Curiosidade
Reconhecer a ignorância nos convida a olhar o mundo com curiosidade, em vez de indiferença ou preconceito. É como abrir uma janela que estava fechada e permitir que a luz de novas ideias e realidades entre em nossas vidas. Essa abertura pode ser desconfortável, mas também é libertadora, pois a ignorância, no fim, é uma escolha entre a estagnação e o movimento. Ao nos dispormos a aprender continuamente, podemos superar barreiras e, assim, contribuir para um mundo mais compreensivo e inclusivo."A dualidade da vida", vol.1.
#th_historiador
Rosas
me encanto com um sorriso em um retrato
com a curiosidade de ouvir uma voz
me apaixono por um par de olhos brilhantes
por vários instantes contemplo um rosto que só imagino
como é o movimento dos lábios
como é o movimento dos cabelos
imagino um corpo que eu nunca vi
só sonho
me encanto com letras que formam palavras
com rimas que se tornam versos
com versos que se tornam imagens e imaginação
procuro ver uma nova imagem a cada dia
com o mesmo rosto
o mesmo sorriso
não tenho ciúmes e sim inveja
inveja de quem toca aquela pele
de quem ouve aquela voz
de quem se mistura aquele corpo e sente aquela boca
inveja boa
como invejo todas as rosas que cabem no colo dos seus braços
com cada lençol que abraça aquele corpo
com o vento que passa por entre os cabelos e entre as suas roupas
com o espelho que vê ao natural o que deve ser insaciável
me encanto com esses meus dias mastigando o que imagino.
SEM RÓTULO
A minha curiosidade e atrevimento ao escrever às vezes me custa responsabilidades.
Em um dia daqueles que a gente não espera, um jovem poeta me aborda pelo Instagram e para minha imensurável surpresa me faz um questionamento.
- Eu leio seus textos sempre!
Eu lhe respondi.
- Quem bom, fico feliz por isso.
E, surpreendentemente, ele me interpela.
- Eu tenho muita vontade de lhe mostrar meus escritos mas tenho medo que detecte algum erro.
Em êxtase lhe respondi
- Eu também morro de medo do seleto intelecto corretivo da literatura comercial.
No entanto, a escrita é minha, a leitura sou eu que faço.
De certo, no universo virtual eles também me lêem, embora não me comprem
O restante é só o restante caro poeta.
Um polímata é a síntese viva entre a curiosidade insaciável e a busca incessante pelo conhecimento em diversas áreas, transformando a complexidade do mundo em uma tapeçaria de saberes interligados.
Simples assim: para se fazer ouvir, gerar atenção, curiosidade, preocupação e até desconforto, é ficar em silêncio.
A curiosidade é apenas um olhar superficial sobre o novo, enquanto o interesse é o que abre portas para novas oportunidades.
A curiosidade é um olhar passageiro que pode fazer alguém se perder no caminho, enquanto o interesse envolve, aprofunda e mantém a pessoa na jornada rumo a novas oportunidades.
A curiosidade faziam com que todos quisessem ela... Mas não queriam a conhecer internamente, a sua beleza interior, então se escondeu na penumbra da noite, para que ninguém mais a visse.
A noite chega e a curiosidade aumenta, de noite não há julgamentos... Os prazeres se tornam realidade até a última hora da noite.
O desconhecido traz mistério
Instiga a busca por revelações
A curiosidade
O domínio de que querer saber mais
O delírio de querer abraçar o mundo
E segurar na palma da mão.
Aprender é pra sempre
A Curiosidade nos renova
Aguçar o olhar para perceber a beleza em qualquer tempo,
no menos óbvio
é também exercitar a felicidade
"Quando tem por objeto a vida alheia, a curiosidade é uma subespécie do vício da devassidão. O curioso, de tanto invadir o que não deve, faz a sua vida interior perder todo o viço; daí a exibir a própria intimidade e a dos outros como se fossem troféus, é um passo".
A arte salienta a curiosidade
de quem se interessa pela vida!
E a vida cria oportunidades
significativas...
Hoje, despertou em mim a curiosidade de buscar o significado da palavra "família" segundo a definição do dicionário Aurélio. Contudo, ao terminar de ler cada definição, percebi que quando nos referimos à família, estamos falando de inúmeros conceitos, com sentidos análogos. Mas, essas definições, embora importantes, são apenas um ponto de referência para nós e, de certa forma, uma premissa para entender quais são os atributos relacionados a esse substantivo. Nesse sentido, quero expressar o que minha família significa para mim. E para começar, quero falar da singularidade. Sim, o amor que sinto pela minha família é único, é imensurável, é sem igual. Ela é como o sol que ilumina minha vida, que irradia meus passos, meu caminho. Ela me proporciona a energia de que preciso para me manter em pé, quando me sinto fraca, sem direção. Minha família é fonte de alegria, de ternura, de harmonia, de aconchego e de partilha. Ela é o lugar onde a tristeza não passa. Ela sabe amar e me proporcionar tudo aquilo que sinto.
Eu tenho inúmeros motivos para agradecer, mas primeiramente, pela graça que Deus me concedeu ao ser privilegiada com pessoas tão especiais ao meu lado, denominadas mãe, pai e irmãos. Eu sou extremamente feliz e não poderia me sentir mais radiante por ter sido abençoada com a virtude de pertencer e estar presente na vida de vocês. Obrigada por serem pessoas tão brilhantes. Por todos os laços de amor e carinho que recebo desde o primeiro dia da minha vida. Nunca me faltou nada, porque vocês a cada dia me dão mais motivos para agradecer. Vocês não apenas somam na minha vida, como também multiplicam as melhores risadas, os melhores conselhos, os melhores momentos e a minha melhor versão. Em vocês, busco o alicerce de onde tiro tudo o que posso passar de valor para o próximo, é onde procuro a força para superar certas situações embaraçosas que o mundo nos apresenta.
Existe uma analogia na qual diz que a família é como uma árvore robusta, cheia de galhos e que cada um deles segue a sua direção natural, mas ela é firmada em uma raiz em comum, que todos têm. E essa raiz mútua é o resultado da base moral que precisa ser forte e profunda, para que as intempéries e vicissitudes da vida não sejam capazes de arrancá-las da terra. Ou seja, cultivar raízes profundas requer o constante cuidado com valores e virtudes essenciais, como disciplina, compaixão, responsabilidade, amizade, trabalho, coragem, perseverança, honestidade, lealdade e fé. Esses nutrientes são fundamentais para fortalecer e sustentar a integridade da árvore familiar, desde o robusto tronco até a exuberante copa. E por fim, os frutos com suas sementes são o legado familiar. E é com essa metáfora que concluo a minha definição de família. Vocês são a minha majestosa árvore familiar. Obrigada por serem o meu maior exemplo. Eu amo vocês. Abençoa, Senhor, as nossas famílias. Amém.
Em um breve instante, teu aroma flutua,
Curiosidade desperta, numa dança muda.
Uma mulher desconhecida, mas cheia de mistério,
Seu perfume sussurra segredos ao meu critério.
Cada fragrância conta uma história sem voz,
Um convite ao desconhecido, uma ponte entre nós.
No ar paira a tentação de desvendar seu segredo,
O cheiro de uma mulher, um enigma que desejo cedo.
Assim, no silêncio do desconhecido perfume,
Encontro uma jornada, um caminho que se resume.
Na curiosidade de sentir tua essência no ar,
Descubro mistérios que o tempo há de revelar.
