Coleção pessoal de Poliana16
Seria sua aspiração conhecer melhor o Senhor Jesus Cristo? É seu anelo amá-Lo mais? Se sua resposta for sim, digo-lhe que o Espírito Santo está em você. Não importa quão fraco seja o seu amor, nem quão fraco o seu desejo. Uma das minhas citações favoritas de Blaise Pascal: "Não Me estarias procurando, se já não Me houveras encontrado". Quem quer ter Cristo tem Cristo. O próprio fato de que você quer tê-Lo é prova de que o Espírito está em você. O não regenerado não quer tê-Lo; ele está "em inimizade contra Deus" e em inimizade contra Cristo.
A verdade deve ser apresentada de maneira espiritualmente atrativa, não de maneira carnalmente atrativa, não como entretenimento.
O real problema com a pessoa insensata, néscia, é que ela só vê uma coisa de cada vez. E essa monopoliza a sua atenção. É cego para todas as outras coisas. Há homens que só vêem uma doutrina, esquecendo-se tudo o mais. As outras estão lá, nada obstante. Mas, devido a concentração num só elemento, o conjunto fica desequilibrado. Sempre falta equilíbrio ao néscio.
O segredo da sabedoria é que o homem mantém o seu ser interior preso - o que ele é por natureza e por instinto - e o tempo todo relaciona o que encontra e descobre com as grandes certezas fundamentais.
Sábio é o homem que sempre pensa. Não age baseado apenas no instinto ou no impulso ou no desejo. Não, ele insiste em aplicar-se ao pensamento, à razão e à meditação.
Não são os longos discursos nem a linguagem eloquente que agrada aos ouvidos do Senhor, mas um coração humilde, quebrantado e contrito.
Pobre coração! Te lamentas de que não sabes orar? Podes ver tua miséria? Deus te há mostrado que por natureza está debaixo da maldição de sua Lei? Se assim for, não erres; sei que gemes, e de fato, mui amargamente. Estou persuadido de que apenas não podes fazer qualquer coisa
em seu trabalho diário sem que a oração brote de teu peito. Não subiram teus lamentos aos céus desde de todos os cantos da tua casa? Sei que é assim; e também teu próprio coração pesaroso testifica de tuas lágrimas, do
esquecimento de tua vocação etc. Não é verdade que o teu coração está tão cheio de desejos pelas coisas da outra vida, que às vezes te esqueces até mesmo deste mundo?
Orar é derramar o coração e alma de modo sincero, consciente e afetuoso diante Deus por meio de Cristo, no poder e ajuda do Espírito. Essas coisas dependem de tal modo umas das outras, que é impossível que haja oração sem que todas elas cooperem. Por mais excelente que seja o nosso discurso, Deus rejeita toda súplica que não possua estas características. Se não se derrama coração sincera, consciente e afetuosamente diante dEle, e isso por meio de Cristo, não se faz outra coisa senão um
mero esforço de lábios, o que está longe de ser agradável aos ouvidos de Deus. Assim também, se não é no poder e ajuda do Espírito, é como o fogo estranho que ofereceram os filhos de Arão (Levítico10:1).
Nas minhas crises de agonia espiritual, eu tive fortes tentações para desistir e não buscar mais ao Senhor, todavia havendo-me feito entender quão grandes pecadores eram aqueles de quem Ele teve misericórdia, e quão grande eram as suas promessas aos pecadores, e que não era ao que está são, mas o doente, não ao justo, mas o pecador, e
não ao que está pleno, mas ao que está vazio, a quem lhes comunicava a Sua graça e misericórdia, e isto, com a ajuda do Espírito Santo, fez-me aderir a Ele, apoiar-me nEle, e que ao mesmo tempo clamasse, ainda que no momento não enviou resposta.
Os aparentes atrasos de Deus não são provas de Seu desagrado, às vezes é possível que esconda Seu rosto dos santos que mais ama. Lhe agrada em extremo manter os Seus em oração, encontrá-los continuamente batendo na porta do céu. Pode ser, diz a alma, que o Senhor me prova, ou que Lhe agrada ouvir como lhe apresento, gemendo, a minha condição.
Nunca e de forma alguma a nossa salvação deve ser fundamentada em qualquer coisa que haja em nós. Baseia-se inteiramente no Senhor Jesus Cristo.
A graça é o único antagonista contra o pecado, a única antítese do pecado. A Lei nunca foi uma alternativa ao pecado, e nunca foi destinada a ser isso. (...) Assim, nunca se deve colocar a Lei contra o pecado como uma alternativa. Nunca foi seu propósito salvar, e não pode salvar, por causa da nossa fraqueza, porque somos fracos na carne. Nada senão a graça pode ser contraposta ao pecado.
O homem que conhece melhor a sua pecaminosidade, conhece melhor a graça de Deus. O homem que pensa que há muito pouca coisa errada nele, também acredita que pode endireitar-se facilmente, e com isso mostra que tem pouco, se é que tem algum, entendimento da graça.
No momento que um pecador crê,
E confia em seu Deus crucificado,
Recebe de imediato seu perdão,
Redenção completa por Seu sangue.
O ladrão agonizante se regozijou ao ver,
Essa fonte em seu dia,
E ali eu também, tão vil como ele,
Lavei todos os meus pecados.
A palavra de edificação dita pelo cristão sempre deve ser de acordo com as circunstâncias! Portanto, não devemos repetir frases como papagaio e achar que agimos bem e cumprimos o nosso dever. Nada disso! Em vez disso, devemos primeiro descobrir qual a exata situação das outras pessoas. Compete-me falar-lhes de modo tal que as ajude exatamente no ponto em que elas estão; "não deiteis aos porcos as vossas pérolas", diz o nosso Senhor (Mateus 7:6). Não dê um bife, digamos, de boa carne vermelha a um bebê que só pode tomar leite!
Roubar não se restringe às coisas da esfera material. Roubar significa realmente apossar-se e fazer uso como se fosse sua, de alguma coisa que não pertence a você, apropriar-se de algo que não é seu, para atender aos seus fins pessoais e para a sua satisfação pessoal. Assim refere-se a muitas coisas, além das materiais. Pode-se roubar dinheiro; sim, porém também se pode roubar tempo; pode-se roubar quase tudo, pode-se roubar pensamentos, idéias, o crime que chamamos de plágio, que é tomar as idéias de alguém e publicá-las como se fossem suas próprias. Você pode escrever um artigo, mas usando o que tomou de alguém e você não dá a conhecer o seu reconhecimento - é roubo.
O pecado sempre desestimula o pensamento, sempre desestimula a meditação. O pecado sabe que só tem uma esperança de sucesso, e esta é jogar nos sentimentos e desejos da pessoa. Se a mente começar a funcionar realmente, o pecado estará acabado e, portanto, em sua astúcia, ele joga nos sentimentos e desestimula a mente e o pensamento. Você se irrita simplesmente porque não pensou no que estava fazendo. O pecado o governou e o dominou. Ele nos faz viver só para o momento. Deixamos de pensar além do momento presente, e então ele pega você! Se os homens e as mulheres tão-somente pensassem de antemão, quão diferente seria a vida! Mas não o fazem; o pecado desestimula o pensamento, e isso faz parte de sua estratégia de engano.
Conhecer é uma grande responsabilidade porque, se conhecemos e não o aplicamos, teremos que responder por isso. O nosso Senhor ensina isso com toda clareza, quando fala sobre o senhor que voltou e investigou a conduta dos seus servos durante a sua ausência. Diz Ele que alguns receberão muitos açoites, e alguns receberão poucos. E os servos que receberão muitos açoites são aqueles a quem muito foi dado!
Qualquer entendimento que possamos ter da Bíblia poderá ser uma cilada para nós, se deixarmos de aplicá-la.