Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado
Do amor veio a dor
Uma dor insuportal
No peito aquele amor
Um dia tão amado
Fizeste de mim uma flor
Para tua vida perfumar
É hoje repete a dor
Que há muito tinha
Curado
Vives em me
A tua imagem
Perfeita que
Um dia meu peito guardou
Para nunca
Mais esquecer
Teu lindo jeito de ama
Tira me essa dor
Que me fazes sangrar o peito
Para que não se machuque
Pois lá estais dentro dele
Com o tempo eu estava a me acostumar.
Mais o vazio era grande de mais para aguentar.
A minha força começou a drenar.
Já não conseguia mais me levantar.
Queria poder continuar.
Mais não podia caminhar.
Estava preso em frente ao céu sem luar.
Olhando para onde não havia nada no lugar.
Queria poder sonhar.
Queria poder acordar.
Minha alma não queria funcionar.
Ao ver o tempo passar sem sair do lugar.
A partir dali queria me matar.
Não há ninguém que poderia ajudar.
O tempo estava a passar.
Novamente eu tentava caminhar.
Preso na minha própria sombra naquele lugar.
Remédios não iriam adiantar.
Eu fiquei sem acreditar.
Queria ter asas e voar.
Na mesma hora.
No mesmo lugar.
Estava sozinho no silêncio no mesmo lugar.
Não conseguia escutar.
Não conseguia falar.
Queria me cortar para sair do lugar.
Mais o que iria adiantar?
Tentei procurar.
Por saídas no mesmo lugar.
Mais estava difícil de encontrar.
Queria que existisse algo para me ajudar.
Mais era o fundo do poço o lugar mais difícil de escapar.
Afundando nele vi uma luz a brilhar.
Parecia ser a ultima gota de esperança que havia no lugar.
Sem medo vi que era a unica chance de escapar.
Com todas minhas energias comecei a me esforçar.
A acreditar que a luz poderia me guiar.
As paredes comecei a escalar.
O caminho a trilhar.
Até a um final chegar.
E com felicidade pude ver a luz do luar.
By: Marcelo J. F. Britto
Desapego
Descobri que para o desapego, basta a ausência.
Com o tempo vc se acostuma a ficar longe de não querer mais aqueles momentos q a época, eram maravilhosos.
Que com o tempo vc lembra com carinho o q viveu, mas que prefere a solidão do que um amor raso
As lembranças continuam e a felicidade que vivenciou fica empreginada em suas memórias, mas sabe que foi o certo a fazer pq o sentimento não era recíproco que amor unilateral dói e deixa machucados na alma e sabe que merece ser amada na mesma intensidade.
ERMA
Eu nem gostava tanto dele no início, mas ele parecia tão diferente dos outros e tão parecido comigo. Isso fez
com o desejo fosse despertado e a vontade de tê-lo fosse alcançada .
No decorrer dos dias e meses, fomos nós aproximando e fortalecendo a amizade, muitas histórias e desabafos de ambas as partes...
O VALOR das PALAVRAS, simplifica minha rara ALEGRIA ,que as vezes transborda em AGONIA num SIMPLES fato de aprender a lidar ....
Quero SEMPRE o entusiasmo, E POR querer coisas boas COMIGO sempre vão embora MEUS PENSAMENTOS POSITIVOS e EU DESABO .
Quando CONSIGO chora, corro pro ESPELHO PRe da minha rica ALMA veio se alimentar.
O que me causa TAL SENTIMENTO? de quem É a CULPA? se me alma ESTÁ SEMPRE guardada dentro de uma CÚPULA e AINDA me OLHAR, consigo VER meus olhos TRANSBORDANDO a infelicidade quA ASSIM me CULPA.
EU TO ME MATANDO querendo viver, grito em silencio e o barulho que me ASSUSTA, talvez exista DENTRO DE VOCÊ ...
Não e questão de surgir ALGUÉM PRA me entender APENAS
parar PRA me ouvir já me ajuda a DISSOLVER.
HOJE:
EU ME DESMANCHO EM DOR, por ser tão sensível, por fim QUERER ENTENDER que enfim encontrei dentro de mim ALGUÉM de quem tanto preciso,
GRITANDO... QUERO VIVER !!!!!
RESPIRA minha alma e VIVA. Apenas IMPEDIR que ela é quem decide quem hoje devo ser e SENTIR. ENTENDI
é isso SIM é UM AMOR recíproco. SE '' ACEITAR''
POIS SEI QUE...
SOU paz em tempos de Guerra e aquarelas em dias de lutos.
SOU sol em dias nublados e um nada em dias de tudo.
SOU alguém que todo dia MUDA, não importa quem serei amanha, DESDE JÁ que de agora em diante da minha SOBREVIVENTE alma hoje EU mesmo CUIDO , e CURO
NÃO SOU A DEPRESSÃO APENAS A PRESSÃO DE UM SENTIMENTO MÚTUO O QUE NÃO CABE EM MIM É ESSE SENTIMENTO QUE SOU INÚTIL.
" EU SOU UMA POETA QUE PRECISA DA TRISTEZA PRA SE EXPRESSAR PRO MUNDO ''
eu amo uma mulher
tão linda ela é
sempre digo
antes de te ter como abrigo meu amor por ti já era assumido
amei primeiramente tua alma
depois percebi que dois corpos iguais também se encaixa
e como encaixa
TE AMO ... MILHÕES DE INFINITO nós sempre fala
DE sempre até o pra sempre, dona da minha calma.
Meu Eterno Amor
Minha Mulher Minha 2 Alma
R.S minha dear tielly
Balada para a fugitiva.
Eu preferi ir ver a vida, ela não me abandonou e saiu por ai. Talvez eu a tenha abandonado, quando abri mão dos meus sonhos. Não me comprazerei com tua amargura, tão pouco com tua covardia em viver. Não mendigarei sua atenção para com minhas mazelas, pois delas tenho ciência ser de minha responsabilidade. Irei furtar-me ao direito de tua presença para não mais sofrer a tentação de vulnerabilizar-me diante de ti ou outrem.
Não verbalizarei de forma audível minha frustração, me aterei a efemeridade da escrita poética, onde poderei esconder minha raiva, contida em vernáculos pouco conhecidos e externar minha frustração de forma contida e dúbia, onde só os mais avisados poderão vislumbrar o sentimento oculto e ao mesmo tempo explicito.
Não chorarei. Não por insensibilidade, mas por convicção de inutilidade, deixarei que a vida flua, ainda que sem você. Esperarei pacientemente que as feridas se cicatrizem e partirei novamente para uma nova jornada de afeto, onde você será apenas uma cicatriz a ser lembrada e nada mais.
Lamento sim, pelo que sua covardia nos privou, poderíamos ter vivido e experimentado muito mais juntos, testado as limitações que nossas vidas nos impuseram, descoberto os prazeres que nossos corpos almejavam. Mas seu medo fala mais alto e preferistes a tua solidão.
Ouço lá fora o agouro da coruja, mas não me soa como agouro, apenas um lamento, tão lúgubre quanto o meu nesse momento. Mas a manhã vem se aproximando e vou encontra-la sem medo, renovado, ainda com certeza quebrantado, mas disposto a prosseguir, com ou sem você.
Teu choro me comoveria se fosse o choro da desilusão, por um erro cometido, um amor atrevido e não correspondido, fruto do desgaste depois de tudo tentado e ainda assim mal sucedido. Mas teu choro é o choro dos que se acovardam, portanto não é digno de complacência ou cumplicidade daqueles que te cercam, quase merecedor de pesar, mas ainda assim não o receberá de minha parte.
Siga em disparada. Para dentro de sua infelicidade, pois se te assombra o medo de ser feliz, ainda que por um ínfimo tempo, abraça já teu demônio da infelicidade que a muito te espreita e então tá, vá chorar. E seja infeliz o quanto desejares, até ao mais fundo ondes te aprazerás de tua própria auto piedade.
A prática de evoluir enquanto religião, é necessária e Vital para a sobrevivência do culto em uma sociedade que galopa no aperfeiçoamento dos seus conceitos e interações sociais. Não podemos sobremaneira exigir os preceitos aplicados no século passado a um iniciado da atualidade.
Porém muito cuidado nessa adequação aos dias de hoje!! Devemos ter muita cautela para não alterar "àwos" que são fundamentais para garantir os laços com o Sagrado. Existem alguns detalhes que são fundamentais para a manutenção destes laços, alicerces e dogmas que são imutáveis para que o segredo não se perca, para que o culto continue digno dos nossos Deuses.
Como diz Bellah, a religião é uma maneira de ser. Nós também podemos encará-la como uma maneira de sentir, uma maneira de sentir juntos. E esse "juntos" se refere diretamente à sociedade atual, onde manter algumas regras e preceitos do passado, pode e vai nos afastar do "todo", do grupo ou comunidade a qual pertencemos. Ou seja, sem evoluir estaremos no caminho contrário ao princípio da propagação da palavra de qualquer culto ou religião que deseja se perpetuar.
Gostaria de citar também o jornalista Ambrosino que fala que importância da experiência religiosa compartilhada não pode ser desconsiderada já que, na história, a evolução da religião humana é inseparável da cada vez maior, evolução da sociabilidade hominídea.
Isso é fato, não são Delírios de um Babalorixá dos Tempos Modernos. São termos que devem ser considerados sim, diante a orientação e o zelo responsável de um Egbé.
O comando e a orientação no passado, digo 50 ou até 100 anos atrás, policiava e tratava preceitos e obrigações inerentes àquela época. Eles se comportavam normativamente no sentido de correção e obediência, ou até mesmo à tentativa de punição aos desvios de um estado ideal e moral pertinentes aos costumes de então. Costumes estes, muitas vezes branco e ainda entrelaçados aos costumes da Senzala.
A pergunta que se estabelece para uma ampla reflexão e debate, é : Qual é o estado ideal e socialmente moral dos tempos atuais?
Que Xangô nos traga caminhos de sabedoria.
Àṣẹ irẹ aos irmãos!
Prece
Tenha misericórdia de nós,
Humanos e animais.
É tanta discórdia que nós
Estamos desanimados
e desumanizamos
Falta empatia e amor
Sobra mentiras e preconceitos
Falta paciência e bom humor
Sobra acusações e julgamentos
Em sofrimento
Estamos todos
É em profundo lamento
Que pedimos seu alento
Precisamos do governo de Deus
O único que ser perfeito
Que venha o teu Reino
Somente tú agiras sem defeito.
___________________________Juliana de Almeida Rossi Cordeiro
02/02/2020.
Sábios Patriotas e Sábios Comunistas
O homem mata três crianças, depois encontra cinco Sábios PATRIOTAS, diz pra eles que seu vizinho matou os meninos. Os Patriotas decidem se vingar, assim que encontram o vizinho, sem perguntar, começam acusá-lo e espancá-lo, mesmo o vizinho dizendo que não foi ele e que não sabem o que estão dizendo. Batem nele ate a morte, mesmo morto continuam batendo cheios de ódios para se vingar dos meninos.
Essa mesma história: O homem mata três crianças, depois encontra cinco Sábios COMUNISTAS, diz pra eles que seu vizinho matou os meninos.
Eles ouvem a versão e pedem para levar-los ao local do crime, para tentar entender o verdadeiro culpado.
Para os Sábios COMUNISTAS o homem confessando que matou três crianças “PODE” ser um inocente.
Algum Sábio PATRIOTA “PODE” ter induzido a cometer o crime.
Os Sábios PATRIOTAS convencem e são convencidos a matar, e até a se matar, pela sua PÁTRIA.
Exemplo; Pilotos Kamikazes atacando navios Americano e o atentado as Torre Gêmeas
A maioria dos PATRIOTAS, não pensa e age no extinto emocional.
Ele me deu sua camiseta regata para vestir🥺
*O convite foi feito*
Ele: Vc está trabalhando hj ?
Eu: Estou indo. Mas não queria.
Ele: Quer vim me fazer companhia ?
Eu; Agora?
Ele: Depois do trabalho
...
E eu fui...
Eu pensei que não iríamos nos ver mais
Eu pensei que já tinha acabado o nosso *lance*
Eu pensei que ele não teria uma recaída
Eu pensei que já tinha superado-o ...
Mas foi só ele me chamar para ser.companhia, que o coração bateu forte, deu frio na barriga e falta de ar
Será que é paixão ou será apenas carência?
Não sei responder, só sei que sentir falta e arrependimento das coisas que falei antes
Mas de uma coisa tenho certeza, *senti sua falta*... A noite dormir, foi tão boa quanto a última que passamos juntos.
Vc me fez me sentir desejada, não como outros desejam, vc é diferente de tudo que já vivi.
Vc me fez estremecer como todas as vezes que nos encontramos, me fez arrepiar e sentir desejo por vc como das outras vezes.
Conversar, lamentar e sorrir, é sempre bom com vc.
Vc me faz sentir vontade de lutar e continuar a viver, me faz ter esperança de que ainda posso ser amada e feliz.
Vc é especial, vc é único, vc é o homem que consegue tirar meu juízo e me fazer cometer qualquer insanidade para poder te ver e te ter, nem que seja só por mais uma única noite.
Pq assim que me sinto toda vez que nos vemos, é como se fosse a última vez.
ERMA
Palavras não ditas
Caladas pelo medo
Vontades não reveladas
Desejo mantido em segredo
Porque lutar?
Se não é reciproco
Porque insistir?
Se não é correspondido
É correr e não alcançar
É lutar sozinho
É frustração ... desilusão
É vontade de gritar
Mas saber que é em vão!
____________ Juliana Rossi Cordeiro
Feliz Dia da Mulher
Nós somos Mulher ! Deus nos criou e tudo que ele faz é Bom , tanto é que ele disse quando viu Adão, não é bom que o homem esteja só! Tudo estava bonito no Jardim do Éden, mas... faltava a Mulher no caso, nós,
Feliz dia da mulher que ora, que chora, que canta, que dança,
Que ama que odeia, que faz e desfaz, manda desmanda, lidera, é guerreira é forte e valorosa, é virtuosa é graciosa, e sobretudo é abençoada!
Feliz dia da mulher que levanta cedo, cuida da casa dorme por último cansada, mas com sorriso no rosto, feliz por ter feito aquilo que o seu coração nasceu para fazer,
Feliz dia da mulher salva, lavada e remida com o sangue do cordeiro, que faz de tudo para manter a sua família no altar de Deus,
Ora pela madrugada, levanta para ver os filhos dormindo, Ora pelo marido e diz, graças a Deus!
Feliz dia da mulher que trabalha fora, que trabalha em casa, feliz dia da mulher que muito ama e às vezes não é amada,
Feliz dia da mulher que sofre calada, que enxuga o pranto para ver alguém cantando, feliz dia da mulher!
Feliz nosso dia!
Feliz todos os dias, o dia da mulher!
Meu Baú
Guardo em um baú velho
tesouros escritos em papeis soltos
coisas tão íntimas e internas
como estar nua diante de um espelho
você pode me conhecer
em cada linha que escrevo
se com atenção você ler,
logo vai perceber
que este é um baú de sentimentos
e nesse baú antigo
guardei poesia e segredos escondidos
Nas entrelinhas,
amores vividos ou não
ou quem sabe só fruto da minha imaginação
com esses papéis soltos
posso tocar sua alma
e até seu coração!
___________________ Juliana de Almeida Rossi Cordeiro
11/03/2020
UM INSTANTE
Pensei que fosse simples querer compreender que não tive uma chance quando desisti de querer amar mais uma vez, entretanto o destino mostrou-me que estive errado ao perceber que meus pensamentos, enganosos em meu espírito, estavam conduzindo minha quimera para um lado desconhecido de minhas certezas, então te descobri muito mais importante em minhas saudades que jamais imaginei que meus lábios pudessem crer que nesta brevidade tão distante eu sentiria muito mais que a tua falta. Quis bem dentro do que senti uma forma atenuante de imaginar como seriam as minhas manhãs sem pensar em ti e percebi que seriam escuras e sombrias, pois ficar sem o deleite de teus imaginários beijos em meus instantes de silêncio é como contemplar meu sofrimento incrustado em minhas mais profundas necessidades de te ter em meus mais íntimos e infindos devaneios, dizem que tudo tem um sentido de acontecer e penso que isso para ti é de forma inversa e retroativa, talvez não estivéssemos tão por acaso naquele instante de tanto mistério, porque penso que não existe amor à primeira vista ou ao primeiro sentir o que existe é a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo e foi isso que aconteceu conosco. Pensei bastante, e porque nos martirizarmos mesmo antes de sentarmos para conversar e procurar entender o que aconteceu com a gente, a grande certeza que posso dar-te neste momento é que não quero renunciar a esta tentativa de compreensão, encanto e dádiva em nossos corações, sim, porque não estamos fazendo nada que nos magoe apenas estamos sendo sinceros um com o outro e buscando um pouco de zelo para nossas sentimentalidades e nossos propósitos já que não temos como esconder o que criamos para com nossos sentidos de pura definição. Sinto muito por ter te falado coisas que não saíram do meu coração e sinto por não poder levar-te ao momento de minhas insatisfações por não tê-la quando precisei muito mais do que me deste, do que daquilo que fizeste eu entender, e saiba da minha mais profunda motivação que em teus olhos silenciosos e tão cheios de candura encontrei uma fonte de fulgor e simplicidade, e sabes que isso é muito importante para mim assim como os teus precisos e diletos momentos de lucidez, imersos em tantos caminhos que desconheces, certamente eu não sabia que tua sensibilidade era minha fuga e que tuas ternuras eram minhas perdições, em pesares que não alcancei, para dizer-te o quanto foi bom viver um amor que ninguém jamais entenderá, um amor de momento mas um amor apaixonante e tão cheio de verdades e realidades impressas em nossas palavras e divagações, sinto como se tudo isso tivesse uma forma exata de necessidade assistida e pronunciada em nossos desejos pois o que faremos se amanhã nada disso tiver valido tanto como poderia ser e não quisemos? Sei que não posso negar-te a oportunidade de acreditar que o que pensas pode ser real e o que posso fazer para que isso materialize-se, em vestígios de sensatez, é temer pelo sofrimento que posso causar a nós dois, por isso peço-te que me perdoes e que esqueças o que falei e se não puderes perdoar-me saiba que sempre terei minha vida em teus pensamentos e meu amor em tua existência , pois apesar do pouquíssimo tempo que estivemos tão próximos e tão distantes pude amar-te com tanta honestidade e tanta serenidade que sinto o quanto fui mais feliz por isso.
“Vivo aqui, nesse cantinho do mundo...
De onde as minas espraiam pelas geraes,
Onde as montanhas delineam o horizonte,
Em uma bela moldura, com um belo mosaico de cores.
Região de gente alegre, trabalhadora, da lida,
Terra de mulheres lindas e prendadas, fazedoiras de quitutes maravilhosos,
No ar puro de seus campos, respira-se a história, feitos memoráveis,
De norte a sul e de leste a oeste, pedras preciosas e semi-preciosas, ouro, prata e minério de ferro,
Em seus rios ainda são encontrados diamantes,
E no coração de sua gente, amor e religiosidade.
A noite, nas prosas e rodas de viola, saudades dos entes queridos que partiram, gente boa que se foi.
Pois as lembranças, mesmo com o passar do tempo, teimam em ficar.
Vez por outra visitando nossos sonhos, seja no mundo de lá, seja no mundo de cá.
Vivo pois em um Belo Horizonte, nas alterosas das Minas Gerais.
No torrão de terra que me coube, onde edifiquei minha humilde morada!”
-A – CRIANÇA É AMOR
É sempre festança
Alegria de criança
Afeto que se alcança
Criança bem feliz
Sem amor é infeliz
Ame-as Jesus diz
Criança espanta a tristeza
Aonde está há a beleza
Em suas faces de pureza
Crianças tão sublimes e amorosas
B- CRIANÇA É
Um pedaço de luz
O brilho que reluz
E alivia a nossa cruz
Ela vem para alegrar
Pedaço de gente para amar
Brincar, conviver e cuidar
A criança é importante
Tão inocente, puro semblante
Com alegria a cada instante
Precisa de amor para viver
____________
decanatos poéticos
3 tercetos rimados + 1 verso branco
"Olhar em teus olhos me enchem de alegria
São formosos como a mais linda constelação
E assim me produzem tamanha euforia
Pois fazem eles parte, da mais bela da criação
E ver teus cabelos balançados pelo vento
Me enchem até transbordar
Domais puro sentimento
Afinal são de se fascinar
E seu sorriso é como o sol que irradia
Ilumina um universo, é ele de bela aparência
Repleto de grande magia
Nem possui explicação a própria ciência
Assim afirmo Que Deus fez outono e primavera
No que tambem fez inverno para o verão
Assim criou ela mais bela
que faz morada em meu coração
Encontro no amor e na poesia...
Encontro no amor e na poesia,
A força que movimenta minha vida
Encontro no amor e na poesia,
A alegria de poder me expressar
Encontro no amor e na poesia,
Uma maneira de deixar as lágrimas caírem
Encontro no amor e na poesia,
Uma maneira de lidar como os meus medos
Encontro no amor e na poesia,
Uma maneira resolver meus desencontros
Encontro no amor e na poesia,
Uma maneira de trabalhar minhas lembranças
Encontro no amor e na poesia,
Uma maneira de viajar em pensamentos
Encontro no amor e na poesia,
Mil maneiras de buscar minha essência.
Encontro no amor e na poesia,
Respostas para os meus questionamentos
Encontro no amor e na poesia,
Reflexão para meu caminho de vida
Encontro no amor e na poesia,
Um alento, relaxamento, um imenso prazer
Encontro no amor e na poesia,
O alimento certo para a minha alma
Encontro no amor e na poesia,
Respostas para minha questões interiores
Encontro no amor e na poesia,
A paz que tanto procuro e a luz na minha estrada
Encontro no amor e na poesia,
O refúgio para minha alma
Encontro no amor e na poesia,
A sabedoria infinita de Deus
Encontro no amor e na poesia,
A base para uma vida feliz
Encontro no amor e na poesia,
O balsamo que cicatriza feridas
Encontro no amor e na poesia
A benção de Deus de todos os dias
Encontro no amor e na poesia,
A alegria de existir no mundo
Encontro no amor e na poesia,
A beleza da natureza, da mãe terra
Encontro no amor e na poesia,
A motivação de cada amanhecer
5/07/10
Norma Aparecida Silveira de Moraes
De vez em quando
De vez em quando paramos para pensar
Mesmo na vida corrida
De vez em quando paramos para conversar
Com Deus e agradecer
De vez em quando paramos para chorar
As mazelas da vida da gente
De vez em quando paramos para cantar
Um hino lindo ou uma música qualquer
De vez em quando paramos para ouvir
O barulho da natureza, escutar conselhos
De vez em quando paramos para comprar
Alguma coisa para satisfazer o ego
De vez em quando paramos para gritar
Clamar por justiça e honestidade
De vez em quando paramos para celebrar
Atos de bondade, de fé ou empatia
De vez em quando paramos para dar toques
Em nossos próprios corações, bajular
De vez em quando paramos de correr
Para meditar na vida, colocar a cabeça no lugar
De vez em quando paramos para falar
Das coisas boas que enaltecem a vida de todos
De vez em quando paramos para fazer justiça
Para fazer justiça, dizer toda a verdade
De vez em quando paramos para refletir
Analisar as regras, anotar as dicas de vida
De vez em quando paramos para sorrir
Trocar ternura, abraçar, acolher, ouvir
De vez em quando paramos para espiar
O mundo lá fora, a vida batendo na janela
De vez em quando paramos para aprender
Novos conceitos, purificar a mente, buscar o bem
De vez em quando paramos para louvar
Cantar para Deus, agradecer pela luz, proteção
De vez em quando paramos de correr
Para ouvir mais, amar mas, respeitar mais
De vez em quando paramos de trabalhar
Para ter um merecido descanso, recarregar energias
De vez em quando paramos um pouco
Para refletir, fazer mudanças, se adaptar
De vez em quando paramos para buscar socorro
Aprender a ser humilde, reconhecer algum erro
De vez em quando paramos para estudar
Novas maneiras de se colocar no mundo, de SER
De vez em quando paramos de dormir
Para se entregar a Deus em fervorosa oração
De vez em quando paramos de convencer
Pois somos nós que precisamos aprender a lição
De vez em quando paramos de julgar
Para pensar se não estamos sendo injustos
De vez em quando paramos de ser passivos
Para a ser independente, confiar em si mesmo
De vez em quando paramos de sabotar
Nossos próprios sonhos e lutar por eles
De vez em quando paramos de representar
Analisar os nossos muitos papéis na vida
De vez em quando paramos para alinhar
Nossos sentimentos, e pensamentos
05/07/19
Norma Aparecida Silveira de Moraes
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp