Conto Amor de Clarice Lispector
Amar é brigar hoje e dois minutos depois estar bem, é falar do mesmo assunto todos os dias sem ser aborrecido, é olhar sempre pela mesma pessoa e achar que ele (a) está cada vez mais bonito (a), é encontrar sentido em coisas incomuns, é doar tudo de nós e algo mais, é estar zangado sem deixar de fazer o agrado, é praticar sempre a nobreza da afeição continua, é transformar as críticas em elogios, é conservar o fogo da simpatia para que a chama da paixão nunca se apague.
Na vida as Alegrias são como uma rosa a desabrochar, uma fruta a amadurecer, transforme sua vida em alegrias constantes, esparramado amor aos que de ti se aproximarem. Viva pensando na energia que rege o mundo, e na quantidade de amor que é capaz o ser humana de trasmitir apenas com seus pensamentos. 14/04/1994
Queria escrever algo lindo especialmente para você. Como posso colocar em palavras o que sinto dentro da alma? Como posso transformar em versos... Transcrever um amor tão imenso no limite de linhas? Amor deve ser olho no olho, silenciosamente no beijo de despedida, entre um adeus e outro, engolistes as palavras minhas.
No final, não passou, seguiu o caminho, cruzou a ponte, remexeu nos cabelos, sorriu lindamente, falou tranquilamente, refletiu em minha frente...Assumiu a proporção universal, e uma galáxia pairou no olhar, um sistema se manifestou no pulsar do coração e eis um grande amor. Não passa o que é real, imenso e intenso.
Ela abaixou o livro e veio onde eu estava, perto da lareira, e colocou os braços em volta de mim. Era difícil saber em que pé as coisas estavam. As pessoas dizem que o amor fica manchado por uma diferença tão grande quanto a nossa. Eu não sabia ao certo se os sentimentos da Srta. Sarah vinham do amor ou da culpa. Eu não sabia se os meus vinham do amor ou da necessidade de segurança. Ela me amava e tinha pena de mim. E eu amava e usava a Srta. Sarah. Nunca foi simples. Naquele dia, nossos corações estavam puros como jamais estariam.
Vivemos do nosso jeito mesmo: louco, bobo, doido e idiota, criando nossa própria história que não se sabe de onde brota, mas esse amor é grande. Gigante como um abraço e lindo como o pôr do sol. Engraçado como um palhaço e quente embaixo do lençol. O importante é ser feliz, com a pessoa que escolheu, amando um ao outro eternamente, seria seu apogeu
Desde que te conheci, jurei a mim mesmo lhe amar sempre, de certa forma as coisas não deram certo, sabe, sou mais frágil do que pareço, estar sempre cheio é o que me deixa vazio, não é que meus relacionamentos não dão certo, eu fujo deles, me escondo de toda demonstração de amor possível, não me vejo em uma relação, não me vejo sendo amado, não consigo imaginar alguém gostando verdadeiramente de mim, não quero me magoar, então por toda minha vida até o ponto que te conheci, eu não queria ter relacionamentos, mas com você parecia tão menos complicado, tolo fui, de achar que você sentiria o mesmo, me desculpe
Me pego pensando em você todos os dias, sinto falta de algo que nos nunca tivemos, sinto vontade de abraçar alguém que rejeitaria meus abraços, nenhuma pessoa é como você, com tanto amor que tenho para lhe dar, não entendo o motivo da sua rejeição, não entendo o motivo de tenta fingir que eu não existo, de tentar acabar com qualquer semente que eu tente plantar em seu coração, você com certeza tem motivos para não querer me amar, já se machucou, os seus amores não foram muito justos com você, não teve um encontro com a reciprocidade, eu entendo, mas eu não sou assim, eu gosto de amar as pessoas de fazer elas se sentirem bem, me doo pelo sorriso de quem amo, se você me desse uma oportunidade eu não tu não iria se arrepender, sei que você se sente horrível as vezes, mas se pudesse se enxergar com os meus olhos, se pudesse se ver da mesma forma que eu te vejo, você perceberia o quanto é maravilhosa, quero dividir meus sonhos com você, quero envelhecer com você, mas graças a você e a todo seu medo estupido e negação a única coisa que posso fazer é matar meu sentimento, pois sei que se eu sumir da sua vida, não farei falta alguma para você...
Fico impressionada com tudo o que está acontecendo com a gente! ♡ Você é o primeiro pensamento que passa na minha mente assim que acordo. Eu não consigo nem ficar mais com meu mal humor matinal. Você mudou todas as coisas em mim. Você moldou minha existência com amor. Não! Pera!!! Amor não!!!!! Amor é o que os seres humanos sentem uns pelos outros. Você me moldou com um sentimento que ainda não tem nome, que não é tão simples como o amor, que sua grandeza ultrapassa o limite do nosso entendimento! Acredito que os anjos deixaram escapar esse sentimento lá do céu. Não era para humanos senti-lo porque é muito puro, mas deve ter caído uma gota lá do Olimpo, onde um casal de deuses estavam se amando loucamente e transbordou de seus corações e caiu bem em cima de nós, em uma época distante onde também estávamos nos amando. E desde então, nosso "amor" ultrapassou barreiras! Essa é a explicação mais aceitável que posso dar para o que sentimos uma pela outra. Hoje os deuses olham para nós e devem estar dizendo: _esses dois seres são dignos de sentir esse furacão que nem tem comparação com a faísca que é o amor terreno!
Se não for me amar de verdade na totalidade da palavra, não despertes o meu sentimento por ti, pois terás mais do que um(a) grande amiga(o) ao seu lado para sempre, como diz os Tribalistas o meu amor é o meu verdadeiro amiga(o). Se não houve uma busca recíproca, não me chames, pois não atravessarei os sete mares por quém não quer ser encontrada(o), ou corre em outra direção, pois sou como o sol, haverá um tempo que darei espaço para a chuva lavar a terra e levar consigo o que tiver que levar. Se não for sentimento duradouro não me despertes, pois sou como uma grande onda na praia que sempre apaga às pegadas de quem ali já pisou. Se não souber o que sen te, não venha me iludir com doces palavras, pois sou como o tempo deixo a vida seguir seu rumo, mas quando passo não olho arrependimentos e nem ofereço segunda chance, pois um dia também irei passar e se tornar uma doce lembrança ou um amargor terrível na alma. Se for me amar esteja bem atenta(o) todos os dias da sua vida. Se houver reciprocidade terás sempre com quem contar até mesmo na mais densa escuridão. Se for duradouro apenas tenha em mente que o dia de amanhã a Deus pertence. Se souberes o que realmente sentes lhe estenderei às mãos e jamais te abandonarei, porque me chamo a Felicidade e não dou espaço para poucas palavras, pois é nas atitudes que se revelo a cada um que realmente vê o que lhe ofereço sem cobrar nada.
Sinto saudades do seu sorriso pela manhã, de te ter por perto, e mesmo que nossas promessas sejam verdadeiras temo que não consiga chegar a tempo para salvar a primeira dança, pois a vida tem me feito caminhar por terras distantes e não há um dia sequer que não sinta o vazio e a dor da distância.
Agora oque mora em mim é um misto sentimentos, dúvidas, amarguras, receios, ciúmes e saudade... Quando duas vidas começam se separar oque fica entre elas é apenas dor, e infelizmente sempre tem um lado mais frágilizado pelo amor, o amor age como um ácido quando não há retorno... O amor tem que ser um espelho, ele tem que ser recíproco... Se não houver investimento dos dois lados não tem oque ser feito a não ser padecer com o coração cheio... Assim como o antídoto... Na dose errada, pra pessoa errada se torna um veneno que apodrece aos poucos o peito do seu portador.
Traga-me em seus pensamentos e leve-me em você. Sem falar, sem exigir, sem porquês eu sei que há amor nos ventos que joga o seu perfume em cada brisa que chega a mim. Traga-me como algo novo, como notícia boa, como uma paisagem nunca antes vista, em toques sempre desejados, ainda que jamais revelados; de olhares perdidos, encontrados no templo do amar. E antes que o medo domine e a timidez ganhe forma, conduza-me para dentro dos seus abraços, nos braços de quem não faz a hora passar em desperdício, por instantes perdidos de um amor jamais esquecido, largado pelo vazio das empáfias sensações. Traga-me, enfim, na veemência do querer e me encontre na luz humilde da beleza, marcada por uma imaculada certeza de me ter sempre em você.
O tempo... Ah! O tempo esse professor eterno, nos ensina que às vezes é preciso parar e ceder para continuarmos a andar. Que para compartilhar precisamos flexibilizar. Que ao servir ao próximo somos servidos por Deus, que quando reconhecemos e temos gratidão o tempo atenua as rugas da nossa alma. O tempo nos mostra que nada é em vão quando se tem amor no coração.
Eu a vi abdicar seus anseios para suprir as minhas vontades. Ela negava os seus desejos para proporcionar-me o contentamento. Aquela mulher, constantemente, de tudo fazia para ver meus lábios desenharem um sorriso. Minha mãe deu-me os primeiros contatos ao amor – a versão mais afável, condescendente, admirável e grandiosa, um sentimento quase palpável. Quando o meu afeto para com alguns colegas vizinhos e da escola evolucionou, uma vertente pura e doce do amor eclodiu. Nomeados como amigos, aqueles indivíduos engrandeceram-me. Trouxeram-me confiabilidade e companheirismo. A companhia deles já era o bastante para o despertar da felicidade. Minha adolescência mostrou-me uma nova vertente do amor. Esta se manifestou por alguém fora do meu âmbito familiar. Sufocamentos demasiados, suspiros intensos, batimentos cardíacos acelerados, ciúmes incoercíveis, risos soltos e incontroláveis eram alguns dos sintomas que esta recente revelação trazia. A vontade de crescer enquanto ser humano e o talante de fazer o outro feliz me dominavam. Meu repertório pessoal fora crescendo. Modos de defesas foram surgindo, causados, especificamente, pela não correspondência, por outros, ao meu sentimento. O amor havia se tornado minha concepção absoluta, o resto se pusera como elementos secundários, coisas levadas pelo vento e exterminadas pelo tempo. O amor é minha lei primordial. Ele estivera junto a mim desde os meus primeiros passos de vida, permeando por todo meu processo evolutivo, e assim permanecerá até quando algum vestígio meu existir.
Você pode estar em um lugar onde você se sinta incrivelmente feliz, onde você tenha um milhão de amigos e dois milhões de motivos para sorrir, mas nada, nada mesmo, se compara a ter alguém que te ame com todo o coração e que você também o ame com o mesmo amor e o mesmo encanto. E por mais que uma festa de aniversário em uma casa com piscina e bebidas quentes te dê um porre de amnésia e ilusão, no dia seguinte você vai se recuperar da ressaca... E você vai lembrar que não tem um amor, que aquelas pessoas que estavam lá só viram o seu corpo de biquíni, que o seu coração continua escondido e que a melhor sensação do mundo seria sentir que alguém o tinha encontrado, e que queria cuidar bem dele.
E então você vai amá-lo todos os dias da sua vida. Cada dia um pouco mais, cada vez um pouco melhor. E você vai fazer qualquer coisa para tê-lo; vai fazer até mais do que pode. Por ele, você vai dar o melhor de si, vai ser o melhor que você puder. Até um dia o seu amor ser o suficiente para ele, até um dia você merecê-lo. Mas você vai ficar tão boa em amar, que é ele quem não vai te merecer.
Você luta para não se apegar, para não se envolver. Diz que eu tenho um coração cigano e que por esse motivo não pode se deixar apaixonar por mim. Eu penso o mesmo sobre você. Eu sei que no fundo tem razão, meu coração está sempre de partida, sempre de malas prontas procurando um novo rumo. Procurando talvez um lugar que traga calma, segurança e que ele possa finalmente chamar de lar. Mas sabe meu coração gosta de você e ele dói quando você diz essas coisas. Acho que meu coração cigano finalmente chegou a parada final, finalmente encontrou seu lar tão procurado. Eu tento te dizer mas você ri e não acredita. Talvez haja dois corações ciganos aqui, loucos para ficar mas com receio de assumir.
Vivem me dizendo que um cara pra se envolver comigo tem que ter coração de corintiano, sofredor. Um término. Mais um. Mais um carinha ótimo, carinhoso e disposto a ter uma relação séria comigo, que eu dispenso. Vocês podem achar que eu não sofro com isso, mas acreditem dói mais em mim do que em qualquer um deles. É horrível não conseguir sentir nada por alguém disposto a me dar tudo. Sinto-me como um quebra-cabeça quase montado, só falta uma peça, uma única peça que não foi colocada na caixa. Um quebra cabeça não terminado, não por falta de vontade, mas por erro na produção. Ou talvez eu seja a peça errada que não se encaixa em nenhum quebra-cabeça. A incerteza machuca, mas a certeza destrói. E a cada dia que passa tenho mais certeza de que eu nunca vou conseguir completar o quebra-cabeça. Será que existe em algum lugar por aí um colecionador de peças com defeitos ? E eu me perguntou se sou tão ruim assim. Eu nunca quis fazer ninguém sofrer, se os fiz. Eu queria ter me apaixonado loucamente por algum deles, e ter sido feliz PRA SEMPRE. Mas não aconteceu , nunca acontece. Eu penso que não seria justo continuar com alguém sem estar apaixonada. Seria justo? Queria ter dado certo com o garoto do primeiro grau que me apresentou para os pais. Queria ter dado certo com o cara mais velho que me ensinava sobre a vida. Queria ter dado certo com o primeiro namoradinho no fundamental. Sempre me disseram que eu era a garota errada. Eu não penso assim. No fundo, eu acho que dei certo com cada um deles. Não foi pra sempre, mas durou o que tempo que tinha que durar, afinal pra sempre não existe mesmo. É isso, cada um deles me fez feliz do seu jeito, com o seu tempo. A vida é um ciclo, que não pode parar. E a gente tem que aproveitar o presente da melhor maneira que puder porque o futuro pode nunca chegar.
A única coisa que nós tínhamos em comum era a música. Quando eu assisti sua banda tocar, foi o som que me atraiu. Depois você me dedicou signal fire e me beijou ao som de open your eyes. Quando você me convidou pra sair, eu fui porque você me prometeu música ao vivo. E eu só permaneci todo esse tempo, porque cada vez que nos deitávamos no chão do teu quarto e você cantava Bon Jovi , meus ouvidos pediam bis. Quando você cantou meu reggae favorito, eu quase me convenci de que estava me apaixonando. Mas no fim de maio, você não cantou pra mim e eu tive que partir, afinal a única coisa que nos unia era a música.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp