Culpa
O povo não tem culpa de ser o que são!
O mérito são dos malandros que fazem o povo estar como estão!
A saudade dos mortos pode ser uma perda de tempo, visto que a dor, ou sentimentos de culpa, juntos ou separadamente, não trazem ninguém de volta;
Mas a saudade dos vivos, se for verdadeira, faz sair de casa, a pé, de ônibus, carroça, de qualquer forma, importando apenas com o encontro, para rir do tempo que fez desencontrar.
VÍTIMA? VOCÊ?
Culpar a vítima pela violência sofrido é tão comum quanto culpa-la por respirar!
Muitas mulheres sentem medo de falar e denunciar, porque quando as que têm essa coragem, a própria sociedade automaticamente traça formas de desencoraja-las, intimida-las
e condena-las!
EI, EU SOU UMA VÍTIMA!
ENTRE EUS E NÓS
Melancólicos são bons em assumir a culpa. Em reconhecer suas misérias. Em compartilhar suas incapacidades.
Nossa visão realista é boa. Muito boa.
Por outro lado, melancólicos se sentem seguros em seus desertos. Não que lá seja bom, mas é bom. Não que o fato de estar lá nos faça feliz, mas faz. Estranha bipolaridade que nos define. Curioso sofrimento que nos abraça.
Suas muitas lágrimas embaçam a visão e te impedem de enxergar o óbvio, Melancólico. Onde só vemos culpa, existe o amor do Pai. A rejeição parte de você mesmo, não Dele.
Ah, Melancólicos... se enxergássemos que o mesmo Deus que nos fez assim é o Deus que criou o consolo, o conforto...
Ah, Melancólicos... se soubéssemos que há muito mais deleite nos braços do Pai do que na solidão de um quarto...
Ah, Melancólico! Você usaria sua melancolia para ver o que os outros talvez não consigam ver. Sentir o que os outros talvez não consigam sentir. Demonstrar o que eles talvez não consigam demonstrar.
Não por sermos melhores, pois mais que todos sabemos que não somos. Mas por nossa sensibilidade extrema, avassaladora, profunda, sufocante... e isso eu garanto: nenhum deles tem.
Quando encontrar uma mulher pedindo ajuda, diga pra ela “nada disso é culpa sua”. Então a abrace com firmeza.
Qual é a culpa de um governo se o povo é uma massa de imbecis que querem se identificar com idiotas.
E. de repente fiquei só, sem amigos, a culpa foi minha? sim, imaginei que não poderia ter mais do que aqueles amigos e de repente fiquei só, um estudante com seus sonhos, um pensador com suas ideias, um coração pensando em Deus.
"Seja firme, convicto e não deixe que sentimentos destrutivos como a culpa, o arrependimento e o pessimismo o façam barganhar suas convicções e valores."
Ser livre é algo desconcertante. A consciência disso é assustadora. Quem levará a culpa pelos meus erros? Eu não posso incriminar ninguém, se a escolha foi minha...Eu não vejo isso como algo a ser celebrado, como Sartre propõe em seus ensaios, mas uma realidade incômoda e inescapável...
Precisamos da culpa para percebermos que existem limites e que não é possível fazer o que queremos sem que haja consequências.
Não carregue consigo a culpa de não atingir seus objetivos no tempo que gostaria. Faça uma análise se esta realmente preparado para atingi-lo a qualquer momento, sinta-se um passageiro de um trem que passa por encantadoras paisagens ,penhascos ou precipícios que tem a sua hora exata para chegar na próxima estação que poderá ainda não ser o ponto de chegada escolhido por você . Pense, reflita !
Assumir a culpa pelo erro de outra pessoa é tão útil quanto uma geladeira no polo norte e tão agradável quanto chutar o pé da mesa descalço ,ou seja, totalmente desnecessário
Quando você alcançar o sucesso, aproveite-o ao máximo sem culpa, a menos que tenha o alcançado usando outras pessoas como degraus!
Se arrepender de algo para aliviar a culpa é tão proveitoso quanto tentar voar usando os braços como asas!
