Contexto da Poesia Tecendo a Manha
São 5:46 da manhã, do dia 27 de julho e ainda não dormi. Não consigo acreditar, chegar a ser algo surreal. Eu olho pro céu e penso "será que mereço?" e então as lágrimas escorrem e me vejo chorando de felicidade. Deus, meu Deus, que imensidão é essa dentro de mim? Sinto vontade de correr e gritar mundo afora que sou a mulher mais feliz da face da terra. Mas me contento em deitar sorrindo. Embora inquieta, não me preocupo em cair no sono. Na verdade preciso disso pra acordar no pleno carnaval de perceber que nada foi sonho, mas tudo real.
Acorde de manhã para viver sorrir, não pra apenas existi, acorde pra vida que um dia vai mas o outro esta por vir, o sol mesmo com nuvens ele esta la, que seu sorriso brilhe pra quem acha que valhe a pena brilhar, errei, aceite, erre mais uma vez, relembre mementos bons sensações ótimas, aquela particular oculta segura que só você sabe como é. E sempre que acordar pela manhã independente da sua crença agradeça por mais um dia e por estar ai para amar, dança sentir saudade, alegria, tristeza felicidade e não em meio de uma guerra com pura maldade.
Ouvindo Janis Joplin. Bebendo vinho. Ouvindo os passarinhos. Já são seis da manha, perdi a hora. Espera, hora de que? É sábado, vamos beber. Nessa cidade grande vamos nos perder. Pra se achar precisa estar perdido. Me falta andar pelas calçadas grandes ou pequenas com você, uma volta na cidade. Saudade de você.
Quando abro os olhos pela manha eu volto à realidade de uns sonhos que tenho todas as noites dês do dia que me perdi no sonho de te ama. Mas mesmo acordando, ainda estou preso a realidade da minha cabeça que mesmo sem por os olhos em você, a tua imagem se faz presente dentro de mim, te ama nos meus sonhos e na minha realidade, me faz um prisioneiro do amor.
Eu amo seu sorriso, teu olhar, teu nariz, teu cabelo recém cortado. Eu amo suas mensagens pela manhã e pela noite. Amo o jeito como você me ama e me admira. Eu amo especialmente seu ciúme lindo, seu jeito de andar rápido e seu tom de voz manso. Amo nosso jeito, nosso estilo, nosso modo de vida. Amo como todas as vezes que eu tento você não me deixa ir. Amo você de dia, à tarde e principalmente quando a única coisa que ilumina teu rosto a noite é a luz da lua que transpassa pela janela.
Tem gente que é infeliz por ter que acordar as 5 da manhã para trabalhar catando lixo. Tem que gente é feliz por ter um belo trabalho em harmonia com a Natureza, limpando a cidade e deixando-a mais bonita. Os primeiros só continuam infelizes se assim escolherem. Os outros não precisam de mais motivos para sorrir, pois sorrir é o motivo maior!!!
Era manhã ainda, e havia uma certeza bonita de que o dia seria melhor. As coisas seriam feitas sem aquela porcentagem de exigência que até ontem pairava em tudo e em todos. Como pode sorrir tranquilizar? E então, esqueceu todos os sapatos apertados e passou a caminhar descalço, sem medo de se cortar ou se machucar em algum espinho. A vida estava mais natural. A luz do dia acariciava a pele. Aquelas gotas de tinta acidentalmente derramadas sobre uma ou duas cartas serviram apenas como um sinal para um obsessivo que é escravo da perfeição: melhor não enviá-las, não ainda, não agora. Porque ela poderia fugir ou se assustar. Talvez chamaria isso de liberdade, se não existisse uma vontade de se amarrar, de ficar, de persistir. Mas foi chamado de amor, um lindo amor, e com entrega.
Eu te olhava querendo saber porque eu estava sentindo aquilo, porque naquela manhã eu sentia como se estivesse te olhando pela ultima vez. E eu estava. Você foi embora, não se despediu, sumiu. Eu já tinha quase esquecido de você, e você volta. Com o sorriso mais lindo do mundo, o sorriso que tira de mim tudo o que quer. O sorriso que me fazia te aceitar de volta. E agora, aqui estou eu. Sentada, escrevendo, com os olhos tristes. Não consigo me concentrar em nada. Tudo está girando em torno dessa sensação. A sensação mais horrível que pode existir. A sensação de você está indo embora, outra vez. Só que talvez agora seja diferente, por mais igual que seja. Porque além disso, eu estou com medo. Medo de perder aquilo que eu nunca tive, tem sensação pior?! As coisas nunca costumam dar certo comigo e eu nunca costumo me importar. Mas dessa vez é diferente, com você é diferente. Eu queria que desse certo. Eu queria só uma vez ouvir você e não esse meu medo ridículo. Queria que você fosse a segurança que acaba com toda a minha insegurança, queria que seu sorriso lindo só me deixasse feliz, mas ele também me apavora. Enfim, eu só queria sentir que você é a coisa errada mais certa que já aconteceu na minha vida.
De manhã ao acordar e ao espiar pela janela a vida que lá fora continua, eu imagino o dia como se fosse uma página ainda em branco... Uma nova página de um livro que escrevo a muito tempo, repleto de aventuras, enfrentamentos e sentimentos variados, pois assim não fosse a minha história seria monótona demais.
Muitos falam do milagre da manhã. Acredito mais no milagre do amanhã ou da nobre arte de apertar o pause (ou se preferir chamar de outro botão). No que consiste? Deixe para amanhã, o que pode fazer amanhã. Aproveite para ver um filme, ler um livro, brincar com seus filhos ou, simplesmente dormir, ou não fazer nada. Não se cobre com a pseudo perfeição em que tudo pronto o quanto antes é melhor.
Estou aqui as 07:47 da manhã pensando de várias formas de escrever esse monologo como eu faço dramático? Fictício? Não sei o que escolher será que meu contexto ficara bom não sei, mas sinto medo pois não sei como realizar um monologo onde começa? Onde termina? eu penso em várias ideias para que eu possa escrever esse monologo, mas com tantos pensamentos me levo ao equívoco de como começar tal alegoria, mas eu me pergunto isso é um monologo? ou apenas mais um texto comum e irrelevante com a questão, monologo algo tão simples mas por que eu não consigo realizar e como se tivesse uma barreira na minha cabeça, barreira não eu diria um bloqueio mas eu me pergunto isso é um monologo ou só mas um texto ?.
Um dia pela manhã, ao me levantar para trabalhar, olhei para o lado e pude contemplar minha esposa deitada dormindo, bateu uma alegria tão grande e ao mesmo tempo um tristeza. Tristeza em saber que mesmo tendo uma pessoa tão especial ao meu lado todos os dias, somos capazes de cometer erros gritantes. Quando vem aquele filme na cabeça de tudo o que passamos pra chegar até ali, ou melhor dizendo, tudo que ela passou , abriu mão, para que pudesse dividir todos os dias da vida dela com você. Que realmente te ama e faz de tudo por você. Devemos da mais valor a pessoa que está ao nosso lado, da mais importância para esse amor ,retribuindo da mesma forma. Antes que o tempo tire isso de você.
Às vezes, eu torço para que, ao abrir os olhos pela manhã, tudo o que vivi até agora se revele apenas um sonho distante, uma ilusão da qual posso finalmente acordar. Carregar o peso da realidade tem se tornado insuportável, como se cada um dia fosse uma luta contra memórias e dores que aparentemente nunca ter fim. Eu só queria um momento em que pudesse respirar sem sentir o fardo no peito, um instante em que pudesse acreditar que a tristeza que me acompanha é apenas uma sombra temporária de algo que não é real.
Oi meu lindo, bom dia pra vc (já q vai ver pela manhã), eu sei ou pelo menos eu estou tentando imaginar o quanto tá sendo difícil pra você ficar longe de todo mundo, longe da cidade onde nasceu, sei o quanto tá sendo difícil estar em um novo batalhão mas eu juro pra você que vai ficar tudo bem, por mais que pareça que não mas eu sei que vai ficar, você é o melhor namorado do mundo, você é o melhor em tudo, eu vou fazer de tudo pra ir ver você, de tudo mesmo, tudo oq eu puder e um pouco mais, você é meu mundo, meu neném, eu só te quero ter perto, sei que se fez de difícil mas é todo dengoso e eu só quero estar perto de você pra te encher de dengo e amor do jeito que você gosta de ficar, meu grudado em mim❤️ Que você tenha um bom dia, um ótimo trabalho e que Deus abençoe você hoje e sempre! Você é o homem da minha vida e eu só quero casar com você e ficar juntinha de você pra sempreee❤️
E aconteceu. Depois de um bom fim de semana ao seu lado aconteceu, em plana manhã a companhia toca, o rapaz entregando um buquê de rosas para você. Sim, para você. Deus do céu, ele que quer namorar você te envia um buquê em uma manhã de segunda chuvosa. Eu sentando na mesa ao seu lado sentido que estou em um triângulo amoroso, como posso amar alguém que está dividida entre mim e ele. Chateado fico e meio que com nojo de mim. Pois, sei que ele existe, está bem ali te mandando mensagem na hora em que estou assistindo filme com você. Te ligando querendo te ver e você dando desculpas, meu Deus, o que estou fazendo comigo e com você. Sei que te amo e não posso evitar tudo isso, ao mesmo tempo que quero estar ao seu lado isso me mata. Pois, fico com nojo de mim mesmo. Queria ter o poder de escolher quem amar, mas não mandamos no nosso coração. Não sei até quando vou suportar tudo isso e nem até quando vou querer resistir. Te amo e espero que antes que eu tome minha decisão você tome a sua primeiro.
Ainda me lembro do dia em que nasci, numa manhã fresca, por volta das 07h23, de um ano tão longínquo que me lembro tal como se o tempo não tivesse passado por mim, no Hospital Miguel Bombarda, na bela cidade das acácias, Lourenço Marques, lugar onde a minha infância vivi, aí ainda sinto o cheiro nas minhas entranhas daquele tempo. Hoje, distante dela, algures aqui pelos lados da Matola em busca de um novo amanhecer de esperança, ouvindo o cantar dos pássaros, sentindo a frescura das águas do Rio Matola... saudades, saudades, saudades do tempo em que o tempo não era tempo, o tempo da primeira idade, de quando ainda podia sonhar...
Toda manhã devemos acordar com o coração agradecido, não importa se faz sol lá fora, não importa se está chovendo, não importa se está nublado, se faz frio ou calor; o que realmente importa é que Deus nos deu um novo dia embrulhado em papel de presente, então devemos desembrulhar o presente com alegria, com sabedoria e gratidão.
Já agradeceu por ter acordado e visto a sua família pela manhã? em algum lugar por ai alguém acordo com uma ligação lamentando a morte de um familiar, já agradeceu por ter aberto a torneira e ter derramado água hoje? tem gente que foi beber e não tinha, já agradeceu pelo seu banho? Não você não agradeceu, você reclamou por que estava quente de mais ou muito fria, Não temos motivos para reclamar....Não temos motivos para reclamar.
Eu acho que é corajoso que você se levante de manhã, mesmo que sua alma esteja cansada e seu corpo implore por um descanso. Eu acho que é corajoso que você continue vivendo mesmo que você não saiba mais. Eu acho que é corajoso que você empurre as ondas que rolam todos os dias e decide lutar. Eu sei que há dias em que você sente vontade de desistir, mas eu acho que é corajoso que você nunca faz.
Hoje pela manhã estava vindo para o escritório, e sem falso moralismo, mas me deparei com uma cena digamos que para alguns já é comum, mas se pararmos para pensar bem, é degradante. Alguns rapazes, com suas saveiros e outros rebaixados, já cedo com cervejas e som alto, até ai, tudo bem, cada um sabe o que quer e o que faz de sua vida... Mas a questão é: Serão eles, a geração que cuidará do futuro de nosso planeta? Bebendo e fazendo farra as oito da manhã... Como disse no inicio, sem falso moralismo e nenhum julgamento, mas preferia vê-los lendo, aprendendo algo, fazendo o bem, sendo realmente útil a sociedade, e não o que vejo, bonecos que seguem uma legião de modismos e servidores de uma grande marca onde o marketing influencia o que poderiam ser grandes mentores no futuro, mas estão logo pela manhã afundados na falsa alegria de fazer parte de um grupo vazio. Dou graças que muitas famílias ainda regem princípios básicos, com liberdade e não com base em libertinagem. O futuro é incerto para todos, mas melhor seguir nesse mar com um barco solido que em uma canoa furada.Viva, seja livre, mas vigie-se, pois a vida passa e você pode ficar pra traz seguindo somente o trio elétrico, ao invés de seguir ao bom e frutífero.Estude, trabalhe, procure seu espaço, não viva as custas de pai rico, seja você mesmo, mostre sua força interior, não músculos, mas inteligencia. A palavra já diz: Colherá o que semear...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados
- Primavera: poemas e poesias que florescem no coração