Conto Amor de Clarice Lispector
Meu amor, se hoje eu tivesse a opção de poder esquecer tudo o que houve entre a gente, principalmente as mágoas, dores, rancor e vergonha, ainda assim, eu escolheria lembrar de você, todos os dias. Porque apesar de tudo, aconteceu muita coisa boa entre nós, e todos esses sentimentos e o amor que um dia existiu superam o que houve de ruim. Eu sei que nossa história teve um fim, mas algo de bom você deixou em mim.
Sempre me lembrarei de vocês com todo o amor que eu tenho dentro de mim, por tudo o que fizeram por mim e por toda a consideração que temos uns pelos outros. A sintonia que criamos ao longo de todos esses anos é incrível, pode passar o tempo que for, o que sinto por vocês não muda. Por causa de vocês, tenho guardado dentro de mim as melhores memórias, os melhores sonhos e tudo que vivemos juntos. Muitos podem passar pela minha vida, mas vocês são diferentes, acho que é por isso que os amo tanto. Obrigada por terem permanecido comigo durante todo esse tempo, e obrigada principalmente, por estarem comigo mais uma vez.
Então quando eu percebi que estava completamente sozinha e havia esquecido o quanto o amor é importante eu encontrei você. Depois desse dia, eu lembrei o quanto é bom amar e ser amado. Eu preciso de você, para que eu não me sinta sozinha novamente, para que mesmo nos momentos de tempestade, eu consiga sentir esperança. Sei que me faz feliz e mesmo quando tudo está desmoronando, qualquer coisa é mais fácil com você aqui. Obrigada por me trazer conforto e alívio, você é fundamental. Por favor, peço que fique comigo, até o fim. Claro que sou capaz de seguir em frente sozinha, mas eu quero felicidade e bem estar. Tudo é melhor ao seu lado.
A pior parte dessa dor já passou, não valeu nem um pouco a pena o que eu sofri por esse amor. Ainda não te esqueci totalmente, mas sei que se eu seguir em frente vou me lembrar cada vez menos de você. Eu estou realmente esgotada de tudo isso, sofri mais do que deveria, o que eu passei foi suficiente. Caso a vida desse uma segunda chance para nós, eu sem dúvida alguma, não iria aceitar. Já doeu uma vez e não passaria por isso de forma alguma novamente. Não vou mudar por você e muito menos ficar aqui. Saiba que nunca mais você terá espaço na minha vida.
O amor pode se apresentar de maneira fácil ou difícil; a essência reside nos detalhes, nas atitudes, na disponibilidade, no companheirismo, no saber ouvir e ser ouvido, e na confiança. Se você duvida, hesita ou dá ouvidos demais a terceiros, qualquer desentendimento pode surgir. Tudo pode se transformar em lágrimas, em luto e em mal-estar. As lágrimas então alimentam as dúvidas e incertezas, correndo o risco de perder preciosos momentos e um amor verdadeiro.
Descobri que o amor é uma droga poderosa, potente e prazerosa. Sim, o amor é uma droga. Bebo as palavras do amor até me embriagar. Droga viciante! Cada vez mais queremos mais e mais, e mais! Durante muito tempo, fui forte por causa daquela força que você deixou em mim. Porém, agora, tudo são lembranças cravadas em minha memória. Que, com o passar do tempo, tudo, absolutamente tudo, vai desbotar. Esse amor vai desaguar, e a cor sem brilho reinará. O opaco será a cor, mas não desaparecerá. Será como uma névoa até o dia do meu ponto final!
Atenda o telefone. Nosso amor não é apenas uma conexão wireless; ele transborda de feeling e emoção! Você vai fazer eu dar à luz esse amor para o mundo! Minha universidade é a própria vida. Não se comporte como um verme. Não me ignore. Não tolero isso. O amor é algo sagrado. Tomo gin com tônica para enfrentar a imensidão desse sentimento. Nosso amor é de alto nível. Um ano assim, e seremos imbatíveis. Um ano assim, e seremos extraordinários. Seremos felizes. Você continua a ser meu porto seguro. Adoro seu carinho. Esta sou eu, feliz assim. Ouvir música me desperta uma fome voraz. Uma fome de amor. Eu admiro você. Você é minha luz. Você sempre será a brisa fresca no meu verão. Os anos se passam, mas minha confiança em você permanece intacta, afinal, você é meu alicerce. Adoro o seu afeto. Esta sou eu, feliz assim.
"O amor é uma luz envolvente, que nos concede a plenitude do poder da alegria, do bem-estar, da felicidade e da vontade de viver. É apaixonante alcançar o céu e sentir as estrelas. É uma experiência maravilhosa beijar com todo o corpo, e é deslumbrante sentir-se poderoso como Pandora. O poder do amor é avassalador, mesmo que não perdure para sempre e traga consigo suas decepções, dores e feridas. Mesmo assim, por favor, não tente extinguir minha luz, pois ela pode ofuscar seus olhos e fazê-lo duvidar de sua sanidade."
Eu não casei com o amor da minha vida e nunca vou casar. Pode ser sido imaturidade ou falta de flexibilidade de ambas as partes. Não sei, pois independentemente do que foi, o que importa é que nunca ficaremos juntos. E de uma vez por todas, assumo que nunca vou te superar. Não vou assumir para o mundo, mas para mim mesma, pois não posso continuar me enganando. Eu segui outros caminhos, assim como você. Mas no fundo, nós nunca esquecemos um do outro. A intensidade do que vivemos foi surreal. É impossível viver isso com mais de uma pessoa em uma única vida. Mas é assim que é para ser. Eu sempre vou me lembrar de você, com menos frequência, mas te esquecer de vez, jamais. Não é assim que o mundo funciona. Fico triste em saber que não demos certo, mas ao mesmo tempo, grata por saber que vivi algo tão incrível com alguém.Meu primeiro amor. Passamos tantos anos juntos e já faz alguns anos que nos separamos. Mas depois de todo esse tempo, eu ainda lembro de você.
Estávamos nas nuvens e para nós as estrelas piscavam ritmadas ao nosso amor. Foi você me levou às nuvens, me fez amar astronomia, mas você era apenas visitante desses espaços, você descia sempre, enquanto eu explorava e avançava. Até que um dia você desceu tanto que não pôde mais voltar. Te espero na mesma dimensão, anseio ouvi sua voz rouca de noite a dizer palavras maior que todo esse caos que você criou, quero gestos mais lindos que as minhas descobertas. Vem! sobe outra vez, vamos viver aquela história que nós nunca demos um NOME.
Filho, uma vez eu amei um amor tão puro que não tive coragem de declará-lo. Entre conversas e canções, violões e brincadeiras na rua, vivi minha primeira desilusão ao vê-la nos braços de um tipo que eu nunca quis ser. Mas, no futuro, me tornei semelhante, cansado de tanto sofrer: o tipo certo de cara errado. Consegui o que, na época, eu tanto desejava, mas me perdi ao me moldar ao que parecia eficaz. Levaram-se anos para que aquele bom garoto encontrasse o caminho de volta.
O amor é necessidade, estado de aparência, estética social. Amor é falta de segurança, é dependência, vácuo de si. Amor não é sentimento, talvez uma busca da satisfação das diversas carências do organismo e de suas peculiaridades. O amor é uma busca intensa da compreensão e do prazer, visto como aparências e necessidades, como rituais que exigem esforço recíproco entre dois e repetição contínua. A busca do amor ao outrem é uma exigência de prova, que não busca em si mesmo, “logo o amor não existe”. Buscar o amor próprio no alheio parece imprudência com as próprias certezas, não passando de umas fantasias, conto de fadas. Parece mais: o amor é uma falta de amadurecimento das emoções. Assim não existe prova de amor, apenas uma manipulação, poder de convencimento, e, quanto mais o: “eu te amo”. Muito mais o: “eu te preciso”. O: “você para as minhas necessidades”. O amor é um sinal de posse, poder egoísta, é um sentimento acima do senso de justiça. Assim foram criados por um meio: o amar. Sendo o mesmo meio: o Fim. (A. VALIM).
O amor não é suficiente para felicidade, devido a uma dependência das circunstâncias harmonizáveis entre o bem e o mal. O bem e o mal são estabelecidos por Deus entre a serpente e a mulher, entre o homem e a maçã; entre o céu e o inferno. Para tudo Deus e o Diabo são os personagens da vida. Como explica a maldade divina: Gênesis 3;15: " Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dele.
É a vida lhe dá de presente num amor, esse amor se mostra tudo que vc sempre quis, mas esqce que se manter amor tem q continuar te consquistando todo dia, a cada momento, pq o amor ele dura sim, mas a vontade de estar ali não. Tem horas q vc para e olha, olha de novo e de novo, mas n vê motivos para continuar. Muitas vezes a pessoa q se fez extraordinária quando vcs se conheceram, se torna desligada da relação, começa a estar somente com os outros se dedicar somente a outras situações, qndo isso acontece, vc realmente não quer mais estar ali, quer apenas se distanciar, ver o único tempo que vcs tem juntos sendo estragado por pessoas q estão ali o tempo todo é ruim, ver a pessoa dedicando os únicos minutos q vcs tem a alguém que qndo puder vai dar uma rasteira enorme novamente, isso te faz querer ir embora, não embora só do momento, mas de tudo. Ir embora da vida e deixar livre os caminho pra seu par quebrar a cara com força. Porque não é só você que enchergar que essa pessoa não merece toda essa atenção, até porque se merecesse mais pessoas a dariam. Uma hora todos cansam e agora acho que você precisa acordar, porque o seu relacionamento tente a morrer por negligente da sua parte.
Obrigado pelo carinho, amor e generosidade, pela alma pura e doce, que olha com amor e gratidão, que se da sem medida e esforço, obrigado por sempre cuidar daqueles que precisam, obrigado por ser tão protetor... Sabe você é anjo, é benção de Deus, é perfume depois que toca minhas mãos. Você é o guardião dos inocentes, o porto seguro dos fracos e indefesos, você é aquele anjo que todos sente a Paz quando esta perto. Você é benção de Deus em nossas vidas... Você é a certeza do incerto, a alegria em meio a dor, você é o perfume de Deus em nós...
Amor é o mais puro e intenso sentimento, porém inexplicável. Você cresce aprendendo a amar, mas nunca para de aprender, o resto de toda sua vida você aprende coisas novas e mesmo depois da morte você não aprendeu tudo sobre o amor. O amor é um presente sincero, que você deve abri-lo com calma e ser grata pelo o que tem, pois muita gente não sabe o zelar...
O amor, em sua natureza mais crua, é um paradoxo temporal e emocional, sua verdadeira dimensão só se revela na experiência da perda. Enquanto presente, é banalizado pela rotina, negligenciado pela falsa segurança da permanência. Somente na ausência é que suas camadas mais profundas se tornam perceptíveis, como uma arquitetura invisível que só se desenha no vazio.
A era da Teologia Digital ainda está longe da realidade da Teologia Bíblica do amor ao próximo, da santidade, da honra, do respeito e da reverência a Deus, se não houver a praticidade dos afetos da fraternidade, da obediência ao Senhor e dos relacionamentos cristãos que se extendem a todas as famílias, sem etnia, sem raça, sem barreiras e sem religiosidade besuntada de preconceitos, hipocrisia e segredos do coração.
Entendo que toda a agressão transita entre um grande vazio e um ato desesperado por amor. É a expressão do sofrimento interno transbordando a represa psicológica dos humanos. Não se pode cobrar o quê nunca deu. Tenhamos um olhar amoroso entre nós mesmos. Há um hiato cultural de décadas, o Brasil precisa de oportunidade para se conhecer, para se amar e para ter a sua autoestima fortalecida. O Brasil precisa de amor.
Viver um relacionamento sem amor romântico é viver sem sedução e sem encantamento. Pessoas românticas constroem sociedades pacíficas e estáveis. É insana a constante destruição do amor romântico, para preservar o melhor de ti, opte em permanecer solteiro e romântico. Viva o estado civil pleno da poesia.
