Construção
Somos todos caminhoneiros. Cada um carregando sua carga de pensamentos e emoções pra construção de vias pavimentadas de Luz. Aprendendo com todos os buracos, desvios de curso, acidentes e roubos de cargas.
O sábio compreende que o conhecimento é uma construção contínua, mas o ignorante estagna-se em suas "verdades absolutas".
A consciência das nossas boas ações morais é a base fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis, conduzindo-nos para uma conduta virtuosa, necessária, adequada e ética.
1 Crônicas 28
Os planos para construção do templo
1 Davi reuniu em Jerusalém todos os líderes de Israel: os líderes das tribos, os líderes das divisões a serviço do rei, os comandantes de mil e de cem, e os líderes encarregados de todos os bens e rebanhos que pertenciam ao rei e aos seus filhos, junto com os oficiais do palácio, os principais guerreiros e todos os soldados valentes.
2 O rei Davi se pôs em pé e disse: "Escutem-me, meus irmãos e meu povo. Eu tinha no coração o propósito de construir um templo para nele colocar a arca da aliança do Senhor, o estrado dos pés de nosso Deus; fiz planos para construí-lo,
3 mas Deus me disse: 'Você não construirá um templo em honra ao meu nome, pois você é um guerreiro e matou muita gente'.
4 "No entanto, o Senhor, o Deus de Israel, escolheu-me entre toda a minha família para ser rei em Israel, para sempre. Ele escolheu Judá como líder, e da tribo de Judá escolheu minha família, e entre os filhos de meu pai ele quis fazer-me rei de todo o Israel.
5 E, entre todos os muitos filhos que me deu, ele escolheu Salomão para sentar-se no trono de Israel, o reino do Senhor.
6 Ele me disse: 'Seu filho Salomão é quem construirá o meu templo e os meus pátios, pois eu o escolhi para ser meu filho, e eu serei o pai dele.
7 Firmarei para sempre o reino dele se ele continuar a obedecer os meus mandamentos e as minhas ordenanças, como faz agora'.
8 "Por isso, agora declaro a vocês perante todo o Israel e a assembleia do Senhor e diante dos ouvidos de nosso Deus: Tenham o cuidado de obedecer a todos os mandamentos do Senhor, o seu Deus, para que mantenham a posse dessa boa terra e a deem por herança aos seus descendentes para sempre.
9 "E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.
10 Veja que o Senhor o escolheu para construir um templo que sirva de santuário. Seja forte e mãos ao trabalho!"
11 Então Davi deu a seu filho Salomão a planta do pórtico do templo, dos seus edifícios, dos seus depósitos, dos andares superiores e suas salas e do lugar do propiciatório.
12 Entregou-lhe também as plantas de tudo o que o Espírito havia posto em seu coração acerca dos pátios do templo do Senhor e de todas as salas ao redor, acerca dos depósitos dos tesouros do templo de Deus e dos depósitos das dádivas sagradas.
13 Deu-lhe instruções sobre as divisões dos sacerdotes e dos levitas e sobre a execução de todas as tarefas no templo do Senhor e os utensílios que seriam utilizados.
14 Determinou o peso do ouro para todos os utensílios de ouro e o peso da prata para todos os utensílios de prata, que seriam utilizados nas diferentes tarefas:
15 o peso de ouro para cada candelabro e suas lâmpadas; e o peso de prata para cada candelabro de prata e suas lâmpadas, de acordo com a finalidade de cada um;
16 o peso de ouro para cada mesa de pães consagrados; o peso de prata para as mesas de prata;
17 o peso de ouro puro para os garfos, para as bacias de aspersão e para os jarros; o peso de ouro para cada tigela de ouro; o peso de prata para cada tigela de prata;
18 e o peso de ouro refinado para o altar de incenso. Também lhe deu o desenho do carro dos querubins de ouro que, com suas asas estendidas, abrigam a arca da aliança do Senhor.
19 Disse Davi a Salomão: "Tudo isso a mão do Senhor me deu por escrito, e ele me deu entendimento para executar todos esses projetos"
20 E acrescentou: "Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.
21 As divisões dos sacerdotes e dos levitas estão definidas para todas as tarefas que se farão no templo de Deus, e você receberá ajuda de homens peritos em todo tipo de serviço. Os líderes e todo o povo obedecerão a todas as suas ordens".
1 Crônicas 29
As ofertas para a construção do templo
1 Então o rei Davi disse a toda a assembleia: "Deus escolheu meu filho Salomão, e mais ninguém. Mas ele é jovem e inexperiente e a tarefa é grande, pois o palácio não será feito para homens, mas para o Senhor,o nosso Deus.
2 Forneci grande quantidade de recursos para o trabalho do templo do meu Deus: ouro, prata, bronze, ferro e madeira, bem como ônix para os engastes e ainda turquesas, pedras de várias cores e todo tipo de pedras preciosas e mármore.
3 Além disso, pelo amor ao templo do meu Deus, agora entrego, das minhas próprias riquezas, ouro e prata para o templo do meu Deus, além de tudo o que já tenho dado para este santo templo.
4 Ofereço, pois, cento e cinco toneladas de ouro puro de Ofir e duzentos e quarenta e cinco toneladas de prata refinada, para o revestimento das paredes do templo,
5 para o trabalho em ouro e em prata e para todo o trabalho dos artesãos. Agora, quem hoje está disposto a ofertar dádivas ao Senhor?"
6 Então os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem e os oficiais encarregados do trabalho do rei ofertaram espontaneamente.
7 Para a obra do templo de Deus eles deram cento e setenta e cinco toneladas de ouro e dez mil moedas de ouro, trezentas e cinquenta toneladas de prata, seiscentas e trinta toneladas de bronze e três mil e quinhentas toneladas de ferro.
8 Quem tinha pedras preciosas deu-as para o depósito dos tesouros do templo do Senhor, cujo responsável era Jeiel, o gersonita.
9 O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor. E o rei Davi também encheu-se de alegria.
David louva o Senhor
10 Davi louvou o Senhor na presença de toda a assembleia, dizendo: "Bendito sejas, ó Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade.
11 Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor,
pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.
12 A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.
13 Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome.
14 "Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.
15 Diante de ti somos estrangeiros e forasteiros, como os nossos antepassados. Os nossos dias na terra são como uma sombra, sem esperança.
16 Ó Senhor, nosso Deus, toda essa riqueza que ofertamos para construir um templo em honra ao teu santo nome vem das tuas mãos, e toda ela pertence a ti.
17 Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.
18 Ó Senhor, Deus de nossos antepassados Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre este desejo no coração de teu povo e mantém o coração deles leal a ti.
19 E dá ao meu filho Salomão um coração íntegro para obedecer aos teus mandamentos, aos teus preceitos e aos teus decretos, a fim de construir este templo para o qual fiz os preparativos necessários".
20 Então Davi disse a toda a assembleia: "Louvem o Senhor, o seu Deus". E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.
Salomão reconhecido como rei
21 No dia seguinte fizeram sacrifícios ao Senhor e apresentaram-lhe holocaustos: mil novilhos, mil carneiros e mil cordeiros, acompanhados de ofertas derramadas, e muitos outros sacrifícios, em favor de todo o Israel.
22 Naquele dia comeram e beberam com grande alegria na presença do Senhor.
Assim, pela segunda vez, proclamaram Salomão, filho de Davi, rei, ungindo-o diante do Senhor como soberano, e Zadoque como sacerdote.
23 De maneira que Salomão assentou-se como rei no trono do Senhor, em lugar de Davi, seu pai. Ele prosperou, e todo o Israel lhe obedecia.
24 Todos os líderes e principais guerreiros, bem como todos os filhos do rei Davi, prometeram submissão ao rei Salomão.
25 O Senhor exaltou muitíssimo Salomão em todo o Israel e concedeu-lhe tal esplendor em seu reinado como nenhum rei de Israel jamais tivera.
A morte de David
26 Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel.
27 Reinou quarenta anos em Israel: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém.
28 Morreu em boa velhice, tendo desfrutado vida longa, riqueza e honra. Seu filho Salomão foi o seu sucessor.
29 Os feitos do rei Davi, desde o início até o fim do seu reinado, estão escritos nos registros históricos do vidente Samuel, do profeta Natã e do vidente Gade,
30 incluindo os detalhes do seu reinado e do seu poder e os acontecimentos relacionados com ele, com Israel e com os reinos das outras terras.
Lute com todas às armas para construção de um mundo melhor. Promova a paz, fale de amor, olhe nos olhos sem medo e sem rancor. Retire da Luz, todo brilho e esplendor!
Os erros passados, refletem na construção do seu presente e do seu futuro. Por isso pense antes para não se arrepender depois.
Trabalho, Intuição, Etc.
“O grande desafio deste século: A construção do pensamento”.
“Da Grécia antiga só o pensamento sobreviveu intacto, os demais viraram ruínas”.
O que o século passado nos deu de presente foram as grandes conquistas na ciência e tecnologia, nunca em tão curto espaço de tempo se evoluiu tanto nestas áreas.
As ferramentas necessárias para que o planeta se adaptasse ao seu desenvolvimento foram se transformando da noite para o dia, e a cada instante, coisas novas e modelos novos se incorporaram à vida do ser humano.
O conforto se tornou prioridade, assim, a grande maioria da população teve oportunidades da comunicação fácil e rápida, do deslocamento, de avanços em quase todas as áreas.
O culto ao corpo se tornou algo quase que imprescindível na vida, seu fator estético e saudável virou moda que a cada dia se renova dando mais beleza a forma e a longevidade.
No campo profissional, tem-se desenvolvido os modelos mais avançados na geração de produtividade, e caminhando para substituição da força bruta para o refinamento tecnológico e moral.
Os desafios diários tem formado uma massa de: profissionais, artistas, cientistas e outros com características excepcionais.
Resumindo: o mundo nunca se exteriorizou tanto em todas as áreas do conhecimento humano.
Tudo isto é uma conquista fantástica, mas, com todas estas vitórias, a alma grita desesperadamente sufocada por coisas, e a sua essência fica em último plano.
Este século produziu mulheres e homens hábeis, porém, pobres de pensamento (com algumas exceções).
Uma prova contundente deste fato é a inversão dos valores reais da vida, o caminho natural foi desviado para os caminhos dos interesses individuais ou de castas, as verdades sofreram suas mutações pelos mesmos interesses.
O mundo se tornou avançado e rico na matéria, vaidade, egoísmo e orgulho, e deixando de lado aquilo que alimenta a alma, e que a mesma carrega para a eternidade; valores e virtudes.
A riqueza interior é imperecível, as demais se desmancham no tempo e seguem a lei do transformismo.
O universo tem leis justas e perfeitas na qual o ser humano “deve” se aprofundar e se colocar dentro destas. Estas leis foram criadas para a sua evolução e felicidade.
Fazer as próprias leis é se ancorar na imperfeição que trai o próprio criador.
Observem a natureza que aparentemente trabalha por si só, e aprendam com esta. A sua funcionalidade é perfeita, segue uma economia de energia e matéria-prima, não há desperdício, e tudo se transforma num eterno equilíbrio.
Por que nós os seres mais avançados deste globo como vida, não poderíamos seguir o mesmo sábio exemplo?
Aqui não vai crítica a nada e a ninguém, apenas um chamado para o interior individual.
O ser humano será e herdará sua construção íntima, as externas como foi falado, ficará onde é o seu lugar, na Terra ou na matéria transitória.
Quanto a sua vida, você é o condutor da mesma, suas conquistas evolutivas só cabem a você.
Quanto à sociedade, esta será feliz através da somatória da evolução de cada indivíduo que a compõe.
A própria ciência prova que o nada não produz nada, assim, tudo que existe terá sua transformação e nunca a sua anulação, desta forma seria ilógico imaginar que uma vida seria única e final, esta também será um eterno transformar-se.
Plante valores, pois pela Matemática, colheras valores, se plantar o erro, colheras dores.
Nunca tome o seu ponto existencial como referência da trajetória histórica, tudo segue um ritmo ascensional e nada e ninguém está livre de ser feliz um dia. A dor do momento é a mola que força o ser humano ao progresso, só assim, este pode demonstrar o seu potencial interno.
O trabalho é resultado do esforço individual e coletivo que plasma um mundo melhor, porém, este não é a finalidade, mas o meio em que o ser humano e a natureza se utilizam para seu crescimento.
A intuição será a próxima conquista na intimidade do ser humano, nesta nova fase a ser conquistada pelo esforço e lapidação íntima, o ser humano dará passos largos em sua evolução e no progresso do planeta.
É importante o ser humano se sutilizar como aparelho receptor do conhecimento, este que está dentro de seu próprio universo interior, esta será a grande conquista, pois, a felicidade não está fora, mas, mora dentro de cada um.
Repetindo:
“O grande desafio deste século: A construção do pensamento”.
“Da Grécia antiga só o pensamento sobreviveu intacto, os demais viraram ruínas”.
O externo já avançou, falta o equilíbrio do interno.
Sergio Antonio Meneghetti
Químico, Escritor, Poeta, Filósofo e Pesquisador da Intuição.
Embaixador Universal da Paz - França - Genebra - Suíça - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix
Muito prazer!
Quem sou eu?
Uma obra em construção,
Uma aprendiz de qualquer coisa,
Uma inquietação sismíca,
Uma devassa,
Uma Santa,
Um acerto,
Vários erros,
Sou nenhuma,
Sou todas...
Sou o que você diz,
Mas que só faz o que quer!
