Debochar
NÃO GOSTO
De escrever certos temas
Poesias debochadas
Como vejo por aí
Vidas escancaradas.
Gosto do que é belo
Falar de felicidade
Respirando esse ar
Bem longe da cidade.
Gosto da natureza
Falar de quem vive dela
Usufruindo da riqueza.
Como os belos passarinhos
Que cantam em liberdade
Saindo dos seus ninhos.
Autoria Irá Rodrigues.
Foram-se os anéis,
ficaram os dedos e as mãos vazias.
Em antigos papéis
debocham de mim tuas palavras frias.
Sumiu tudo, sumiram todos:
tons pastéis, gestos infiéis
e minhas fracas ideologias.
Deboches ativam gatilhos, ironias ativam gatilhos. São coisas que fecham o canal da comunicação de qualquer um! Quem os faz, não entende o tamanho da consequência! Caso contrário, não faria esse mal!
Uma pessoa debochada usa o artifício da ironia para ocultar suas fragilidades e inseguranças, pois geralmente carregam mazelas emocionais e se valem dodeboche para tentar se proteger denovos ataques.
Acalme-se... Lembre-se da lei do retorno
(Gálatas 6.7-9), ela converte o deboche de hoje em lamentação amanhã.
Por vezes...
Deboche é minha praia
Vez em quando tiro as vestes
Nua, de educação
Nua de bons modos
E não me venham com cara de bom moços
De gente de alma podre
De gente cheia de não me toques
Demagogia, hipocrisia...
Tô pedindo passagem
Meu trem, não para em qualquer estação !
04/12/2021
O Gueto
O gueto está cheio de medo
Lá fora os nazistas se espalham
debocham, irritam,
debocham, gargalham
O sorriso não anda na boca dos brutos !
A polícia fascista cercou todo o gueto
Reprimem e prendem e batem
em judeus, operários e pretos
Mas nunca sorriem porque
O sorriso não anda na boca dos brutos !
O gueto está cheio de gente
sofrida, oprimida
é gente sem pão e sem condição
que sente, que sente, que sente que
O sorriso não anda na boca dos brutos !
Fascistas se sentem tão machos
Machucam e ferem
passam esculachos
nunca esperem ver
O sorriso andar na boca dos brutos...
Usam tarjas pretas,
camisas verdes, suásticas,
e tratam mulheres, meninas
qual bonecas de matéria plástica.
O sorriso não anda na boca dos brutos !
Desmandam e mandam, dominam
até que um dia a boca se solta
a mão prepara o revide
e se concretiza a revolta
E nesse dia, com muita certeza,
O sorriso não andará na boca dos brutos !
Se eu não sou assim, como posso ter amigos que estimulam ou debocham da desgraça alheia? Justiça, é muito diferente de desejar ou praticar o mal contra quem quer que seja.
Não é deboche, não é ironia... eu acordei pra vida, só isso.. não caio mais em papinho furado, não caio mais em cantada ou elogio ... palavras ditas ao vento de nada adiantam sem atitudes ..e vindo de você meu bem..já conheço de cor e salteado.. muito blá-blá-blá, muito mi mi mi e nada de atitude!
Olha para minha cara e dá risada e debocha da minha cara de falar o que eu perdi o que tinha para fazer tá perdendo seu tempo a vida é minha quem escolhe o meu caminho sou eu não sou obrigada a fazer o que você quer veja os teus passos antes de tu ver o meu lave suas roupas antes de lavar da minha porque eu sei que lá na frente um dia você vai precisar de mim mas desistir do que eu quero jamais vo desistir....
Ideologia
Vergonha deste país
Bagunçado de sem vergonha
Que viajam para outro país
Debochado do povo
Tomando champanhe e vinho da melhor qualidade.
Imanência da vida
A vida riu debochando de mim quando eu a olhei fixamente nos olhos… eu quis ser seu amigo mas ela me disse com seus olhos que não faz amizade com gente não adequada! A natureza é sua mãe, fui reclamar a ela o comportamento de sua filha para comigo e ela me mostrou o silêncio de seu céu e terra, encontrei meu berço na sua floresta que foi a única que me queria abraçar! A gaia ficou sabendo que ali eu estava e avisou a todos os animais para que me atormentassem durante meu sono tranquilo e seguro. Já não bastaria ter de me defender da vida durante o dia! Como posso suportar isso? Como posso ressurgir desse inferno que me dá o conhecimento sobre a natureza e suas filhas? Será que ao deitar o meu cabelo para sempre em su erva, quererei ressurgir? Um anjo que veio do nada me prometeu um lugar diferente, mas me pareceu mágico demais e não acreditei nele. Não estou acostumado a crer… tenho visto que todos os que creem possuem uma virtude temporal inspirada pela fé, uma inautêntica que os faz dormir tranquilos confiando em uma outra mãe natureza que vive fora e não dentro da nossa mesma realidade onde não há sacrifícios e nem mais vontade: o TUDO perfeito que no fim do dia se transforma no NADA da vida. Mas a vida autêntica tem vontade de existir, mais vontade de vida que vontade de poder… este Amor não Oculto está em cada rastro que a Natureza deixa, uma verdade clara e vista por qualquer ser por minúsculo que seja, a pode experimentar! Aonde os cães que querem comer-se a si mesmos, sentem raiva de seus próprios parentes lobos, um “egoísmo” natural! Assim, o canto de cada ser natural é um canto de vida, autêntico sentimento e totalmente adequado sobre si mesmo imanente à natureza provocando sua atualização onde a vida que nos habita é o que é e não outra coisa!!!
Daniel Nazaré 11/10/2023 - 08:50
Quando os que riem ou debocham dos meus sonhos e convicções, e que são os "falidos" em várias áreas da vida, sei exatamente que estou no caminho certo.
Quem debochas de ti tornas cego com o brilho de sua alma corajosa. Os corajosos suscitam a incompreensão dos tolos que só debocham!
