Choro sem Motivos
Não se incomode com a sua tristeza, quando ela tiver de vir à tona, virá ! Não a deixe submergir, pois é através das lágrimas que transmutamos a tristeza em uma doce alegria futura...
Engolir o choro, a mágoa, a sensação de abandono, apenas mascara a ferida aberta.
Lembre-se, para que a cura seja total não devemos deixar resíduos, portanto limpe sua casa interior, não deixe restos de tristezas perdidas nos cantos, juntando poeira, pois o pó cria alergias difíceis de serem exterminadas depois.
Mais triste ainda por achar que você nunca me entendia, talvez por eu não me explicar direito. Mas o que me fazia chorar a noite era nunca ter te passado confiança suficiente e como isso acabou com a gente.
DOUTOR
Doutor,
Tenho duas espinhas na alma
Pois sou africano,
Percorri o a escravidão
Cheguei a independência
E agora durmo ali no chão,
Coberto por racismo
E a minha vida com certeza
Esta é amante do sofrimento.
E olha pra estes meninos
São meus por tristeza,
Esta mais nova é São Tomé
Não conseguiu andar
E contenta-se no leve-leve
Empurrada pelos irmãos e amigos
Nem sei se um dia estará em pé,
E a Nigéria, a justiceira
Ela corta os seus dedos
Por serem diferentes, a todos
E diz ser Boko Haram,
E ainda chora,
A mais chorona é a Etiópia
Depois Mali, Sudão e Quênia
Dói-lhes o estômago por fome
Sabes essa doença, o come-come?
Os gritos recentes
Foram de Moçambique
O seu rosto imundou-se
E ela chora amargas lágrimas
Pois a chuva que lhe tocou
Era de gotas ácidas e quentes.
– Mas vocês ainda são sorridentes
E andas, não te incomodas?
A esperança me ajudou
Me trouxe o poço da fé "Jesus"
E nele eu bebo águas de alegrias.
Doutor, sabias que pra estas doenças
Tristeza e sofrimento
Um dia acharemos curas?
"Sou um herói. Sobrevivi, mas confesso que trago comigo algumas marcas. Chorar de verdade até hoje eu não consegui..."
(Do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser")
Nosso senso de humor não serve de parâmetro para sabermos se uma piada é boa. Eu posso morrer de rir dela e contá-la em volta da mesa e todos continuarem sérios...Em troca, nossas lágrimas podem sensibilizar os que têm coração.
Há momentos de luto tão intensos, que as lágrimas não mais escorrem, elas se jogam no precipício da dor. (Sobre a morte dos meus pais).
Fiquei calada, deixei que caíssem algumas lágrimas, até mesmo porque ninguém é de ferro. Mas eu fechei os olhos e tentei superar, tentei esquecer, como se eu fosse mais forte que aquilo...
...Pessoas queridas estão partindo no expirar dos dias...
Parentes, amigos... Irmãos...!
...Ao chegar do seu tempo... No tempo de Deus...!
E por saber que nunca mais os veremos,
E que, nem tão pouco ouviremos mais o som das suas vozes,
Somos nós, tomados pela lacerante dor da saudade...
... Saudade das caminhadas juntos pela imensidão da posteridade,
Saudade dos muitos risos festejados e lágrimas marejadas em cumplicidade,
Saudade de memórias vivenciadas na cadência da felicidade,
Saudade dos sonhos vividos em realidade,
Saudade de tudo que a vida nos deu na integralidade...
...Pessoas queridas estão partindo no expirar dos dias...
Amigos, parentes... Irmãos...!
...Sem tempo de dizer adeus, ou, ao menos até logo...
Chora, va! Chora!
Por tudo que falhou,
Chora Por tudo que nao se esquadrinhou.
Chora, va! Chora!
Chora de nostalgia por nao mais pisares esta, terra que te inspira energia.
Chora, va! Chora!!!
Banhar-me-ei na chuva de suas lagrimas, repletas de saudade e incorruptiveis imagens.
Chora porque voce mandou-me embora.
As lágrimas que não rolaram umidecem meus olhos tornando a visão turva por um momento, mas, ao lubrificar minha vista, amplia-se o caminho e traz clareza a minha mente.
"Se os teus olhos não derramam lágrimas em nenhum momento, Por causa da mágoa, dor, alheios sofrimentos, põe a barba de molho, pois morreste por dentro."
De que me adianta chorar pela morte de uma galinha se logo penso em saborear um bom assado, sem culpa.
"Naquele estranho fim de tarde, o céu sangrava.
A Lua, a pouco, já brilhava com sua timidez pálida.
O vento quente, me trazia lembranças de ti e me gelavam a alma.
Aquele abraço levou-me a calma.
O tudo, sem você é nada.
Quisera eu, ter controle das rédeas dessa paixão desenfreada.
Viver, morrer, sorrir, chorar, amar, odiar, se o faço, faço por ela.
Meu maior sonho, se tornou um dia, não ser capaz de encontrar a paz e a felicidade nos olhos dela.
Aquele sorriso me atropela.
O teu amor, é me uma cela.
Encontro-me em uma prisão perpétua.
Mais uma vez, não evito, tais mazelas.
Tento, aos poucos, matar um amor que, quanto mais se fere, mais rápido se recupera.
Quisera eu, ter sobriedade sobre minha alma ébria.
E enquanto o céu sangrava, mais uma vez eu sussurrava: 'Tudo por ela'..."
No peito, uma coceira triste persiste,
Um vazio que a alma insiste,
A tristeza se espalha, me invade,
E a vontade de chorar não evade.
Perdido em meio ao mar de emoções,
Culpo-me por todas as ações,
A cabeça flagela, implacável tormento,
Sinto-me culpado, sem discernimento.
A estranheza permeia meu ser,
Uma vontade de gritar, de enlouquecer,
A angústia consome, sem piedade,
Nesta escuridão, perco a identidade.
