Crônicas de Amizade

Cerca de 11863 cronicas Crônicas de Amizade

Mais que palavras...
Responsabilidade afetiva demanda muito mais!

A verdadeira amizade é um tipo de amor, que traz a base sólida para qualquer outro tipo de relacionamento com proximidade, como irmãos, filhos, pais, namorados ou casados. Por isso, muitos relacionamentos de repente acabam, porque não têm fundamento estrutural. Por exemplo, não adianta tentar restaurar um casamento, sem que seja restaurada a verdadeira amizade. Se isso não existir ou nunca existiu, a luta é vã!

O discípulo do amor, aquele que recostava no ombro do Mestre Jesus Cristo, escreveu que devemos nos amar uns aos outros, não só com palavras mas em ações e em verdade (I Jo 3:18)

Amizade é um vínculo de afeição, ternura e fidelidade que conecta duas ou mais pessoas. É uma relação que envolve respeito, lealdade, sinceridade e suporte mútuo. Amigos são pessoas que se escolhem para dividir momentos de felicidade, tristeza, incerteza ou desafio.

A responsabilidade afetiva é a habilidade de cuidar das emoções próprias e alheias, de forma honesta e empática. É reconhecer que as emoções são importantes e que devem ser tratadas com atenção e delicadeza. Responsabilidade afetiva é não brincar com o coração dos outros, nem deixar o próprio coração sofrer por falta de cuidado.

Amizade e responsabilidade afetiva estão intimamente ligadas, pois uma amizade verdadeira requer um compromisso de cuidar do outro como se fosse parte de si mesmo. Amigos são responsáveis pelos sentimentos que despertam uns nos outros, e devem zelar pela felicidade e bem-estar de seus companheiros. Amigos são responsáveis por cultivar a confiança, a admiração e a gratidão que sentem uns pelos outros, e devem expressar esses sentimentos com palavras e gestos. Amigos são responsáveis por manter a comunicação aberta, clara e respeitosa, e devem evitar mal-entendidos, conflitos e mágoas.

Amizade e responsabilidade afetiva são valores que enriquecem a vida humana e que devem ser praticados diariamente. Ter amigos é um privilégio que exige dedicação e reciprocidade. Ser amigo é um dom que exige generosidade e humildade.

Amizade, com responsabilidade afetiva é uma forma de amor que transforma o mundo em um lugar melhor, muito melhor!

Inserida por NannyeDias


A amizade se forma através de pessoas que tem algo em comum nas atitudes ou nos pensamentos, isso as fazem se sentir bem ao lado daquele amigo que há coisas em comum.
O fato é que estamos sempre evoluindo com o que a vida nos oferece como prova ou expiação para nosso progresso, isso muda nosso jeito de pensar e de agir conforme amadurecemos, mas a vida não é igual para todos e as experiências vividas por cada um são diferentes bem como são encaradas e aproveitadas, contudo aos longos dos anos vc não é mais aquele menino de 15 anos como seu amigo não é mais, então serão dois adultos com reformas internas divergentes que podem os levar a caminhos totalmente diferentes não haver mais cumplicidade no modo de pensar nem de viver, o afeto continua, as lembrança também, porém a amizade pelas coisas em comum se acabaram, isso não significa que acabou a amizade, mas sim que pra maturidade que ambos alcançaram não há mais uma atração pra continuar uma experiência de amigos mesmo podendo contar um com o outro quando precisar. Estamos em processo de mudança contínuo e quando a amizade se estabelece por vários anos você ganhou na loteria, pois esses amigos evoluíram juntos e ainda tem coisas em comum que os atrai e os fazem não se afastar

Inserida por Weidson

⁠AMIZADE

Amizade,
Fruto do Divino ou do profano?
Apenas sei de uma coisa,
Que sem ela nada somos.
Amizade é um alicerce, uma base pra tudo nesse mundo,
Ela serve para garantir álibi perfeito na sala de aula,
Uma boa amizade nos defende do castigo da mãe,
Mas uma falsa amizade é uma maldição.
A quem a use parafina pessoais ou escusos,
Mas até Deus pede para que testemos nossos amigos.
Amizade é divino, amar um amigo é coisa de uma verdadeira amizade.
Amizade não se coloca na balança, desde que ela seja verdadeira.
Amizade com sabor de chão e terra molhada.
Amizade de infância são as melhores,
Nos recorda nossas aventuras a beira do rio e debaixo das mangueiras.
Amizade é pura quando vem com uma dose de cuidados dos amigos.
Sem essa ferramenta poderosa, o melhor tesouro do mundo não existe.
Amizade verdadeira pode até ser rara de se encontrar hoje.
Mas quem a tem, deve proteger dentro do peito esquerdo com mil chaves de ouro.
Muitos irão nos perseguirem para obterem informações
como conseguir uma boa e sincera amizade.
Não se ensina receitas, pois elas não existem.
Amizade é como chuva de verão,
quando menos se espera, ela cai do céu.

Inserida por blackpoeta1822

⁠Poeminha Besta

Tudo a que dei nome, escapou-me pelos dedos;
Amor, amizade ou desejo.
Classificar é um dom, um instinto.
Há tantas coisas que,
quando explicadas ou nomeadas,
perdem o sabor dual do mistério!
Agora mesmo, eu não consigo achar um adjetivo para essa nova sensação em par.
Sendo assim,
(que alívio)
tenho a leve impressão que seguirá.

Inserida por taislaaraujo

⁠Lei da vida: Reciprocidade:
Na amizade, na ausência dela; na lealdade, na falta de consideração; na intensidade, na frieza; na interação, no ignorar; no seguir, no unfollow... Exceto na maldade, que se retribui com o bem. Mendigar atenção ou esperar receber reconhecendo do alheio é descaracterizar a sua identidade de valor. SEJA MAIS VOCÊ.

Inserida por rogeriomacenaa

⁠Bendita sejas tu...
Que antes de partir conseguiu conquistar
o meu carinho e a minha amizade
Pois invés de mágoas do passado,me deixou
sentindo saudade
Saudade que nunca pensei que iria sentir
tanto...
Porque foi depois da tua partida que eu tive
a plena certeza que havia te perdoado
E que nem todos tem o privilégio de aprender
a amar antes de partir
E nem de perdoar antes de se despedir,como
nossos últimos encontros
Com fraternos abraços como de quem queria
me pedir perdão
E de quem já pressentia que já estava chegando
a hora de partir
E depois de termos caminhado juntas entre
flores e espinhos
Finalmente conseguimos desabrochar a linda
flor do perdão,com laços de uma amizade que
enfim conseguiu florescer antes de se despedir..
Ivânia D.Farias

Inserida por IvaniaDFarias

É muito importante um pensamento positivo,
que possa provocar uma avalanche de amizade,
de paz e de amor...
Vamos unir nossos pensamentos com esse objetivo,
e pelo menos que cada qual faça sua parte, principalmente
quanto a certos cuidados que devem ser tomados,
mas que muitos relutam em faze-lo...
Ósculos e amplexos,
Marcial

CERTAMENTE É MUITO IMPORTANTE
Marcial Salaverry

Certamente amar é importante, mas amar em paz é mais ainda, e para que isso seja possível, é evidente que é muito importante que se ensine a arte de amar, sabendo aliar ao amor, uma boa dose de respeito e bom senso, para ver se conseguimos este mundo melhorar, e vamos entender que igualmente é muito importante que todos aprendam a importancia dse usar esse bom senso, tomando os cuidados necessários para superar essa terrível pandemia...

Quem sabe, se a todos pudermos ensinar como é bom amar e brincar de poetar, conseguiremos diminuir um pouco essa violência e essa falta de respeito que tanto nos assusta e acaba com nossa paciência, e assim sendo, é igualmente importante que o mundo aprenda a não causar sofrimentos, e com amor e amizade imperando, não ouviremos tantos lamentos...

É importante aprender a olhar nosso vizinho, seja do lado ou distante, com um pouco mais de carinho, respeitando os cuidados necessários para evitar que o mal se espalhe, e talvez seja esse o caminho, aprender a cultivar uma sincera amizade, podendo sentir a grande felicidade que daremos a nosso entristecido e muito preocupado coração, podendo sentir a tão quente e gostosa emoção de despertar pela manhã com um sorriso na alma, sabendo que existe lá fora uma paz que acalma...

Seja no transito, na Internet, ou no elevador, vamos cultivar o amor, vamos procurar espalhar apenas amizade, e não alguns vírus, vamos respeitar o direito alheio de viver em paz, como queremos que nosso direito seja igualmente respeitado...

É importante saber desenvolver a Paz, pois só assim o mundo será capaz, de poder viver em paz... É importante diminuir as intrigas, acabando assim com a origem das brigas... É importante que se aprenda a estender a mão oferecendo e recebendo um aperto, de coração, e com amizade na alma...

É importante, realmente muito importante, que se aprenda a amar bastante, pois a verdade nos mostra que vivemos num mundo global, e não devemos nos odiar ou querer mal...

Tudo, seja o bem ou o mal, é como uma avalanche, que começando, não há o que a desmanche... Então, formemos uma bola de neve de amizade, iniciando assim uma avalanche de felicidade, que será benéfico para o bem estar de nossa alma

E se há braços, que sejam muitos abraços, para que tenhamos dias plenos de LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR, podendo respirar e viver em paz e com saúde, fazendo deste e dos demais dias, sempre UM LINDO DIA...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠ Amizade

São pessoas que escolhemos para contar
quando tudo está difícil. São pessoas que te entendem e sabem o que você pensa sem que precise dizer. São pessoas que falam com os olhos. São aquelas que nascem de outra barriga, mas não deixam de ser irmãos. Ter um amigo de verdade é ter certeza de que nunca estará sozinho.

Inserida por JRiggel

⁠Dia 14 de fevereiro, é dia da amizade.

Amizade verdadeira é um bem maior... É aquela que, mesmo passados quarenta anos, ainda nos abraçamos com a mesma destreza...
Amizade é parte de uma ópera singular, espetáculo mágico, que sintetiza a magnitude do comedimento, em nossas vidas...
Ela é uma sinfonia harmoniosa, que se contrabalança nos escorregões, que a vida nos dá... Assim como uma sonata bem interpretada, que chega a nos levar às lágrimas, a amizade é como uma sonata bem definida...
A amizade é uma cantata, que preenche a vida, é uma canção com acordes afinados, que traduz o brilho do nosso cerne, de forma altamente visível... Dentro da amizade, as vozes não se calam, a beleza é deslumbrante, só há flores e perfumes, dentro de amizades verdadeiras...Tudo, ali, é colorido... Mesmo estando distantes, do outro lado, só vamos encontrar alegrias, quando nos encontramos, mesmo tendo passado muitos anos...
Parece que passamos para o outro lado da vida, onde só há, paz e felicidade...
A amizade, é o libreto de uma ópera, em uma apresentação única, emocional...

(Texto de Marilina Baccarat De Almeida Leão)
Escritora brasileira premiada no Brasil e no exterior.

Inserida por MarilinaBaccarat

"Uma amizade perdida,
algo que fará falta
por toda a vida...
Marcial Salaverry"
Pensem nisso...
Ósculos e amplexos,
Marcial

NÃO DEVEMOS PERDER UMA AMIZADE
Marcial Salaverry

Quando se perde uma amizade, é que se pode perceber o quanto a amizade é importante em nossa vida, eis que, apesar de algumas opiniões contrárias com toda a certeza, a Amizade é um bem muito precioso para ser desperdiçada. E ao conquistarmos uma amizade, deveremos sempre procurar mantê-la. Não existe nada melhor nesta vida do que termos por perto alguém em quem podemos confiar, pois é muito gratificante saber que existe alguém com quem podemos trocar idéias numa boa, que poderá ouvir nossos desabafos, e, certamente, que poderá conosco desabafar quando preciso for. Já se falou muito sobre isso, mas sempre é bom relembrar, pois pode ajudar a manter uma amizade. Sempre devemos regar a plantinha com a água da sinceridade, não permitindo que por algum motivo bobo, venha a fenecer.

Por razões que muitas vezes independem de nossa vontade, algumas amizades se afastam, cortando o liame que existia. Podem ser motivos diversos, mormente na Internet. Algum problema com o computador, por exemplo, pode cortar um contato. Alguma dúvida mal solucionada, algum probleminha eventualmente surgido e não esclarecido, pode causar um afastamento, ou até algo movido por interferência de terceiros em certos casos de fofocas que quase sempre acontecem, e que podem trazer problemas, se certas dúvidas não forem devidamente esclarecidas, e assim, por vezes por causa de algum mal entendido, alguém diz "adeus, foi bom enquanto durou", e acabamos deixando prá lá, com o pensamento de que "se ele não quer mais papo, vamos esquecer." E às vezes, essa pessoa está pensando a mesma coisa, e a falta de colocar os pingos nos "is" provoca mesmo o fim de um papo que poderia ter sido muito bom, mas alguém precisaria dar o primeiro passo, e esse passo por vezes custa muito ser dado, por causa de algum orgulho ferido...

Sempre é interessante dizer para uma boa amizade, o quanto ela é importante para nós, pois se não o fizermos, ela não ficará sabendo disso... Talvez sejamos importantes para ela também, e apenas não quer dizer, porque pensa que não desejamos mais sua amizade. E fica assim, cada qual para um lado, quando poderiam estar juntos... Por vezes esse jogo do "deixa prá lá", incomoda a ambos os lados, mas ninguém, quer dar o primeiro passo, e alguém precisa fazê-lo, para que a amizade não feneça. E não custa nada enviar-se um "Oi Amigo, saiba que você é especial para mim"... de vez em quando, mesmo que seja metaforicamente, através de um texto que fale de quanto as amizades podem ser importantes... E assim, para aqueles amigos de longa data, que, sabe-se lá porque não mais se comunicam, que tal dizer um "Oi amigo, ainda não te esqueci, lembro-me de nossos papos, e você?". Dificilmente alguém deixará algo assim sem resposta. Não precisa enfeitar o pavão, nem justificar o porque do seu silêncio, basta quebrá-lo.

Se for uma nova amizade, e que mereça sua consideração, talvez seja interessante fazê-la sentir que dificilmente será esquecida um dia. Não são necessárias palavras grandiloquentes, basta apenas um "Oi criança, gosto de você, sua amizade me é muito importante..." Muita gente não tem essas pequenas atenções, apenas por desejar fazer pomposas declarações, e isso não é necessário, pois a Amizade é algo muito simples, e com simplicidade se declara.

L'Inconnu escreveu algo que me foi passado um dia destes, e foi esse texto me inspirou este artigo, veja que beleza:
"Algum dia você ou ele podem sentir como se realmente não tivessem nenhum amigo, então, você ou ele se lembrará deste e-mail e não se preocupará com isso, pois, lembrará que é querido por alguém e sempre será... Lembre a seus amigos desta verdade, ou seja, que a verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo!!!

É isso aí, amigo L'Inconnu, com certeza uma verdadeira amizade não pode ser apagada pela distância, nem pelo tempo, e como são lindas e verdadeiras essas palavras.
Se alguém sentir-se tocado por esta mensagem, por estar há algum tempo sem comunicação com alguma de suas amizades... Que tal dar o primeiro passo? Que tal dizer-lhes: "Oi amigo, tô com saudade" O máximo que vai acontecer é não obtermos resposta... e daí? Pelo menos ela vai ver que foi lembrada...

Nada melhor do que transmitir a todos amigos, internautas ou não, nossos sinceros desejos de UM LINDO DIA, na esperança de que esse dia possa ser repetido indefinidamente...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠É doloroso demais você se doar tanto pra alguém que não valoriza seu bem querer, sua amizade, seu amor! Precisamos parar de nos entregar tanto a qualquer pessoa que passa pela nossa vida! Se escolhemos tão bem os frutos que vamos nutrir nosso corpo, porque aceitar qualquer migalha de afeto, que só vai maltratar nossa alma?

@JaneFernandaN

Inserida por JaneFernandaN

LAÇOS DE SANGUE

Alguém: filósofo, quanto ao grau de parentesco, o que tem a dizer sobre a amizade, ou seja, como se estabelece essa relação?
Filósofo: que há parentes muito próximos que estão muito distantes. E, também, muitos parentes distantes que estão muito próximos.
Alguém: continue.
Filósofo: Mas, há parente muito próximo e muito distante, que consegue vencer as barreiras e se aproximar. Como, também, há parente distante que nunca irá se aproximar, pois vive em outro mundo, em outra galáxia, a anos luz de distância.
Alguém: profundo. Causa espanto...refletir sobre isso.
Filósofo: Filosofia. A filosofia é espanto, admiração e reflexão.
Alguém: filósofo, por que acha que fiz essa pergunta?
Filósofo: a perplexidade é a condição de quem está indeciso. Percebi em sua pergunta um dilema.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 08/09/2021
10:18h

Inserida por ByAlfredo

⁠Sabe aquela amizade que você tanto ama e muitas das vezes é prioridade na sua vida?
Pois é, nem sempre é recíproco, muita das vezes, essa pessoa que você tanto ama, te taxa como imatura, invejosa, louca...

Aí você se pega, pensando, tudo aquilo que eu fiz, não valeu de nada,toda correria, toda a sua fidelidade, enquanto outros metiam o pau dela pelas costas, você se manteve ali, firme e sempre tentando fazer tudo de diferente para que essa sua amiga, mas do que amiga neh, sua irmã de alma, não se machucasse.
Mais, aí você pega e descobre que toda aquela intensidade, não era tão recíproca.
Você cai na real e vê que toda aquela intensidade era vinda de você e não da outra parte.
Mas a verdade sempre vem a tona, para que você sempre tire uma lição, que sempre seja por você e para você, sempre.

Inserida por LeticiaGodoi

Você e sua amizade

Você foi como uma brisa fresca que me fez respirar novamente, sua companhia é semelhante a de uma mãe que cuida de seu filho, suas palavras tão sabias que até os sábios sentariam para ouvir.
Você é ligeiramente precisa e segura sobre o que fala, fodasticamente incrível.
Amizades como a sua não existem nem na imaginação dos produtores de filmes de ficção. Te amo e para sempre te levarei no coração

Inserida por Tete2021

Distraidamente fiz amizade com o tempo que devagar
me apresentou a felicidade,
num rápido passeio pela tristeza, que por educação cumprimentei.
Em seguida, porque o tempo não para, me fez conhecer um gracioso sorriso que eternizou uma amizade. E quase no finzinho daquele momento numa lágrima deu um tempo para lembrar que existe saudade.

Inserida por andresaut

O VALOR DA AMIZADE
A amizade é um tesouro dado por Deus. É dar e receber atenção e amor, sentir carinho e simpatia por alguém!
Ela leva a pessoa a amar, saber escutar, consolar, aconselhar e compartilhar a vida.
Cultive e preserve as boas amizades como flores raras de um jardim.

Inserida por NeydeCC

" NO QUESITO AMIZADE NUNCA FOI UMA MÁ AMIGA, SÓ UM POUCO AUSENTE. TENHO MEUS MOMENTOS DE SOLIDÃO DE SENTIMENTALISMO, DE ANGÚSTIA, VIVO EM CONSTANTE DRAMA E CONFLITO COM MEU SER INTERIOR EM BUSCA DE ALGO QUE SEI QUE EM DETERMINADAS VEZES NÃO CONSEGUIREI NAQUELE MOMENTO.
VEJO-ME CERCADA DE FALTAS E DE UMA ATENÇÃO QUE SIMPLESMENTE NÃO QUERO MAIS.
QUERO A LIBERDADE ESTÁ BEM INTERIORMENTE, DE TER PAZ DE ESPIRITO DE TER ALEGRIAS,DE CHORAR DE GRITAR DE VIVER PRA SER FELIZ E PRA DAR FELICIDADE".

Inserida por Elezig

quero mas temo perder a amizade...
Quero mas temo magoarme...
Quero mas nao sei se devo...
Quero mas nao sei por onde comecar...
Quero mas nao sei se ela quer...
Quero cada vez mais...e fico ainda mais confuso...
Nao sei se e paixao ou se estou amando...mas sei que estou precisando...
Temo confundir-lhe com essa minha confusao de sentimentos...
Mas sou feliz por saber que esta por perto...

Inserida por douglasfmatsinhe

Oh Skarlett

Saudade é só o que ficou da nossa amizade
Tantas lembranças de quando éramos melhores amigos,
Aprontávamos juntos,íamos para enfermaria só para ficarmos
Juntinhos e agora você pediu para trocar de sala eu
Chorei quando soube que nossa amizade
Não tinha passado de uma ilusão.

Eu concluir o ensino médio fui embora para Belo Horizonte
Realizar o meu sonho de moleque e você em Rodelas
Dizendo está feliz com seu curso de jornalismo
Quando você soube que o garoto a qual você
Tinha abandonado no 6 ano tinha virado uma estrela.

Sábado no CT na véspera do clássico
Recebi uma ligação sua dizendo está arrependida
Dizendo que me amava muito e o que tinha acontecido no passado
Foi um tremendo erro,sair de BH fui para Salvador visitar o meu amor
Chegando lá fui ao seu encontro tudo estava as mil maravilhas até
Eu lhe contar que tinha largado tudo por ela
Então você me colocou para fora de casa.

Eu voltei para BH implorei meu emprego de volta
Conseguir dei o meu melhor treinava todos os
Dias sem direito a descanso esperando uma vaga no time
Titular quando eu conseguir virei artilheiro do Brasileirão
,ganhei a copa do Brasil,a libertadores,fui convocado
Para seleção Brasileira e fui chamado para jogar na Europa.

Nas férias voltei para Rodelas fui ao encontro da minha vó
De carrão, com dinheiro no bolso,bonitão arrasando os corações
e você ai sozinha chorando.

Oh!Skarlett
Oh!Skarlett
Oh!Skarlett

Você me deu esperanças e acabou com o meu coração
Mais não adiantou eu mostrei quem era o verdadeiro fracassado
Que nunca iria realizar o seu sonho ambicioso.
Oh Skarlett

Saudade é só o que ficou da nossa amizade
Tantas lembranças de quando éramos melhores amigos,
Aprontávamos juntos,íamos para enfermaria só para ficarmos
Juntinhos e agora você pediu para trocar de sala eu
Chorei quando soube que nossa amizade
Não tinha passado de uma ilusão.

Eu concluir o ensino médio fui embora para Belo Horizonte
Realizar o meu sonho de moleque e você em Rodelas
Dizendo está feliz com seu curso de jornalismo
Quando você soube que o garoto a qual você
Tinha abandonado no 6 ano tinha virado uma estrela.

Sábado no CT na véspera do clássico
Recebi uma ligação sua dizendo está arrependida
Dizendo que me amava muito e o que tinha acontecido no passado
Foi um tremendo erro,sair de BH fui para Salvador visitar o meu amor
Chegando lá fui ao seu encontro tudo estava as mil maravilhas até
Eu lhe contar que tinha largado tudo por ela
Então você me colocou para fora de casa.

Eu voltei para BH implorei meu emprego de volta
Conseguir dei o meu melhor treinava todos os
Dias sem direito a descanso esperando uma vaga no time
Titular quando eu conseguir virei artilheiro do Brasileirão
,ganhei a copa do Brasil,a libertadores,fui convocado
Para seleção Brasileira e fui chamado para jogar na Europa.

Nas férias voltei para Rodelas fui ao encontro da minha vó
De carrão, com dinheiro no bolso,bonitão arrasando os corações
e você ai sozinha chorando.

Oh!Skarlett
Oh!Skarlett
Oh!Skarlett

Você me deu esperanças e acabou com o meu coração
Mais não adiantou eu mostrei quem era o verdadeiro fracassado
Que nunca iria realizar o seu sonho ambicioso.

Inserida por skalettbiancucchi

Um brinde à você e a nós.... nossa amizade e nossos dias futuros.
Sempre há o que se comemorar, pois a vida nos enche de surpresas,
sejam elas agradáveis ou desagradáveis e, à todas são imagens e paisagens que vamos encontrando ao longo do caminho enquanto avançamos rumo aos nossos objetivos e ideais
Seja o que for...caminhemos sempre e façamos acontecer os motivos de brindes que merecermos.
Um brinde ao dia que se vai, à você à nós...
Bjussss

Inserida por Annnttonious13