Conto Amor de Clarice Lispector
SE FOR PARA FALAR DE AMOR
Dizer eu te amo não é feio. Falar de amor é sublime. Não é vergonha falar a alguém de nossos sentimentos, do que sentimos, como sentimos o quanto o outro nos faz bem. Falar de amor é ter a coragem de se expor, de mostrar o nosso lado de dentro, sem medo, é virar do avesso e se deixar ver. Não é ridículo ou vergonha gostar de alguém e dizer isso. Isso é ser honesto para com o nosso Eu.
Se o outro não sabe o que sentimos, como vai notar, se ficarmos inertes? Com bola de cristal? Ah, essa só funciona nos contos de fadas. E o método de adivinhação, nem nos truques dos mágicos, funciona correto.
Dizer o que sente não é feio, e dai, se ele ou ela não sente o mesmo? Ao menos você não vai ficar na dúvida, na incerteza, se perguntando, e se eu tivesse falado? E se não fosse vergonhoso? E se tivesse tido a coragem de dizer o sinto? E se eu não tivesse tanto medo de fazer o papel de ridículo? Dizer a alguém o que se sente não é feio, dizer eu te amo, não é vergonhoso e nem ser ridículo. Mas para isso é preciso ter discernimento, cuidado e está pronto para o que vai ouvir. É preciso ter a coragem, se preciso for, de seguir em frente sem culpa ou medo. É desencanar e caminhar reto.
Vergonha mesmo é dizer o que não sente, é dizer eu te amo da boca para fora. Ridículo mesmo é, dizer um eu adoro você, tua companhia de me faz tão bem, você me traz paz, é dizer eu te amo, quando tudo que se deseja é que o outro se vá. Feio mesmo é querer mostrar o que não se sente, só para parecer um ser mais gentil, atencioso e amável.
PS: Mas, sem esquecer; não crie expectativas, crie galinhas, pois uma boa canja também ajuda na cura das dores da alma. (risos)
Não existe explicação para ser tomado de amor, alegria e gratidão. Um dia, simplesmente, as coisas fazem sentido, principalmente situações aparentemente desagradáveis do passado. Então você percebe que quando não conseguia andar, é porque estava aprendendo a ficar parado pra pensar mais, observar mais, cuidar de outras coisas que estavam sendo negligenciadas pela sua falta de tempo. A gente corre demais o tempo todo, mas isto não faz o nosso dia maior, isto só faz o nosso dia ser mais cansativo e nos empobrece. Por isso as pessoas perdem a beleza da segunda-feira porque passam as horas todas da semana esperando a sexta. E pouco se dão de prazer quando chega o fim de semana, porque além de tudo, se deprimem no domingo.
Há tanto a ser vivido de maneira mais leve, mesmo dentro desse turbilhão de trabalho e estudo e correria para ver quem acumula mais bens materiais. E todos esquecem que o corpo pede um olhar mais minucioso, os dias pedem mais admiração, as pessoas são mais importantes que as coisas e os acontecimentos são aprendizados, eternos aprendizados. As pessoas estão esquecendo que têm o direito à escolha e que cada um tem que passar por todas as estações do ano. (…)
"Os caminhos do Amor"
Muito mais importante do que amar e ser amado é conhecer os caminhos do amor.
Muitas vezes, as pessoas até conseguem arrumar alguém; porém não sabem manter a relação e num piscar de olhos o encanto se dissolve.
Pois que para viver com uma pessoa é fundamental ter compreensão de como os dois funcionam melhor.
Aliás. compreender um ao outro é o que mais falta nas uniões amorosas.
Ocorre, porém, que nenhum relacionamento é feito com uma só pessoa.
É preciso se levar em consideração que são dois mundos que se unem e que inevitavelmente as diferenças hão de aparecer.
Quem consegue compreender o contexto do outro e respeitá-lo em suas singularidades consegue criar vínculos afetivos indestrutíveis. No entanto, quem levanta barreiras de entendimento e ainda age feito um doutrinador compulsivo somente afasta toda possibilidade de um amor feliz e duradouro.
O fato é que não basta estar juntos é preciso criar caminhos para o amor. É necessário ver além de si para compreender o mundo do outro. Pois que a compreensão é a ponte que une os corações e que cria os laços da intimidade.
Ser íntimo: eis a palavra chave do bom relacionamento afetivo.
Mas como se pode ser íntimo criticando um ao outro? Como se pode ser íntimo exigindo comportamentos impecáveis? Como se pode ser íntimo sem respeito? Como se pode ser íntimo sem compreensão?
Definitivamente, uma relação afetiva só pode dar certo quando se conhece os caminhos do amor!
"Sem um bom gerente seu amor não vai pra frente"
Sabe porque você ainda sofre no amor? Porque não tem dentro de você um bom gerente que administra a sua vida afetiva.
Para ficar mais fácil de entender o que estou querendo lhe falar faça uma rápida comparação.
Imagine que a sua vida afetiva é como uma empresa. Uma empresa é constituída de vários departamentos que tem funções específicas e que para administrar esses departamentos é necessário um bom gerente. Não é verdade?
É claro que na sua empresa afetiva existem vários departamentos. Mas vou apenas citar os três mais importantes: o departamento da memória, o da imaginação e o da proteção.
O departamento da memória é aquele que cuida de assuntos pertinentes ao passado, ou seja, ele é o responsável pelas lembranças das experiências amorosas vividas.
O departamento da imaginação é o que cuida do futuro, das probabilidades das possíveis relações que podem ocorrer no porvir.
E o departamento da proteção é o que cuida da sua segurança afetiva. É ele quem afasta os perigos escondidos no labirinto das paixões.
Estes departamentos quando bem gerenciados garantem o fluxo do sucesso da sua empresa afetiva. No entanto, quando mal organizados criam sérios problemas para o bom funcionamento da empresa.
Portanto, é imprescindível que em sua empresa afetiva tenha um bom gerente que saiba administrá-la. Para que, assim, ela possa ter um melhor funcionamento.
Se o teu gerente não administra direito o departamento da imaginação a sua empresa afetiva ficará comprometida com excesso de fantasias românticas o que causará, certamente, problemas de ansiedade.
Por outro lado se o teu gerente não toma conta do departamento da memória a sua empresa passará por graves conflitos íntimos como angustia.
E se o teu gerente não tem um bom diálogo com o departamento de proteção nenhum amor interessante e significativa irá se aproximar.
Não adianta você ficar sonhando com um grande amor; enquanto você não colocar um bom gerente que saiba administrar com inteligência sua vida afetiva suas relações amorosas não irão dar certo.
Você há de convir comigo: essa conversa de que tudo é coração não tem dado muito certo em sua vida. Que tal olhar o amor também pelos olhos da inteligência!
ALMAS SEMELHANTES
O amor chega sem avisar, sem um dia específico ou hora para acontecer...
Ele vem de mansinho ou como um furacão.
Chega se instala, ocupa todos os espaços, faz moradia em nosso viver e, em nosso coração.
Os sintomas são sempre os mesmos para todos, independentes de raça, cor, nacionalidade ou credo...
Mãos geladas, friozinho na barriga e borboletas no estômago...
Vira a vida do avesso e tem inicio uma alegre e feliz bagunça em nosso ser.
O amor acontece quando duas almas semelhantes se encontram, se compreendem e sentem a necessidade da junção das mesmas...
Entendem-se no olhar, sem haver palavras. Compreendem-se na alegria dos gestos, no olhar e no desejo de ser melhor, e mesmo distante estão sempre juntas entrelaçadas no amor, na compreensão e na torrente constante da saudade que invade e toma de assalto o coração da gente.
E no momento do encontro definitivo de almas semelhantes... Os sentimentos contidos pela espera extravasam-se na plenitude da alegria e no amor contido pelo tempo. Amar e amar na certeza de um pôr-do-sol, no brilho das estrelas, na luz do luar e na certeza de um novo amanhecer.
Viver, sorrir, brincar, ver a noite chegar. Entrelaçar as mãos sem nada dizer, olhar nos olhos e tudo compreender.
Pois almas semelhantes são marcadas para caminharem juntas e não conseguem viver separadas e existirá sempre o caminho e a porta aberta para esse encontro...
Almas semelhantes têm a forma humana do ser amado, de amigos, filhos, familiares e tem a necessidade do encontro e a certeza que seguirão juntas para a eternidade!
O AMOR NÃO É LUGAR
O amor não é lugar que se entra e sai quando quer
O amor é abrigo, para alma de quem anda perdido
O amor é a luz que ilumina a estrada da vida
É a água que mata a sede de um coração partido
O amor é a brisa que refresca e acalma
O corpo e a mente em dia quente de verão
O amor é estação do ano, que deixa os dias mais bonitos
O amor não é lugar de chegada e partida
O amor é o começo de tudo na vida
Pois sem amor não há beleza e nem vida
E se você está só, volte ao inicio
Encontre o caminho que te leva ao amor
E assim compreenderá que o amor não é lugar
Que se entra e sai quando quer
E sim a junção de corpo, alma e coração
Que nos leva a luz, a saudade, ao perdão
A voar com pés no chão, o frio das mãos
A viver com emoção em cada estação
Sempre que o amor quiser.
Lei de Direito Autoral (nº 9610/98)
O AMOR NÃO É ATALHO
O amor não é atalho para um caminho qualquer...
O amor não é estrada que leva há algum lugar...
O amor não é lugar que se entra e sai quando quer...
O amor não é ponto de chegada, nem estação de partida...
Não há atalhos que nos leve ao amor, por que não se chaga ao amor por atalhos
O amor é sentimento, que viaja na alma de quem ama...
Que ultrapassa barreiras, que supera distância...
O amor é sentimento que não tem cor, nem condição social...
O amor é sentimento que torna nobre e sensível o mais duro coração
Que carrega em si o perdão, e faz voar em saudades a mais pesada emoção
O amor muda visão do modo de amar, nos leva pelas estrelas viajar
Faz-nos voar e viajar em outros mares, passa tempo sem se ver, fica longe, mais se é amor, não separa.
O amor não é atalho, o amor é a ponte de sentimento que uni as pontas de duas vidas
Ata em apenas um nó, as mãos e o coração.
Aut: Mery de Almeida.
Hoje eu queria descobrir o amor...
Saber se ele existe pra mim e um dia nos encontraremos.
Busco encontrar alguém que eu mesmo criei imaginariamente, pensando algo perfeito.
Hoje eu queria me deitar sem sono pra sonhar acordado com você.
Mas o tempo não dá tempo de pensar e logo vem a solidão.
Triste companhia e agora o tempo faz pirraça e, de propósito, não passa, só aumenta a minha agonia.
Fecho os olhos e te vejo,
Quando tento te tocar, me assusto tocando ao vento.
Hoje eu queria gritar ao mundo que te encontrei e provar que te encontrei.
Talvez me chamariam de louco,
Talvez só tentariam me abrir os olhos, não sei.
Só eu te vejo, só eu te desejo.
Ninguém te criou, ninguém te desenhou,
Você é um pedaço da minha mente, não é real e, por isso, perfeita.
Algo estranho que nem eu sei explicar, que me faz chorar e sorrir,
Cantar e compor a expressão do que é o amor.
Hoje eu queria descobrir o amor
Pra eu poder me libertar desse mundo de fantasia,
Preencher o seu lugar na mente com algo diferente, que me trouxesse alegria.
Hoje eu queria me deitar sozinho e acordar com você me fazendo um carinho.
Hoje eu queria ouvir tua voz me chamando pra sair, ouvir teus suspiros junto de mim.
E loucos de amor, correndo contra o tempo pelo final de uma história feliz. Mas que imaginação!
Você é só a minha mente teimosa, insistindo em te idealizar.
Você não existe, mas não deixo de sonhar.
Quem não sonha é incapaz de realizar.
Vai e me deixe em paz, preciso descansar. Só quero te ver de novo, quando eu fechar os meus olhos e com você sonhar.
Falando de amor
Hoje ao acordar logo cedinho, abri a janela e observei que tudo estava mais belo.
O céu era mais azul, o verde mais vibrante, a sinfonia dos pássaros era muito mais harmônica.
Num piscar de olho, materializei a imagem do homem pelo qual me encantei.
Minha boca foi até as orelhas,meu coração bateu descompassado, logo o imaginei.
Então, emiti ligações espirituais , senti emanar de meu ser uma força incontrolável.
De repente o telefone tocou,a minha felicidade se completou ao ouvir a sua linda voz sussurrando em meu ouvido.
Você é a minha alegria, ao teu lado me sinto feliz me sinto mulher.
Homem especial ,és a minha concreta fantasia , a cada instante lembro de teus beijos, de tuas mãos deslizando em meu corpo, dos nossos devaneios de prazer.
Posso afirmar , és a vida da minha vida, és o amor do meu amor , és amigo, és o meu amante.
Quero te confessar , em minhas preces rogava ao Senhor Deus, a benção de poder te reencontrar.
Sinto, entre nós há uma forte ligação espiritual,temos muitas coisas em comum .
Gostamos de músicas, da expressarmos através da comunicação verbal e de andar de bicicleta.
Abraçamos as causas sociais e temos Deus como nosso amigo e protetor.
Agradeço a sabedoria do tempo e ao céu por nos permitirem, vivenciar o amor.
Homem especial , me faz levitar, teus carinhos me surpreendem me encantam e me possuem.
Ao fazer amor contigo, sinto emanar de mim uma energia cósmica, que se espalha pelo ar.
Abençoado seja o nosso amor,que chegou sem avisar, veio cheio de essência para nos completar.
Me sinto uma mulher com alma de menina, que por isso estou a te amar.
Zélia Lima 21 de maio 2012
Segunda- feira
Amor e felicidade
Amor e felicidade são essências de vida;
Amor e felicidade são castelos estruturados;
Amor e felicidade não se abalam com nenhuma dificuldade,
unem-se na essência da verdade.
Amor e felicidade, são retratos de uma só alma;
Amor e felicidade são afins.
Se estas duas qualidades são riquezas, duas almas são apenas uma.
Com o amor construímos um jardim de felicidade em nossos corações.
Oi solidão, há tempos que não lhe via, vai bem? pois eu também
sabe o amor? acabou de sair, sempre que ele vai leva o meu sorrir
faz promessas dizendo que não vai voltar, mas sempre esquece algo e volta a me perturbar... chega mansinho sabe? todo jeitosinho, me fazendo carinho e eu caindo, fala pra eu dar uma nova chance que todos merecem ter um romance, sou bobo e acredito e claro acabo abrindo a porta ele sem demora mais uma vez começa sua covardia, porque que eu sei que mais dia menos dia, como numa brincadeira de criança ele se desencanta e mais uma vez choro como criança.
Amada,
Vamos começar nossos dias regando o nosso amor, sendo leves e suaves como é o sereno da manhã, como a brisa ou como o orvalho da madruga, que nos toca o rosto sempre tão suave de forma a nós acariciar.
A natureza é tão sabia, quem sabe nos espelhemos nela, é sim e porque não?!! A natureza nunca volta, ela não se inclina sobre uma tempestade se houve, ela segue seu ciclo dia após dia, uma árvore caída não lamenta seus restos ela busca forças nas raízes restantes, não para se levantar e seguir a partir de onde parou, ela se pega forte na mãe terra na intenção de aproveitar se que ainda há raízes e dela se farão novos brotos e novos galhos, novas folhas que formarão copas que por certo darão flores e frutos e assim se perpetuando no seu destino. Na vida minha Amada, penso que não devemos ser diferentes, temos que pegar o que nos restou de bom, e a partir dai vislumbrar um futuro, bater na mesma tecla, chorar o que passou e não podemos mais mudar, pensar que poderia ter sido diferente, trazer a tona maus momentos, lamentar o tempo que perdemos sendo hostis um com outro. Isso tudo só é lamentar galhos secos é pensar no problema , é o mesmo que parar tudo pra pensar no porque da tormenta que derrubou a árvore, porque será que as coisas aconteceram desta forma e fizeram cair todas flores e interrompendo assim muitos frutos, se a árvore se pegasse nisso certamente morreria!!! E com a gente não é diferente, temos que não mais pensar no problema que temos, temos sim que buscar soluções, meios para enterra- lo, ele não deve mais ser pauta em momento nenhum de nossas vidas, sabemos que isso só nos envenena. Sejamos como a árvore, se ainda restam raízes deste nosso amor, e existe, é aí que temos que concentrar nossas forças e começar tudo de novo, com paciência, com determinação, buscando a sagrada seiva para que possamos esquecer nossos galhos podres, esses não mais darão flores nem frutos, mas novos galhos virão e novas folhas, nova copa se formará e irá florir e virão muitos frutos, todos saudáveis porque agora estamos com nossas raízes profundas e aprendemos que o que não nos vence, só nos da força pra prosseguir nosso ciclo, nada se encerra covardemente, se ainda resta uma pontinha de vida e desta pontinha que devemos seguir, porque enquanto houver vida há esperança de crescer, de evoluir, de fazer tudo novo e de novo só que agora com mais solides porque somos mais fortes.
Amada temos que encontrar este momento dentro de nós, e matar toda a magoa existente pois ela não nos faz bem, temos que acordar e dizer ok, não vou virar esta página, eu vou é queimar estás páginas e começar um novo livro. Não vamos rescrever a nossa história, nós vamos escrever uma nova história, história linda com todas as pompas, com todas as alegrias que sabemos podemos viver, com o sorriso leve, com o olhar penetrante, com a suavidade da pluma, da brisa, do orvalho da madrugada que toca leve a face das plantas, com toda força que tem um amor verdadeiro, sem passado, sem mágoas, amor novo, amor puro...
Pensemos nisso temos muito o que viver, só temos que escolher como viver!!!
O AMOR NÃO TEM LIMITES
O que terar que ser serar
Não importa o tempo os minutos que seja
Um dia agente se encontra
A vida é um mar de surpresas
O inesperado acontece
Me fez ser tua sem paixão
Mas no amor mas forte
Selou aquilo que era
Caminhos e sonhos diferente
Mas a mesma busca incessante
Pela felicidade plena
O amor se encontra em tudo
Dentro de mim e de voce
Ha dias que sinto meu corpo
Minha alma tão cansada
Mas hoje estou a cantar
Eu quero recomeçar
Mas me perco ao te encontrar
Preciso de forças pra aguentar
A unica coisa que peço
Deixo voce escutar
E passar a melancolia
E grito baixinho assim
Felicidade vem me visitar
Abri mão de tudo que um dia sonhei
Para encontrar um caminho
Que me leve até voce
E juntos em liberdade
Sentindo o vento no rosto
Ao amanhecer quero ver o sol nascer
E as flores voltem a nascer
Quero contigo colher
Não posso mudar o passado mas posso viver o presente
Quero contigo seguir e viver um lindo sonho
Te amar por toda vida
é assim que tem que ser
maria de fatima <3
AMOR DE MENTIRA
Se figes um amor que não sentes
Extermina sem remorso pois
O amor verdadeiro não obedece sinais
Ao saber que o sabemos
A razão deve calar-se
Todo ser vivo inspira ternura
Não fale se não sentir
Pois tudo que é verdadeiro
Não soa falço sem contexto
Fingir amar não é amar é ser poeta
Amo-me a mim próprio demasiado
Para poder odiar seja o que for
Quem peca por amor Não peca
A vida me ensinou algo para refletir
Uma palavra grosseira que para muitos é banal
Amas como se fosses morrer hoje
Por que o amanhã é incerto demais
Ou seja como uma fera selvagem
Pme e odei ao mesmo tempo
Pois o ódio é tal como o amor
Alimenta-se das menores coisas
Assim como a pessoa amada
Não pode fazer nenhum mal
Um amor mais forte que tudo
Mais obstinado que a morte
Não há disfarce que possa
Esconder por muito tempo
Quando este não existe
É quando ao mesmo tempo
Torna-se o amor um pecado
Tal como um espelho da vida
Deve a tudo refletir
Sem todavia macular-se
Tu sempre fostes para mim
Uma janela aberta
Da qual posso ver as ruas
Sozinha não o poderia
Por tanto vivo e te espero
Não iluda um coração
Hó anjo do sol e da lua
Atitudes são precisas
Viaja no vento
anjo
maria de fatima
MEU AMADO
Meu amor quando te vejo
Sinto um grande desejo
Que me envolve de um jeito
Que não sei como esplicar
A medida que se passa
Vou ficando vou ficando
Cada vêz, mas animada e feliz, ter voce na minha vida
É como se existisse agua pra matar a sede,
Um vento de leve em meu rosto
Soprando devagarinho
Acho que é tua presencia
Que me inuda de praser
Essa vontade que eu sinto
De te escrever estes versos
Descrevendo meu amor
Minha vida se completa
Se voce não existisse
Eu diria como seria
Durante todo o percurso
Que vivi aqui sozinha
Meu nome era solidão
Meu passado era saudade
Meu presente eu não tinha
Meu futuro ainda vinha
E agora sou menina
Crescendo com esperança
De um dia ter voce num complexo colorido
Rodiado de estrelas velando por nosso amor
Que venceu a grande barreira
Da distancia que media
Medida não mas existe
Quero te ver todo dia
E Te amar com lucidês
De um ser vivo
Que não vivia
Sem nenhuma esperança
De encontrar meu amado
Que um dia por acaso um discuido
Quando tudo era vazil
Te pedi e não sabia
Sabendo disso te digo
Te amo com muita pressa
Te amo com alegria
Te amo a toda hora
Te amo todo dia
E quero te amar pra sempre
Amo-te assim <3
maria de fatima
O amor se faz presente
Neste dia insolarado
Tão bonito e te convido
Para o dia passar comigo
Numa praia bem deserta
Onde só eu e voce pode se reconhecer
Por mas que possa recuar
Não posso porque sou tua
Vem me acalentar a alma
Pois sofro por te amar
Escrevo com muita pressa
O teu nome na areia para
Para a magia do amor
Que te envolve e me envolve
Te traga com muita pressa
A nosso encontro de amor
Vem meu amado vem
Maria
O AMOR É LINDO
O poder embriaga.
O caráter é difuso.
A carne é fraca.
A tentação é forte.
A presa é saborosa.
O prazer recompensa.
A jovem é doce, linda
Formosa e oportunista.
A trama é rotineira.
O desfecho é o previsto.
A esposa descobre.
A amante apanha.
O marido se defende.
A família reprova.
O lar se desfaz.
Os abutres saqueiam.
O patrimônio se esvai.
A Justiça não tarda.
A falência se apresenta.
O traidor é traído.
A traída já traiu.
O amigo também.
E teve mais alguém...
(Retrato em P&B de “Amor à Vida”, novela da Globo)
Amor incompleto
Um dia um menino que tinha 17 anos que nunca tinha se apaixonado de verdade que so queriar saber de sair pra festa e ficar sem compromisso conheçeu uma menina muito bonita que tinha um namorado galinha mais esse menino nao importou mais essa menina so sabia esnobar ele intao ele teve ideia de manda cartas pra ela so que essas cartas nao o nome dele ela começou a ficar curiosa para saber quem era essa pessoa mais esse menino nao contava quem era , as cartas era muito bonitas , intao um dia o menino se revelou para essa menina , ela falou pra ele que nao parecia ser ele porq um menino que gostava de curtiçao nao poderia escrever cartas tao bonitas . Ele falou por amor todo mundo muda , ela falou mais eu tenho namorado , ele falou um namorado galinha que pega todo mundo um menino que faz vc chorar , mais esse conversa acabou sem ser resolvida esse menino nunca teve chance com essa menina e ate hoje ela continua com esse menino galinha que faz ela chorar mais um dia esse menino vai achar uma pessoa legau pra ele e essa menina vai acorda ... nao tem fim , baseado em historia real
Um amor para chamar de meu.
Já tenho esse amor para chamar de meu e tenho motivos insanos para não quer compartilhar com ninguém! Fiquem atentas borboletas sobrevoem onde puderem para que nada de ruim possa nos acontecer, enquanto nos tocamos, nos beijamos, nos mordemos... Sejamos apaixonados uns pelos outros pelo resto dessa vida, e se houver uma vida após sejamos o mesmo amor, e se você se esquecer de mim sejamos amantes, porque irei te conquistar mais uma vez, fazer com que se apaixone por nós e não por mim.
O amor chamado e conquistado, reconquistado, amado, odiado é só meu... Só eu posso atender aos seus maiores desejos de amor e você aos meus. Não me deixe na espera, não me deixe na saudade, pois a minha memória é curta demais e sim sou capaz de esquecer um amor da vida toda. Até o fim de nossas vidas sejamos amor em borboletas apaixonadas.
Primavera!
Obra prima do criador
Que revela o seu amor;
Na manhã primaveril.
Minha alma se deslumbra
Com tanta beleza.
Respiro profundamente
sintonizo uma presença angelical.
Logo constato
É a mãe natureza que revela por inteira;
Sua magia triunfal.
Olhos marejados tomados pela emoção e
Minha alma embalada pela linda sinfonia dos pássaros;
Exaltei com gratidão a beleza divinal.
Zélia de Araújo Lima
