Conto Amor de Clarice Lispector
"Todas as palavras de amor que foram ditas, todas as mensagens escritas, tudo isso foi pura mentira e não passou de uma simples ilusão, pois quem diz que ama não deixa de amar de uma hora pra outra, o que aconteceu? onde foi parar aquele amor todo que dizia ter? Onde foi parar aquele carinho, aquela atenção? Sinto falta daquele tempo."
Se eu disser que é amor, estaria mentindo.. Não só pra você ou para eles, mas primeiramente pra mim mesma! O amor vem com o tempo, mas um bem querer por te sinto, um gostar maior por você eu tenho! E por enquanto está sendo o bastante pra me fazer feliz, pra me fazer rir e me sentir desejada! Com um tempo tudo muda e você, eu, eles, nós, mudamos junto! "Meu bem querer que é você".
Estou amando alguém, mas quem? Não sei como explicar, mas de repente esse amor que por dentro sinto estar esbanjando minha felicidade de viver e contar aos quatro cantos do mundo, amo esse alguém que nunca vi, nunca soube dele ou da sua existência, mas sei que o amo. Porque sei que ele me deixa boba e me faz acreditar nele, acreditar em tudo que me faz feliz.
“O amor se sente por si só, o amor que recosta no seu pensar de ter ou não o amor. Sinto-me afetada pelo sentimento de amar, porém se não existisse o amor, de nada valeria. Pra que amar senão o amor, pra que viver sem encostar no despertar da alma os labirintos de dois corpos e olhares de desejo e paixão? De que adiantaria viver sem viver com esse sentimento? Mas para dizê-los não é necessariamente ter um alguém a quem desejar em mente, simplesmente ter na alma a fragilidade de sentir o sentimento do amor, ter na alma encarecida pelo pleno prazer de amar. E ter na sua alma a fragilidade e sensibilidade de ter esse sentimento que se chama Amor."
O amor esta presente em todos os lugares, ele só precisa de uma oportunidade para fazer morada, nada pode ser mas belo que um Amor entre as pessoas, Amar, é esta prestes a encarar desafios em dupla, dividir problemas, somar esperança e subtrair o medo de saber que não estamos só, um dos exemplos de prova de amor mais sublimes, é a de gerar outra vida, mesmo ciente que vão se triplicar suas obrigações, porém o resultado é extraordinário, não à dinheiro que pague esta experiência tão magnífica, hoje encontrar o amor é raro , porém ainda ele existem.
Amar é tão valioso, quanto viver um amor. Quando voc ama mesmo que seja um amor platônico, mesmo que nunca de certo, vale a pena. Vale a pena porqq voc se sente viva, pelos sentimentos que afloram em voc. Vale a pena, porqq voc reavalia seus planos, seus conceitos, tudo pra achar um espaço pra pessoa amada ali naquela vida que voc tinha planejado. Amar é muito mais que amar, amar é se descobrir, é se sentir humano, é enxergar que nem tudo na vida pode ser definido e explicado.
Foi quando entendi Deus, que o Seu amor é cura, que desapareceu toda dor. Uma nossa história foi escrita desde então. Deixei o lamento de lado e comecei a me importar com a minha paz interior. Floriu tudo por dentro e o que é belo então foi notado por fora. Quando o coração esta bem, traz beleza ao rosto.
Mesmo quando te decepciono, Tu me amas. Tu tens me cercado, em todo tempo. Nunca vi amor assim!! Conquistastes meu coração. Andas na minha frente e como se não bastasse quando percebes que meus pés vão tropeçar, me tomas pelas mãos e me desvia do caminho. Diante da Tua Cruz me curvo, reconhecendo que És meu Salvador!
Eu vivo buscando uma explicação para tudo. Principalmente para o amor. Então me pergunto: como posso estar buscando uma explicação racional para um sentimento? Acredito, agora, que isso seja quase impossível. Acho que pode-se tentar, pode-se comparar uma coisa à outra, mas não explicar de um modo exato. Explicar o amor seria quase como tentar fazer um mudo falar.
Doar-se a outra pessoa, seja um relacionamento de amor ou amizade não te dá nenhuma garantia. E sinceramente não espere muito em troca, aliás, não faça disso uma cobrança por você ter feito o seu melhor e se ache no direito de cobrar o outro pelas mesmas atitudes suas, até porque elas não virão. Se as receber, sinta-se grato. Se não.. você já sabia que isso poderia acontecer. No entanto, preste atenção em quem esta concentrado seus esforços, pode ser que as mesmas atitudes não aconteçam, mas é em vão estar do lado daqueles que nenhuma tem.
Abasteça o coração com uma compreensão do amor de Deus em Cristo, e do amor dEle ao derramá-lo; aprenda a apreciar os privilégios que temos por isso - nossa adoção, justificação e aceitação por Deus; encha seu coração com pensamentos da beleza da morte dEle e você terá, em sua caminhada com Deus, uma grande paz e segurança quanto à perturbação das tentações.
Pois é, relacionamentos de verdade são os que duram, mas os que duram com amor, os que duram e que vai cada dia se fortalecendo ainda mais, pois quando o tempo passa aumenta o conhecimento entre as pessoas envolvidas e isso ainda tem que encantar, encantar mais ainda do que quando a pessoa não conhecia antes, pois com esse encantamento eu diria que realmente é amor, talvez diria que o amor não nasce de um dia para o outro pois o amor nasce quando realizamos nossos atos, quando temos nossos jeitos, quando vivemos nossos sorrisos e também passamos nossos dias ruins, e que não existe relacionamentos perfeitos o que existe realmente é trocas de convivências e aprendizados, trocas de felicidades e compartilhamentos de tristezas e alegrias já que nós continuamos imperfeitos. Eu particularmente não acredito naquele amor visual que todo mundo sente quando ver alguém bonito e que sentir uma atração física é algo passageiro e uma coisa comum e pelo o fato disso eu não considero como amor, pois o amor não é comum e assim como eu vejo que uma mãe não ama seu filho sem ter convido com ele eu jamais ia acreditar que uma pessoa pode amar alguém sem ao menos ter convivido um bom tempo com ela, por isso que considero que relacionamentos de verdade são os que duram e os que duram com amor e se tem amor ou não só o tempo e convivência pode dizer...
Pai, aprendi desde muito pequenininha o verdadeiro significado da palavra amor. Eu cheguei ao mundo, e desde então você se propôs a me amar e cuidar sempre de mim. Pai com letra maiúscula, com P de paciente e protetor. Quando eu era pequena, você era um herói, ou coisa do tipo; eu queria estar sempre com você, não via a hora de você chegar do trabalho, queria ir atrás de você pra tudo quanto é lugar e ficava super triste quando você me dizia não, entrava dentro do carro e me deixava para trás. Que saudade da infância, das nossas brincadeiras e de acreditar que o seu abraço tinha poder de cura, me protegendo de tudo e de todos. Com a idade veio os confrontos, você chato demais, ciumentos demais, protetor demais; eu respondona demais, mal educada demais, fechada demais. Mas hoje eu entendo Pai, entendo que a sua proteção é apenas porque o senhor me ama demais e não quer me ver sofrer. Entendo que tudo o que o senhor fez foi para o meu bem, e te agradeço por isso. Pai, aprendi muito com você, aprendi tanto que me tornei uma cópia sua, como a mãe sempre diz, a gente é igualzinho. Então talvez eu seja você de saias, e me orgulho por isso. Pai que eu já briguei tanto que perdi as contas, mas como todo mundo sabe: a gente só briga com quem a gente ama. Sei que não sou a melhor filha do mundo, sei que talvez eu não tenha me tornado a mulher que um dia o senhor sonhou que eu seria; e te peço desculpas por tudo isso e muito mais, coisas que já se passaram, coisas que ainda virão. Perdão Pai. E obrigada por ter tido toda a paciência do mundo comigo, obrigada por me educar e nunca ter deixado faltar nada pra mim. Desejo que Deus te dê muitos e muitos anos de vida pra gente poder brigar e fazer as pazes centenas de vezes. Eu quero para o senhor, tudo de bom, tudo de melhor que essa vida possa te oferecer. Mesmo que eu não fale isso sempre, eu te amo, e o senhor sabe disso!
Tenho fome, fome de algo mais, de paixão, de sabedoria,de amor, tenho fome de conhecimento, de aventura, tenho fome de liberdade, de desapego, tenho fome de sossego, tenho fome de algo que não sei, tenho fome de mim, de me descobrir, de me sentir, tenho fome de tanta coisa que até me surpreendo, uma fome que não some e me dá medo, tenho medo, tenho medo de um dia saciar a minha fome
Primeiramente queria dizer que um relacionamento além de amor e dedicação, também é feito por fases. Nem sempre vai ser perfeito ou um mar de rosas. Vão ter momentos difíceis, momentos em que dá vontade de sumir e desistir. Mas vão ter momentos que vão compensar todos os obstáculos e dificuldades. Se vocês estão juntos há algum tempo e você ainda ama ele, continua tentando, tentando conquistá-lo, re-conquistá-lo ou tentar aproximá-lo novamente. Mas você disse que ele está dando motivos para você ter ciúmes, para você desconfiar. Agora eu te pergunto: por mais que você ame ele, vale a pena ficar com alguém que você não confia? Com alguém que prefere ir para baladas em uma sexta feira á noite do que ficar com o companheiro? Eu particularmente acho que é mais que desperdício de tempo, eu acho que é desperdício de amor. Eu sei que dói amar alguém e ter que aceitar a ideia de seguir em frente, eu sei que dói porque a gente se acostuma com a presença, com a convivência, com a rotina. Eu sei que dói fazer planos, sonhos com alguém e de repente ver tudo aquilo mudando sem mais nem menos. Eu sei que dói aceitar a ideia que não é para sempre, que não é eterno, que não é perfeito, que não é feliz. E eu sei que não vai ser fácil tomar atitude do que é melhor para você, mas está na hora de começar a rever as suas prioridades, rever o que vale a pena, rever o que você realmente quer para a sua vida e rever o realmente é melhor para o seu coração.
Ah, eu sempre vou poder dizer que TE AMO, por que amor é pra sempre, amor nunca é duas vezes, amor quando é verdadeiro, é único, amar de verdade não é simplesmente falar, é provar isso no dia a dia, amor de verdade é conviver todos os dias e se apaixonar todos os dias pela mesma pessoa, amor quando é amor é sem limites.
Todo mundo merece amor! Mas que venha sem dor! Que acontença como um desabrochar de uma linda flor! Todo mundo merece amor! Amor sincero, amor amigo, amor em cumplicidade, amor puro, real e leal. Todo mundo merece amor, seja louco ou sereno. Mas, que não seja um veneno! Que seja avassalador e alucinante. Mas, nunca deve trazer dor! Que seja calmaria estonteante. Mas, nunca deve trazer dor! Que seja forte, que faça perder o norte. Mas, nunca, nunca deve trazer dor, porque todo mundo merece amor!
Ninguém é capaz de ser feliz sozinho, todos nós precisamos de um amor para nos compartilhar em tudo, pois sabemos que, sozinhos podemos ir até mais rápido, mas juntos, bom, juntos conseguiremos ir bem mais longe, afinal, a caminhada a dois é mais convidativa, ter ao lado alguém para se apoiar quando se cansa faz toda e total diferença.
Não existe nenhum dicionário que possa definir o verdadeiro significado da palavra amor, pois em alguns casos existe um sentimento de falso amor, que muita das vezes acaba dilacerando o coração da parte envolvida. Por isso que é muito importante respeitar os sentimentos das pessoas, pois feridas de amor são difíceis de serem cicatrizadas e é pior do que uma arma de fogo. O verdadeiro amor é aquele feito carinho, compreensão, companheirismo, amizade, fidelidade e principalmente de respeito. Amor feito de Status, orgulho, vergonha, desrespeito e de servidão não é amor, mas sim um relacionamento só de conveniência. Amar é bom demais, mas que seja eterno e desde que haja um compromisso sem prazo de validade estipulada. Infelizmente nos dias de hoje, algumas pessoas mesmo antes de casarem já encaram o amor como algo que precisa ser analisado metodicamente, ou seja, já pensam na possibilidade de uma real separação. O Casamento não pode ser considerado como um "contrato de negócio", pois as pessoas não podem ficar pensando antes de se casarem nos tipos de regimes de bens. Quando alguém pensa desta maneira antes de casar, eu chamo isso de desamor, mas graças a Deus ainda existem homens e mulheres que se casam por amor e não porque são interesseiros. Eu concordo que infelizmente existem muitos homens e mulheres que se casam por interesse e não por amor, mas nem todas as pessoas são assim.
Havendo espaço entre vós e o objeto que estais observando, sabereis que não há amor e, sem o amor, por mais que vos esforceis para reformar o mundo ou criar uma nova ordem social, ou por mais que discurseis a respeito de melhorias, só criareis agonia. Portanto, tudo depende de vós. Não há líder, não há instrutor, não há ninguém que possa ensinar-vos o que deveis fazer. Estais só neste mundo insano e brutal.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp