Cartas Tristes de Amor

Cerca de 71954 cartas Tristes de Amor

#LEMBRANÇAS

Já fui consolo dos tristes...
Agora ando perdido entre gente...
Ir pelo mundo é um bem...
Vence quem se vence...

Muito diz quem pouco fala...
Que aplaca minha sede...
Corro muitas terras...
E não tenho me encontrado...

Quando sem alma fiquei...
Foi quando fui traído...
Tirana sorte...
Oh desgraça...
Se estava escrito...
Não gostei desse destino...

Lembranças....
Triste qual minha ventura...
Que me sustenta...
No correr dos dias...

Que os anjos do céu me guardem...
De males profundos...
O muito sem Deus é nada...
O pouco com Deus é tudo...

Correntes ainda me prendem...
Às asas da vaidade...
Ai de mim que não vi...
Caminhos errados que outrora segui...
Mas foi errando...
Que, sofrendo, aprendi...

Quem inventou a partida...
Talvez não soube amar...
Quando não mais aqui estiver...
Será que de mim alguém lembrará?

Cheguei...
Venci...
Nada!
Ninguém me ajudou...
Tive muitos amigos...
Que meu tapete puxou...

Triste sou...
Triste me vejo...
Fui mais alegre em outros dias...
Se mil corações eu tivesse...
Mil vezes poderia amar...
Hoje já temo...
Em me entregar...

Nada mais simples e profundo...
Tenho a dizer...
Sou sombra...
Mas também sou luz...
Em Deus espero...
Só ele me conduz...


Sandro Paschoal Nogueira

⁠#PEREGRINO

Cortei as rosas...
Arranquei as dálias...
Joguei-as, tristes, sobre a calçada...

Tudo passa e nem tudo fica na história...
Às vezes nem sobra uma simples memória...

Tal qual bolha de sabão...
Ao longe uma canção...
Um caminho e nada mais...
Sem querer voltar atrás...

Um peregrino a sonhar...
Distinguindo das vozes os ecos...
Alma velha em traje de festa...
Cuja única esperança: orar...

Tendo andado muitos caminhos...
Tenho aberto muitas veredas...
Tenho vivido com minhas incertezas...

Se é bom viver...
Melhor é despertar...
Sabeis agora...
Que a verdade veste-se de ilusão...
Podeis voar...
Sem tirar os pés do chão...

Sandro Paschoal Nogueira

facebook.com/conservatoria.poemas

⁠Todos temos nossas histórias, tristes, felizes, aventureiras. Cruciais.
A vida se vive vivendo, o importante é você aprender e acima de tudo ensinar.
Se importar com as pessoas sem julgar o momento do outro.
Hoje você ouve com atenção e amanhã poderá ser ouvido.
Trate as pessoas com a mesma intensidade que gostaria de ser tratado se estivesse em situações parecidas. ✌ ❤

Inserida por Starisy2

⁠A vida nos deixa marcas,
e muitas marcas.
As vezes tristes e outras vezes não, mas na maior parte triste.
Muito triste.
E, essas marcas vão se acumulando ao longo do tempo e vão se juntando para na solidão se apresentarem.
As vezes elas se aproximam umas das outras na solidão de seus pensamentos e muitas vezes fica difícil de se conter as lágrimas quando se está sozinha.
O bom seria que elas fossem passageiras como uma chuva de verão.
Mas, não são.
Elas vem e vão embora e as vezes se apresentam mais fortes para te machucar como uma ferida que nunca sara.
Elas te pegam nos seus momentos de reflexão com a vida ou quando você resolve questiona-las.
Seja por algumas horas, instantes ou minutos, elas vem, elas aparecem e demora a querer ir embora.
Tudo seria mais fácil se ao invés do tempo, horas e minutos tudo fosse como uma metamorfose.

Inserida por IvoneteDtagma

Minha prima, companhia indispensável nas horas tristes;

Lembramos de mais um dia com emoção, este dia
é o seu amada prima. Salve dia 6 de novembro, salve mais um
ano que se passa, e aquela meiga garotinha agora cresceu.

Muitas lembranças de quando eramos criança na minha mente ocorreu, e uma longa saudade me deu. Mais adorável prima muitos outros dias de alegria ainda iram existir.

E eu sempre estarei aqui para compartilharmos juntos, e este e outros inúmeros aniversários que ainda virão....

Inserida por Boysdontcry

O PODER DAS LÁGRIMAS.

Minhas lágrimas são poderosas,
Fazem dos meus momentos tristes,
Artes milagrosas,
A medicação natural que pra mim existe.

Equilibra a tensão psicológica.
Normaliza a pressão arterial.
Ativa o desempenho físico/mental.
Anima o estado espiritual.
Não permite que sistema imunológico baixe seu índice.
Não altera o funcionamento do aparelho digestivo.
Liberta de insônias e pesadelos.

Isso comigo ocorre a tempo...
É no entanto...
Os milagres...
Do meu pranto.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠Minha Abya Yala,
terra de conspirações,
de mil traições
e de tristes prisões.

Não quero crer
que o diálogo
e a justiça
se tornaram
inalcançáveis
todo o santo dia.

Peço que me diga
que isso é mentira,
e que não passa de
mais uma intriga.

Não quero crer
que o General
e tantos outros
ficarão presos
em Fuerte Tiuna
por toda a vida.

Nessa epopeia
engoli o choro,
perdi o rumo
e até a rima.

Perguntar jamais
será ofensa:
- Que trama é essa?
É muito terrível demais
para a minha cabeça.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ao recordar
bem estes
seis muito
tristes anos
da partida
do Comandante,
porto a nostalgia
do princípio da
minha mocidade,
que não permite
jamais deixar
de sentir muito.
Carrego memória
e não admito
a indiferença
de sentir o fardo
da falsa acusação
contra o leal
e bom General.

Carrego o quê
dói nele em mim,
e sigo com
o sentimento
latinoamericanista
que arrebata de
forma continental.
Unidade poética,
luta entre idéias,
batalha por ideais
para irem muito
além de mil vitórias:
cada uma delas
deve vir de mãos
dadas com
a lealdade,
virtude essa
que só o amor
de verdade
ao povo pode
nos ofertar,
que bom seria
se a liberdade
voltasse ao seu lugar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Para entender
estes poéticos
relatos sobre
contemporâneos
e tristes fatos,
não basta ler
só nos jornais
é preciso saber
interpretá-los.
Há uma Nação
em desgaste,
e Forças que
não se entendem,
é necessário
uma reconciliação
mais do que urgente.

Na pessoa de um
inocente General
vou contando
a epopeia da Nação
da fronteira vizinha,
essa prisão contra
ele tem tudo o quê
a moral definha.

Quem sabe o quê
ocorre dentro
da vida militar
tem a ciência
que basta uma
vez discordar
para levar
a faixa de traidor,
foi o quê levou
à prisão este
General de nobre
coração e fiel andor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠... considerem,
meus amigos, que tão
paradoxais riscos geológicos
e climáticos; tão tristes tragédias
e epidemias que, vez ou outra, angustiemos quatro cantos dessa
amada esfera, nãoocorrem
presosa uma vezes inflexível
intençãode nos castigar...
Mas nos sacudir!

Inserida por maurotoledo

Eu quero te dizer algumas coisas
Pra te fazer pensar, se quiser:
Por que será que há cores tristes
Se elas são as mesmas
A alegrar-lhe os olhos taciturnos
Quando vistas no Arco-íris
Será que a sua incompreensão
Alguma vez lhe permitiu saber
Que existem Arco-íris noturnos
Projetados pela tênue luz lunar
Eles estarão sempre lá
Nas noites passadas e futuras
Pois sempre haverá
beleza e alegria
Nas noites mais escuras
dos quartos sem janela
e até mesmo não havendo um teto
Por todo lugar onde olhar
Se atentar para o fato
de que neste Mundo e nesta vida
Quase tudo é abstrato
e seus olhos
Enxergam somente
Aquilo que for tridimensional
Tudo existe em igual proporção
Mas nada é concreto
Esta vida é mera ilusão
Seus olhos até hoje
Enxergaram aquilo que teu coração
deu de fato como certo
Porém, sob esta óptica
Teu coração também não existe
Esta existência, na verdade
É somente uma ilusão exótica
Que Deus usou
para explicar as suas dores
Enquanto ainda enxergares
cores tristes
Alegria e tristeza
São somente ilusões
Que juntamos aos pares
depois dividimos meio a meio
E vem do mesmo lugar
De onde tudo veio
Um lugar onde é tudo perfeito
Creio que sou eu
A criar a imperfeição
Quando vejo as coisas
do meu jeito.

Inserida por edsonricardopaiva

Ruas
Caminhos por onde passei
Lugares
Tristes e alegres lugares
Onde eu vivi
Momentos iguais
Ruas por onde passei
Locais
Onde sei que não sei voltar
Mas sei
Sei que não verei nunca mais
Aquelas ruas
Não me lembro de todas
Alguma esqueci
Uma ou duas, quem sabe
Não me cabe
Sentir tamanha saudade
Nem sei por quê choro
Melhor seria voltar pra casa
Anoitece, talvez esse Céu desabe
E então eu me lembro
Que já faz alguns dezembros
Que moro na rua.

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

⁠<CÁ ENTRE NÓS MULHERES>
Muitas vezes, por estarmos tristes demais, por conta de uma decepção amorosa,ou por outro motivo qualquer, nos agarramos a "qualquer coisa" que nos aparece nesses momentos, como se fosse uma tábua de salvação, uma luzinha no final do túnel.
E basta meia dúzia de palavras bonitas para acharmos que é amor.
Mas antes de se entregar a esses sentimentos com toda a sua alma, observe se ele gosta de você com a mesma intensidade, e se os sentimentos dele estão sintonizados na mesma frequência que os seus.
Nunca fique com alguém se não há um retorno positivo
de tudo o que você faz para agradá-lo.
Em um relacionamento tudo precisa ser recíproco.
Tem que haver cumplicidade, tem que haver sintonia.
Nenhum relacionamento é totalmente perfeito, mas tem que haver ao menos, um mínimo de conexão de gostos... de almas...de costumes....enfim...
Se essa conexão não existe, com certeza você está amando sozinha, e um amor para ser completo, nunca pode ser uma via de mão única.
Quando estamos cegamente apaixonadas, nós temos o hábito de tentar justificar todas as atitudes e comportamentos dele, que tanto nos magoa e nos desagrada... (mas que a gente sempre dá um jeitinho de entender).
Se você liga e ele não atende (e nem retorna depois)....
Se você deixa mensagem, ele visualiza e não responde...(ás vezes nem visualiza)...
Então você começa a pensar...
Ele deve estar muito ocupado"....ele deve estar fora de área...
NÃO QUERIDA, ELE SIMPLESMENTE NÃO QUIS TE DAR UM RETORNO, PORQUE O QUE ELE SENTE POR VOCÊ, NÃO É DO MESMO TAMANHO DO QUE VOCÊ SENTE POR ELE ...(se é que ele sente alguma coisa...talvez você apenas seja útil na vida dele).
É seu aniversário e ele "esquece"...ou quando "lembra", diz apenas "parabéns"...e você ainda fica toda feliz pensando..."ao menos ele lembrou"...
O homem quando está apaixonado, ele faz questão de nunca esquecer datas especiais para então ter a chance de demonstrar o quanto você é importante na vida dele.
O homem quando está apaixonado,ele faz o possível e até o impossível, para estar com você.
O homem quando quer uma mulher, ele te procura, antes que você o procure.
Ele fica feliz em amanhecer o dia conversando contigo (mesmo sabendo que irá trabalhar ás 7 da manhã).
Ele se preocupa quando você não está bem.
Ele quer tornar o seu fardo mais leve.
Nunca dedique sua vida a um homem que faz você se sentir triste e deprimida. O amor não traz sofrimento.
Amar é o ato mais puro, confortante e mais bonito que Deus deixou no mundo, mas tem que ser recíproco...tem que haver companheirismo...tem que haver carinho... tem que haver respeito.
O amor pode até não ser eterno,mas ele tem que ser infinito, profundo e valer a pena, por todo o tempo que durar.
Agora pare e pense: Você está em uma relação de amor,
ou está suportando coisas que te desagradam e te magoam,
apenas por carência ou por medo de ficar sozinha?
Ame-se mais, aprenda a se dar mais valor.
Sintonize as suas antenas em outra direção. O mundo está cheio de pessoas esperando alguem para amar de verdade.
Então porque ficar se martirizando, tentando buscar explicação
para o que está tão óbvio, e só você não quer enxergar?
Nosso tempo aqui na terra é muito curto para que o percamo⁠s com pessoas que não sabem e com certeza nunca vão saber
o verdadeiro sentido da palavra AMOR.

Inserida por VastyFrazao

O amor impossível é o verdadeiro amor

Outro dia escrevi um artigo sobre o amor. Depois, escrevi outro sobre sexo.

Os dois artigos mexeram com a cabeça de pessoas que encontro na rua e que me agarram, dizendo: "Mas... afinal, o que é o amor?" E esperam, de olho muito aberto, uma resposta "profunda". Sei apenas que há um amor mais comum, do dia-a-dia, que é nosso velho conhecido, um amor datado, um amor que muda com as décadas, o amor prático que rege o "eu te amo" ou "não te amo". Eu, branco, classe média, brasileiro, já vi esse amor mudar muito. Quando eu era jovem, nos anos 60/70, o amor era um desejo romântico, um sonho político, contra o sistema, amor da liberdade, a busca de um "desregramento dos sentidos". Depois, nos anos 80/90 foi ficando um amor de consumo, um amor de mercado, uma progressiva apropriação indébita do "outro". O ritmo do tempo acelerou o amor, o dinheiro contabilizou o amor, matando seu mistério impalpável. Hoje, temos controle, sabemos por que "amamos", temos medo de nos perder no amor e fracassar na produção. A cultura americana está criando um "desencantamento" insuportável na vida social. O amor é a recusa desse desencanto. O amor quer o encantamento que os bichos têm, naturalmente.
Por isso, permitam-me hoje ser um falso "profundo" (tratar só de política me mata...) e falar de outro amor, mais metafísico, mais seminal, que transcende as décadas, as modas. Esse amor é como uma demanda da natureza ou, melhor, do nosso exílio da natureza. É um amor quase como um órgão físico que foi perdido. Como escreveu o Ferreira Gullar outro dia, num genial poema publicado sobre a cor azul, que explica indiretamente o que tento falar: o amor é algo "feito um lampejo que surgiu no mundo/ essa cor/ essa mancha/ que a mim chegou/ de detrás de dezenas de milhares de manhãs/ e noites estreladas/ como um puído aceno humano/ mancha azul que carrego comigo como carrego meus cabelos ou uma lesão oculta onde ninguém sabe".

Pois, senhores, esse amor existe dentro de nós como uma fome quase que "celular". Não nasce nem morre das "condições históricas"; é um amor que está entranhado no DNA, no fundo da matéria. É uma pulsão inevitável, quase uma "lesão oculta" dos seres expulsos da natureza. Nós somos o único bicho "de fora", estrangeiro. Os bichos têm esse amor, mas nem sabem.

(Estou sendo "filosófico", mas... tudo bem... não perguntaram?) Esse amor bate em nós como os frêmitos primordiais das células do corpo e como as fusões nucleares das galáxias; esse amor cria em nós a sensação do Ser, que só é perceptível nos breves instantes em que entramos em compasso com o universo. Nosso amor é uma reprodução ampliada da cópula entre o espermatozóide e óvulo se interpenetrando. Por obra do amor, saímos do ventre e queremos voltar, queremos uma "reintegração de posse" de nossa origem celular, indo até a dança primitiva das moléculas. Somos grandes células que querem se re-unir, separados pelo sexo, que as dividiu. ("Sexo" vem de "secare" em latim: separar, cortar.) O amor cria momentos em que temos a sensação de que a "máquina do mundo" ou a máquina da vida se explica, em que tudo parece parar num arrepio, como uma lembrança remota. Como disse Artaud, o louco, sobre a arte (ou o amor) : "A arte não é a imitação da vida. A vida é que é a imitação de algo transcendental com que a arte nos põe em contato." E a arte não é a linguagem do amor? E não falo aqui dos grandes momentos de paixão, dos grandes orgasmos, dos grande beijos - eles podem ser enganosos. Falo de brevíssimos instantes de felicidade sem motivo, de um mistério que subitamente parece revelado. Há, nesse amor, uma clara geometria entre o sentimento e a paisagem, como na poesia de Francis Ponge, quando o cabelo da amada se liga aos pinheiros da floresta ou quando o seu brilho ruivo se une com o sol entre os ramos das árvores ou entre as tranças da mulher amada e tudo parece decifrado. Mas, não se decifra nunca, como a poesia. Como disse alguém: a poesia é um desejo de retorno a uma língua primitiva. O amor também. Melhor dizendo: o amor é essa tentativa de atingir o impossível, se bem que o "impossível" é indesejado hoje em dia; só queremos o controlado, o lógico. O amor anda transgênico, geneticamente modificado, fast love.

Escrevi outro dia que "o amor vive da incompletude e esse vazio justifica a poesia da entrega. Ser impossível é sua grande beleza. Claro que o amor é também feito de egoísmos, de narcisismos mas, ainda assim, ele busca uma grandeza - mesmo no crime de amor há um terrível sonho de plenitude. Amar exige coragem e hoje somos todos covardes".

Mas, o fundo e inexplicável amor acontece quando você "cessa", por brevíssimos instantes. A possessividade cessa e, por segundos, ela fica compassiva. Deixamos o amado ser o que é e o outro é contemplado em sua total solidão. Vemos um gesto frágil, um cabelo molhado, um rosto dormindo, e isso desperta em nós uma espécie de "compaixão" pelo nosso desamparo.

Esperamos do amor essa sensação de eternidade. Queremos nos enganar e achar que haverá juventude para sempre, queremos que haja sentido para a vida, que o mistério da "falha" humana se revele, queremos esquecer, melhor, queremos "não-saber" que vamos morrer, como só os animais não sabem. O amor é uma ilusão sem a qual não podemos viver. Como os relâmpagos, o amor nos liga entre a Terra e o céu. Mas, como souberam os grandes poetas como Cabral e Donne, a plenitude do amor não nos faz virar "anjos", não. O amor não é da ordem do céu, do espírito. O amor é uma demanda da terra, é o profundo desejo de vivermos sem linguagem, sem fala, como os animais em sua paz absoluta. Queremos atingir esse "absoluto", que está na calma felicidade dos animais.

Arnaldo Jabor
"Amor é prosa, sexo é poesia"

Amor é um livro, sexo é esporte
Sexo é escolha, amor é sorte

Amor é pensamento, teorema
Amor é novela, sexo é cinema

Sexo é imaginação, fantasia
Amor é prosa, sexo é poesia

O amor nos torna patéticos
Sexo é uma selva de epiléticos

Amor é cristão, sexo é pagão
Amor é latifúndio, sexo é invasão
Amor é divino, sexo é animal
Amor é bossa nova, sexo é carnaval

Amor é para sempre, sexo também
Sexo é do bom, amor é do bem...

Amor sem sexo, é amizade
Sexo sem amor, é vontade

Amor é um, sexo é dois
Sexo antes, amor depois

Sexo vem dos outros e vai embora
Amor vem de nós e demora

Amor é cristão sexo é pagão
Amor é latifúndio sexo é invasão

Amor é divino sexo é animal
Amor é bossa nova sexo é carnaval

Amor é isso, sexo é aquilo
E coisa e tal...

Rita Lee
Música 'Amor e Sexo':

Nota: Letra composta por Cilze Mariane Costa Honório, Rita Lee, Roberto de Carvalho e Arnaldo Jabor

...Mais

Era o amor que tentei te oferecer!

Não consigo me entender
Sei o que devo fazer
É certo tenho que te esquecer
Mas é só aparecer,
Que me entrego a você.
Mas assim não pode ser,
Entregar-me e não te ter.
Não consigo me compreender,
Sei que não posso exceder.
Vou lutar contra meu querer,
Na minha cabeça meter,
Que um fim é o que tenho que fazer,
Quando será que vou aprender?
Meu desejo era te manter,
E cada dia mais te conhecer.
Agora começo a perceber,
O que eu não queria ver,
E o que você não tinha coragem de dizer.
Nunca me amaste, era apenas o aquecer.
Sexo, cama, e tudo que quisesse manter,
Sabe que basta me tocar para me derreter.
Sei que teus desejos consigo atender,
Nosso amor tem início ao anoitecer
E perdura até o amanhecer.
Mas não posso me corromper,
Sem você tenho que sobreviver,
Seguir a vida e me conter,
As lágrimas irei beber,
A saudade desfalecer,
Seguir em frente, nada irá me deter.
Adeus quem me fez viver,
Momentos que irão permanecer,
Loucuras de prazer,
Amei-te mas a este amor irei vencer.
E um dia quando você me rever,
Verás que mais do que prazer era o amor que tentei te oferecer!

Meu negócio agora é sexo e amizade. Acho esse negócio de amor uma coisa muito chata.

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.

Sou contra a reserva de mercado. Tem mais é que abrir as portas para a Madonna abrir as pernas.

Eu sou um preguiçoso que trabalha muito.

A força da grana que ergue e destrói coisas belas.

Desde pequeno eu achava que seria célebre.

O tempo não pára e, no entanto, ele nunca envelhece.

É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer.

Eu sempre sonhei com um amor antigo...um amor amigo...com um tremendo e infinito carinho...
Mas um amor assim só mesmo em sonho, pois na real, o que comanda um casal é só a relação sexual...
Eu queria viver diferente, ser tratada como gente, gente que sente e que se fosse correspondida...viveria de uma forma envolvente...
A maioria das pessoas não são bem assim...elas são até ruins e em seus atos carnais, usam a palavra amor, sem ter a conscientização que para fazer amor...é preciso sentir amor...sentir emoção e só se emociona o coração, se antes for vivida uma paixão...
E a cada dia que passa, a realidade me arrasta a uma triste conclusão: transa...relação...tesão e que se dane o coração...
Pra mim não da pra viver assim...sou romântica, sou carente, sou como pouca gente, que sabe o verdadeiro sabor de quando se vive um verdadeiro amor...
Tento de todo jeito...consertar esse meu defeito...mas dentro do meu peito...bate mais forte meu coração...e eu vejo com grande decepção que não existe emoção...acho que esse mundo...não é o meu não...
Eu queria ser amada com paixão, mas na real que decepção...o que comanda esse mundão é só o tremendo tesão...
Carinho quase não se tem e o que é que há afinal? Vivemos em um mundo animal, penso até por vêzes que eu é que não sou normal...
E em minha cabeça bróta...sou uma tremenda idiota...e diante de tanta coisinha....devo me assumir "sozinha"!!!
E o que fazer com o meu coração???
- Óra...fechar sua portinha e viver pra sempre sozinha!!!

nunca mais trago o amor
os dias
de volta
as cartas sobre
a mesa
nunca mais o poste
o papel colado
a cuspe

e lágrima

passam as folhas
as palavras
passam

entre concreto
e bitucas de cigarro
os passos
vão de encontro
ao passado

os muros
repetem
meia volta
nunca mais
três dias e ao
acaso
o som dos saltos
e os buracos

nunca mais trago o amor
os punhos
erguidos
os cartazes sobre
o ventre
livre

passam os muros
as folhas
caem
e secam
tristes

O AMOR E SUAS ESPÉCIES
Não sei se você percebe
Para alguns o amor é uma droga
Para outros é uma loucura que se comete
Para uns é algo que deve se ocultar
Para muitos é motivo para chorar
E a espécie mais rara:
O amor é motivo para sorrir
Esse último só deve existir
Em contos de fadas