Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

Cerca de 33898 frases e pensamentos: Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

Nunca me atenderá aquela corrente que troca o questionamento pela fé no que já chegou pronto. Antes de qualquer coisa é preciso esgotar as perguntas, depois esperar pelo momento em que alguma resposta bata forte em nosso interior para, finalmente, nos rendermos à crença decorrente de uma Verdade que se impôs por si mesma.

Inserida por bodstein

Há pessoas que com um único gesto conseguem fazer toda a beleza de anos se desmanchar ao primeiro contato com elas; e tudo o que se construiu durante uma vida inteira em minutos ser transformado em cinzas; como pessoas que antes conviviam em harmonia se virem cercadas de inimigos; e até o bem mais precioso que se possua sendo tratado como comida de porcos. Não são pessoas que se costuma falar como tendo um “dedo podre”, mas que carregam a podridão na própria alma e se ocupam em espalhá-la por onde quer que passem.

Inserida por bodstein

Indução subliminar é algo que, mesmo permanecendo atentos, nem sempre se conseguirá evitar. Mas a tentativa de convencimento explícito é inaceitável pelo fato de subverter o pensamento alheio por meio de convencimento, que não se distingue em nada de manipulação, e ninguém que respeita a si mesmo pode deixar de lhe impor severa resistência por se ver tanto desrespeitado quanto subestimado em sua inteligência.

Inserida por bodstein

As coisas úteis e factíveis que nos esforçamos para tornar acessíveis a outrem correspondem à nobre missão de educar. Mas as subjetivas e controversas - como suas crenças, valores e ideologias - nunca o serão. Daí que subverter a ordem alheia pelo seu uso vem sempre impregnado de interesse próprio e não de preocupação com o bem alheio, revelando-se, portanto, indigno e desrespeitoso quando levado a quem quer que seja.

Inserida por bodstein

Se a intenção é chegar à idéia perfeita, o meio mais eficaz é submetendo-a ao maior número possível de cabeças, pois que surgirá do confronto de muitas. Mas se o objetivo é comunicar o que se pensa, não há nada mais idiota do que optar pelo compartilhamento coletivo, pois ganhará mil versões que tornarão vis seus pensamentos mais nobres. Nunca a humanidade universalizou o “besteirol” e gerou tantos conflitos como depois de inventar os famigerados “grupos instantâneos”, onde os minutos de fama são usados para jogar tinta de inteligência sobre os pensamentos mais medíocres, de modo a compartilhar asneiras, inflamar egos e despertar rancores.

Inserida por bodstein

Como nos disse Hobbes, “o homem é o lobo do homem”. Uma coisa, pois, que a vida ensina e está sempre nos lembrando é que podemos passar toda a existência nos entregando às pessoas de corpo e alma, mas logo na primeira vez em que se sentem contrariadas elas esquecem tudo o que foi feito, e a única coisa que parecem sentir é de não terem ido com a sua cara desde criancinha.

Inserida por bodstein

Qualquer tipo de censura é o caminho mais rápido para o autoritarismo ilegítimo e arbitrário, pois que o estado toma para si o direito de substituir a seu bel prazer as escolhas das pessoas, o que transforma seus cidadãos em fantoches subservientes e manipuláveis. Cabe ao estado garantir a ordem e o princípio de licitude, o que não inclui a decisão sobre assuntos de cunho ideológico, filosófico, moral ou de qualquer outra natureza que não se traduza por crime tipificado pelos dispositivos legais. Moralidade é assunto de natureza essencialmente pessoal, e seu controle atenta contra todo e qualquer sentido de Liberdade. Compete ao indivíduo decidir sobre o que quer ou não quer ver, ou a seus filhos, e cada vez que permitimos que o estado o faça em nosso lugar, aceitamos ser convertidos em seres abjetos e servis, que se confessam incapazes de gerenciar sua própria trajetória. Ter as rédeas dela nas mãos chama-se DEMOCRACIA, que tem como maior missão preservar o que você tem de mais sagrado, que é sua LIBERDADE.

Inserida por bodstein

Semear Conhecimento é como jogar sementes da janela de um trem: elas são espalhadas ao acaso, mas é a terra que as recebe a responsável por fazê-las germinar, o que só acontece caso estejam prontas para abriga-las em seu seio e fornecer-lhes a água que as transformará em lindas e perfumadas flores.

Inserida por bodstein

A forma de demonstrar que amamos nossos filhos é deixando-os livres para ser como são, com suas idéias, dificuldades e idiossincrasias. O tempo de cobranças é encerrado no momento em que saem do ninho para viver suas vidas, e é quando amor passa a ser sinônimo de respeito, e suas buscas por nós o melhor termômetro de que seguimos cumprindo com nosso papel.

Inserida por bodstein

O problema do extremista de esquerda é partir da premissa de que todo político de direita é tirano, e o de direita acreditar que todos os de esquerda são terroristas. O fanatismo não lhes permite entender que tanto pode existir direita moderada quanto esquerda libertária em uma democracia sem que o substantivo esteja obrigatoriamente associado ao mesmo adjetivo. Assim como toda unanimidade é burra, o fanático ideológico só vê seu igual, a exemplo da toupeira que só consegue enxergar no seu próprio ambiente de trevas.

Inserida por bodstein

Existem pessoas tão exploradoras e egocêntricas que nos deixam a nítida sensação de que qualquer sacrifício que façamos por elas será sempre inútil, pois que jamais o notarão. Cobram sempre mais e mais, nunca se satisfazem e basta que não se vejam atendidas uma única vez para sermos transformados nos seres mais abjetos, frios e indiferentes que já pisaram o planeta.

Inserida por bodstein

Estás descobrindo que ainda não aprendeste nada sobre a vida? Então aprende mais uma coisa: o ato de viver é uma guerra na qual terás que enfrentar gigantescas e dolorosas batalhas – algumas mais fáceis e outras terrivelmente difíceis – e onde não és posto guerreiro; precisarás aprender a sê-lo por ti mesmo se quiseres sobreviver pelo tempo que te foi dado. Mas não te exasperes nas em que amargaste a derrota, pois estas é que te deixarão capaz de enfrentar as que ainda estão por vir. Lembra apenas de que a ira das guerras é combustível apenas enquanto dura a batalha e, depois dela, veneno, para que não a retenhas em ti como medalhas de bravura. Ao fim de cada batalha dedica teu tempo à cura das feridas e deixa a guerra dentro da guerra, caso contrário a perderás para ti mesmo.

Inserida por bodstein

Neste século das “modernidades”, que bem poderia ser chamado de “a era das caras e bocas” por substituir o conteúdo pela vaidade concentrada no fútil, a qualidade - que um dia já foi a regra - cedeu espaço quase absoluto à quantidade daquilo que, em muito se peneirando, em muito pouco se distancia do nada.

Inserida por bodstein

A vida pública requer ser gerenciada com o máximo de cautela. Por mais que a justiça dos homens se revele complacente e a clemência de Deus ofereça o perdão, a História, nem mesmo com o passar dos séculos, nos brindará com a mesma generosidade. A omissão é um dos crimes mais graves, porque todas as atrocidades são cometidas por conta dela sem que ninguém se sinta culpado.

Inserida por bodstein

Já ouviu falar em “persistência de cupim”? Pois saiba que, ao lidar com eles, a única certeza que se terá é que enquanto houver madeira eles não irão desistir da guerra pela sobrevivência. Se há algo de positivo em descobri-lo é que, se os imitássemos com relação ao que precisaríamos trazer para nossas próprias vidas, o mundo que vemos hoje teria deixado para trás a maioria de suas mazelas.

Inserida por bodstein

Você pode ser espiritualizado o bastante para vivenciar profunda e sinceramente a sua religião, caso escolha ter uma, mas só conseguirá atingir o Conhecimento e viver a Espiritualidade em toda a sua plenitude quando conseguir percebê-la profundamente também pelo lado de fora, e não apenas pelo de dentro.

Inserida por bodstein

A relação de afeto entre duas pessoas é uma via de mão dupla, e não há como ser de outra forma, pois que tende a não sobreviver. Sempre que uma delas se coloca como doadora e a outra apenas como receptora, quando algo as trouxer para a realidade apenas a que só recebia irá perceber, pois que a que doou não terá como sentir falta do que nunca teve. Esta no máximo descobrirá que por tanto tempo se alimentou do próprio amor que dava, e não do que pensava vir da outra. E é quando a suspensão acabará pesando muito a uma, mas não à outra, já que apenas se fez real o que antes era uma ilusão na cabeça de ambas.

Inserida por bodstein

Há aqueles que transformam o passado em fantasmas a assombrá-los pelo resto de seus dias. Outros não se refletem mais no espelho em que um dia se olharam, e descobrem a leveza do ser em permanente mutação que lhes revelou o sentido da vida. E é quando todos os fantasmas se apagam de suas lembranças e os resgatam para um agora de extasiante plenitude.

Inserida por bodstein

Uma coisa que os mais observadores percebem nas redes sociais é do temor que muitos revelam para respaldar coisas que elas até já pensaram mas, por serem polêmicas ou avançadas demais para a mentalidade vigente, escolhem o mutismo para não se comprometer e se tornarem alvo de críticas. E é quando os “likes” desaparecem como por milagre, mas não exatamente porque discordam, mas porque não lhes agrada a idéia da exposição ao se colocarem contrários ao rebanho, ainda que encontrem lógica em tudo o que leram. Daí se conclui que é a covardia - e não só a ignorância - o que retarda a derrubada de tabus e dos imobilizantes paradigmas humanos.

Inserida por bodstein

Perceber-se pai? Não tem fórmula, tem vocação. Vem de dentro e aflora por si, revelando-se nesse instante em que se concretiza, pois que não é automático como nas demais espécies. A vocação anterior vai se convertendo em talento instintivo na prática do envolvimento, o que não exclui os muitos erros do aprendizado - como todo experimento - e por fim explode em um vínculo indestrutível, assimilado apenas pela vivência que extrapola toda teoria.

Inserida por bodstein