Conto Amor de Clarice Lispector
Oi meu ex-amor, meu passado, como vai? Só passei aqui para ver como você está. Na verdade, para ver com quem andas. Ela é bonita? Porque acredite, você não pode andar com qualquer uma. Se bem que para mim, todas serão outras, se não forem eu. Tudo bem, o que é que vim fazer aqui mesmo? Ah sim.. Ver como estas, ver com quem você sai nas noites de sábado para ir ao cinema. Olhe, não estou dizendo isso por ciúme nem nada, mas não acho que ela seja a pessoa certa para você. Ela até que é.. legal! Ok, quem estamos querendo enganar? Ela não é nem um pouco legal, e acho que você sabe muito bem o motivo não sabe meu amor? Meu amor, me desculpe por usar essas duas palavrinhas, mas acontece que eu sempre gostei tanto de te chamar assim, e você sempre gostou de me ouvir falar. É eu tenho que me acostumar, que hoje quem te chama assim é a outra. Se não me engano é Amanda, ou Alice?...
Sorrisos. Chuva. Gentileza. Bons livros. Um café gostoso. Um bolo pra acompanhar. Um amor pra amar. Um abraço pra consolar. Boas músicas. Fotografias. Céu. Mar. Carinho. Saudade. Bons filmes. Gargalhadas que duram a noite toda(ou a vida toda). Compreensão, perdão. Paz, alegria. Humildade. Atenção. Bondade. Jesus. Salvação, minha fé, minhas família, meus amigos. Coisas assim fazem um bem danado pro meu coração.
Eu percebi que era amor... Quando havia saudades em meio as horas que ficava sem falar com você, quando só pensava em você, até quando eu nem pensava. Percebi que era amor, quando eu te abracei e senti que ali era meu abrigo; quando te beijei, ah, foi o que mais desejava e almejava naquele instante, naquele momento... Assim como hoje, sinto o mesmo. Quando eu sentia a necessidade de te dizer que te amo, mesmo se você não sentisse o mesmo. Mas, eu tive certeza mesmo que era amor, quando ia dormir. Criava um mundo onde tudo era só nos dois... Eu e você!
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...E ter paciência para que a vida faça o resto...Assim dizia Shakespeare , eu ca penso quase da mesma forma, aprendi que não devo exigir nada de ninguém, principalmente afetos, quando o coração da gente é perturbador e ama intensamente , porém ainda que eu dê mil motivos para que gostem de mim e no decorrer da vida eu nada veja de bonito então eu ouso dizer que o resto nem sempre fica pra vida, e sim pra gente mesmo decidir em querer ser feliz ou continuar mendigando afetos.
Sujeitos que mudam da noite para dia para agradar a certos indivíduos, não demonstram amor compaixão, nem congruência, muito menos empatia…sujeitos assim apenas figuram o real valor que seu caráter tem, revelam um comportamento estranho, deixando claro que são ótimos simuladores capaz de mansamente chegar a fonte de suas reais conquistas.
O amor é como um pequeno barco, para velejar para frente os tripulantes precisam estar remando para a mesma direção e na mesma intensidade. Não adianta só um remar, só um comandar, é preciso que os ambos estejam juntos, na mesma frequência, na mesma intensidade, para quando uma onda forte vier conseguirem enfrentá-la sem fazer o barco naufragar. E mesmo se o barco estiver furado, precisam continuar juntos, companheiros, para aprender que é possível nadar juntos. O amor suporta tudo, suporta uma onda, um obstáculo uma tempestade, e mesmo quando não parece mais dar certo, sempre há uma forma de salvá-lo. É preciso acreditar, esforçar o coração, é preciso remar, re-amar, amar.
