Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov
E então veio a imensa vontade de chorar. Como se fosse limpar tudo por dentro. Como se fosse me purificar. Mundificar a minha alma. E de fato foi. De fato é. De fato será. Sempre haverá de ser assim. Lágrimas que correm pelo rosto são lágrimas que esvaziam o nosso corpo. Descem como um manancial. Jorram até a dor cessar. E se não cessa ao menos ameniza. Deixa mais leve o nosso corpo. Esvazia nossos pensamentos. Alivia nossa angústia. Chora. Chora. Chora que faz bem. Chora que vai passar. Chora pra esquecer. Chora pra descarregar. Chore o quanto for necessário. Mas uma hora tem que parar. E quando acabar o descarrego levante. Levante sua cabeça. Siga em frente. Com fé, esperança e coragem tudo ficará diferente. É importante acreditar. De coração, corpo e alma. E tudo aquilo que se aliviou durante a choradeira trabalhará duro agora. Te dará forças para você seguir adiante. Coragem e confiança! Pois lembre-se: chorar é para os fortes.
As vezes as coisa não são como gostaríamos que fossem. Por esse motivo não acredite nem em sorte, e nem no azar, acredite no destino.
Legi4o
Quando eu encontrar você depois de tanto tempo não irei chamar seu nome,não perguntarei como você está,não relembrarei do passado porque ele está atrás de nós, não direi "OI" porque seria indiscrição ou apenas deboche.Eu nem chegarei perto de você porque eu não faria parte da sua realidade.
Legi4o
Só os tolos e os sem caráter insistem em usar o passado como forma de atingir ou defender-se do inimigo.
Eles usam o passado como defesa, como a arma mais poderosa que pode existir.
Porque a maior arma, instrumento de defesa dos acusados e o Presente , que não há nada para se relembrar
Apenas para se orgulhar.
Legi4o
chove forte agora, refresca a noite sem luar. Molha a terra seca, que sedenta suga a água, como néctar da vida que é. Imagino o seu abraço acalorado, como fonte pura e cristalina, em perfeita essência aos meus desejos mais secretos. Sem medo, sigo em frente, sem saber separar o que é real do sonho. Sigo pela imaginação do coração, mesmo porque, agora mais que nunca, meu coração imagina apenas você...
Certa vez me disseram: Como é linda a arte do sentir!
Arte foi o que disse ele?
Não!
Sentir não é arte, não é dom, não é nada além do que pulsos!
Eles são tão fortes que podem te controlar; podem te fazer rir, chorar, mentir, gritar, bater, sofrer...
Tem o poder aquele que sabe controlar a raiva e o ciúme, entender quando está apaixonado, acreditar quando estiver amando e jogar aos braços na felicidade.
Você nunca se doou a cólera?
Você nunca deixou ser controlado pela raiva disparando um soco?
Nunca sorriu?
Nem chorou ao ver um filme?
Bem,
Me dizem o tempo todo como devo me vestir, como devo me portar, quando eu devo ir e quando eu devo regredir,
Agora me dizem o que devo amar?
Não, não...
Não é mais nenhuma poesia sobre amor, ou alguma ideia fantasiosa, é só uma ideia!
O tempo todo eu vejo filmes, artigos, e um monte de “quatis, quatis” sobre como devo levar minha vida, e então quando eu coloco carvão na minha condução a vapor sou obrigado a desistir!
Sinto muito, mas se por acaso eu desistir agora não me perdoarei à vida inteira por não saber se minha tentativa daria certo.
Sei que eu posso “quebrar a cara” lá na frente, mas está mais fácil eu quebrar a sua, se você se intrometer na minha vida!
Opa! Não gente, sou contra a violência, mas fico chateado. Não, chateado é pouco eu fico [puto]triste mesmo!
Você só desiste de algo por dois motivos, ou a falta de interesse, ou falta de motivação. Filhos da mãe! Nos tiram toda a motivação que vem de dentro.
Eu sei quando procedo erroneamente, mas tem certas coisas que não são erradas, só são vistas como um erro futuro, probabilidade de dar errado, mas se há 1% de chance não seria um motivo a se tentar?
Do meu futuro cuido eu, ok?
Está bem, talvez ninguém esteja entendendo nada do que estou falando, são 01h28min da madrugada e eu preciso realmente ir dormir, mas preciso muito mais terminar esta crônica.
Serei mais claro, eu prometo!
Posso repetir meus caros?
“Me dizem o tempo todo como devo me vestir, como devo me portar, quando eu devo ir e quando eu devo regredir. Agora me dizem o que devo amar?”
[Até ai está bom!]
Não quero tirar o ar do romantismo barato dito aqui, não estou falando de casais, namorados e afins. Na verdade não só isso.
Estou falando de amar algo, alguém, alguma coisa ou criatura.
É, é...
Quando falamos a palavra amor da para atrair um monte de enamorados e fazer com que eles nos leiam... [se até aqui você não estiver curioso para terminar, sou um péssimo cronista. apelativo eu? Só um pouco!]
Voltando,
Aquele seu sonho de ser cantora de musica Country, que todos acham ridículo (até eu), é destruído por um meio que diz que você deve ser médica por que dá dinheiro.
“O que dá dinheiro é o melhor”
Eu quero ganhar dinheiro, quero viver bem, mas escolho o caminho que eu desejo escolher para atingir a satisfação de se viver bem e feliz.
Viver bem não é ser rico, eu poderia explicar usando a pirâmide de Maslow, mas teria gente me refutando dizendo um monte de bobagem. Fica a dica para procurar o que seria a tal da pirâmide de “não sei quem” ( sei que você já esqueceu o nome, volte lá e leia).
Fala a verdade, você nunca desistiu de um carinha só por que sua amiga disse que era impossível?
Cuidado, ela está é querendo o seu futuro namorado! Ok, ok, nem sempre é isso, mas isso fez com que você desistisse, não foi?
Talvez eu não seja o maior exemplo disso, o cara que mais lutou por algo, talvez eu também tenha desistido de alguma coisa em vão.
Mas sei que o que vou dizer aqui, clichê ou não, é pura verdade!
Sonhos, desejos, vontades são a mesma coisa em graus diferentes.
Vontade dá e passa.
Desejo dá, permanece, mas não perdura.
Sonho é = desejo + vontade + uma dificuldade enorme³ “sobre” idéia de que sem isso não há felicidade.
É sim, sonho é coisa seria. Então vem você e diz a alguém para desistir, e o reprime...
Você é mal, perverso, não se importa com ele e nem com ninguém a sua volta!
E não me olhe assim, você é sim e ponto final!
[Não adianta parar de ler não, você já chegou até aqui, tem ainda um monte de coisa para ler a baixo.]
Sinceramente estou cansado e graças ao bom Deus, eu abracei a minha decisão, independente da aprovação alheia ou não. Faço o que quero dentro da ética e moral, eu tenho uma vida e apenas uma, uma só, "umazinha", se eu não viver bem, ou viver em função de um meio qual eu não faço parte de alma, a amargura se transformará em armadura e ninguém verá o que realmente sou se não um amontoado de desejos reprimidos e uma muralha gigantesca que nem a análise do psicoterapeuta quebraria.
É legal quando temos o apoio de quem nós amamos, é maravilhoso. É MOTIVACIONAL.
Motivação é um remédio muito bom, experimente motivar alguém a realizar seus sonhos, moralmente claro, a menos que você tenha dinheiro para motivá-lo financeiramente.
Quer ser cantor de musica Country? Vá e vá feliz!
Só não me dê nenhum CD teu, pois não vou ouvir, mas seja feliz.
Perceberam a diferença?
O fato de eu não gostar de musica Country, não quer dizer que você não deva gostar, ou que seja ruim.
Eu nem vou falar de respeito aqui, acho que nem é preciso, vocês falam todos os dias sobre respeito e moral e blá, blá, blá, eu vejo, eu leio em suas revistas e essas coisas que vocês colocam na televisão, vejo tudo isso, é posto aos montes, só não vejo a concretização disso tudo.
Ah, vou falar mesmo assim!
O amor por algo ou alguém deve vir junto com o respeito. Tanto para quem gosta quanto para quem não gosta. E isso é muito claro.
Tem que haver uma tolerância, sim to-le-rân-cia!
Não sabe o que é?
Procure meu amigo Michaelis ou o primo dele o Aurélio, você encontra fácil na sua estante.
É assim:
"Condescendência ou indulgência para com aquilo que não se quer ou não se pode impedir."
Ainda não? Espera que tem mais.
"Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas."
Deus sabe o quanto odeio musica country, mas essa menina quer ser cantora de musica country, será um terror, a felicidade dela e a minha trist..., não direi! Será a minha felicidade também, é... (Devo me corrigir.)
Aprender a ser feliz pela felicidade do outro é necessário, importante e indispensável.
Quer que alguém te faça feliz, primeiro mostre que quer a felicidade dele também. Motive-o.
Dê apoio, da forma como você puder dar, patrocínio ou moral.
Voltaire disse algo muito importante “Posso não concordar com o que você diz, mas defendo o seu direito de dizer até a morte” e eu digo “Odeio musica country, mas defendo seu direito de ser feliz até a morte!”
A minha motivação acabou, meu café acabou, meu açúcar também e derramei o restante no papel, borrei estas letras, espero conseguir ler amanha ao digitar. Ah, para não ir esquecendo, são quase 03h00min da madrugada isso é um até logo, boa noite.
Já dava como certo o fim e o descrevia como um sonho real, que vivi "loucamente,intensamente e maravilhosamente". Mas a realidade desse sonho voltei a sonhar...
- Estou sofrendo por amor.
- Errado.
- Errado? Como assim?
- Você não está sofrendo por amor.
- Como você pode me julgar desse jeito? Sou eu quem sinto. Sou eu quem amo!
- Isso é fato. Mas o amor não faz ninguém sofrer. Você pode estar gostando de uma pessoa ou apaixonada por ela, mas não amando.
- E como você sabe disso?
- Quando você amar de verdade, você vai entender. O amor é recíproco. Qualquer outra forma de "amor" é apenas "sofrimento involuntário".
Incrível como a mesma mão que tem o dom de construir coisas fabulosas tem o mesmo poder para acabar com sonhos.
Minha mãe.
Um texto não precisa exaurir uma ideia, assim como uma iguaria não precisa matar a fome.
A morte é o fim e pode ser também o começo, a religião não foi feita para ser entendida, devemos aprender a ler os sinais do Criador para acreditar que não estamos aqui por acaso.
Depois disso, dá para escrever essas linhas sem a preocupação de que mais de noventa anos de vida possam ser resumidos em algumas palavras.
Minha mãe partiu!
Apesar do o triste e doloroso último ano ela não tinha nenhuma doença e não queria morrer. O brilho nos olhos durou até o último suspiro e espero que ela já tenha encontrado aqueles a quem amou e de quem teve as melhores lembranças.
Muitos vivem, alguns deixam um legado e a saudade é personalíssima, podendo ser dolorosa para uns e gostosa para outros.
O legado deixado pela minha mãe vive dentro de mim como sempre viveu. Sou capaz de lembrar-me dela desde os meus cinco anos de idade, me acompanhando nas lições do colégio, com muito rigor e com doçura.
Lembro-me dela por toda a vida deixando de lado a sua para acompanhar a minha. Lembro-me do seu desespero quando na rebeldia dos meus vinte anos, ameacei deixar a escola e ela me convenceu a continuar.
Lembro-me da mãe guerreira que cuidou da casa sozinha e ainda trabalhou, dando aulas particulares de piano na casa dos alunos, poupando-os do trajeto que ela fazia sem reclamar.
Lembro-me da sua alegria de encontrar um novo companheiro, com quem viajou todo o mundo por várias vezes e de quem falava sempre com muito carinho em vida e depois que ele partiu.
Lembro agora e sempre lembrarei, que a parte boa de quem sou veio dela.
Não estou triste. Com a convicção que ela tinha que ao partir reencontraria seus queridos, breve estaremos juntos novamente.
...Muita gente foca alguns itens carimbados por alguns gurus da administração como sendo a meta do sucesso. E esquecem de ver se estas metas estão alinhadas aos seus princípios...
Parecia normal, tão normal quanto respirar e não precisar se lembrar como fazer. Por outro lado, parecia tão estranho quanto não saber o próprio nome. Era surreal e fantástico. Seu olhar fazia meu corpo vibrar de emoção, sua pele tão macia como um pêssego, seu cabelo levemente delineado, sua boca vermelha como morango, sua pulsação tão lenta quanto o passar do tempo. Oh, doce tempo, que tirou de mim aquilo que eu mais amava, tempo que levou embora minhas lembranças e dores, tempo que te levou com ele e nunca mais trouxe de volta.
Sabes como escrevo, me descrevo, altero, me revelo e relevo?
É assim oh, jogo ideias como alento de vento no catavento dos
Sentimentos ao relento no pensamento, e vejo que viram ofício
Sem sacrifício, que me levam serenamente ao hospício ou será
Que sou eu que revelo, nivelo e elevo a minha pretensa, inteira
E intensa filosofia de propensa poesia sem me dar conta disto?
Não sei, só sinto que é a minha verdade mais verdadeiramente
Verdadeira e a expressão mais perfeitamente perfeita da minha
Impressão, intenção e extensão do meu tão imperfeito coração!
Guria da Poesia Gaúcha
FOI PRA SEMPRE
Quem para ficar inteiro não veio,
Quem cabreiro, só existiu como
Parte do entrevero de passagem,
No entremeio de uma paisagem!
Guria da Poesia Gaúcha
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
