Consciência

Cerca de 8596 frases e pensamentos: Consciência

⁠Consciência Negra revela inconscientemente o racismo e ideologia hostil. O que precisamos é de Consciência Humana, que é incolor, que mostra que todos nós temos a mesma origem - O Deus Criador.

Inserida por meirinhopensa1949

O único bom legado da morte é não permitir que o sujeito tenha consciência de que morreu.
Saber que morreu seria muito angustiante.


F. Meirinho

Inserida por meirinhopensa1949

⁠A maior prisão de segurança máxima do mundo é a nossa consciência, ninguém consegue fugir desta prisão!

Inserida por ronaperr

O dano causado à integridade do ser e da consciência é frequentemente mais duradouro e destrutivo do que a lesão ao corpo.

Inserida por GracielaDPensados

⁠Quanto maior o intelecto, maior a consciência de sua própria limitação perante o infinito, isto é a grandiosidade de Deus.

Inserida por Loqueny_Pinheiro

É vera a mancha de Caim,

Que o Brasil traz na fronte,

A consciência aos poucos

Vem sendo temperada...;

E, a escuridão dissipada.

Ninguém pode suportar,

Condenação tão dura assim...;

O Brasil ainda esconde...

O olhar está se abrindo

- aos poucos,

A alma ainda chagada,

Agonizando está a terra amada.



O grito gemente por liberdade,

Geme em todas as alturas,

No solo estão os sinais das torturas...



A Pátria é como uma Mãe

Que não suporta ver os filhos

abandonados à sorte e infelizes.

Ela espera com esperança,

Que os homens educados,

- sejam abolicionistas

E, libertem todos aqueles

que neste solo têm pisado.

Aspira o fim da degradação

- naturalmente humana -

E assim cultivemos juntos

uma Mátria de pessoas felizes.





A dor pungente na pele do escravo,

Perpassa os séculos e todas as cores,

Sangra o Brasil de partos e dores...



Até a utopia passa a ser tortura,

O nosso povo não sabe mais sonhar.

O gosto do cálice grudou na boca,

- a Repressão deixou tatuada,

Sou a filha desterrada,

- sou negra, sou branca, sou indígena

A herança é oriental,

- sou afrodescendente

Brasileira - sou caboclinha,

Em minha pele carrego um 'cado' de tudo,

- tenho a cor de todas as cores

Perante toda a América e todo o mundo,

Acredito que seremos um país de homens

e mulheres livres quando acordarmos do

falso sonho de independência e nos

tornarmos abolicionistas das

penas que nos foram [infligidas por

todos que tiveram poder sobre as nossas [vidas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

A consciência deve ser livre. A intolerância não combina com o nosso país e com o nosso continente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Consciência racional.


É natural fazermos comparações entre as qualidades e os defeitos de alguém, principalmente se você estiver se relacionado com essa pessoa.


Mas tome muito cuidado com a sua consciência irracional, pois é ele que te faz enxergar negativamente o outro;
Levando em conta só os defeitos dessa pessoa, sem contabilizar os seus.

Inserida por apollo_nascimento

Ser estranho é uma forma sofisticada de lucidez. Uma consciência em carne viva que sente o mundo com excesso de precisão. Não é excentricidade, é viver em descompasso com o consenso, ouvir o ruído no meio da música, perceber o vazio por trás das certezas.

A dor vem da dissonância entre o que se vê e o que se finge não ver. Enquanto a maioria se protege com ignorância conveniente, o estranho sofre de clareza. Nietzsche chamaria de “doença do espírito elevado”.
E ainda assim, amar. Amar o humano mesmo quando o entende demais.

Ser estranho é viver tonto de liberdade, duvidar até da própria dúvida. Os outros chamam de “confusão”, mas é só alma demais.O estranho é o herege das convenções, o que “rompe tratados e trai os ritos”.

Há delícia também: ser inclassificável, ver poesia no que escapa ao óbvio, rir de si mesmo enquanto o mundo desaba. Perceber o padrão invisível que Jung chamaria de sincronicidade.

O estranho sente o tempo de outro modo: lento por dentro, rápido por fora. Sente o amor como místico, o tédio como luto. Nada é raso, tudo fere, tudo ilumina. E quando o chamam de “intenso”, ele sorri — intensidade é só estar vivo demais num tempo de gente anestesiada.

Ser estranho é viver num exílio fértil, criar, refletir, desobedecer. Estranheza é antecipação do que o mundo ainda não está pronto pra entender. Ser estranho é ser o rascunho do que ainda não tem nome e sorrir, discretamente, sabendo que a habilidade de lidar com o desconforto é um puro sinal de autenticidade e um atestado de maturidade.

(Douglas Duarte de Almeida)

Inserida por douglasduarte

Da Subdivisão do Ser (Anatomia da Consciência)

“O ser humano é um templo de múltiplos andares; sua consciência é o sacerdote que ascende e descende entre os pavimentos da alma.”
“Toda ideia repetida com fé tende a tornar-se forma viva.” — (Papus, retomado)
“Divide para compreender, une para reinar.”
“O inconsciente é a terra, o subconsciente é a água, o consciente é o ar — o espírito é fogo que anima.”
“O corpo é o altar; a mente, o templo; o espírito, a chama eterna.”
“O passado aconselha, o futuro inspira, o presente consagra.”
“Quem conhece os próprios andares pode ascender sem se perder.”

Inserida por felipe_mateus_alessi

Só há transformação real pela reflexão e expansão da consciência.

Inserida por AlmirFavarin

A razão policia a emoção enquanto a consciência policia a razão.

Inserida por AlmirFavarin

“O ser humano evita erros e sofrimentos quando age sem pressa e com consciência. Mesmo diante de fardos pesados, quem mantém o ritmo constante e o equilíbrio interior consegue seguir adiante sem se desequilibrar.”

Inserida por JohnnyDeCarli

A vida não interfere na cronometragem da alma, senão culpar a consciência por aquilo que deixou de ser feito em benefício do próprio coração.

Inserida por HelgirGirodo

Sem espírito, o corpo é só um manequim de carne.
Sem consciência, só a fica a robotização do Ser.
E isso é lastimável para alguém que é centelha de Deus


(Na Luz dos Pretos Velhos)

Inserida por mateuswild

A pior parte de um término não é a despedida final, e sim a consciência de que aquela rotina — o telefonema matinal de "bom dia" e "eu te amo" — não se repetirá mais. Contudo, o tempo é o fator essencial para o nosso amadurecimento.

Inserida por valdir_junior_2

O verdadeiro poder é não ter que provar nada para ninguém, exceto para a sua consciência silenciada.

Inserida por TiagoScheimann

A mudança começa quando a consciência encontra a coragem de agir.

Inserida por NoemiBadiali

Entre a Bússola da Fé e o Oceano do Pensamento: A Jornada Psicológica da Consciência Humana.

Na experiência humana há, um paradoxo sublime: a necessidade de direção e a ânsia por liberdade. Muitos encontram na religião uma bússola um corpo doutrinário, moral e espiritual que norteia a existência imortal, conferindo sentido, consolo e propósito às suas ações. Essa bússola, quando orientada pela ética e pela sinceridade, cumpre um papel essencial: ela dá ao homem a sensação de estar em rota, mesmo quando a vida parece uma travessia em mar revolto.

Entretanto, outros preferem o oceano vasto, misterioso e em constante expansão onde as ondas do pensamento se tornam embarcações e o próprio intelecto é o leme. Esses caminham sem mapa fixo, movidos pela curiosidade que os impele a compreender o todo por si mesmos. Rejeitam a segurança dos dogmas, não por soberba, mas por sentir que a verdade, quando é viva, não se encerra em fronteiras nem em catecismos.

Ambas as posturas, contudo, são legítimas e necessárias à evolução da consciência. A religião, quando bem compreendida, é o solo fértil da alma; o pensamento livre, quando disciplinado, é o vento que impulsiona as sementes da razão. O conflito entre fé e razão tantas vezes travado na história humana é, na verdade, um diálogo interior que cada ser trava consigo mesmo.

Há momentos em que o homem, exaurido pela dor ou pela dúvida, anseia por um amparo que transcenda o intelecto; outros, sente o impulso de romper as amarras da crença e seguir o próprio raciocínio. Em ambos os casos, a alma busca o mesmo destino: compreender-se e compreender o Todo.

Mas nesse mergulho no oceano mental, o perigo é real: o pensamento, quando se alimenta apenas de si, pode trair-se em emoções e sentimentos alterados. A mente humana, em sua plasticidade e complexidade, é capaz de criar mundos ilusórios, justificativas emocionais e racionalizações sutis que desviam o curso da lucidez. É por isso que os antigos mestres advertiam: conhece-te a ti mesmo, antes de pretender conhecer o universo.

A psicologia moderna confirma essa necessidade de autoconhecimento. O ser humano é um composto de pulsões, desejos, crenças e memórias um campo simbólico em constante movimento. Em cada escolha, há forças inconscientes que nos guiam tanto quanto a razão. Assim, a religião pode funcionar como um espelho moral que revela as sombras interiores, e o pensamento livre, como um instrumento de desvelamento das ilusões. Ambos são caminhos de crescimento psíquico e espiritual.

Seres psicológicos que somos, anelamos pela psique além do corpo essa dimensão onde o Eu se encontra com algo maior que o próprio Eu. Alguns chamam isso de Deus; outros, de Consciência Universal, Espírito, Energia ou Totalidade. O nome pouco importa: o essencial é o movimento de transcendência que impulsiona o ser humano a ultrapassar os limites do imediato.

O respeito pelas escolhas espirituais ou filosóficas do outro é, portanto, um imperativo ético. Cada consciência caminha no ritmo de sua própria compreensão. A bússola da fé e o oceano do pensamento não são inimigos, mas expressões complementares da mesma busca a busca da Verdade.

Conclusão.
Toda alma é peregrina na vastidão do existir. Algumas seguem as estrelas fixas da religião; outras, navegam ao sabor dos ventos do pensamento. Mas ambas, no fim, aspiram ao mesmo porto de luz: a compreensão de si e do infinito. Quando compreendermos que há muitas rotas e um só destino o da consciência desperta então cessarão as disputas entre crença e razão, e o homem, enfim, encontrará paz na harmonia entre o coração que crê e a mente que pensa.

Inserida por marcelo_monteiro_4

Lição da Corrida:
Mantenha o Ritmo e a boa consciência mesmo sozinho.

Inserida por valdinei_arruda