Conversa com as MÃes
O silêncio diante de uma pessoa
sem tato e que sempre te causa um dano quando conversa contigo é uma
das maiores fortalezas do mundo.
O seu tom de paixão
na conversa mexeu
com o meu coração,
A poesia da estrada
será por nós escrita,
O meu consciente
e o inconsciente estão
na palma da tua mão.
Sou de muita
pouca conversa
ou quase nenhuma,
Embora eu seja
repleta de poesia,
Quem me conhece
sabe que sou uma ilha.
Da minha ilha vejo
o mundo onde todos
nós podemos ser
diferentes em tudo,
Ninguém é obrigado
a concordar com tudo.
Eu e você podemos
ora concordar ora discordar,
Só não podemos nos desumanizar
e afastar da nossa consciência
a possibilidade dela ser a maior obra,
porque de nós só ela é a senhora.
Sorvete de Guabiroba
Um sorvete de Guabiroba
para refrescar o paladar,
conversa carinhosa para alegrar,
ter você para acarinhar,
Não existe coisa melhor
para sonhar e na vida para amar.
Metapoesia
A conversa na Via Láctea
entre a Lua, o Sol,
as estrelas e o tempo
pode ser entendida
como poesia para quem
sabe interpretar,
A poesia que é capaz
de falar sobre poesia
é metapoesia a se explicar.
Que este diálogo interno sirva para me lembrar de que nasci para ser feliz. Que esta conversa me acorde deste sono profundo em que me encontro e me leve para um lugar chamado Nirvana.
Netinho, curioso, pergunta ao seu vô:
— Vovô, por que você conversa com as estrelas e lhes dá nomes?
Resposta:
— Como as estrelas estão aqui e em todos os lugares do universo, são minhas mensageiras e, para não parecer mal-educado, eu as chamo pelo nome.
Mensageiras?
— Sim, elas levam minhas mensagens para aqueles que o vovô tanto gostou e amou, mas que partiram para muito longe.
E você recebe resposta vovô?
— Sim, melhor que no WhatsApp: diretamente no meu coração.
CONVERSÊ BÍBRICO
Demétrio Sena - Magé
Na longa fila do banco, a conversa entre dois idosos evangélicos, aparentemente conhecidos um do outro, estava bem animada:
- Paz do sinhô, irmão! Faz tempo que nóis não se vê!
- A paz, irmã! Sube que a sinhora tá com netinho novo! É home, né?
- isso, irmão! É um varão abençoado!
- Qual é o nome dele, irmã?
- É bíbrico, irmão; quero vê se o sinhô adivinha!
- Hum... é Jusé? Sadraque? Abidinego?
- Não. Vô dá só uma dica. É o nome da pessoa que botô os animá na arca de Noé!
- Aí a sinhora já disse! O nome dele é Noé!
- Noé? Não, irmão! O nome dele é Abraão! Foi Abraão quem botô os animá na arca!
- Não, irmã; foi o Noé mermo; ajudado pela famía!
- Nada disso! Eu sô professora da escola dominicá! Sei o que tô dizeno!
- Irmã, me adescurpe; mas acho que a sinhora tá inganada...
Foi, não foi; não foi, foi; parecia o poema OS SAPOS, de Manuel Bandeira. O diálogo foi esquentando, com ambos querendo saber mais que o outro, até que um senhorzinho franzino, enfiado em um terno laranja e com cara de veterano em assuntos "bíbrico" resolveu entrar na questão.
- Os sinhores me adescurpe; mas os dois tão errado. Não foi Abraão nem Noé quem botô os bicho na arca.
- Uai; mas entonce quem foi, se não foi nenhum deles? - Perguntou a mulher, com ares de muita indignação.
- É, eu tomém quero sabê; proque agora fiquei na dúvida. - Desafiou o outro.
- Foi Pilatos, meus irmão na fé... ocês tomém são invangélico, num são?
- Somo sim. Somo - Respondeu a mulher -; mas fala, irmão. Eu nunca sube dessa; que foi Pilatos quem botô os bicho lá.
- Eu tomém não; mas o senhô tem arguma prova? Prova mermo? Bíbrica?
- Os dois pense comigo: quem a Bíbria disse que lavô as mão? Num foi Pilatos?
- É; isso foi, mas... - A mulher tentou questionar.
- Pois entonce, meus irmão! Se Pilatos lavô as mão, foi proque as mão ficô tudo suja, de tanto animá que pegô!
- Agora o sinhô pegô nóis.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Quando a alguns anos em conversa com um experiente e antigo mecânico da aviação civil no norte do país, fiquei surpreso quando ele me afirmou que o arame, a fita crepe e o durepox eram itens indispensáveis para solução imediata dos maiores problemas urgentes das aeronaves em uso e circulação sem a devida manutenção sobre os céus do Brasil.
Toda conversa com pessoas inteligentes e equilibradas, geram bons frutos, por que eles falam e escutam passivamente, todas as idéias e opiniões contrarias. Afinal por liberdade, cada um tem seu ponto de vista.
Quando se vive na luz, não existe a solidão. Existe sim a boa conversa intima, a reflexão e a melhor companhia de si mesmo.
Momento
Ah, aquela boa e leve conversa
Aquele riso solto que o tempo passa
Tão bom, gostoso sem nenhuma ameaça
A vontade de ali ficar
Falando, ouvindo e sentindo
Sentimento que não sei explicar
O diálogo compreensivo
Nem sempre tem sentido
Motivo de um belo e sincero sorriso.
Elenir Cruz
Origem do Dia das Mães
A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todo, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
“Não foram dias felizes”
“Enterramos FILHOS, MÃES, PAIS, IRMÃOS, AMIGOS, NOIVAS, AVÓS”
“Os relógios batem, mas o tempo não passa”;
“O sol nasce, o sol se punha, mas a sombra permanece;
“Onde já houve som, agora só há o silêncio;
“O que foi inteiro, agora jaz em pedaços;
“O tempo não passa;
“O tempo não passa;
“E o tempo não passa”
“Não são dias felizes”
“O Tempo não Passa...
byJUSE
"As mães são os anjos que Deus escolhe para cuidar de cada um de nós"...Bem mainha, o que tenho a desejar para vc é obrigado por ser essa pessoa tão maravilhosa q vc é e sempre será na minha vida,afinal,não sei o que seria de mim sem você na minha vida,não consigo e nem quero imaginar, pois vc é tudo p mim.Hoje é um dia especial p vc, pois a 43 anos atras,Deus estava pondo no mundo uma pessoa muito especial e querida, sinceramente não sei nem por onde ir kk...Bem, com vc, aprendi a ser uma pessoa melhor, mais completa, feliz, solidária e batalhadora.Desejo as maiores bênçãos de Deus para você, a mulher mais bonita e especial do mundo <3,não tenho como explicar o quanto eu amo a senhora pq não ha margem para isso <3.Não trocaria vc por nada nesse mundo,pq vc é a coisa mais valiosa que um ser humano poderia querer, afinal uma mãe que participa ativamente da vida de um filho não tem coisa melhor <3.As vezes você é chata, mas sei que é para o meu bem, que vc quer apenas que eu seja uma pessoa melhor(o que eu sempre estou tentando fazer)...Você é tudo isso e muito mais, amo mto vc <3 <3 <3,que Deus possa te dar em dobro tudo de bom que você tem dado para mim durante todos estes 17 anos de minha vida,Feliz Aniversário!Amo vc incondicionalmente, para toda minha vida <3, TE AMO MINHA VÉIA! <3 <3 <3
( Dedicação a minha querida mãe, Amelia,pois é aniversario dela)
MINHA FRASE 0531
O que tenho visto é que a maioria que se vende como humilde ou exige humildade dos outros é tudo conversa fiada...
Nós não nos encaixamos bem, somos apenas nós mesmos
Eu poderia aceitar alguma ajuda
Para sair dessa conversa
Você está linda, querida, então não faça essa pergunta aqui
Este é meu único medo, que nos tornemos
Pessoas bonitas
Para se ter uma boa comunicação quem fala deve usar palavras de entendimento fácil para quem ouve, do contrário estará apenas fazendo barulho.
- Relacionados
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Mensagem de Dia das Mães para celebrar esse amor incondicional
- 78 frases para o Dia das Mães que emocionam e demonstram carinho
- Textos em homenagem às mães para expressar carinho, amor e gratidão
- Mensagens para todas as mães (homenagens emocionantes)
- Pensamentos para o Dia das Mães para refletir e celebrar
- Versos para Mães
