Coleção pessoal de RicardoBarradas

101 - 120 do total de 984 pensamentos na coleção de RicardoBarradas

A escassez de politicas publicas educacionais e culturais de qualidade e responsáveis por parte do estado, precipita uma população gigantesca desamparada. Ativos gestuais tecnológicos analfabetos cada vez mais polarizados e fundamentalistas. Com advento das facilidades e popularidades da telefonia móvel sem a devida ordenação fiscalizadora e legalização, a sociedade institucional publica permissivamente alheia assiste imparcialmente por erro culposo, consequente o farto acesso sem critério das redes sociais que passam em si a serem um instrumento perverso e plataformas alienadas para um programa para a pulverização de falsas noticias, tendencias doutrinarias dominadoras e boatos, a uma população abandonada, que passa a crer cegamente em tudo que mais se aproxima do seu tosco entendimento, predileção pessoal embasado simplesmente em seu individual interesse como verdade. Em contra posição por predileção pessoal também por interesse, repudiar e crer indubitavelmente como criativa mentira manipuladora e ficcional absurda, toda informação e noticia que aparece em contrariedade com suas pessoais e inseguras, poucas convicções, muitas vezes provocando alianças errôneas desastrosas com convicções de falsas governanças paralelas e marginais agravando a inseguridade. A exemplo disto, tem se observado de forma cada vez mais frequente, tal fenômeno politico-social cultural de forma bem clara nas campanhas eleitorais, partidária politica e no marketing piramidal direto de massa nas seitas religiosas neo-pentecostais que se espalham e afastam em muito, do comportamento e faculdade de livre arbítrio cívico e cidadão. A desigualdade e a diversidade enquanto dificuldade desampara o cidadão comum, este sobrevivente invisível que habita na base da piramide social que vem se afastando cada vez mais da realidade contemporânea do estado democrático de direito e de toda e qualquer posição jurídica laica constitucional que doutrinariamente seria a garantia de felicidade, individualidade, diferença e liberdade.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: politicas publicas

Respirar e amar, sorrir e agradecer pois diante da insegura e liquida contemporaneidade, pouco sonhamos, morremos, silenciamos, mutilamos e nos alienamos um pouco mais todos os dias enfraquecendo a vital rebeldia pela covardia imparcial de achar que não poderíamos de forma alguma, tudo mudar.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: sociedade contemporâneas

Eu confesso, que tenho tido até hoje amigos irmãos amorosos, diferentes e completos de vários locais do mundo. Nunca precisei perguntar sobre a sexualidade, religiosidade e nacionalidade, deles.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: nacional estrageiros

DONA ALICE, no lugar das mil maravilhas na arte e na cultura brasileira sonhando distante das realidades e dificuldades das periferias.

A arte e a cultura produzidas no seculo XXI nas periferias das grandes cidades metropolis brasileiras permanecem ainda, infelizmente midiaticamente na estrutura pré-colonial perante a visibilidade institucional e comercial nacional, culpa da Dona Alice, que só vive sonhando mas está mudando pois já vem recebendo os olhares ávidos de grandes grupos imperialistas por conta da aprovação, valorização, apoio e reconhecimento internacional que reconhecem que as novas linguagens fora do eixo são cada vez mais fortes, importantes e expressivas, derivações identitárias mais próximas das realidades das dificuldades sócio-politico-educativas insurgentes e resistentes do grave problema de carências de oportunidades institucionais, politicas publicas inadequadas inacessíveis e a crescente escalada da violência urbana nas comunidades que distancia de qualquer conceito da verdadeira moderna e aceitável, liberdade. Tudo isto bem distante das perversas politicas menores de partidos políticos.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: politicas culturais

O retrocesso faz parte da jornada para o sucesso de todos aqueles que nunca deixaram de sonhar pelos processos, que seria possível, um dia por repleto, conquistar, mudar e construir.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: cultura inclusão

Tenho medo de sentir medo. Tenho medo de pensar que sei como terminam todas as mais lindas historias. Tenho medo, muito medo de achar que estou mais certo que os diferentes.Tenho demasiado medo de sentir vontade pelo cansaço de amontoar e não mais construir, constituir minha felicidade pequena, no futuro próximo, em silenciosa solidão.

RICARDO V. BARRADAS
2 compartilhamentos

Sem paciência para os joguinhos de morna solidão e os "Amores Líquidos" como tão bem nos alertou Zygmunt Bauman para estes tempos difíceis... " Ser resolutos em não servir mais e eis-vos livres ". Nietzsche é atual em minha janela da alma quando ainda diz no Discurso da Servidão Voluntaria. " Não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia". Sonhos, inteligencia, bondade, amor, atitude, reinvenções, criatividades, arte e liberdade são sementes energéticas e vibracionais para em mim algo a mais e em especial, florescer. Sou enfim um pensador com muitas perguntas, por mais que sempre soube que nem todas elas teriam respostas. Estou sapiossexual - inteligencia afrodisíaca.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: amor depressão

Na contemporaneidade deste seculo XXI precisamos universalmente reaprendermos bem mais com a criatividade colorida, a sonhar do que ver, ouvir e crer nas aparentes liberdades.

RICARDO VIANNA BARRADAS
1 compartilhamento

Quem tem a arte como atmosfera vital não tem tempo hábil para perder se em medos, dogmas sociais e preconceitos.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento

Ao primeiro minuto próximo da atmosfera da felicidade, o mundo cego, começa a nos perceber diferente. Não se engane mais, nascemos para sermos satisfeitos com o que conseguimos, com a pessoa certa e muito felizes.

RICARDO VIANNA BARRADAS
1 compartilhamento

Enfim, confesso, movo me a cada movimento muito mais pelos sonhos pois diante da triste realidade, cada vez mais me paraliso perplexo.

RICARDO VIANNA BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: pensador sonhador

Antes de qualquer boa politica publica sócio-cultural educativa para as favelas e as comunidades carentes brasileiras, cabe aos pensadores comunitários edificarem o resgate da capacidade de sonhos a médio prazo. Pouco importa se são realizáveis, afinal não são projetos, são apenas sonhos. Para inicio de qualquer conversa neste sentido precisamos quebrar as tristes barreiras do imediatismo, do querer ser feliz hoje, pois eu quero por agora que é a hora, que tem destroçado em muito nossas esperanças familiares, infantis e juvenis, temos que fecundarmos o para depois, para um poder ser feliz e melhor, possivelmente para daqui a pouco. A crença na realização do sonho difícil mas possível ainda é o alicerce e a argamassa de todo processo criativo na superação da triste realidade que comumente se apresenta como pressupostamente, impossível.Precisamos mais que nunca, sonhar.

RICARDO VIANNA BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: sonhar possivel

Ora por outra sempre me perguntam se eu sou escritor e respondo a indagação de forma taxativa, que não sou. Escritores temos muitos bons na Academia Brasileira de Letras, de vários estilos, eu sou apenas um pensador que escrevo as conversas para mim mesmo.

RICARDO VIANNA BARRADAS
1 compartilhamento

A bela joia de arte criada por um artista plastico joalheiro veste, pousa e voa em esplendor quase em um bale a parte da anatomia humana que ela em par exalta, embelece e personifica. Pode se dizer que ela em si foi inspirada e criada, para um só corpo e espirito. Diferentemente dos adornos fantasiados de nobres expostos em quantidade pelas vitrines, que não passam de objetos de consumo em massa, reflexo fraco de um relativo status social e de uma tendencia de moda temporal dentro da frequência repetitiva industrial que mensura de forma muitas vezes exageradas entre o preço, seu peso, seu tamanho e alto valor.

RICARDO VIANNA BARRADAS
2 compartilhamentos

Independente do cargo publico que ocupe nenhum profissional pode se achar acima da lei em qualquer circunstancia e se não transita dentro da igualdade e da legalidade por se achar superior e diferente é por que não consegue ser autoridade, nem de si mesmo.

RICARDO VIANNA BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: injustiça igualdade

A oração devocional de todo o ser de alma pura sem direção parece me ser a forma mais amorosa que o adepto revelado e consciente em luz e verdade tem para rogar que a branda fluidez energética que tudo renova-transforma e a harmonização de todos os espaços visíveis e invisíveis dimensionais ergam se em tríade unidade para fazer valer a mais suprema e perfeita lei da vida. Abundancia de amor, compreensão, bondade e caridade. FIAT LUX.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento

Creio em politicas publicas constitucionais não para o embate político partidário de qualquer natureza e muito menos nas oriundas e embasadas em estudos teóricos acadêmicos de grupos e universidades. Pois infelizmente o que temos tido nos últimos tempos são programas de politicas equivocadas tendo como horizonte o pragmatismo de uma intervenção social anticapitalista para a construção de uma outra sociedade democrática, que na pratica infelizmente, não existe. As verdadeiras politicas publicas em meu entendimento devem surgir da própria comunidade via lideranças religiosas e culturais locais, associações de moradores, cooperativas e sindicatos de trabalhadores, grupos de professores de ensino médio, agentes de saúde e pequenos empregadores locais que conhecem e vivenciam a realidade de forma direta sobre o que falta e o que constitui diariamente um tropeço para a melhor qualidade de vida, dentro do aceitável local. De certa forma, por mais que pareca que eu seja contra as políticas neoliberais, sexistas, homofóbicas, racistas e de opressão de classe, não sou. Eu só acredito que as politicas publicas de governo gerais devem congraçar a totalidade comum da sociedade e não ter a tipicidade de ser direcionada para nenhuma comunidade, classe ou problema especifico. Em via de regra, creio na luta a favor da vida, da família, das crianças, dos trabalhadores e dos aposentados cidadãos locais que paulatinamente vem perdendo o vigor, interesse e intensidade para algumas mobilizações e movimentações sistemáticas das pessoas comprometidas midiaticamente que são originarias e militantes engajadas das lutas antirracismo, das lutas contra a hetereducatividade, das lutas contra o machismo, contra as institucionalidades e as lutas anticapitalistas. Enfim, creio em politicas publicas em macro para a maior parte da população emudecida e silenciosa marginal que por persistência habita a própria sorte a base da piramide social por invisibilidade e cada vez menos politicas em micro contemplando privilegiadamente alguns escolhidos por fazerem parte de pequenos grupos mais coloridos, barulhentos, inventivos e de certo modo bem melhores representados.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: politicas publicas

Ser um pensador constante para tentar entender a maior parte da caminhada. Quando escrevo uma reflexão, a principio confesso que estou escrevendo para mim mesmo. Pois diante do grande seculo da comunicação nunca houve um tempo como hoje de tanto isolamento, inseguranças, tristezas e entorpecimento inútil bem distante do que o ser humano, através dos tempos, revelou, disse e aprendeu. Todos nos falamos, em todas direções, das diversas maneiras possíveis por tanta tecnologia e nos achamos cada vez menos convencidos, distante de alguma sóbria realidade. Ate por que só falamos, propriamente dito mas por diálogos fantasiados de unilaterais, monólogos pré-determinados e tristes pois não recebemos por receptividade as palavras e as ideias diferentes que os outros possam dizer em nossa direção. Por incredulidade pensamos estar corretos o tempo todo Tempos de muitos sons, ruídos, barulhos, novas palavras e uma humanidade surda a um palmo e meio diante de toda possível positiva e acolhedora audição. Enquanto surdos não se ouve nem que distantes novas e lindas cancões. Hoje sei que não existe quem esteja totalmente certo o tempo todo mas da mesma forma não existe que esteja errado em tempo integral. Erros e acertos são sementes prosperas do caminho Conheci vários humildes que com jeito simples me revelaram alguma sabedoria mas não posso crer que um ser analfabeto ou com pouca instrução e cultura possa ter diretrizes de um futuro prospero para uma população inteira em qualquer tempo e lugar de nossa breve existência. Nestes tempos de informações fartas vindas de todos os lados, lugares muita coisa boa vem com elas mas outras erradas, incorretas, nocivas, escravas e cativas sublimam de forma sugestiva com falsa beleza a nossa tão edificante luz, luzes, caridade, amor em ação e liberdade. Creio que ao primeiro momento que aqui cheguei reconheci o grande valor da verdadeira luz inversa a acomodada escuridão. Ao abrir os meus pequeninos olhinhos para vida, ao acalanto energético da família e diante da nova claridade percebi como seria importante minha capacidade inventiva e criativa de recriar tudo em sonhos bem coloridos para dialogar sempre com a monocromática realidade. Novas palavras, novas luzes, novas cores e muitos sonhos, acredito ser a feliz filosofia para reinventarmos novos caminhos para irmos ao encontro da esperada e almejada felicidade, o auto-perdão e a paz interior. Não temos naturalmente nenhum direito de sermos severos, carrascos nem algozes de nossas tantas infelizes tentativas. Rejubilamo nos com o que temos, com o que somos e busquemos mais a nosso tempo e tributo. Pois só cada um sabe o preço certo que pagou em dores, nãos e emoções, para estar em sanidade diante de tudo que hoje, está aqui. Fiat Lux.

RICARDO V. BARRADAS
2 compartilhamentos

A arte é uma nova luz que redimensiona e expande toda estática realidade.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento
Tags: artes plasticas

Importante a renovação e a reinvenção em nossa vida de tempo em tempo mas isto não quer dizer que tenhamos que mudar tudo, só transitarmos por caminhos diferentes na mesma direção. Quem sabe este novo caminho tenha mais flores, passarinhos e borboletas. A agulha imantada que aponta para o norte, e lhe norteia é o seu coração que flutua na vibração de luz de seu espirito.

RICARDO V. BARRADAS
1 compartilhamento