Cartas sobre a Felicidade Epicuro
Pessoas felizes se distraem facilmente. Se perdem em seus próprios sorrisos e se encontram dentre abraços trocados. Pessoas felizes estão sempre cercadas de gente, tanto dos que o amam quanto os que talvez nem os amem tanto assim, a verdade mesmo é que gente feliz atrai gente.
Pessoas felizes se preocupam em fazer os outros felizes também, pois não querem sofrer com a infelicidade dos outros, gente feliz não sabe lidar com falta de sorrisos. Pessoas felizes não têm inimigos e se por acaso existirem, elas os desconhecem.
Pessoas felizes não necessitam de provas sobre sua felicidade, ela é nítida aos olhos de quem vê.
Pessoas felizes sabem sobre o Amor, porque o sentem. Pessoas felizes seguem em frente, elas querem saber mais sobre a vida e vão viver.
Ah, os eternos começos... como são lindos!
Daí você para em si, cai em si. Reflete. Respira fundo. Cai em uma profunda nostalgia vivida, por vezes não vivida. Relembra do começo, do recomeço; Ah, como os começos são lindos, não? Passam-se momentos, anos até. Você comemora. Vive. Revive. Chora. Implora para o sentimento permanecer. Comemora, embora sabendo que esta poderá ser a última comemoração a dois, o último afago trocado. Vive-se intensamente cada presente, cada segundo, como se fosse o último, como se o futuro não fosse existir. E é isso... vivemos de momentos, somos momentos vividos, estamos vivendo.
Sabe por que as crianças são mais felizes?
Por que elas não alimentam expectativas baseadas em conquistas de coisas...
Para elas bastam emoções e doces.
Então... Trabalhe com o que você ama todos os dias..pois você não pode esperar cinco dias para aproveitar somente dois.
(Fernandha Franklin)
Ao longo da vida é prazeroso viver bem,
amores, festas, viagens,amigos por perto, formar uma família,
porém o que realmente importa e trás a verdadeira felicidade é você chegar a velhice em suas condições gerais com saúde, sorrindo e realizado e ainda com a certeza de ter feito seu melhor.
A fragilidade é natural por isso a trajetória deve ser bem planejada para estar feliz para não precisar mais conquistar e sim apenas usufruir de suas realizações e resultados.
Música
Guarde bem o nome, o dia que você dançou, ouviu ou beijou e amou ao som, a voz e a melodia que fizeram e marcaram grandes momentos felizes na sua vida e ficaram eternizados na memória através dessa arte. Daqui a dez, vinte ou trinta anos quando você ouvir novamente essas músicas, fará uma regressão no tempo e sentirá as mesmas emoções outrora vividas e sentidas, então se lembrará como foram bons aqueles momentos e como foi feliz, mesmo que por três minutos e trinta segundos. Momentos felizes não precisam ser longos, qualquer minuto compensa os momentos tristes que parecem não ter fim...
Tal qual uma certa alusão de Tagore, também acho muito engraçado quando vejo pessoas buscando verdades ou respostas para si, as quais na grande maioria das vezes se encontram não mais distantes que a um palmo do nariz.
Tenho a impressão que o homem abdicou de si quando tem facilidade para aprender a dirigir um veículo, a cozinhar, a desenvolver uma atividade que provenha seu sustento, a manusear um equipamento eletrônico de última geração, a compreender um cálculo matemático, mas, não consegue olhar para dentro de si e efetivamente conhecer a sua essência.
E ainda, assumir-se perante o grande cenário chamado sociedade.
Me parece que a dificuldade de aceitar que a felicidade é a única resposta para tudo e, que para isso se faz necessário despir-se de conceitos e rótulos subsidiados pelo fetichismo capitalista das sociedades modernas, tendo a compreensão do debate político de Rosseau de que o homem nasce livre e a sociedade o aprisiona, ainda é, por incrível que pareça, o grande desafio do homem em seu tempo.
