebem,

A vida flui como as suas águas,

O Palácio de Luxemburgo,

Hoje é a sede do Senado da França,

Nasceu graças ao sonho da Rainha,

- com sorte, consorte

Enfrentando toda a sorte,

Mulher de fibra, romântica e de força,

Escreveu a sua história no tempo,

Ali está a sua trajetória,

Da soberana Maria de Médici.



A mão feminina,

A Liberdade, Igualdade e Fraternidade,

- valores da República

Que perpassam os Estados,

Dignos de eterno louvor e de veneração,

Eles deveriam existir em qualquer Nação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Alegar que estamos numa ditadura, enquanto manifestam contra a democracia, só equipara a estupidez dos manipuladores à dos manipuláveis.

Inserida por ATeodoro72

O que é democracia?
Para mim isso não existe hoje em dia
Se os pobres são a maioria
Porque só os ricos têm alforria?

Inserida por TaianeMS

Faça da democracia, o seu direito de votar.

Inserida por japm

Espero um dia, poder gritar bem alto e dizer: “tudo valeu à pena”. Minha cidade agora volta a sorrir, o progresso, a transformação, a política inteligente e substancial, a democracia, com suas mais expressas liberdades, o bem comum, o pensamento renovador, tudo isso agora é quem manda por aqui. Não existe um lado, e sim um povo, com todos os seus méritos, carências, direitos e também deveres.

Utopia é o que vivemos, uma promessa maravilhosa de apenas votar a cada 2 anos, mas não funciona, promessas impossíveis de representes que decidem com intuito de se manter no poder e não pra te representar, e mesmo que ele queira te representar, ele não pensa igual a você em tudo que ele decide. Votar a cada 2 anos não é participar, é engano, sistema representativo é uma farsa, uma utopia.

Um governante que antagoniza os pobres, os povos indígenas, a cultura nacional, bem como os defensores da liberdade, do meio ambiente e da igualdade de direitos não pode entender de Brasil, muito menos de democracia.

Em quase todos os casos de colapso democrático que nós estudamos, autoritários potenciais – de Franco, Hitler, Mussolini na Europa entre guerras a Marcos, Castro e Pinochet, durante a Guerra Fria, e Putin, Chávez e Erdogan mais recentemente – justificaram a sua consolidação de poder rotulando os oponentes como uma ameaça à sua existência.

Democracias podem morrer não nas mãos de generais, mas de líderes eleitos – presidentes ou primeiros-ministros que subvertem o próprio processo que os levou ao poder.