Frases sobre Educação Escolar

⁠Não dê flores aos professores
Elas vão murchar
E nada irá mudar

Merecem estima e máxima honra
Pois seu valor é inestimável
É pouco todo o tesouro em uma conta
Porque o mundo sem esses é miserável!

Inserida por jorgejorge

Só tem algo que supera a sensação de bem estar de ter o conhecimento, passar ele. Poder ensinar e desenvolver pessoas é algo maravilhoso.⁠

Inserida por PatriciaCassEickhoff

Só uma situação supera a sensação de bem estar que traz o aprendizado adquirido, poder passar para outras pessoas.

Inserida por PatriciaCassEickhoff

A educação vai além de instrução ou transmissão de conhecimento. Para muitas pessoas, intrinsecamente, a educação é o elo até sua melhor versão, aquela que exponencia sua capacidade frente à sua responsabilidade para com a sociedade e, principalmente, consigo mesma em ser livre, respeitar-se diante das imposições alheias.

Inserida por celso_willian

⁠Quando penso em educar,
imagino possibilidades
que o educador pode criar
para mediar a construção do saber,
por parte do educando,
onde ele assume o conteúdo
do que ele quer aprender,
pois o querer é o segredo
para o sucesso de qualquer metodologia,
porque sem ele,
não há como vislumbrar
êxito numa intervenção pedagógica.

Inserida por joseni_caminha

⁠Além de ser uma ferramenta política, existe um grande interesse de mercado para que as escolas públicas não sejam boas, e muito menos referenciais da educação no Brasil.

Inserida por carlos_alberto_hang

⁠"Muito cedo aprendi que não conseguiria viver sem bradar contra as injustiças, me colocar à serviço do Estado de Direito, e o meu pouco conhecimento adquirido, dedicar à cátedra do ensino jurídico.
Ah, mas o que não imaginava.
E agora, quando já passadas mais de duas décadas nestas sagradas profissões de Advogado e Professor, descobri como uma certeza.
É que não é que não conseguiria viver sem tudo aquilo, exceto, que somente sendo aquilo para o que nasci, somente isso, é viver."

Inserida por wandermedeiros

⁠Discurso de Professor e Amigo, meados dos anos 2000.

Cumprimento a todos os presentes.
Queremos convidá-los a pensar conosco questões novas e complexas, e buscar caminhos para um processo de formação capaz de permitir aos futuros professores a compreensão de que somos diferentes e, na diferença, nos constituímos sujeitos. Nossa relação com o mundo e com os outros precisa ser pensada a partir daí.
A escola que temos, ainda se pauta em um modelo que valoriza práticas ritualistas e lineares, que atualmente mostram-se insuficientes para enfrentar os desafios contemporâneos de novas questões sociais, culturais e identitárias. Importa desconstruirmos o olhar que privilegia a homogeneidade, que ignora as individualidades e silencia as histórias de vida de seus educandos.
Na contra corrente dos processos de exclusão social que marcam a falta de oportunidades escolares de crianças, jovens, adultos, indígenas, afro-brasileiros e portadores de necessidades especiais, firmamos a unidade na diferença e na diversidade. Unidade que reorienta as práticas educativas a partir de novos discursos e que propõe o acesso democrático à escola como valor universal.
Com ênfase na Formação de Professores, fazem-se necessários o debate e as ações sobre educação inclusiva, perpassados em todos os níveis pela conquista da cidadania. Mas, as vitórias da inclusão não devem restringir-se apenas no âmbito legal. A inclusão deve ser pensada como lugar onde a teoria e a prática tencionam-se, vividas como história humana para além dos campos de batalha e dos gabinetes presidenciais. A inclusão deve ser defendida em ambientes antes impensados, nos quais está o humano: nos palácios e nas sarjetas, nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de fogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina, porque só é justo continuar a viver se a nossa vida arrasta com ela as pessoas e as coisas que não tem voz.
Tendo a inclusão, como horizonte, podemos sinalizar uma prática pedagógica a partir da memória e da história dos alunos, orientação metodológica que remete ao cotidiano de segregação, desigualdade e exclusão de serviram como caldo cultural ao longo da formação social brasileira. E isso basta? Pensamos que não. necessitamos da força vital, da credibilidade de nosso aluno. Ele, mais do que ninguém, como desejante, pode ser solidário e renovar, com sua visão crítica, compromissos com a ética. A inclusão, como ampliação da cidadania e do direito, depende de nossa capacidade de conquistar a fé e a esperança que residem no "coração de estudante".
Ao ouvirmos nossos alunos, professores em formação, talvez nos surpreendamos ao descobrir que eles, seus pais e avós, são doutores em desigualdades de oportunidades, mestres em desescolarização, PHDS em analfabetismo, Livres Docentes, em exclusão. Reconhecer cada aluno como dono de sua voz e das muitas vidas severinas - para quem a escola foi a terra boa nunca cedida - talvez seja um bom caminho.
As linguagens, pelo significado das palavras e pelo sentido dos discursos, concretizam e externalizam o pensamento e permitem que o indivíduo, no campo das relações sociais, constitua-se sujeito. Dessa forma, elas confluem para a realização, no indivíduo, da consciência de si e de ser-com-o-outro, de ser membro da espécie humana, de pertencer a uma nação, expressar uma cultura, de dizer-se brasileiro.
Caros formandos, temos em frente o grande desafio de atualizar a escola como ruptura e continuidade. Ruptura com a tradição de exclusão, de silenciamento das culturas (como a indígena e a afro-brasileira); ruptura com o silenciamento de pessoas com necessidades especiais; ruptura com a exclusão de jovens e adultos cuja vida na escola foi a morte severina. Trabalhar a continuidade na escola, implica recuperar o sentido filosófico do homem como sujeito produtor de seu destino e de sentidos. Somente assim superaremos a contradições que excluem crianças, jovens, adultos, etnias, tornando nossa nossa questão-objeto cidadã, em pertencimento a todos nós.
Finalizando: Sussurrando: Cheguem mais perto, mais perto, ouçam:
"Aproveitem a vida!
Cada momento!
Temos só uma oportunidade para viver e compartilhá-la, torná-la possível aos outros, a quem realmente precisa!
Um grande abraço.
Do professor e amigo:
Maxileandro,

Inserida por MaxileandoLima

⁠Tentar é uma coleção de experiência que, boas ou ruins, lhes ensinarão e construirão o seu ser

Inserida por Avipen

⁠O conhecimento é construído,
enquanto a informação é transmitida.
Educar é diferente de instruir, portanto, é indispensável para o educador ter a consciência da necessidade de repensar continuamente a sua prática pedagógica,
em prol do ensino significativo,
caso contrário,ele não educa,
apenas transmite instruções.

Inserida por joseni_caminha

⁠EDUCADOR E CONSCIÊNCIA

O conhecimento é construído,
enquanto a informação é apenas transmitida,
portanto, educar exige
uma consciência do educador,
em repensar continuamente
a sua prática pedagógica.
O educador não consciente
dessa necessidade indispensável
para um ensino de qualidade,
não educa,
apenas transmite o pouco que conhece.

Inserida por joseni_caminha

⁠⁠Ao tecer uma crítica, não insulte e sim conscientize.

Ao conscientizar, não imponha e sim ensine.

Ao advertir, não ameace e sim corrija.

Ao corrigir, não humilhe e sim seja exemplo.

Ao repreender, não recrimine e sim esclareça.

Pra criar hábitos, eduque. Pra acabar com hábitos, eduque.

Ao educar seja gentil e paciente. Pode parecer que no início nada se aprende, no entanto, demonstrar o que se aprendeu pode levar um tempo.

Ao dirigir palavras que afetem a vida do outro, no intuito de fazê-lo melhorar, o mais importante é se colocar em seu lugar, vestindo seus sapatos e sabendo dos seus tempos, limitações e capacidades.

O que para nós parece ser algo fácil, para o outro, pode ser um grande e quase impossível desafio.

Inserida por FlavioTakemoto

⁠Que estejamos em constante aprendizado! Não apenas aprendendo com a vida, mas sobre ela também.

Inserida por adriano_costa

A internet é a maior prova de que a descentralização do conhecimento e ensino, pode gerar profissionais mais úteis ao desenvolvimento da tecnologia, do que as Universidades e seus diplomas defasados à cada quatro anos! De tudo se pode saber fazer e estudar na WEB sem restrições ou concorrências!

Inserida por israellopess

O sistema educativo não pode mais instruir o aluno a sentar, calar e escutar. Urge agora a formação de indivíduos que possam participar na sociedade, ou seja, alunos que levantam, falam e actuam em prol do bem-estar do seu país e do mundo.

Inserida por DavidLutango

"O passado te ensina e o futuro te domina, mas somente no presente é que você vive a sua vida!"

Inserida por luti_menezes

⁠“Educar já não é prever as necessidades sociais, mas preparar os jovens para o imprevisível”

Inserida por bernardo_dias

“A atmosfera fétida e nauseabunda imbricada na ambiência caótica da falta de educação, com alguns espasmos, deixava-me sorver, concomitantemente, oxigênio, que é imprescindível à vida, e toda sorte de estultice, que é inerente aos tolos de cognição e soezes de caracteres.” ⁠

Inserida por Gladstonjunior

⁠"Toda educação moderna deve girar em torno de problemas. Não de aulas. Você cria problemas. Quem dá aula sem ser com problemas, está no século XVII , medieval, antes da Revolução Francesa. Há muita gente arcaica circulando..." (LIMA, 1998, p. 9)

Inserida por bernardo_dias

⁠Quem acredita que nao deve aprender nada, realmente não deve nem tentar...
...por que mesmo que as melhores informações estiverem disponíveis...
... este não estará disposto a desfrutar.(Alessander Gerhardt) 16/03/2021

Inserida por alessandergg

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp