Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

Cerca de 33564 frases e pensamentos: Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

⁠Despertar não significa abrir mão da crença, mas atuar decisivamente para que, de mera fantasia, a descubramos convertida em Conhecimento. Isso só é possível quando se reúne coragem e humildade para aceitar que já estivemos errados e ver no conhecimento a linha de chegada para a Verdade que deixa os covardes pelo caminho.

Inserida por bodstein

⁠Preservar uma percepção mais clara da realidade passa pela diversificação em todas as área de conhecimento e de interesse. Todas as vezes em que nos concentramos numa única, distanciamo-nos da visão sistêmica e dos nossos parâmetros de análise, tornando-nos tendenciosos e nos aproximando perigosamente do fanatismo.

Inserida por bodstein

⁠Meu histórico de vida me fez concluir que a maior parte das mazelas humanas pode ser substancialmente reduzida apenas com inteligência e sensatez. Além de atuar como antídoto de incontestável eficácia sobre nossos medos e fragilidades, essa combinação consegue transformar ideias, reaproximar adversários, reverter julgamentos e até trocar preconceito por aceitação apenas pelo emprego correto do conhecimento.

Inserida por bodstein

⁠Ensinaram-nos desde sempre a tratar a dor como inimiga. Daí que quando se aproxima nossa atitude é tentar afugentá-la, ignorar sua presença, ou escapar para algum lugar onde não esteja, como se ela não fosse esperar por nossa volta!Isso é um erro, pois não a podemos enganar. Acolhe-a, portanto, dá-lhe atenção, deixa que fique o tempo que precisar e decida quando ir por si mesma, como faz todo bom professor. Sem tua resistência aprenderás mais rápido e ela retomará seu caminho, pois tem muitos alunos como eras até descobrir que tinhas ao teu lado o melhor dentre todos os teus amigos!

Inserida por bodstein

⁠O melhor médico que podes ter é o que sabe o momento certo de te dar alta. Não será ignorando o teu mal que te livrarás dele. Trata, portanto, tua dor como o médico que melhor sabe de ti de forma a te cuidar, te ensinar o que fazes de errado, e sobre como corrigir o mal feito para que logo voltes tu mesmo a andar com tuas próprias pernas.

Inserida por bodstein

⁠Um erro clássico, principalmente entre os que tendem a avaliar todas as coisas pelo viés de suas crenças, é supor que a tão propalada “lei do retorno” só acontece no plano da batalha filosófico-religiosa travada entre o bem e o mal, obedecendo à suposta premissa divina de crime e castigo em que sua ira é despejada sobre os que levam prejuízos a outrem. Fosse eu esse deus alegadamente constituído de justiça e amor, ficaria muito incomodado por me vir transformado em mero guarda-costas dos bons e juiz dos que me fazem mal, até porque qualquer gestor eficiente teria uma estrutura para fazer isso por ele. Se há algo que não depende de crença alguma para ser levada a sério e deixa a balança nas mãos da própria natureza humana é a lembrança de que tudo o que fazemos tem consequência, e quanto mais repetirmos os mesmos erros o “retorno” se fará proporcional, já que definimos o modo como seremos vistos e o que extrairemos de tal postura. Então, natural e independentemente de inquisidores, mais dia menos dia a conta chega. Simples assim!

Inserida por bodstein

⁠⁠⁠Para quem não sabe a diferença entre justiça social e extremismo talvez isto ajude: se acredita que todos as pessoas bem situadas na vida são opressoras, e toda pessoa de área carente é vítima, então você é extremista e sem noção. E se acha que toda pessoa de pele branca é íntegra, e todo negro é bandido, você também é extremista e, além de tudo, imbecil. Então só fale em justiça social quando entender que existem pobres e ricos éticos e não éticos, como também brancos, negros, amarelos e vermelhos que adoram passar por vítima para jogar uns contra os outros e usar o resultado em benefício próprio.

Inserida por bodstein

⁠Em todo meio existe o lado que escolhe o certo e o que escolhe o errado, e a princípio não é justo que um pague pelo outro, ou seja: que quem respeita as regras pague pelas exceções. O problema é quando tudo vira corporativismo, onde o lado certo se omite e o lado errado se aproveita disso para fazer o que quer, igualando-se eles próprios perante as necessárias medidas de contenção, pois que transformados em malfeitores e cúmplices e, como tal, sujeitos tanto ao bônus quanto ao ônus de suas posturas.

Inserida por bodstein

⁠Num ambiente político marcado pela polarização levada às ultimas consequências nunca se analisa a procedência de uma crítica – por mais isenta que se mostre – sem que a esquerda nos acuse de “cúmplices da opressão” e a direita de “defensores da desordem”. Em outras palavras, somos combatidos apenas por atuar como um espelho de duas faces que expõe o radicalismo dos dois ao escolher o caminho mais fácil, que é lançar a culpa no outro lado em lugar de refletir sobre seus excessos e incoerências pela ausência absoluta de senso crítico.

Inserida por bodstein

⁠O pior em sociedade é o doutrinamento, já que confundido com “chamada à verdade”. Mas no ensino real se entrega a chave para que o aprendiz busque a resposta por si mesmo, pois se o desejar ele o fará. Já no doutrinamento se busca transferir a crença do “correto presumido”, ilegítimo pela pretensão de que se detém a verdade, da suposta prevalência de uma crença sobre outra, e de uma imposição onde só a nossa versão é válida. Em suma, revela a arrogância de quem vê em si algo superior ao existente em todos os outros, e é isso que faz do doutrinamento um ato tão torpe.

Inserida por bodstein

⁠É terrível admitir que escolhemos uns aos outros pela aparência (pelo menos num primeiro momento), mas somos o que não se pode ver, frutos de uma argamassa elaborada com emoções e sentimentos. A nossa essência vai muito além da aparência, essa é capaz de encantar e fascinar, mas, sozinha, não tem como se sustentar.

⁠Tecnicamente não existe nenhuma diferença de um extremista de direita para outro de esquerda: ambos extrapolam as fronteiras de sua liberdade, rompem todos os limites do respeito e atacam pessoas em lugar dos fatos. E não restritas aos pontos comuns, essas bombas humanas são acionadas pelo mesmo gatilho: o do primeiro que as contrarie, por mais certo que se mostre.

Inserida por bodstein

⁠Se a tua causa é nobre e teu pensamento é o melhor para todos, então me colocarei ao teu lado para defende-los como meus, apoiar teus acertos e criticar teus enganos. Mas não deves toma-lo como tendo ocupado lugar em tua trincheira, nem tampouco um acordo para lutar em trincheiras que não são minhas.

Inserida por bodstein

⁠Às crenças, via de regra, devem ser respeitadas, como exemplo as religiões, os partidarismos políticos, jogos, substâncias químicas, folclores, consumos e outras tantas faces das "necessidades" humanas, porém, é importantíssimo observar que existe uma natureza que, para além dos "direitos", precisamos racionalmente cuidar.

Inserida por LuizVentura

⁠Todos deveriam comemorar a chegada de um novo amigo à sua vida como a descoberta de uma estrela nova no céu. Elas chegam com sua história, suas características próprias e com um fulgor que pode nos maravilhar pela sua intensidade. Benditas sejam as estrelas que se apresentam para emprestar mais sentido ao nosso universo.

Inserida por bodstein

⁠Vivemos numa época em que nada serve como prova pra nada, independente de se mostrar incontestável, pois as pessoas só creem no que escolhem acreditar, e não basta mais ver ou tocar que se vai continuar duvidando. Daí ter cunhado uma frase que repito com muita frequência: "Para quem acredita nenhum argumento é necessário, e para quem não acredita nenhuma evidência é suficiente!" Funciona exatamente desse jeito.

Inserida por bodstein

⁠Preciso descobrir a fórmula de viver num dia de 50 horas dormindo apenas três. O tempo que passo acordado é curto demais para tudo o que preciso aprender, para os exercícios que meu corpo exige receber, para comer tudo que o organismo vive a me cobrar, e criar tudo o que desejo antes que a madrugada me imponha um novo encontro com meus sonhos.

Inserida por bodstein

⁠Ouvi de um pensador desconhecido que “o problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as idiotas estão cheias de certezas”. Discordo dele apenas num ponto: esse não é um problema de nossos dias uma vez que, desde que o mundo é mundo, a inteligência decorre da necessidade dos que assumem suas dúvidas de sair atrás de respostas, enquanto os idiotas se tornam cada vez mais idiotas por acreditar que já se assenhoraram de todas elas!

Inserida por bodstein

⁠Na incessante batalha entre o bem e o mal a Consciência e a Ignorância se apresentam como adversárias perenes. Não se achará o bem onde impera a ignorância, e brotando o mal onde haja consciência, um sutil ajuste o extirpa pela raiz. A ignorância flutua na tona do espírito, a consciência busca a zona mais profunda que, após atingida em seu cerne, jamais será revertida.

Inserida por bodstein

⁠Passamos a vida inteira ouvindo receitas de como ser feliz, quando a felicidade é tão mais simples que isso: ela acontece quando sentimos alcançada a borda do copo, e o mais que a vida oferece faz com que transborde. Esse algo a mais pode até ser bom, mas vem como complemento em vez de essência, pois que o copo já estava completo.

Inserida por bodstein

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp