Cidadão
MASSA VERSUS CIDADÃO
A massa quer ir ao shopping fazer compras
O cidadão quer ir pescar
A massa quer a medalha do primeiro lugar
O cidadão quer descansar à sombra de uma árvore
A massa quer todo crédito que o mercado possa oferecer
O cidadão que apenas não ficar devendo a ninguém!
A massa quer ir à Disney
O cidadão quer ir à praia
A massa quer tudo ponta de linha
O cidadão quer apenas ver aquela lata velha funcionando!
A massa frequenta a alta sociedade
O cidadão frequenta o barzinho pra conversa com os amigos
A massa assiste à novela e vai ao cinema(do shopping)
O cidadão assiste ao jornal e dorme no meio do noticiário!
Enfim, a massa tem interesses, aspirações e idéias muito divergentes com o cidadão até ao ponto da massa negar ser feita de cidadãos!
Nas grandes democracias, o cidadão aprende desde cedo que é preciso primeiro saber dos seus deveres para depois conhecer seus direitos. Em países como o Brasil, onde se pensa que só há direitos e nenhuma obrigação, não existe democracia e sim anarquia.
A formação de um cidadão se dá pela educação, que é o produto da estrutura familiar com os parâmetros da educação escolar.
Ludibriar o cidadão é a incapacidade do tolo, como meio de persuasão, para manipular a leigos a seu bel prazer.
Todo o cidadão precisa ter seu Norte. Precisa saber claramente o que espera e deseja do estado, dos governos e dos políticos. O cidadão precisa ser alguém definido, com propósitos e ideias claras sobre o individual e sobre o coletivo, e para isso precisa ser educado e desenvolvido.
Povo sofredor
A razão do motivo de cada
Raciocínio é o motivo de angústia de cada cidadão
Angústia que todos temos
Assim mesmo não dizemos
Tantos correm atrás
Ate conseguir oque quer
Mais tantos se cansam
De se jogar aos pés
Sociedade racional
A quem sabe um dia
Apenas riqueza e sucesso
Procuram conseguir
Sociedade que destrói
Que não ajuda a vida
Famílias sofrendo
Pessoas morrendo
Ate quando isso ocorrerá
Educação e saúde ?
Em falta isso está
Agora com a copa
Mais dinheiro o Brasil ganhará
Oque adianta se nos
Desse dinheiro não veremos
Para nossa educação melhorar! !!!
O pacato cidadão que mora lá no Sertão.
Os calos nas mãos de tanto puxar a enxada.
Da vida moderna não sabe nada.
Levanta o chapéu e da testa pinga o suor.
Pega o lençol e dá nó.
E com a habilidade de uma das mãos apanha feijão.
Olha pro Céu e diz:
“Vixe Maria!” O Sol está no meio do céu! Já é meio-dia.
Em casa o feijão está cozinhado.
De lá do roçado ele sente o cheiro do cuscuz.
Pensando consigo diz:
Ah Jesus! Vou cuidar, ainda tem a carne pera assar.
Almoça o feijão com carne e cuscuz.
Agradece a Deus com muita ternura.
Adoça a vida com um “pedaço de rapadura".
Poeta Adailton
Seu Nivaldo é um cidadão que mora aqui perto... É um cara que vai pelo certo, compra e exige a nota fiscal, por exemplo, seja do que for, mesmo que achem ele chato, mas, vamos pelo certo, o certo é certo, essas coisas. Na rua de seu Nivaldo tem duas fileiras de arvores, que ele disse que foi ele mesmo plantou as mudinhas, e hoje estão enormes dando sombra. Também tem uns bancos de cimento que ele mesmo fez. E uma ponte de material alternativo atravessando o rio, que no passado já foi maior, dizem que vinham carros com famílias para tomar banho e passavam as tardes, a agua era limpinha, mas aos poucos foram aterrando para fazerem casas, hoje é só um córrego, um canal barrento, embaixo da ponte de seu Nivaldo. Agora seu Nivaldo conseguiu com a prefeitura que sua rua no final de semana fosse interditada e virasse uma rua de lazer pros moradores se divertirem, os adolescentes praticarem skates. Seu Nivaldo não ganha nada com isso, nunca foi nada, nem sindico, nem líder comunitário, nem pretende ser nem vereador, presidente do Brasil, apenas seu Nivaldo, o homem que gosta de ir pelo certo, aquele faz e consegue as coisas, que faz essas coisas porque acha que devem ser feitas, porque acha que é o certo.
O cidadão deve ter consciência de seu papel como protagonista na preservação ambiental, visto sua dependência e necessidade da utilização dos recursos naturais.
O cidadão consciente de suas obrigações e direitos, torna-se uma ferramenta indispensável para a execução da ordem em meio ao disparate do caos social democrático".
Eu não gostaria que você mergulhasse em seu próprio sonho. Prefiro que seja um cidadão consciente desse terrível e belo mundo.
É mais importante para mim, como cidadão, saber para onde o Brasil está indo, qual o caminho que estamos seguindo, do que pequenos detalhes de uma fala aqui, outra fala aqui. Eu não estou preocupado com esses detalhes. Estou preocupado com o rumo que o Brasil está indo. Qual a possibilidade, o que estamos fazendo de saneamento para reduzir 6 mil mortes por ano de crianças que morrem por falta de saneamento? Isso para mim é importante. Agora, se alguém falou A ou B, se "tuitou" alguma coisa, pra mim, me desculpem, isso pra mim não é importante. Eu quero saber de resultado.
CRÍTICA AOS CAÇADORES DE VOTOS.
Quando chega ano de eleição costumamos notar a presença de cidadãos e cidadãs trabalhando seus respectivos nomes para apreciação da população vislumbrando a possibilidade de almejar algum cargo eletivo.
Talvez, por falta de esclarecimento ou pura ignorância mesmo, vez por outra aparecem os críticos apontando o dedo e dando gargalhadas para essas pessoas que anseiam adentrar na vida pública, porém quase sempre acompanhado ou "perseguido" por comentários de quem não dá a mínima importância para àqueles que já ocupam vaga no âmbito da política tanto sentados nos tronos dos poderes executivo ou legislativos, tais críticos que costumam cobrar pelo "novo", simplesmente engolem calados ou preferem bajular os atores de todos os tipos de desmandos e passam a criticar as "novas opções". Esses muitas vezes sofrem preconceitos por serem pobres e humildes, não ter "pedigree" político, não tem grupo ou histórico político, não ter dinheiro pra "gastar", não andam com puxa sacos a tiracolo etc e ainda são tachados de "loucos" ou que "estão doidos para mamar"...
A grande realidade é que, em lugar nenhum no Brasil você vai encontrar alguém "caçando" votos após uma eleição. Após eleições quem tem que aparecer diariamente são os prefeitos, vereadores e todos os eleitos que são pagos com nosso dinheiro para trabalhar pra nós.
Sabe onde estão os outros que, apenas começam a "aparecer" em média um ano e meio antes das novas eleições? Eles estão trabalhando para dar sustento aos seus familiares. Muitos deles estão nos consultórios médicos, escritório de advocacia, professores, universitários, servidores públicos. Outros construindo estradas, pescando, fazendo artes, são comerciantes ou estão detrás dos volantes de carros ou são mototaxistas, humoristas, militares e até prostitutas. Essa é a diferença. Todos estão trabalhando ou "se virando" porque não recebem salários oriundos do erário público na maioria das vezes comandados por incompetentes e/ou ladrões. Mas na cabeça dos críticos, esses podem e devem, porque já são políticos.
Sandro Guimarães
Texto publicado quarta-feira, 11-03-2020 no site "O Pensador"
A vida na terra é um negócio estranho,
a politica se baseia em ludibriar e manipular cidadão
Que graça tem isso?
Sempre o mesmo jogo, sempre as mesmas intenções,
o povo não muda, muito menos o sistema!
Coisa cansativa!
Essa nova era robotizada,também será uma merda!
Filhos da Terra e do Sol - um governo sem fronteiras guiado pelo amor e respeito ao cidadão planetário. Aho
