Citações sobre Educação
A educação não pode contentar-se em reunir as pessoas, fazendo-as aderir a valores comuns forjados no passado. Deve, também, responder à questão: viver juntos, com que finalidades, para fazer o quê?
As crianças são puras, calmas e felizes, mas a educação de algumas é que as fazem cair nos deslizes.
A punição dos pais é para alinhar seus filhos na educação da justiça de Deus e lapidar a sua índole para endireitar os seus passos em prol da sua eternidade.
Jamais as cadeias podem trazer a boa educação aos desequilibrados homens do mau, se a sociedade não oferecê-los a oportunidade de serem educados e dignos.
Trate as pessoas com educação,
seja gentil...Pratique o Bem e ele
voltará para você na mesma medida
e proporção. Se alguém te tratar, com
ignorância e rispidez, gentilmente lhe
sorria...Desarme teu agressor, talvez
a tua alegria, seja a única coisa boa
que ele veja neste dia.
A educação não deve ser medida apenas pelo nível intelectual ou pela quantidade de diplomas que se tem. Deve ser medida
também pela educação de tratar os outros bem para viver em paz e sem conflitos.
A conscientização e a educação – para uma convivência saudável em favor da diversidade – deveriam partir de ações mais inteligentes e de políticas públicas educacionais e não de simples imposições.
Todo mundo reclama da educação, os professores fazem greve, manifestação e etc... As vezes fico pensando como podem alguns indivíduos estarem em uma sala de aula, ensinando o que, se eles não sabem nada e muito menos ensinar alguma coisa. Ensinar é um dom que tem que ser usado com arte. Os professores não tem que ser mega inteligente, tem que ter conhecimento profundo da materia e o duplo repto de ensinar ensinando. Temos bons professores, também não basta ser só bom professor, ele acima de tudo tem que dar o exemplo moral e cívico aos seus alunos e a sociedade. Desejo que venham muitos novos professores com dom e capacidade, que façam do saber um alimento indispensável.
Nem todos os profissionais da Educação estão, de fato, engajados em realizar propostas pedagógicas que contemplem a diversificação, mas a diversidade cultural tem a cultura como repertório amplo de sentidos a serem apreendidos por todos e as instituições de ensino devem, sim, assumir essa responsabilidade.
A educação emancipadora é um espaço social para a valorização cultural e, dessa forma, deve propiciar oportunidades educacionais para o encontro de diferentes saberes.
Muitos questionam que educação vem de casa... se a criança ou adolescente não tem educação, é culpa dos pais ou responsáveis... porém o que vem em questão é educação... se a criança ou adolescente não estão educados e é culpa dos pais ou responsáveis, deve-se, então, educar TODOS...
(DE CAMPOS, Cristiano)
Os pilares da educação sofreram uma esquizofrênica transformação resultando numa escola sem conceito de liceu de fato, desinteresse e descrédito do corpo discente e resultados antagônicos diante da arte de formação acadêmica.
Erros comuns na Educação Infantil
1. Usar as datas festivas como base para o currículo
2. Desrespeitar a liberdade religiosa
3. Subaproveitar as aulas de Arte
4. Estereotipar os personagens
5. Obrigar todos a participar
6. Usar as festas como única maneira de socializar a aprendizagem
7. Enfeitar a escola no lugar das crianças
8. Poluição visual na disposição de informações na sala de aula
9. Distribuir alfabeto distante da visão do aluno
10. Não disponibilizar um alfabeto no verso do crachá do aluno
11. Colocar temas de personagens ao lado de calendários e alfabeto
12. Utilizar livro como único recurso e principal para o processo de ensino e aprendizagem.
13. Fazer lembranças e comemorações no dia comercial dos pais e mães.
14. Incentivar o aluno a se referir ao professor ou professora como Tio e tia.
15. Tratar dos indígenas apenas no “dia do índio” e de forma preconceituosa, como se os mesmos fossem lendas, homens e mulheres distantes da sociedade contemporânea.
16. Tratar do racismo apenas na semana da consciência negra, tratar escravizados como escravos.
17. Não incluir a participação da família na rotina do letramento do aluno;
18. Não permitir locação de livros;
19. Não enviar livros todas as sextas feiras e não fazer a socialização da leitura em sala de aula na segunda feira.
20. Não dispor nas salas de aula de um local de faz de conta;
21. Não dispor de estantes que possibilitem que o aluno autonomamente assimile a rotina de guardar as atividades em suas pastas, com seus nomes.
22. Fazer o crachá ao invés de permitir que o aluno o produza;
23. Enviar o aluno até a biblioteca como forma de castigo ou para o canto de leitura;
24. Solicitar silêncio na hora da brincadeira, ou na hora do compartilhamento de ideias ao invés de solicitar concentração;
25. Não ensaiar a leitura antes de fazer a contação para os alunos, de maneira a desconstruir a fantasia da literatura.
26. Julgar o gênero de alunos e alunas por meio de comentários nos corredores, que não adicionam em nada e incentivam o bullying na escola.
27. Comentar com o aluno que a farda ou tênis ou lanche está fora do padrão.
28. Ser racista ou preconceituoso por qualquer que seja o motivo: sujeira, necessidades especiais educacionais, cultura, religião e outros.
29. Não utilizar música na rotina escolar;
30. Não escolher uma música para ser o toque da escola;
31. Não dispor as produções dos alunos, a percepção dos pais;
32. Desconsiderar a psicomotricidade ativa de crianças pequenas solicitando que fiquem quietos a todo instante.
33. Erros ortográficos em cartazes, atividades, agendas e outros.
34. Imprimir desenhos prontos para que aluno apenas pinte.
35. Apontar erros nas produções artísticas dos alunos.
36. Se incomodar com caligrafia mais do que com o entendimento da relação fonema grafema.
37. Desenvolver psicomotricidade exclusivamente através da prática de cobrir.
38. Não criar situações diárias de uso da leitura e escrita, mesmo que o escriba seja o docente.
39. Não anotar o dia, o mês, o ano, a cidade e o nome da escola no quadro e se assim faz, não pede ajuda do aluno.
40. Não ter calendário na sala;
41. Não ter relógio na sala;
42. Não fazer auto avaliação diária na roda por meio de expressões;
43. Escrever com letras minúsculas na educação infantil;
44. Falar no diminutivo;
45. Reproduzir palavras erradas das crianças porque acha fofo;
46. Fazer relatórios rotulando as crianças.
47. Escolha dos personagens principais crianças que estão em conformidade com padrões estabelecidos pela mídia como bom e bonito;
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp