Chico Xavier - sobre Disciplina
Você é uma pessoa linda, os seus atos bons são lindos, seu pensamento é lindo, seus olhos são lindos, a gentileza que carrega é linda, você é uma pessoa linda por completo (a).
Agora vá até o espelho e se observe, olhe cada detalhe, veja o mínimo e verá o máximo, não se julgue, só continue olhando, e encontre o seu olhar e o encarre, o que ele fala? O que você realmente quer?
Pare! Não se limite, você é um ser cheio de horizontes, o mundo é pequeno para o que você é.
Quero que você, todos os dias vá até o espelho e fique se olhando, demore o tempo que quiser, e no fim, olhe nos seus e pergunte, "O que posso fazer por você hoje?".
Se ame, respeite a se, e der valor ao que você é, se valorize, seja você.
Encantamento
Aqui de cima da minha humanidade
espreito a primavera que se mostra,
toda formosa, meiga, em doces aromas
de mil flores...
Tantas são as flores que desabrocham!
Chego a ouvir a sinfonia solene da vida
Pássaros cantam
Se encantam diante da estação do amor
Borboletas bailam sobre os botões de miosótis!
Como amo os miosótis...
Tão ternos
Miúdos
Docemente azuis
São a própria primavera!
Em cor, aroma e luz.
A cada ano me embeveço e me surpreendo
com essa estação,
que me fascina a razão,
enaltece meu coração e enche
de encanto minh'alma!
Decepção amorosa não é só quando alguém te abandona. É também quando alguém faz você abandonar a pessoa que você é.
A política da qual se servem os demagogos, pode ser comparada a uma velha gagá e inválida, que em sua cadeira de balanço, pragueja os meninos peraltas que correm livres esbanjando vitalidade. Querem-se fazer ouvir pela força do discurso bruto, paralisador. E como são desprezíveis, temem o desprezo de seus opositores e desejam um aperto de mãos por parte dos medíocres, do povo, que merecem o desprezo. Pois demagogo no grego primitivo quer dizer condutor do povo. E se o povo precisa de condutores, os políticos carecem de um cão-guia, tão cegos que estão na trilha de melhorar a sociedade.
Ao encontrar um amor é possível não reconhecer o que é de fato.
Estamos acostumados a paixões fugidias, então talvez possamos deixar algo tão sublime escapar por entre nossas mãos.
''RECONHECIMENTO.
Água doce do Maranhão, cidade querida e do meu coração, parabéns, pelo seu dia, o dia de tua emancipação.
Oh, cidade de meu andar, tuas ruas são largas e cumpridas no meu olhar.
Dedico esse poema, mesmo que alguém discurse que você seja um dilema, te defenderei, porque foi aí na infância que estudei e morei.
Oh, minha amada Água Doce do Maranhão, terra de gente humilde, honesta e trabalhadora, acredito no seu desenvolvimento e também no crescimento.
Minha, Água doce do maranhão,, que no passado, todos se uniram e lutaram, por um sonho, sonho esse que hoje é realidade, transformar um povoado em uma cidade.
Memoria de uma infância.
'' Da saudades vem as lembranças,dos meus tempos de infância, lembro-me quando brincava, as brincadeiras de criança, nunca esqueço daqueles dias, no tempo em que vivia, mas hoje eu sou um homem, agora estou aqui, lembrando de tudo isso,e o futuro pode vi''.
'' Por mais que a Democracia tenha suas falhas, a mesma, é o único regime politico, na qual o povo têm o poder de se expressar''
Se eu citar Camões e tocar com suas palavras alguns corações, ainda sim estes corações mediocrizados me perguntarão; quem seria o detentor de palavras tão sábias,
Tem pessoas que brigam por tudo e se esquecem que a vida é passageira, onde cada momento vivido é um dia a menos da jornada. Que bom seria se cada minuto fosse apenas de lembranças do amor.
Tenho andado dias sem saber que horas são, sem saber que dia é, se é fim-de-semana, se é o aniversário de alguém. Dias em que nem troco de roupa, dias em que troco de roupa mais do que o necessário só para sentir que o tempo passa. As horas passam bem mais devagar quando não se tem ninguém para falar. Coisas como tomar banho e pentear o cabelo são descartadas, eu quero ter-te aqui, nada mais importa. Eu quero ir embora, apenas isso; e já passaram semanas desde a última vez que pude respirar fundo e rir livremente sem a imagem do teu sorriso na parte mais funda da minha mente. Todos os aparelhos que tenho dizem-me horas diferentes e eu pergunto-me há quanto tempo estou neste semi estado de ser, neste quase respirar profundamente mas nunca o conseguir porque o peito dói, bem na zona do coração, e é físico. Então respiro de forma suave, superficial, lutando por ar rarefeito quando o meu corpo se resigna que o oxigénio não me fará bem algum. Respirar para quê? Eu quero conseguir viver. Tenho passado horas a encarar o teto do quarto, tenho acordado sobressaltada, de lençóis molhados por um suor sem razão e eu não lembro mas tenho acordado tão cansada que a maioria das vezes apenas volto a dormir mesmo empapada em suor. As horas passam bem mais depressa quando tenho os olhos fechados e uma garrafa ao lado da cama. Tem dias que não levanto, tem dias que abro a janela, mudo de roupa, de lençóis, de tudo e tem dias que apenas estou ali, num ato entre levantar, viver ou permanecer enterrada entre cobertas quentes de mais para o calor que faz. E está frio mesmo no verão porque eu não sei mais o que fazer, está frio pelo simples facto de eu não conseguir colocar uma pedra sobre certas coisas, ou esquecer, ou superar. Nada.
Tem dias em que não saio da cama, tem dias em que a “cama”, áspera e quente e perigosamente confortável, não sai de mim. E eu, ainda, não sei qual o pior.
"A educação é importante para que não se permita que o poder aglomerante da alienação agreguem as pedras da ignorância que estão no caminho de um indivíduo tentando concretizar para sempre seu futuro"
Não entendo o motivo que você diz que "eu me acho tanto", se na verdade fico e perdido em seu olhar, não entendo motivo de você dizer que "eu me garanto" se na verdade a única garantia que tenho é que não me encontrarei se continuar olhando em seus olhos.
Se loucura for analisar, refletir e se encantar com as inúmeras coisas que compõem o universo, diria que sou feliz em ser insólito e pretendo continuar assim.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Chico Xavier
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
