Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado
"Na corrida da vida está em primeiro tem o seu valor, pois segundos, terceiros e subsequentes se preocupam com o que vem atrás (passado). O primeiro é o lider e, quem é líder de si mesmo não fica preso ao passado, pois está comprometido com o objetivo (futuro) a ser alcançado, focado no alvo que está a sua frente."
O medo é um sentimento natural. Dizem que se nossos ancestrais não tivessem sido medrosos, hoje provavelmente não existiríamos. Foi por medo que eles inventaram mil estratégias para se esquivarem das catástrofes, da fome, do isolamento, da ignorância. O medo tem seu lado positivo, mas não pode chegar ao extremo de nos imobilizar. O medo pode roubar a nossa liberdade assim como nossa espontaneidade. Quantos talentos foram derrotados pelo medo. Você pode se transformar no seu próprio cativeiro quando se subjuga indiscriminadamente ao medo. O medo pode nos escravizar, pode coibir sermos o que somos, desenvolver o que podemos desenvolver, criar o que podemos criar. Saramago nos ensinou que não devemos ser prisioneiros dos nossos medos, que não devemos nos entregar à obscuridade, que não devemos sucumbir aos embates que a vida nos apresenta. Nesse sentido, foi um guerreiro destemido.
O que é o amor ? a resposta mais próxima para essa pergunta que consegui elaborar foi: o amor é o sentimento mais forte que o ser humano é capaz de sentir, onde queremos sempre o bem da pessoa amada, podemos senti-lo de várias formas, seja por seus pais, amigos ou por aquela pessoa com quem pretende passar o resto da sua vida. E esse sentimento é capaz de mudar o rumo do mundo em que vivemos.
Dar tempo ao tempo... Quem sabe as coisas se organizam?! Quem sabe tudo volte ao seu devido lugar?! Quem sabe eu me encontre... Quem sabe esse desasossego passe... Quem sabe esse sentimento de impotência e até de incapacidade desapareça como num passe de mágica e amanhã seja um lindo dia de sol... Quem sabe...
Vou arrumar a casa, colocar água nas plantas, ascender uma vela e rezar pras coisas se acomodarem... na verdade queria pedir que tudo não passasse de um pesadelo e que a gente acordasse... tomar um banho e, talvez, andar na praia... quem sabe, na beira do mar, eu encontre um rumo... ou consiga formular pensamentos que provavelmente nunca serão ditos...
Saindo do trabalho daqui a pouco... Graças a Deus a semana está passando rápido... Muito trabalho... Tem sido difícil ir pra casa e não pensar, não olhar, não ligar, tentar evitar saber o que está acontecendo, etc... Meu pensamento ainda voa longe diariamente... Me pego imaginando que está tudo bem... Mas, não está... foi-se o tempo do "quem sabe" ou do "e se"... A única coisa boa dessa fase, é que voltei a escrever... há tempos não fazia isso... Me sinto mais leve quando coloco pra fora o que estou sentindo, mesmo que subentendida ou subjetivamente. Saudade de tudo... até das coisas nem tão boas assim... e preocupação latente! Beijos... Até amanhã!
Quanto mais convivo com o ser humano, mais me decepciono. Esse ano tem sido complicado desde o começo; uma sucessão ininterrupta de provações, de traições, de mentiras, de apunhaladas nas costas... e por ai vai... uma atrás da outra. Incessantemente. Sempre disse que as pesssoas, por mais que julguemos conhece-las, podem nos surpreender a qualquer momento, e quase sempre para o mau, mas este ano está superando quase uma vida inteira.
"Talvez um dia você perceba que eu faço falta na sua vida, e que essa fαlta é um espaço a ser preenchido; talvez um dia no meio de tantos, você perceba que eu posso até não ser aquela que você sonha, mas sou a pessoa que mais te completa; e talvez no exato momento em que você perceber tudo isso, eu descubra que estar com você não vale mais a pena."
Nós dois somos um verdadeiro poema, nós somos as palavras, cada pessoa que passa na nossa vida são os pontos e vírgulas; se tirar, pode até ficar sem sentido, mas isso raramente acontecerá, essas pessoas apenas servem para a entonação, para a pausa pra reflexão, mas não importa, nós somos as palavras. O ponto final é a morte, mas, aí, o poema já vai estar escrito.
"Cada dia que se passa, nessa vida, eu sinto como se tudo fosse preconcebido, tudo se encaixa perfeitamente na sequencia de movimentos do universo, que acredito eu, não tem a parte maior, nem a parte indivisível, ele é assim, infinito, tanto para dentro como para fora. Pouco importa se a gente vai ficar atraz de onde é que acaba isso tudo, se eu não sei nem o que vou comer. O conhecimento chegará atravez da paciência, mas sem esquecer de uma coisa que todos queremos alcançar no futuro, a paz. E lembrando também aos pobres sonhadores, sem querer ser grosso, mas não existe paz! Em nenhum lugar do universo existe paz! Não sei o porque, mas eu sinto que eu posso prever uma pequena parte desse movimento universal extendido léguas ao infinito, partes do meu futuro, eu sinto as conexões futuras entre as matérias. Eu sinto fortes conexões com você, não quero dizer que tu serás minha esposa num futuro, que viveremos juntos e bla, bla, bla! Quero dizer que eu faço parte de você, você é um pedaço de mim."
Mesmo que nossas vida sigam caminhos diferentes acho que meu coração Sempre vai desejar o seu não sei por sei que vc faz meu equilibrio de coração de razão De corpo e alma msm que as coisas nessa vida sejam complicas e nada Contesa por acaso mas os acasos fazem parte da vida por mas que a vida Tenha tentado juntar nois dois e as armadinhos o cotidiano tente separar eu . De vc sei meu coração é maluco e não me obedese e e não sei oque acha isso mas Dizem que se não lutarmos não conseguiremos mas que a vid anos iluda e vc possa dizer.Eu tentei e sei que vou conseguir pq sei que não a vera barreiras por mas que as armadinhas do a caminho tratarem se afastar vc de mim terei mas força pra lutar pq sei que o caminho da felidade ainda existe por ms que seja longa quero que no final dessa caminhada veja vc .
Mais uma noite se passa e vejo que muita coisa mudou.E eu querendo mudar, vou na gaveta e pego nossa foto, sinto que ainda gosto de você e sinto saudades.Ainda é em meu coração o seu lugar, e em seu coração o meu, e ninguém pode mudar o destino, só Deus, e sei que ele nunca mudará meu amor por você.
Descordo Profundamente da frase "Querer não é poder" Pois quando se quer algo pode sim comquistar, pois quando se quer deve haver uma luta incessante até que em fim você tenha o que deseja,o segredo para essa conquista é não se importar com opiniões externas e sim ouvir o que pede o seu interior,ouvir o que pede o seu Coração
"Somos o reflexo daquilo que nos ilumina, invariavelmente, podemos acabar por refletir algo que não nos seja próprio, pois vivemos demasiadamente preocupados com os desmandos e incoerências do nosso cotidiano, permitindo que não tenhamos tempo para avaliar qual é o melhor reflexo que devemos externar, e assim terminamos por nos deixar nossos olhos refletirem aquilo que não provém da nossa alma, verdadeiramente."
Aprendi que, algumas vezes , é imprescindível, ter o conhecimento de mim mesmo, para que eu saiba a minha hora de calar, que é inexorável o silêncio quando se tem de silenciar, e que independentemente de quaisquer tabus, dogmas e/ou tradições, para ser um conhecedor é incontestável o aprendizado e jamais atingirei o ápice de quaisquer conhecimentos, uma vez que não passo de um eterno e ínfimo aprendiz.
"Quanto mais convivo com o ser humano, menos tenho vontade de dizer que faço parte de um suposto núcleo, independente de ser, social, familiar ou casual. As pessoas que nos circundam pregam um grosseiro e falso sentimento de amizade, que na verdade só existe inveja, raiva, desconfiança, dissimulação e a prova maior de primitivismo, a traição! Deixemos de nos preocupar com a vida alheia, vamos tentar viver nossas próprias vidas, com as felicidades, as frustrações e tudo o mais que nos é apresentado, sejamos maiores que NÓS mesmos, porque dizer que é maior do que o outro que está caído não prova sua superioridade, mas sua total falta de conhecimento próprio ou seja, sua MEDIOCRIDADE!"
Como falar sem emoção sobre estas que , infinitamente, agem de forma tão caudalosa em nossas vidas? Embora seja, ao ver de alguns, piegas é de suma importância externar nossa admiração por elas. Sim elas que em nossas vidas foram, são e serão a pedra fundamental do nosso caráter e da nossa índole, não de forma figurada ou, imaginem só...abstrata, não elas existem de maneira contundente tal como a rocha por mim descrita. Falo de uma mãe que não mede esforços para o beneficio de sua prole, quando o mndo e as intempéres da vida não permitem que se creia nessa possibilidade, falo de uma mãe que embora lhe seja, inexorávelmente, dolorosa a atitude de punir, ela o fará, pois sabiamente seu instinto lhe mostra antecipadamente os resultados de suas ações, eita! é o amor mais sublime e desinteressado que tenho visto nestes anos de vida e nos últimos meses tenho vivido a experiência de acompanhar minha irmã querida exercendo sua maternidade de forma ilibada, contundente como uma leoa, é admirável e de beleza indescritível. Eu deixo aqu,i à todas vocês senhoras da vida, meu singelo e verdadeiro sentimento de gratidão por vossas existências.
Nem uma busca é para sempre, nem uma promessa é totalmente verdadeira, o blef faz parte do jogo da vida, assim como um rio segue seu curso, teus sonhos e planos dependem também dos obstáculos, cabe a você contorna-los, se os seus obstáculos são grandes, as chances de seus sonhos serem imensos são maiores, seja feliz, não desista sonhe!! (Luiz Jivago O. Carriel)
A noite é tão sincera, ela não é igual ao dia que só mostra nuvens em cima de nós, a noite é diferente, ela mostra o que realmente tem além das nuvens, mostra que existe um universo inteiro em volta do nosso minúsculo mundo, um universo cheio de estrelas, planetas e satélites naturais, é simplesmente magnífico!!!
O retorno não é só uma curva que corta a estrada. É também voltar. Retornar ao lugar de onde você saiu. Mas se não for para estar novamente nesse lugar, que é o ponto de partida. Então é melhor seguir. Seguir pra onde eu não sei, porque se você voltar e não encontrar o local onde estava antes é porque, provavelmente. Sim, provavelmente você estará perdido. E nesse momento não vai mais adiantar saber qual é o caminho a seguir, pois é certo que você chegará a lugar algum.
