Crença
"Fé". Essa palavra, tão simples e profunda, carrega consigo a crença em algo maior, a confiança de que há um propósito para nossa existência. A fé nos guia, nos sustenta nos momentos difíceis e nos inspira a viver com esperança e amor. É a luz que ilumina nosso caminho, mesmo quando tudo parece obscuro. 🙏
Psicólogos não dão expediente em igreja, teólogos sim. O que dá a entender, é que talvez crença seja algum tipo de psicopatologia ainda não diagnosticada ou catalogada, e o lugar vira um hospício ou manicômio.
Misticismo
Misticismo é uma crença ou fé, que está fundamentada (Apoiada), por mitos Falsos ou Verdadeiros. Ela é sempre uma crença mística. Ela dá origem a um certo misticismo.
"A mais ilusória das ilusões é a crença cega em si mesmo, uma forma de alienação disfarçada em autoconfiança."
(ver Provérbios 16:18 e Mateus 23:12)
Não tem sentido isso porque mitos, lendas e superstição é uma crença sem noção ou baseado na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas, crença em presságios e sinais, originada por acontecimentos ou coincidências fortuitos. Deuses nao existem
Não tem sentido isso porque mitos, lendas e superstição é uma crença sem noção ou baseado na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas, crença em presságios e sinais, originada por acontecimentos ou coincidências fortuitos.
Entendo que você está questionando a validade das crenças em mitos, lendas e superstições, e isso é um tema interessante para reflexão. Muitas vezes, essas crenças podem ser baseadas em tradições culturais ou experiências pessoais, e para algumas pessoas ainda carentes de uma poderosa figura paterna, elas têm um significado importante por ser uma verdade somente de seus rebanhos. No entanto, é sempre saudável questionar e avaliar criticamente nossas crenças para garantir que elas estejam alinhadas com a razão e o conhecimento atual.
O capitalismo inculte na cabeça do homem a falácia da liberdade e atribui de ao mesmo a crença de que o insucesso é oriundo de sua incompetência, ignorando o meio, a ausência de oportunidades e a falta de infraestrutura. Com essa ideia incorporada pelo individuo social, o mesmo aceita como natural o seu fracaso e se culpa de nao ter feito diferente, e por isso, se nega quanto ser crítico ao sistema que o oprime.
Não existe nada que já aconteceu que poderíamos mudar,.... Sempre vamos segurar a crença que poderíamos termos feito melhor.
"Não há redenção para quem se leva demasiado a sério, para quem se enclausura na crença depravada de que serve de exemplo intelectual, moral, artístico ou religioso a terceiros. Os melhores exemplos humanos são espontâneos, têm algo da naturalidade da chuva que cai sem dar outra notícia de si que o cair. A genuína boa fama de um homem provém das coisas relevantes que fez, e não das que fez encarecendo-as com a língua do louvor dos próprios feitos, do auto-enaltecimento despudorado. Em suma, o mérito de qualquer ação humana é ela mesma, assim como a virtude do tiro de um caçador é matar a caça, e não o estampido da arma com que atirou para matá-la".
A fé cristã é a crença central no cristianismo, fundamentada na confiança em Deus e nos ensinamentos de Jesus Cristo. Ela envolve acreditar em Deus como Criador e Salvador da humanidade, aceitar Jesus como o Filho de Deus que morreu e ressuscitou para redimir os pecados do mundo, e seguir seus ensinamentos conforme descritos na Bíblia. A fé cristã também inclui a esperança na vida eterna e a prática de amor, perdão e serviço ao próximo, sendo vivida tanto de forma pessoal quanto em comunidade.
Ela é considerada um dom de Deus e um relacionamento de confiança e obediência com Ele. Como diz em Hebreus 11:1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." Ou seja, a fé envolve crer no que não é visível, mas que é certo pela confiança em Deus
Criança sem crença, jamais cresce ou envelhece; vive na eternidade do agora, enquanto os adultos se perdem no tempo que nunca chega.
A Minha Religião
Alguém me perguntou qual era a minha religião? A minha crença? Aí eu disse a minha religião humana não é nenhuma! Mesmo nenhuma! Porque ao crer em algo humano, deixo de crer em Deus. De católico a protestante; ou seja um poder institucional, somente me afasta de Deus. Aí eu ainda disse, é necessário que essa instituição deixe de ser instituição para se ligar a Deus e seguir os seus valores. A minha religião é Deus e tem o nome de Jesus Cristo.
Antes de eu ser de uma religião (que neste momento não tenho nenhuma), Foi Deus que falou; aquele que é, era e virá falou-me ainda em criança. Foi ele que se foi revelando a mim, até hoje que tenho 61 anos de idade. Não é por uma igreja que ele se revelou a mim.
Por uma igreja às vezes sinto, que ele fala, mas outras vezes, quem fala é o homem no seu querer e seu efetuar. A igreja só tem valor, se se dirigir no poder de Deus (Evangelho - Fruto do Espírito, Amor). Se a igreja segue a Bíblia, não como letra, mas como espírito. Porque a letra mata, mas o espírito vivifica. Não minha experiência pessoal eu afirmo, se eu fosse crente religioso, não era nada! Mas quem me sustém é Jesus Cristo que vive e virá.
Ele sim está comigo, quando eu leio a Bíblia. Ao le- la, é ele que fala comigo. Por isso a minha religião é o Deus real-Jesus Cristo.
Mantenha a crença de que é possível transformar seus sonhos em realidade. Quando temos determinação, as coisas se desdobram da melhor maneira possível.
Livro: O Respiro da Inspiração
"A prosperidade começa com a crença de que você merece mais."
Trecho do livro Dinheiro: Mudando a Mentalidade de Escassez Para o Sucesso Financeiro, autor Pedro Estigarribia.
A natureza incerta de tudo cultivou em mim resistência a uma crença maior que me tirasse do papel de ser breve, material e fortuito. Até que compreendi que tomar algo como verdade é uma forma de mitigar a exaustão de uma existência tão probabilística, não torná-la certeira.