Amor, quero te dizer que não sei viver sem você... Seu sorriso me acalma, te guardo na minha alma.. Quero te dizer, que você pode vir a ser a razão do meu viver.. Quero te falar, que o que eu sentir por você vai além de uma troca de olhar.. Antes de terminar eu te digo: Estarei feliz aonde for ,se você estiver comigo
Bom, hoje não vou escrever sobre amor como é de costume. Hoje vou escrever sobre a amizade de três meninas, cada uma morando num lugar diferente, e como o tempo e a distância prejudicou essa amizade. Meninas (Isa e Isis), sei que andamos ocupadas, cada uma com seus compromissos e suas coisas, mas vamos fazer uma pequena volta ao tempo comigo? Lembram-se das risadas? Eu sei que lembram! Lembram-se dos segredos, dos desabafos e das palavras que trocamos antes desse maldito tempo nos afastar um pouco? Sei que vocês se lembram de cada palavra trocada umas com as outras, por favor, peço a vocês duas, vamos voltar a nos falar, vamos retomar a nossa amizade de onde "parou", não quero dizer que deixamos de ser amigas, quero dizer que nos afastamos, mas vamos fazer nossos janelões sem deixar que nada atrapalhe nem que seja uma vez ou duas no mês. Vamos retomar tudo de novo, vamos fazer planos de nos conhecer, vamos dividir alegrias, vamos falar besteiras de novo e rir descontroladamente, vamos, por favor. Meninas, nunca se esqueçam que eu serei sempre a amiga de vocês e que vocês podem sempre contar comigo porque eu, mesmo estando estando longe, estarei por perto. Especialmente para minhas oncinhas, Isabelly e Isis.
o amor é feito de escolhas mas nem todas são boas, porque para você ser feliz tem que magoar outras pessoas mas quando você esta loucamente apaixonado por uma pessoa você não pensa em mais nada alem do seu amor, mas as vezes não é tudo assim feliz e alegre o amor tem seus altos e baixos, porque você pode estar loucamente apaixonado por uma pessoa mas, você não sabe se ela sente o mesmo e tem medo de saber mesmo sabendo que isso pode mudar sua vida pra melhor mesmo, sabendo que isso pode deixar você mais feliz mais também pode deixar você triste com o coração partido com vontade de se matar mas, lembre-se o amor foi feito para duas pessoas não só para uma então levante a cabeça e siga em frente você nunca pode desistir de ser feliz pois um dia você vai encontrar O AMOR DA SUA VIDA !!!
O amor fraco se recusa a repreender um amigo que precisa ouvir. Esse tipo de amor não é o amor real. Se um médico se recusasse a retirar o câncer de alguém, porque soubesse que o procedimento causaria dor no paciente, seria um médico terrível. Da mesma forma que o câncer deixado sozinho pode ser fatal, aqueles com um coração pecaminoso precisam de verdadeiros amigos para ajudá-los em seu momento de necessidade. O amor verdadeiro inflige um pouco de dor, para evitar uma dor muito maior mais tarde.
Eu não sei mais decifrar se essa intensidade de sentimentos é amor, se é confusão, se é alegria. Eu sei que as vezes espero tanto de você, e não consigo dar o mesmo de mim. Meu coração treme quando penso em você, metade é ciume, outra metade é um pedido estrondoso de calma, de serenidade, de racionalização. E aí, quando tudo se acalma, feito maré mansa, eu me carrego até você, tão leve quanto uma folha levada pelo vento. Quando alcanço esse profundo momento de sabedoria, entendo o que passa dentro de mim, aquilo que a turbulência da minha insanidade escondia. É aí que eu desejo ficar imóvel, grudada em você, esperando que dure mais tempo que da última vez, e agradecendo por você não estar tão brabo comigo pela minha última crise de loucura. Acho que por isso esqueço de guardar tudo dentro de mim, para tentar me parar da próxima vez que a tempestade me encontrar. Eu queria manter-me do seu lado, não por não confiar em você, mas porque ao seu lado me sinto protegida desse fantasma sorrateiro que me persegue a toda esquina, porque ao seu lado ele vai embora... Mas, pensando bem... quando a gente tira o sentido lírico dessa dramaturgia adolescente, sobra só aquilo que você chama de "neurose". E aí novamente meu coração treme com aquele sentimento estranho, e eu sequer lembro de pedir a Deus mais um minuto de silêncio.
O que sustenta o amor a distância é a saudade. Se não fosse a distância que nos separa, eu já teria te deixado, pois fico sempre na expectativa de vê-la, vivo feliz a espera que um dia vais cair em meus braços é a única esperança que tenho ter você um dia para sempre, saudade me alimenta que meu coração não suporta mais a ausência de minha amada tão distante e um amor tão perto.
Antes esperávamos o carteiro trazer notícias, fotografias e declarações de amor em envelopes gordos de conteúdos ou magrinhos de saudades. Hoje é tudo feito por e-mail, acho que até a saudade chega antes mesmo que possamos senti-la. As fotos já não são reveladas, elas são expostas. As declarações de amor são públicas, até as coisas mais privadas acho que já foram privatizadas. Ainda bem que nossos sonhos e secretos pensamentos ainda não são on-line.
Você conseguiu, acabou com tudo. Levou embora meu amor, minha felicidade. Tirou o que havia de bom em mim. Acabou, zerou comigo. Meu coração eu já não sinto bater, meu sorriso não sinto se abrir. Você acabou comigo, com o meu eu. Com a minha vontade de viver. E o pior, não consigo te tirar da minha vida. Não consigo deletar essa parte de história feliz com o final trágico. Quantas lagrimas já correram o meu rosto, quantos sorrisos eu deixei de dar? Quanto me fez perder? Acho que tudo, porque acabou com minha graça. Minha alegria de viver. Trouxe de volta a pessoa fria de volta.
Afinal, o que é que todos nós queremos no fim das contas? Queremos alguém. Queremos amor, queremos verdade, queremos intensidade. Alguém que nos conquiste todos os dias, que procure novidades. Alguém que nos aceite, nos assuma, nos proteja. Alguém para dividir os momentos, alguém para viver a vida. Alguém para amar e que nos ame de volta. Alguém que não se canse, que insista, que invista. Alguém para enfrentar os medos, superar obstáculos, aproveitar a vida. Só queremos alguém, um companheiro, um parceiro, um amor correspondido.
É amor mesmo, digo de coração, amor com carinho, respeito e admiração. Amo tua alma, teus olhos e teu dom. Sonhei contigo essa noite, e acordei com um sorriso no rosto, não havia vozes se manifestando, nem flores, nem mensagens, nem poesias, nem nada, mais havia tu e eu, fazendo música naquela estrada. Estrada que sonho, nos sonhos que ponho em meus pensamentos, já que a estrada da vida real só permite à nós dois comprimentos.
Quem disse que precisamos ser grandes poetas para demonstrarmos o amor ao próximo? Para algumas pessoas, demonstrar os sentimentos, ali, no exterior, é uma grande dificuldade. Se for o seu caso, lembre-se de que o ato de falar da perfeição de Deus para alguém, já é uma prova de amor e tanto. Aproveite!
Quero um amor pra toda vida, amor de gente grande, mais com com a essência de uma criança; sem magoa sem rancor, com sorrisos,e brincadeiras, com esperança, e sinceridade, sem maldade, com a amizade com sonhos, musicas, danças, com carinho. Que diz eu te amo e que esse seja simplesmente meu "verdadeiro amor"!
Seria tudo tão mais fácil se o amor acabasse ao mesmo tempo para as duas pessoas! Olharíamos nos olhos da pessoa que um dia amamos e diríamos o quanto foi bom fazer parte de um pedaço da sua vida, o quanto foi perfeito enquanto durou e o quanto será inesquecível ... daríamos um grande abraço carinhoso e desejaríamos realmente um "boa sorte", siga em frente mas nunca esqueça de mim e do que vivemos juntos. Mas nunca é ... sempre um dos dois lados ainda sente, ainda ama, ainda espera realizar os planos que foram combinados em momentos de paixão ... e se magoa, e se sente descartado de uma forma fria, que não combina com o calor dos momentos um dia vividos a dois ... como seria bom se o amor tivesse acabado ao mesmo tempo pra nós dois ...
É difícil descrever. Não é como amor à primeira vista. É mais como… uma atração gravitacional. Quando a vê, de repente não é mais a Terra que mantém você aqui. É ela. E nada importa mais do que ela. E você faria qualquer coisa por ela, seria qualquer coisa por ela… Você se torna o que ela precisa que seja, um protetor, amante, amigo ou irmão.