Pode ler, nem vai doer ! ;)
Eis que hoje é hoje, dia 12 e não 13. Resolvi escrever não por
me sentir coagida ou mesmo me sobrepor como uma solteirona
criando gatos e assistindo ao Discovery Home Health no dia dos
namorados ( que por sinal é muito instrutivo até indico ^_^ ) ,
resolvi alongar meus dedinhos e dar um pouco de opinião própria
nesse mundo de ctrl+c ctrl+v e quem realmente me conhece
sabe de minha incontestável apreciação por escrita e
leitura, e sim para lembrar o real sentido de preferir esperar por
alguém que faça jus a esse dia, não alguém perfeito, pois essas
"criaturas lendárias '' não existem! Mas sim, aqueles que somam !
não que não existam pessoas lindas por aí , super capazes,
lindas, sentido dentro para fora ! Mas algumas dessas pessoas,
tendo sido feridas optam por amar o mundo, a família, os amigos,
os animais, canalizam esse amor em crescimento , rumo as
estrelas. Não que vez ou outra eu não cruze com esse tipo de
alma bonita, sim; volta e meia aparece esse tipo de conexão
mental, hoje posso dizer de uma maneira mineirinha, que
vivo um ''cadinho'' disso... e me faz muito bem !
Pelo menos para mim, não fazer parte dessa data comemorativa
só me coloca nos números dos que optam por se amar primeiro,
sim aquela % das pesquisas frustrantes do IBGE .
Prefiro ser essência, exalar meu ser de forma única, até que
chegue a hora, não sei se será hoje, '' na fila do cinema ou numa
mesa de bar '' como diz Frejat , mas até que não chegue, prefiro
viver de forma singela a solidão do meu ser, me reinventar,
conhecer lugares, ser fluente em outra língua, aprender a comer
jiló ¬¬ , ( essa parte acho que pularei, definitivamente! ) RISOS !
Não enganar ninguém, ser honesta o suficiente quanto aos
sentimentos vividos, e os momentos deliciados.
Assim vou vivendo, optando por ser forte e guerreira como a ''Ana
Terra" do Erico Verissimo , tão rebelde como ''Chica da Silva'', tão
sonhadora como a ''Capitu'' de Machado de Assis ... e tão
infinitamente minha como eu mesma !
Ser solteira, não é apenas um estado civil, é um estado de espírito !
Feliz dia dos Namorados !
VOCÊ SÓ TEM O AGORA: NEM PASSADO E NEM FUTURO, SÓ O AGORA!
Você nunca estará absolutamente certo; e também nunca estará mais errado que os outros. Valorize seu talento... Cuide bem da sua vida. Às vezes certas coisas nos dão medo. Supere o passado, pois essa é a coisa certa a fazer. Você só tem na vida O Agora: Nem passado e nem futuro, Só O Agora e isso é tudo.
Um guerreiro não desiste daquilo que ama... mas encontra o amor naquilo que faz. A vida é uma escolha. Você pode escolher ser vítima ou o que quiser ser... Todo prazer tem uma satisfação e um preço. Não há tristeza na morte; a morte não é triste. Triste é as pessoas não saberem aproveitar a vida...
Existe uma música do André Sardet que diz:
"Gosto de ti desde aqui até à lua, gosto de ti desde a lua até aqui.".
Mas até que ponto devemos dizer isto a alguém?
Devemos nós colocar limite quando amamos?
O limite não deveria ser o infinito? Pois não tem limite...
Quando amamos alguém não devemos amar na totalidade, sem limites, sem reservas?
O amor não será mais que uma curta distância daqui até à lua?
Não será mais uma ferida que dói mas não se sente? Porque quem ama tem medo de perder...
Quem ama dá tudo para ver a outra pessoa feliz.
Amar é muito mais que um beijo, mais que um simples Amo-te.
Amar é um abraço nas horas boas mas principalmente nas menos boas, é um carinho, é a atenção, é o aconchego, a preocupação de saber se está tudo bem.
Amar é dizer bom dia quando nos levantamos ou boa noite quando nos deitamos, mostrar que o nosso primeiro e último pensamento é a pessoa que amamos.
É sorrir de maneira parva mas que nos faz imensamente bem.
É sermos adolescentes.
É viver com intensidade todos os momentos, mas cada um em especial.
Cada dia é único e como tal deve ser vivido como fosse o último.
Amor não é perfeito nas perfeições é perfeito porque existe imperfeições, é ultrapassar cada discussão com a certeza de que queremos sempre essa pessoa ao nosso lado, apesar de todos os defeitos que tenha.
Amar é gostar da pessoa tal como ela é, sem mudar nada, porque somos únicos e só assim somos especiais, tal como somos.
Amar é tremer quando escrevemos sobre o amor pensando em alguém, é ficarmos inspirados quando pensamos nesse mesmo alguém.
Amar é uma devoção cega que não olha a meios para ver a pessoa em questão Feliz.
Ama todos os dias, faz questão de o demonstrar e de o dizer todos os dias.
Vive hoje... porque amanhã poderá ser tarde demais...
DETOX NA ALMA
Buscamos nesse mundo de concreto frio lotando consultórios e clínicas, algo inexplicável e abstrato
que dê respostas para nossas mazelas, elimine dúvidas e que faça-nos sentir melhor do que somos.
Lotamos templos religiosos na busca de um algo mais
que preencha esse vazio existencial que dói, corrói, dilacera e sangra.
Sobrevivemos na certeza de que cada dia vivido torna-se um dia a menos em nossa existência aqui.
Não temos tempo a perder, o tempo é finito e corre rápido,
corremos contra o tempo, corremos atrás do tempo,
corremos em torno de nossas ocupações úteis para honrar compromissos,
corremos para preencher nossas ocupações fúteis,
ainda sem entender que as atribulações fazem parte dos tempos modernos.
Precisa-se urgente de um detox na alma para limpar impurezas mentais,
eliminar toxinas deletérias, expurgar nossas inferioridades.
Só assim teremos condições reais de fazer ascepsia contundente
que vai refletir no subconsciente e nos mudar de dentro pra fora.
Estamos cansados, exaustos, desmotivados,
cercados de pessoas frias, tristes, sozinhas e vazias.
Elas existem aos montes ao nosso redor, podem estar até mesmo no espelho do seu quarto.
Estão disfarçadas com máscaras nesses rostos magros e surrados pelo tempo,
e que sem dó nem piedade desmoronam nosso castelo de cartas com críticas vâs.
Detox na alma...
Queremos perder quilos de orgulho gorduroso,
metros de egoísmo pastoso,
inveja, soberba, arrogância,
intransigência, ganância e tudo mais que apodrece o ser,
sem esforço íntimo e sincero,
sem dieta de pensamentos imorais,
como se uma prece de palavras prontas resolvesse tudo.
A quem queremos enganar além de nós mesmos?
Contaminamos a psicofera terrestre, com emanações nocivas
pesando a atmosfera como metal num desequilíbrio mental tal,
que formam nuvens negras e pesadas acima de nossas cabeças ocas.
Difícil raciocinar assim? Adianta reclamar sem agir?
Por onde anda a tal felicidade? Perdemos de vista faz tempo dizeis.
Visão limitada do nada, ela mora aqui dentro, está latente em nós.
É hora de reagir, vamos lá, disseminar bons fluidos e contagiar almas afins.
A esperança é o alimento da alma, quem quer morrer de fome?
Detox na alma...
Que seja leve, releve ofensas
que seja doce, releve azedumes
que seja simples, atreva-se a viver bem consigo mesmo.
Agindo assim qualidade de vida virá sem que percebas.
Ao invés disso vamos nos perdendo por aí entre murmúrios e lamentos,
fruto de nossas más escolhas, de não enxergarmos um palmo a frente do nosso nariz comprido.
E deixamos a esperança em dias melhores empoeirada num canto qualquer da consciência,
esperando um detox na alma.
Percurso e destino
(Fernandha Franklin)
Eu comecei minha caminhada sem o anseio de quem sonha com o destino.
Eu enfeitei e fiz história em cada parada que fiz.
Minha estrada é incrivelmente interessante...
E por isso; confesso que não há expectativas quanto ao que está por vir.
Meu destino não carrega o peso dos destinos alheios!
Meu destino não tem a obrigação de me surpreender.
As vezes penso em parar de tornar tudo que me pertence tão fascinante... pois assim eu poderia me encantar novamente com o que os outros estão dispostos a me oferecer.
Eu não sou auto-suficiente, mas me tornei guia e turista de mim mesma, e em cada nova descoberta eu me reinvento.
As pessoas dispostas a caminharem comigo são bem vindas para juntas construirmos novas estradas... mas quando quiserem partir, que partam sem a esperança de que eu abandone meu caminho para partir com elas.
Meu caminho é quem sou! É quem me tornei ao longo do tempo...
E é quem me tornarei amanhã.
No fim dessa estrada eu não sei quem serei... mas sei que estarei satisfeita com o que fui durante o trajeto que percorri.
quando se ama de verdade uma pessoa e ela vai embora , esse amor jamais morre , passam -se mais amores mas o primeiro de verdade sobrevive , estará sempre vivo e sempre forte assim como o sol de cada manha , as vezes vem a chuva e o acalma , as vezes as nuvens e o tampa , as vezes o vento e o tenta levar , não é por que não o vemos que não esta la ,que não existe ... ate o tempo tentou ,mas falhou ...
pois nenhum destes é capaz de apagar um sentimento verdadeiro ...
Muitas pessoas vivem de fantasias, as vezes estão destruídas por dentro e postam coisas como se não fossem humanas, e com isso acabam deixando de ser ajudada por amigos que REALMENTE se importam, pior, as vezes despertam uma inveja de pessoas ruins de algo que nem existe!
Parem de esteriotipar felicidade, cada um sabe da dor de sua renúncia.
Como cada um sabe exatamente aquilo que trás felicidade.
Então vai em busca da SUA!
E esquece a vida do irmãozinho ao lado, respira fundo, segura na mão de Deus e vai...
Nem que seja em passos lentos, não pode é ficar parado e muito menos deixar alguém te parar!
VOCE É UMA PESSOA PERFEITA DO JEITO QUE VOCE É.
Livre-se do passado, essa porta não se abrirá mais.
Livre-se do futuro, essa porta ainda não existe.
Viva Agora, é o teu único presente para Agir e Fazer Valer.
Se não conseguir alcançar seus objectivos, ao menos agradeça a Deus por ter vivido HOJE para tentar fazer um bem próprio e para a humanidade.
Concentre-se APENAS no Dia de Hoje.
Em cada minuto que respira.
Nas bênçãos de poder caminhar pela Terra onde génios vivem.
Na infinita capacidade da sua MENTE CRIATIVA.
Viva Feliz.
ESTAÇÕES DA VIDA
Ela era feliz com a vida que tinha quando ele cruzou seu caminho
naquela tarde encalorada da primavera da vida,
na juventude mal iniciada dos dois.
Sua felicidade aumentou de tamanho, mal cabia no peito.
De início se encontravam às escondidas,
faziam planos ousados,
casar, ter filhos, emprego estável, bens materiais.
o tempo passou...
o seu amor por ele solidificou
e numa tarde quente no final do verão da vida
ele a deixou...
mudou de casa,
juntou suas coisas,
a deixou desamparada.
Pobre menina
Ultimamente seu coração está apertado, dolorido, em frangalhos.
É que o amor bateu na porta, entrou em casa, trocou os móveis de lugar e foi embora.
Restaram a ausência, a carência, a saudade e a casa vazia de gente.
Restaram os móveis empoeirados na sala, encobertos com tecidos encardidos pelo tempo.
Um amigo lhe dissera que é assim mesmo, o amor às vezes nos prega peças, nos faz sofrer sem querer porque buscamos o melhor e ficamos na pior.
Vou trancar as portas do meu coração disse ela revoltada.
Desilusão dos sonhadores.
E ela ficava debruçada na janela daquela casa
olhando para o horizonte distante,
como quem procura respostas no lugar errado.
O tempo passou e numa manhã de frescor do outono da vida ele voltou, entrou pela porta do fundo e ela nem viu.
A porta estava trancada com correntes mas ele tinha a chave do cadeado.
E quando ela se deu conta os móveis já estavam arrumados,
a casa estava perfumada,
e lá estava ele sentado naquele sofá empoeirado a observá-la.
Ela olhou nos seus olhos e caiu em seus braços,
deitou-o em seu colo e pediu para que ele ficasse.
E sonhou...
E chorou...
E sorriu...
E ele fez promessas vãs.
E ingênua que ainda é.
tem a esperança de se casar no próximo inverno,
num asilo qualquer.
"Você não é uma pessoa triste ou uma pessoa feliz. Isto é apenas um rótulo. Um conceito. Um estado mental em acordo com o significado que você próprio dá a uma circunstância. Você é uma pessoa neutra, que reage relativamente a uma circunstância onde você coloca um significado de triste ou feliz. Você apenas vivencia momentos tristes ou felizes em sua vida. Permanece por um tempo determinado por você mesmo em estado de felicidade ou tristeza, mas isso não significa que você seja uma pessoa triste ou feliz. Quando você compreende essa ideia e esse ponto de vista, você passa a entender a importância em se respeitar e vivenciar esses dois estados. Ambos são importantes em sua vida. Quem não entende isso acaba assumindo o rótulo de triste e assim deixa de vivenciar os momentos felizes que se apresentam em sua vida. E isso, claro, também vale para aquele que se rotula como feliz e deixa de vivenciar a importância que existe em todo momento de tristeza.
Aproveite o que existe de bom e positivo tanto nos momentos felizes quanto nos tristes. Assuma os estados de felicidade quando tiver esta oportunidade de estar em plenitude e paz com você e a vida, bem como assuma também os estados de tristeza que contém reflexão e aprendizado para você. Não assuma um papel, um personagem, um rótulo de pessoa triste, pois quando terminar o período de tristeza que você está vivendo, você deixa de aproveitar a oportunidade da alegria que sempre vem a seguir! Apenas diga a si mesmo nesse momento: Não sou uma pessoa triste! Estou apenas vivenciando um estado temporário de tristeza mediante uma circunstância que enxergo como sendo triste, que durará o tempo que eu próprio determinar como sendo o necessário para mim neste momento.
O que se estender além deste tempo, acredite, é totalmente desnecessário e maléfico a você e sua vida!
Vento que sopra desorientado
Fostes tu assim?
Tão inimigo de mim?
Trás para perto aquele espinho
E levas para longe minha flor ?
Flor de perfume que não senti
Levas tu para outro jardim
Para longe de mim
Vento amigo do tempo e inimigo de mim
Provocastes tu em mim imenso arranhão
Não no corpo, mas no coração
Poque sopra tais ventos em mim?
Sopras tu para eu sentir...
Percebo que não és tu meu inimigo
És tu meu melhor e verdadeiro amigo
Em momentos és vendaval com espinhos
Em outros és brisa e carinho
Fostes tu semeador de jardins
E apreciador do tempo
És vento em dia e noite
Pois não fostes de momentos
Podes tu ser relento ou intenso
És meu ontem, meu hoje, meu amanhã!
Relento de mim.........
Ou intenso de mim....
Explorador dessas ventanias
Descubro que não és vento só para mim
És vento de mim
E desorientado de mim quando não deixo-o soprar
Pois vendaval ou brisa
Sopras tu para mim
São flores ou espinhos
Diferença não faz sem jardim
Vento que não toco, mas sinto
Vento hora amigo hora "inimigo"
Não fostes seu nome vento
Mas sim o "doce esperar do destino"
Destino meu...e merecedor de mim.....
"O tempo passa e nos mostra que é feliz quem decide SER...
SER mais atento aos seus instintos... pois há tantos caminhos que já se mostram, desde o início, tortuosos e incompensáveis, que é possível optar por neles não caminhar;
SER mais firme, quando necessário for, mas sem ser indelicado ou prepotente;
SER mais suave, nas horas em que se deve, sem deixar que as pessoas achem que você é tolo e, mais à frente, tirem proveito disto;
SER mais colorido, mesmo naqueles dias em que uma nuvem cinzenta decide acordar acima da sua cabeça, pois a gente bem sabe que, se der combustível, a tempestade virá com toda a força;
SER responsável e admitir que o é, tanto no que diz respeito aos acertos quanto e, principalmente, quando no cometimento de erros... pois, é só enxergando os tropeços e entendendo que se deve fazer diferente, que a gente passa a acertar mais;
SER grato pelas coisas que conquistou... e também pelas que não vieram, seja porque não seriam mesmo o melhor para a sua vida, ou porque ainda não está pronto para recebê-las;
E, mais do que tudo, SER fiel aos que lhe amam, no sentido amplo da palavra... amor só é bem pago com amor, por nós mesmos e pelo outro...
... não há notícias de quem ousa dizer que é feliz sozinho".
Um Sorriso!.
Dirigiu-se a mim
Como quem não quer nada,
E com apenas um sorriso
Ela me conquistava.
Um sorriso!.
Não o que todos tem,
Mas aquele tão único e belo
Que apenas ela a detém.
Tão maravilhoso de observar
Tão maravilhoso de se perder,
Ficávamos tão encantados por aquilo
Que esquecíamos de responder.
Capaz de conquistar
Capaz de enfraquecer,
Capaz de desviar
Qualquer olhar desvencilhado
Que ficou admirado
Por algo que não se costuma ver.
Nunca senti isso por ninguém, esse frio na barriga, esse medo de magoar alguém,o seu beijo me deixa louco, sem chao, nunca fiquei sem dormir pensando milhões do coisas que podiam acontecer entre nos dois, quando vc manda mensagem sem eu te mandar nada antes eu congelo, penso em mil e um motivos para vc me mandar mensagem, da aquele frio na barriga neh? E quando vc diz que esta mal, e eu aqui sem poder fazer nada, e vc ai chorando... Acaba cmg
N sei oq vc tem, mas eu me apaixonei por isso, e te peço por favor nunca me abandone
Só isso que eu te peço, porque se vc me desse uma chance pode ter certeza seria a pessoa mais feliz desse mundo
Vc é tudo para mim
Obrigada por existir
Eu te amo
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber