Crônica de Despedida de Morte

Cerca de 5624 crônica de Despedida de Morte

Todas as folhas abandonam a árvore
Não porque querem, mas porque chegou a hora
E a árvore precisa deixá-las partir
em sua última dança com o vento
É hora de dizer adeus
e lembrar com carinho de um passado distante
Mais uma roda girou
E a árvore permanecerá.

A natureza vem nos lembrar de como a vida funciona
Que tudo um dia passa, então aproveite enquanto pode
Pois tudo tem o seu tempo de acontecer
E tudo tem seu tempo de acabar
No fim o tempo é curto
e a única coisa que vai restar
São os momentos simples, bobos e felizes
que seu coração conseguir gravar.

Inserida por pitermonteiro

Sem metáforas
Feito menino atrás da bola.
Feito caderno indo à escola.
Feito pipoca pulando na panela.
Feito príncipe na busca da Cinderela.

Toco na pele cheirosa e macia
Da mais inspirada e sensível poesia.
E do verso balançado pela ventania,
Brota sorrindo o mais belo cacho de alegria.

Sigo no sinal verde da vida.
Escrevo uma frase para nunca ser lida.
Bate a angústia intrometida,
Soa o sinal, é hora da despedida.

Inserida por MoacirLuisAraldi

Não dá para negar que a experiência do intercâmbio está sendo incrível apesar de que não nos avisaram de que na metade dele passaríamos pela difícil experiência de nos despedirmos quase que ao mesmo tempo de muitos amigos que só estariam aqui por cinco meses.
Viajar é bom, “salir de fiestas” também. Porém são os relacionamentos mais próximos e profundos, e também os momentos difíceis que mais te fazem amadurecer. Aprendemos muito com eles nesse intercâmbio, muito mais que na universidade, diga-se de passagem.
O que acontece quando você vive com mexicano que “tem cara” de japonês, um alemão que “parece mexicano”, e um francês que não corresponde ao que você tinha escutado sobre um francês? Ou então quando você é um brasileiro que não joga bem o futebol e tampouco sabe “bailar” como os estrangeiros supõem que um brasileiro sabe? Você quebra estereótipos e faz com que os outros quebrem os seus também. Você aprende que as pessoas são quem são independente dos países de onde vêm. Tudo bem, depende da cultura, sim. Mas você se aproxima de alguém ou se afasta não porque é desse ou de outro país, mas porque se identificou com ela.
O que acontece quando você se torna irmão de um francês mais novo que você, de 19 anos, que te dá uma aula de maturidade? Você para e se pergunta: por que eu não posso fazer isso sem esperar que os outros façam primeiro? Por que não posso dar sem ficar esperando retribuição?
E quando você faz um amigo da Alemanha (país desenvolvido, de primeiro mundo) que "comparte" (compartilha) com você sua história e suas dores, suas alegrias e amores? Você aprende na prática a frase que diz “que as dores humanas ultrapassam as divisões de classe e cultura”. Não importa se seu país é rico ou pobre, se você é rico ou pobre, você é ser humano e viver às vezes vai doer do mesmo jeito.
Agora está terminando um ciclo. Doi dizer adeus, não saber se vai ver mais. Mas a gente sabe que a vida é assim, cheia de idas e vindas, chegadas e partidas, saudações e despedidas. A gente tem que se acostumar, dizer para si mesmo “deixa ele ir”, deixá-los partir. Mas na verdade, com despedidas a gente nunca se acostuma. O que a gente faz é se resignar, deixar ir porque não há o que fazer, não podemos aprisionar o outro e impedir que ele siga sua vida. E a gente tem que seguir a nossa também... Ninguém vai estar perto da gente a vida toda. É preciso saber deixar partir, abrir mão, desapegar-se. Vai haver dor, de qualquer maneira, então o que se há de fazer é chorar, viver o luto e conviver por algum tempo com o vazio da despedida. Até que finalmente a dor passa e estamos abertos para viver novos relacionamentos, conhecer novas pessoas, e deixar que os novos amigos conheçam, através de nós, através do que a gente carrega dos que se foram, um pouco da personalidade deles também, que um pouco já se tornou parte da nossa. Um pouco do trejeito, ou uma frase que eles falavam e a gente não esquece e já toma como nossa, a forma de se vestir, de sorrir, quem sabe... E aí o ciclo recomeça.

Inserida por samirsenna

Antes de sair do Brasil e me meter nessa aventura inimaginável em minha vida, assisti a uma palestra sobre autodesenvolvimento em que a psicóloga dizia que fazer um intercâmbio era como amadurecer cinco anos em um. Agora, faltando menos de dois meses para que eu volte pra casa, tenho que concordar com ela.
Esse semestre conheci pessoas especiais como no primeiro semestre. E umas das mais especiais eu conheci um pouco menos de dois meses antes de que eles voltassem para o país deles, Romenia. Talvez eu os tenha conhecido um pouco tarde. Mas pode ser que, se os tivesse conhecido antes, a amizade não teria sido tão boa como foi. Sabe aquelas pessoas que você conhece e com as quais em pouco tempo você se identifica e percebe que com elas você não precisa fazer esforço para fingir ser quem não é, e a amizade flui, e cada um acaba buscando a companhia do outro natural e reciprocamente? De modo que você se expõe, se torna vulnerável, mostra o que você tem de pior, e isso, em vez de te distanciar delas, acaba te aproximando? Então, minha amizade com eles foi assim, até que um mês e meio depois que os conheci, eles foram embora.
Porém se tem algo com que eu me resignei nesse intercâmbio é a dura verdade de que viver é despedir-se. Despedir-se do dia que passou, do amigo que foi e não volta, despedir-se da gente mesmo, de quem a gente era e agora já não é mais. Despedir-se da cidade da qual vamos embora e pra qual não sabemos se regressamos. Até que um dia chega a última despedida, que é o dia em que a gente tem que se despedir é da vida mesmo.
Mas viver também é reencontrar-se. Reencontrar-se com um amigo que há muito não se via. Reencontrar-se com a família que saudades de você sentia. Reencontrar-se com sua cidade natal, de onde você quase nunca saía até que uma experiência de intercâmbio te força a sair dela para, quem sabe, saindo da zona de conforto, você possa reencontrar-se consigo mesmo.
Ao voltar para o Brasil em algumas semanas, vou reencontrar minha família e amigos e vou precisar de muito tempo para tentar passar pra eles o que foi esse intercâmbio, mesmo sabendo que só saberão mesmo o que é um quando fizerem um. Vou ser cuidadoso, vou tentar não transformar tudo que passou em um conto idealizado, vou dizer que conheci lugares novos, pessoas especiais, fui a festas divertidas, mas vou dizer também que às vezes foi difícil, sabe, que tive momentos de estresses, momentos em que queria voltar para o aconchego da casa dos pais, voltar a comer a comida da mãe. Ou momentos comuns, em que não tinha nada para fazer, ou não queria fazer nada, e ficava “aburrido” (entediado) em casa navegando na internet. Que teve momentos que comparei o Brasil com os países da Europa e disse que queria viver aqui para sempre e outros momentos que achei que tudo no Brasil era melhor e queria voltar logo para casa.
Estou ansioso pelo reencontro. Pela troca de experiências, por saber também por quais dificuldades passaram durante esse ano e quais alegrias tiveram. Um reencontro com quem já não são mais os mesmos, ainda que o sejam. Eu também não sou o mesmo, mesmo que seja. Cinco anos mais maduro, embora só tenha passado um ano fora. Eles, também mais maduros, ainda que tenham passado no mesmo lugar.

Inserida por samirsenna

Importante mesmo é que os dias passam, é saber deixar partir tudo aquilo que não quis ficar, ter o coração aberto, saber perdoar.

Enquanto tiver só a ti para lembrar, a solidão me bastará como companhia.

Disseram-me que felicidade não é um porto, e sim como se viaja.

Deixo-me ir…

Inserida por ricardocavallcante

Aproxima-se o fim de mais um capítulo da sua história, e o que há para ser dito exatamente? Que valeu por tudo o que já se viveu e pelo que ainda se viverá. Sim, viverá, pois há páginas e mais páginas a serem escritas. Ora repletas de alegrias e dissabores, ora repletas de obstáculos intransponíveis ou não..
Mas é certo de que a vida, meu caro, é uma alegoria que depende mais de você do que das eventualidades da vida para ser legitimada.
Há uma vastidão por aí afora esperando por você, pela vida, por suas escolhas. Vida que é tão fugaz e que precisa ser vivida tão intensamente, quanto saboreada delicadamente.
Apresse-se! Vá para a vida! Vá com todo o seu coração. E até um dia, quem sabe.

Inserida por VaniCrist

Não quero nada de sofisticado,
quero sorver todas as coisas simples da vida.
Pequenos instantes me encantam,
um olhar, sorrisos sem graça, mãos que se encontram,
sussurros ao pé do ouvido,
um abraço forte de despedida e o outro de bom dia.
Não quero o mundo inteiro
me contento se tiver apenas você!

Inserida por RenataaNunes

Estou indo para a Guerra

Estamos em uma estação de trem
Espero por aquilo que poderá levar para o meu fim
Em minha mente nada mais tem
Queria muito ficar, mas isso não depende apenas de mim;

Estamos aqui, cara a cara
Parados, sem nada dizer
Enquanto a chuva cai e molha minha mala
Penso se conseguiremos viver;

Fomos treinados nos campos de batalha
Aprendemos muito bem a atirar,
Mas minha emoção é falha
Não fui treinado para te deixar;

Não sei me despedir de ti
Nunca fiz questão de aprender isso
Mas, meu bem, eu preciso ir
Isso é um dever dos homens, não apenas um compromisso;

Estou indo para a Guerra
Mas desejando um dia vivo voltar,
Estou indo para a Guerra
E te deixo aqui, com muita dor, a me esperar;

Estou indo para a Guerra
Vou em nome da nação,
Estou indo para a Guerra
Levam-me o corpo, mas fica-lhe meu coração.

Inserida por crischarles

ADEUS

Será que sei alguma coisa da vida?
Despreocupado com resultados
E dali você sempre foi
o primeiro a sorrir

Escondendo a dor
Da luta contra a solidão e tristeza
De uma pessoa boa
Que mesmo no escuro, enxerga a beleza

Do pouco que sei
é que não foi fácil
te pedem pra ser feliz
para esconder aquela cicatriz

E o que pude fazer pra ajudar
ajudar a lutar
contra a solidão?
nessa vida, o que é a felicidade?
não é dinheiro, nem o luxo
apenas algo vazio
que o inventor não traduziu

Assim como a noite sequestrou
A beleza da cidade
Assim como a vida se fechou
Para quem busca a própria identidade

Do nada que sei
é como você se foi
Até a próxima vez
não será mais só um mês

Inserida por Waitforalight

Curta trajetória

Momentos mágicos vivi,
tudo perfeito, amor senti,
sonhei me unir a ti,
medos e conceitos vi,
com tudo isso sofri.

Difícil sorrir agora,
perdido estou a toda hora,
em claro esperando a aurora,
sentimento que queria fora,
que não sentia a outroras.

O que fazer para minimizar,
um coração despedaçado que está,
pensar em solidão será,
companheira concretizará,
coração vazio ficará.

É um dilema entender,
o que fiz para perder você,
fugir não é o melhor a fazer,
você precisa entender,
combinamos pode crer!

Por isso te deixo agora ir,
um mundo desbravar, pode partir,
tenha certeza que estarais em mim,
te amo, muito, não preciso mentir,
sempre que precisar, estarei aqui.

O valor da descoberta pode ser caro,
as oportunidades podem ir por ralos,
fiz de tudo, me arrisquei empolgado,
não me arrependo, pois estou vivo,
só não mudarei como me dedico,
a você, e replico,
te amo muito, eu preciso.

Inserida por ChristianSantos

Hoje olho para você como a coisa mais linda e perfeita do mundo. Me pergunto se estou fazendo a coisa certa em ficar com você e te fazer aguentar essa pessoa que eu sou. Eu sou uma tempestade sem fim e você é a única que me acalma no meio disso tudo. As vezes tento fazer com que você vá embora e pare de sofrer com esse erro, mesmo depois de me ouvir e ver fazendo coisas que te magoam profundamente, você procurou entender meu lado como ninguém mais fez ou algum dia vai fazer. Tenho medo do dia da sua partida chegar, não consigo imaginar minha vida sem a sua presença apesar de querer que você pare de sofrer.

Hoje estou aqui confessando algo que nunca teria coragem de falar para você olhando para os seus olhos. Hoje estou aqui pra dizer que te amo.

Inserida por sipsxxx7

O adeus a um amigo

Nunca estamos preparados para o fim
Mesmo sabendo que ele chegará um dia
O último adeus é sempre tão difícil
Na despedida de um amigo querido
Você sempre lutou pela vida
Dia a dia resistiu como pôde
Fazendo de cada tentativa um suspiro
Um sopro de energia até o fim
A batalha foi muito dura
Quantos sacrifícios foram feitos
No corpo, as marcas dessa luta
No coração, a vontade de querer viver
Os amigos sempre deram forças
A cada encontro, a alegria no rosto
Os abraços fortes e calorosos
As histórias do passado que os uniu
Todos nós iremos algum dia
Até lá, só restou a saudade de você
Você sempre estará em minha memória
A pessoa que você foi para mim.

Inserida por ivanildo_sales

⁠Estava te buscando sem obsessão de ter,
apenas intencionando sentir.
Descobrir teus medos, tuas afeições.
Te conhecer além da minha projeção!
Andava esbarrando em tudo que te lembrava.
Deixando os meus sentidos,
talvez isso te alcança-se,
para sanar minha irritação.
As palavras travavam a garganta,
onde eu evitava o medo.
E eu mulher feita,
sei o que pesa em minhas definições.
De quantas voltas é feita a vida?
Da mesma quantidade de reviravoltas.
Nossa coisa que não tinha nome,
foi amor em cada significado.
Meu querer sem posse,
intentava te incendiar.
Nesse elo sem aperto!
Já nem desejo regresso,
em caminho reverso,
te deixo e esqueço.
Causei teu caos interior,
acionei teus instintos,
te irriguei para futura afloração.
É certo aqui, nada restou,
daquele suspiro sem nome.
Tuas dúvidas nos trouxeram tantos talvezes,
que hoje te asseguro o meu nunca mais.

Inserida por TatianaGraneti

⁠Digo hoje um adeus, até logo, até breve,
Para um sentimento que tão pouco se descreve,
Mas quem nunca errou na vida,
Que abra a boca e me deprede.

Eu só espero que algum dia me perdoe,
Perdoe a minha falta de coragem,
E se o nosso "para sempre" durou apenas
Um filme curta-metragem.

Inserida por RSantosdemelo

Tem gente que quando passa por nossas vidas... Muda tudo, e vira nossas vidas de perna pro ar.
Você chegou de mancinha, e sem perceber foi ganhando espaço no meu coração.
Espaço de amizade, carinho e respeito.
Do mesmo geito que você chegou assim derrepente, também foi embora como a chuva de verão. E a sensação que ficou, foi de quem perdeu um amigo de infância que viajou pra uma cidade bem longe, e nunca mais vai voltar.
Hoje pela madrugada tive uma conversa séria com Deus.
E nessa conversa pedi a Deus, com muito clamor! Que realize todos os seus sonhos.
Pedi a Deus que cuide de você,
Da sua família,
E dá sua afilhada...
Afilhada que você ama tanto!

Você fala da sua afilhada com tanto carinho e intensidade, que mesmo sem conhece_la, foi fácil perceber a química e o carinho que rola entre as duas.
Foi incrível, a cesta de docês que você fez pra ela. Percebi que ali tinha tanto carinho, tanto amor, que os meus olhos se encheram de lágrimas, com a forma carinhosa que vi, que você cuidava da quela cesta feita com muito orgulho e dedicação.
Se um dia você estiver triste, precisando de um amigo, estarei sempre por aqui.
Mesmo que seja pra te contar uma piada sem graça, pra tentar de vê sorrir.☺

Robson Ambv

Inserida por RobsonG1

⁠Querida, os dias não são os melhores sem você mas sigo em frente, mesmo com a saudade apertando e sufocando o meu coração (o qual já não bate tão forte com vigor).
A saudade acabou virando a minha doença e o meu remédio seria você, mas só de lembrar que você se foi, o meu coração transborda de lembranças e escorre nos meus olhos e cada gota que cai é amor que eu sentia e sinto por você até nos piores dias da minha vida.

Inserida por andreydinix

⁠Se eu soubesse
Ohh se eu soubesse que aquela era a última vez... eu teria impedido a sua partida.
Se eu soubesse que aquele era o nosso último abraço eu teria te apertado mais forte.
Se eu soubesse que aquela era a nossa última conversa eu teria dito o quanto te amava e era importante pra mim... eu teria te dado motivos paravocê querer ficar...
Se eu soubesse que aquele era o nosso último toque eu teria me sentando ao teu lado e te encheria de carinho.
Se eu soubesse que aquela seria a nossa ultima foto juntas eu teria tirado muitas mais só para eternizar aquele teu sorriso.
Enfim... se eu soubesse naquele dia que eu iria te perder para sempre eu teria ido mais vezes ao teu encontro.
Mas eu não sabia... e por não saber eu não te abracei como deveria, eu não falei o que você tinha que saber, eu não cuidei de você como você merecia e eu não te amei como você precisava.
Nunca saberemos quando será o dia do "é tarde demais" e infelizmente pra mim foi nesse dia que eu percebi, que eu pude sentir a falta que você faz.
De você nunca me esquecerei pois guardarei todas as lembranças, todos os momentos juntas, todos os segredos compartilhados... enfim cada pedacinho que existe de você estará sempre guardado com todo carinho no meu coração.

Inserida por Leidy

Cansado...
Cansado de pensar
De pensar o amanhã, que nunca chega;
De pensar o passado que não posso apagar.
De pensar no presente que parece não passar.
De pensar a mente fervilha.

Cansado de olhar...
De olhar o mundo, que muda a todo instante;
De olhar gente que passa, que não para;
De olhar gente na praça
Desocupada
De férias
De folga
Procurando o quê fazer.

Cansado de escutar
De escutar ruídos da rua;
De escutar gritos de lamentos,
De escutar gemidos...
Cansado de ouvir alegres cantos.

Cansado de ser vaidoso
De contar dias vantajosos, sopros...
De viver como não fosse morrer,
De esperar a noite chegar
De desejar o amanhecer...

Cansado da guerra...
Cansado da paz
Do sossego, do apego as coisas
Cansado da liberdade
Cansado, cansado...
É a hora de voltar pra casa.

Inserida por regismeireles

“Dia de luto de um amor”
Esse dia marcará nossa história, primeira vez que realmente eu me despeço de você, Despeço-me de um amor não correspondido; um sonho que nunca se realizou; Despeço-me de toda esperança que havia até hoje; despeço-me do homem apaixonado que fui; despeço-me do amor que sinto e que nunca encontrou moradia segura; Despeço-me das lágrimas cotidianas que presenteava meu travesseiro por muitas noites; despeço-me do encantamento que provocava seu cheiro quando eu lhe abraçava; despeço-me do despertar da libido que teus beijos proporcionavam; Despeço-me da história triste que foi correr atrás de alguém que nunca quis nada sério;
Despeço-me da obrigação de ter que concluir a travessia dessa história; nessa caminhada eu me nego a continuar caminhando sozinho; pois se caminhei até aqui foi movido pela a esperança de lhe convencer de que ao meu lado era o melhor lugar...
Despeço-me como um homem que fui, pois esse não encontrará mais em mim;
Anos a fio, de solidão, tristeza, depressão e pobreza de espírito; enfim hoje é o dia da partida do homem que eu fui.
Morri acreditando, morri indo atrás, morri sonhando, dormindo num mar de tristeza profunda, submerso de quebrantadas lágrimas de dor, com o duro e amargo peso do seu orgulho...
Embora que seja tragado pelas profundezas do esquecimento, no fundo o que restará nesse oceano de possibilidades serão os fragmentos de todo o amor que me despeço nesse dia... Em breve com o coração renovado possa usufruir das maravilhas de uma nova vida...

Agradeço-te, lhe ausentando de todo o julgo, pela a coragem de colocar um fim em tudo, algo corajoso que eu jamais conseguiria fazê-lo. Agradeço-lhe pelos os momentos bons vividos, sua fiel paciência, sua doce gentileza... Grato a você e por tudo o que você representa para mim. E como um ”Adeus” nesse último suspiro dizendo-te: Eu a amo!

Obrigado por você ter existido na minha vida e por me fazer buscar sabedoria!
A você todo o meu respeito e admiração
O relacionamento foi enterrado, porém somos pai e mãe, lutando para fazer nosso filho crescer sabendo que será amado por nós dois, mesmo em famílias diferentes, mas será amado, e que seu primeiro ensinamento que estamos dando a ele é que o amor não compensa se for um via de mão única, que não compensa correr atrás e sim correr junto... Somos os principais mestres dos nossos filhos, que Deus nos dê sabedoria de fazer isso de forma que eles aprendam e ensinem também.

Cuida-se, conte comigo sempre que precisar e quando mais precisar eu estarei lá!

Inserida por deutes_oliveira

Não há mais de voltar...
Vento frio soprou...
Firmamento abriu...
Sob lágrimas do céu...
O poeta partiu...

Vontade do Supremo se fez...
Infinitamente...
Sempre...
Mais uma vez...

Anjos entoam cânticos alegres...
Uma nova estrela no firmamento a despontar...
Mas, para nós que aqui ficamos...
Sobrou pranto a rolar...

É difícil suportar...
A despedida de quem nunca mais voltará...
No contar das horas em que não mais estará...
Ficam as lembranças de quem muito soube amar...

O tempo passa...
E no vazio do peito...
Quando o silêncio muito diz...
Compreendemos que foi feliz...

Partiu amando...como quiz...



Sandro Paschoal Nogueira