Consciência

Cerca de 8598 frases e pensamentos: Consciência

Consciência racional.


É natural fazermos comparações entre as qualidades e os defeitos de alguém, principalmente se você estiver se relacionado com essa pessoa.


Mas tome muito cuidado com a sua consciência irracional, pois é ele que te faz enxergar negativamente o outro;
Levando em conta só os defeitos dessa pessoa, sem contabilizar os seus.

Inserida por apollo_nascimento

Ser estranho é uma forma sofisticada de lucidez. Uma consciência em carne viva que sente o mundo com excesso de precisão. Não é excentricidade, é viver em descompasso com o consenso, ouvir o ruído no meio da música, perceber o vazio por trás das certezas.

A dor vem da dissonância entre o que se vê e o que se finge não ver. Enquanto a maioria se protege com ignorância conveniente, o estranho sofre de clareza. Nietzsche chamaria de “doença do espírito elevado”.
E ainda assim, amar. Amar o humano mesmo quando o entende demais.

Ser estranho é viver tonto de liberdade, duvidar até da própria dúvida. Os outros chamam de “confusão”, mas é só alma demais.O estranho é o herege das convenções, o que “rompe tratados e trai os ritos”.

Há delícia também: ser inclassificável, ver poesia no que escapa ao óbvio, rir de si mesmo enquanto o mundo desaba. Perceber o padrão invisível que Jung chamaria de sincronicidade.

O estranho sente o tempo de outro modo: lento por dentro, rápido por fora. Sente o amor como místico, o tédio como luto. Nada é raso, tudo fere, tudo ilumina. E quando o chamam de “intenso”, ele sorri — intensidade é só estar vivo demais num tempo de gente anestesiada.

Ser estranho é viver num exílio fértil, criar, refletir, desobedecer. Estranheza é antecipação do que o mundo ainda não está pronto pra entender. Ser estranho é ser o rascunho do que ainda não tem nome e sorrir, discretamente, sabendo que a habilidade de lidar com o desconforto é um puro sinal de autenticidade e um atestado de maturidade.

(Douglas Duarte de Almeida)

Inserida por douglasduarte

Da Subdivisão do Ser (Anatomia da Consciência)

“O ser humano é um templo de múltiplos andares; sua consciência é o sacerdote que ascende e descende entre os pavimentos da alma.”
“Toda ideia repetida com fé tende a tornar-se forma viva.” — (Papus, retomado)
“Divide para compreender, une para reinar.”
“O inconsciente é a terra, o subconsciente é a água, o consciente é o ar — o espírito é fogo que anima.”
“O corpo é o altar; a mente, o templo; o espírito, a chama eterna.”
“O passado aconselha, o futuro inspira, o presente consagra.”
“Quem conhece os próprios andares pode ascender sem se perder.”

Inserida por felipe_mateus_alessi

Só há transformação real pela reflexão e expansão da consciência.

Inserida por AlmirFavarin

A razão policia a emoção enquanto a consciência policia a razão.

Inserida por AlmirFavarin

“O ser humano evita erros e sofrimentos quando age sem pressa e com consciência. Mesmo diante de fardos pesados, quem mantém o ritmo constante e o equilíbrio interior consegue seguir adiante sem se desequilibrar.”

Inserida por JohnnyDeCarli

A vida não interfere na cronometragem da alma, senão culpar a consciência por aquilo que deixou de ser feito em benefício do próprio coração.

Inserida por HelgirGirodo

Sem espírito, o corpo é só um manequim de carne.
Sem consciência, só a fica a robotização do Ser.
E isso é lastimável para alguém que é centelha de Deus


(Na Luz dos Pretos Velhos)

Inserida por mateuswild

A pior parte de um término não é a despedida final, e sim a consciência de que aquela rotina — o telefonema matinal de "bom dia" e "eu te amo" — não se repetirá mais. Contudo, o tempo é o fator essencial para o nosso amadurecimento.

Inserida por valdir_junior_2

O verdadeiro poder é não ter que provar nada para ninguém, exceto para a sua consciência silenciada.

Inserida por TiagoScheimann

A mudança começa quando a consciência encontra a coragem de agir.

Inserida por NoemiBadiali

Entre a Bússola da Fé e o Oceano do Pensamento: A Jornada Psicológica da Consciência Humana.

Na experiência humana há, um paradoxo sublime: a necessidade de direção e a ânsia por liberdade. Muitos encontram na religião uma bússola um corpo doutrinário, moral e espiritual que norteia a existência imortal, conferindo sentido, consolo e propósito às suas ações. Essa bússola, quando orientada pela ética e pela sinceridade, cumpre um papel essencial: ela dá ao homem a sensação de estar em rota, mesmo quando a vida parece uma travessia em mar revolto.

Entretanto, outros preferem o oceano vasto, misterioso e em constante expansão onde as ondas do pensamento se tornam embarcações e o próprio intelecto é o leme. Esses caminham sem mapa fixo, movidos pela curiosidade que os impele a compreender o todo por si mesmos. Rejeitam a segurança dos dogmas, não por soberba, mas por sentir que a verdade, quando é viva, não se encerra em fronteiras nem em catecismos.

Ambas as posturas, contudo, são legítimas e necessárias à evolução da consciência. A religião, quando bem compreendida, é o solo fértil da alma; o pensamento livre, quando disciplinado, é o vento que impulsiona as sementes da razão. O conflito entre fé e razão tantas vezes travado na história humana é, na verdade, um diálogo interior que cada ser trava consigo mesmo.

Há momentos em que o homem, exaurido pela dor ou pela dúvida, anseia por um amparo que transcenda o intelecto; outros, sente o impulso de romper as amarras da crença e seguir o próprio raciocínio. Em ambos os casos, a alma busca o mesmo destino: compreender-se e compreender o Todo.

Mas nesse mergulho no oceano mental, o perigo é real: o pensamento, quando se alimenta apenas de si, pode trair-se em emoções e sentimentos alterados. A mente humana, em sua plasticidade e complexidade, é capaz de criar mundos ilusórios, justificativas emocionais e racionalizações sutis que desviam o curso da lucidez. É por isso que os antigos mestres advertiam: conhece-te a ti mesmo, antes de pretender conhecer o universo.

A psicologia moderna confirma essa necessidade de autoconhecimento. O ser humano é um composto de pulsões, desejos, crenças e memórias um campo simbólico em constante movimento. Em cada escolha, há forças inconscientes que nos guiam tanto quanto a razão. Assim, a religião pode funcionar como um espelho moral que revela as sombras interiores, e o pensamento livre, como um instrumento de desvelamento das ilusões. Ambos são caminhos de crescimento psíquico e espiritual.

Seres psicológicos que somos, anelamos pela psique além do corpo essa dimensão onde o Eu se encontra com algo maior que o próprio Eu. Alguns chamam isso de Deus; outros, de Consciência Universal, Espírito, Energia ou Totalidade. O nome pouco importa: o essencial é o movimento de transcendência que impulsiona o ser humano a ultrapassar os limites do imediato.

O respeito pelas escolhas espirituais ou filosóficas do outro é, portanto, um imperativo ético. Cada consciência caminha no ritmo de sua própria compreensão. A bússola da fé e o oceano do pensamento não são inimigos, mas expressões complementares da mesma busca a busca da Verdade.

Conclusão.
Toda alma é peregrina na vastidão do existir. Algumas seguem as estrelas fixas da religião; outras, navegam ao sabor dos ventos do pensamento. Mas ambas, no fim, aspiram ao mesmo porto de luz: a compreensão de si e do infinito. Quando compreendermos que há muitas rotas e um só destino o da consciência desperta então cessarão as disputas entre crença e razão, e o homem, enfim, encontrará paz na harmonia entre o coração que crê e a mente que pensa.

Inserida por marcelo_monteiro_4

Lição da Corrida:
Mantenha o Ritmo e a boa consciência mesmo sozinho.

Inserida por valdinei_arruda

Quanto mais consciência social você tem, melhor é o trabalho que você faz.

Inserida por pensador

Entre o juízo de valor e aquilo que não mais convida a consciência para um debate, há um escape. Fuja da aparência do mal.

Inserida por Ricardogomesdl

Você tem liberdade para escolher no que gastar, apenas tome consciência disso, pois serão estas escolhas que determinarão o seu futuro.

Inserida por tiago_leite

Uma Luz na Escuridão
(Geovani G. Vilela)

Não há nada melhor que começar o dia com a consciência conscientizada de que não somos Deus e não podemos fazer tudo e muito menos evitar todos os inconvenientes. A gente pode ter um certo controle do que está ao nosso alcance, e esse alcance pode ser estendido com conhecimento, ciência e sabedoria. Podemos até interferir no curso do rio de coisas, seres e pessoas, mas nunca mudar o caminho inteiro. Seria muita audácia nossa mudar os destinos.
Mas existe uma LUZ que ilumina todos os horizontes e todas as profundezas. E nessa luz não somos mais meros mortais, Nela fazemos parte do plano maior escrito pelo Arquiteto disso tudo! Essa luz é estonteante e cristalina, e ela nos devolve ao paraíso perdido, nos aponta e clareia o caminho do Jardim. Parece repetitivo e taxativo, mas insisto porque é libertador: Essa Luz é Cristo, e Ele é o Salvador, Rei e Libertador. Ele não é um homem, Ele é Deus, muito além de nossa compreensão humana e ofuscada. O maior esforço da sabedoria terrena nos aproximará mais dessa Realidade, mas só a Sabedoria que vem do alto nos colocará dentro do raio dessa Luz. E só no Espírito Santo seremos transformados e verdadeiramente iluminados. Não importa os caminhos errados que você e eu tomamos, quando nos deparamos com o verdadeiro Caminho, não há como resistir. Podemos até insistir no erro, mas por ilusão, teimosia, vícios e/ou cegueira espiritual, mas se você e eu formos tocados pelo Amor Eterno, nunca mais nos esqueceremos. E toda vez que começarmos a nós distanciar do caminho de volta pra casa, ou da vida que há em Cristo, isso nos pesará a consciência e estaremos andando a ermos e vivendo uma vida de mentiras e contradições.

Inserida por geovanivilela

"A sensação de dormência,
Ciclo da própria demência...
Mentiras ditas pela consciência,
Aquelas que nos fazem perder nossa essência...
Rimei, cantei, mostrei, falei...
Senti, menti, ouvi, cai...
Porém, eu amei.
Mas de tu, nunca dependi.
O que eu fiz, farei...
Ou faço...
Não é para te fazer rir, ou para aliviar o teu fracasso."

Inserida por jflma

Liberdade e riqueza
é está diante das maravilhas
da natureza com a consciência
limpa e tranquila sem dever nada para ninguém.

Inserida por madson_sucarelly

Quando tomarmos consciência de respeitar qualquer ser vivo aqui na terra, estaremos caminhando para um mundo melhor, para um ser humano novo!

Inserida por airosoraquel