Cartas para os Pais

Cerca de 2153 cartas para os Pais

Brasil, País Imposto.
Desafio para o cidadão brasileiro é continuar sendo brasileiro.
Um país de muitas riquezas que não desenvolve...
Será que tem um País rico, desenvolvido, inteligente que queira comprar o Brasil?!
O ORGULHO do brasileiro já se transforma em FOME...
O PRAZER de ser brasileiro já se transforma em ANGÚSTIA...
O SONHO vem se transformando em DURAS REALIDADES...
O DESEJO de todo brasileiro é MUDAR...
MUDAR O PAÍS?
NÃO...
MUDAR DE NACIONALIDADE!
Os IMPOSTOS vão derrubar esse país.

Inserida por Patty1976

Depois de muita luta, nasceu a criança e o médico anuncia: é uma linda menina! Os País da criança,
se põem a sonhar com o toda a vida dela, criando um amor tão profundo quanto o seu primeiro olhar,
uma ligação tão sensível quanto seu primeiro tocar, e uma esperança tão forte como o seu primeiro choro.

Inserida por menezesEJDB

Brasil...

Vivo em um país em que o dia dia é cheio de emoção.

Segunda me deparo com os melhores motoristas, mortos em acidentes de transito no fim de semana.

Terça o dia começa quente, tiroteio nas prossimidades do centro teve até granada não é demais.

Quarta um vereador foi morto à vários tiros no suburbio, dizem que ele era ligado ao poder paralélo.

Quinta é declarada guerra acirrada ao inimigo numero 1 que mede apenas meio centímetro, o mosquito da dengue que já matou mais de 100, e para fugir dele é só fazer como o prefeito use calça sempre. Só falta a recompensa.

Sexta o transito dá um nó após o expediente e todo mundo é assaltado nos sinais, nossa é uma loucura parece até o filme do bope tem até fuzil.

Sabado a polícia faz um cerco em um complexo de favela e quatro pessoas são feridas por balas perdidas, que bom elas se perderam mais logo acharam um corpo quente e aconchegande, e no fim parecia até filme de romace. Tantas lágrimas

Domingo futebol no maraca, um clássico foi de mais a torcida deu um show dentro e fora 10 presos e 2 mórtos.

No fim do dia a melhor coisa a se fazer é seguir o dito popular tudo acaba em pizza. Porque na segunda começa tudo de novo....... Eeeeeee Brasil...

Inserida por LPio

Algumas pessoas se concentram tanto em criticas, em cobranças, que acabam perdendo boa parte da paisagem a sua volta...
Muitas vezes descontando frustrações em detalhes tão pequenos, confundindo a si mesmo com enganos nada inocentes, e com mentiras quase reais...
Se apegando a ideia de que é preciso alguém para nos impulsionar, quando na verdade é preciso acreditar em si, tendo a consciência de que podemos voar longe independente de outrem, é decidir, acreditar, perseverar.
Abrir as asas e planar na imensidão dos sonhos, concretizados por nossas escolhas, nossas atitudes, nossos pensamentos... simplesmente por nós mesmos.

Inserida por Katila

⁠ESTRANHEZAS LUSO-BRASILEIRAS

Que estranho país é este,
Onde de fato nunca é facto,
Nos cus, tornados bundas
Nos paletós dos fatos nossos
Em bebedeiras de tremoços?

É um este sem vento oeste
Quando lá a desoras chega o trem,
E eu por cá à espera do comboio
Que nunca a horas certas vem.

Triste a minha melancolia
Quando eu na vossa Bahia
Imaginava em alegre sintonia,
Estar no Espinho meu em magia
Tomando banho na minha Baía.

Então, a gente galera assim fazia:
Vocês traziam os garfos e os pratos
E íamos acertando os palatos.

Nós, os copos e a pinga de Lisboa
Vocês, aquele petisco tropical,
Nós, as sardinhas metidas na broa
E vocês e nós, Brasil e Portugal,
Transando numa naice mesmo boa.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 26-06-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

A professora que não mordia

Lá, numa pequena cidade no Sul do país, num minúsculo bairro, em uma escola miúda,com um pequeno número de professores, com pouquíssimos recursos, uma professora brava, sempre irritada; cansada de seu trabalho, desgastada pela carga que há anos lhe pesa sobre os ombros.
Por causa do desgaste ela sempre desconta a sua ira em alguém. Hoje a vítima foi a merendeira. Dona Nilda, como é chamada a professora, queria uma xícara para beber café.

Como já se sentia postergada quanto ao horário de ir à sala, proferiu seus impropérios, e, com palavras que não consigo escrever, porque estão todas no aumentativo, maltratou a coitadinha da Dirce. Depois pediu desculpas, disse que estava nervosa. Mas todos sabem que ela o faz rotineiramente. Ela sempre maltrata as pessoas e depois dá uma de vítima. Aí vem e pede desculpas, e age como se nada tivesse acontecido.

Hoje ela ultrapassou os limites. Sempre me dói muito observar a forma que ela trata aquele menino lá do outro canto da sala; ela grita muito com ele, de forma agressiva, embora seja muito quieto. Hoje ela perdeu toda a paciência, e, quando eu olhei para o menino, ele estava vermelho, parecia um pimentão, os cabelos arrepiados de tanto ele mesmo puxar. Os gritos da professora Nilda ecoavam por toda a escola, e, a cada grito eu sentia mais medo, imaginava-me no lugar daquele menino, que já tinha dificuldade quanto a assimilação, e
com os gritos, tenho certeza que os ecos não o permitem dormir. Na hora eu tremia todo, temia que um daqueles gritos passasse perto de mim, afinal, até agora tenho visto a impaciência da professora, e imagino que, caso eu erre, ela não pensará duas vezes antes de gritar perto dos meus ouvidos.

Eu nunca falei com ela, nunca ousei encará-la. Meu medo nunca permitiu. Na hora de ir ao banheiro, sempre espero por um descuido dela, saio de fininho, corro parecendo um fugitivo policial, fico em silêncio pelo corredor para não chamar a atenção de ninguém, infelizmente não tenho um amigo que me dê cobertura enquanto fujo. No retorno, venho em silêncio, espero por um novo descuido, e entro para o meu lugar, como se nada tivesse acontecido.
Nessa hora, geralmente ela está de costas. Ainda bem que não usa óculos. Não há riscos de me ver refletido nas lentes. Hoje ela está terrível, e eu, apertado. Os gritos dela não cessam. Em um momento de tensão ela deu um murro na mesa, e xingou alguém. Eu não sei a quem, mas ouvi, ela xingou!

Esperei o descuido, não aguentava mais. A necessidade de ir ao banheiro era muito grande. Então, preparei-me para fazer-me um ninja. E ela começou a escrever no quadro.

Chegou a hora de agir. Mas ao chegar na porta os braços dela, enormes, me alcançaram, me seguraram na altura dos cotovelos.

-Opa!!! Onde o senhor pensa que vai?- Ela perguntou olhando nos meus olhos, eu, pela primeira vez na vida olhei para ela.

-Vou ao banheiro. Respondi com voz quase inaudível. -Ao que ela me disse:
- Precisa pedir. Não há que ter medo. Dessa vez você vai, mas na próxima vez terá que falar comigo, eu não mordo...

Olhei bem, e pensei comigo:- Só falta morder agora; se está difícil aguentar os gritos, imagine uma mordida.

Inserida por EvertonArieiro

Nunca na história desse país se falou tanto em liberdade de expressão e democracia. E olha que plataforma pra isso é o que não falta. Se antes nos limitávamos ao boca a boca e as saudosas cartas, hoje temos redes sociais dos mais variados tipos.

Em contrapartida, nunca na história desse país se oprimiu tanto quem pensa diferente do outro.
Não entendo isso.

A questão é que alguns não querem apenas expor suas opiniões e defender o que acreditam. Eles querem que você concorde, aplauda e assine embaixo. Nem que for na marra.

Querem inclusive que você defenda os ideais alheios, mesmo que não sejam os seus. E que se dane sua opinião, suas experiências, temperamento, educação, valores: você sempre será um idiota, ignorante e inferior se não entrar na dança.

Num mundo de pessoas com egos inflados e donos de verdades absolutas baseadas em opiniões pessoais (e links de reportagens), felizes são aqueles que não se sentem constrangidos em pensar com a própria cabeça até o fim.

Respeitar é uma coisa. Concordar é outra.
E educação cabe nos dois casos.

Inserida por tainahferreira

⁠Não é o candidato que mudará o país sozinho. A verdadeira transformação de Moçambique depende de nós. Precisamos deixar de lado as reclamações e nos dedicar ao estudo sério e à reflexão.
Embora o candidato tenha a vontade de promover mudanças positivas, ele precisa de jovens inteligentes e engajados para ajudá-lo a entender as reais necessidades do país. Portanto, é hora de apreciarmos menos as queixas e focarmos-nos mais em aprender e agir.
Se realmente desejamos um Moçambique próspero, vamos nos unir e trabalhar juntos por essa mudança!

Inserida por GracielaDPensados

⁠Frases, textos e citações by Josy Maria

Dia dos pais

Esse texto é para os pais de verdade.
Pai erra, afinal, é humano, e aprende com os erros. Mas ele está lá, presente, fazendo o melhor que pode, da maneira que sabe, embora muitas vezes ele não tenha ideia do que está fazendo. Pai às vezes pode ser mal humorado, e reclamão, mas ele nunca faz nada para machucar seu filho, nem magoar, nem ferir de qualquer forma que seja. Ele tenta dar o exemplo através do amor incondicional que sente. Pai dá duro para sustentar, e não joga na cara, nem faz questão de ninharia, de pensão, ou mesada, ele prioriza o bem-estar do filho acima de qualquer coisa. E sofre por não fazer melhor do que faz, muitas vezes ele nem consegue. Pai muitas vezes não entende o que o filho sente, e não sabe o que falar, mas ele está lá, ao lado. Só para mostrar que ele existe. E que pode dar pelo menos um abraço. Pai, mesmo com todos os erros e acertos, você merece todo amor do mundo. E merece esta singela homenagem.
Para todos os pais que se esforçam, para meu esposo, esse paizão, e para meu pai que está no céu. Te amo, pai, pra sempre.

Josy Maria

Inserida por JosyMaria

⁠Criar é obrigação dos pais, mas não é uma “dívida” contraída pelos filhos em troca da formação que lhe deram. Se você pensa em filhos como um investimento, no qual assinam uma “nota promissória” que você vai cobrar na sua velhice, em nada se difere de um abusador que obtém vantagens negando a outrem o direito às próprias escolhas. Cuidar dos pais no futuro não é uma espécie de “pecado original” que os filhos recebem ao nascer.
Seu papel como pai foi o de supri-los antes, e preparar-se para suprir a si mesmo depois. Não veja, portanto, como obrigação que seus filhos o supram, como se fosse uma dívida hereditária. Eles não puderam escolher entre ter você como pai ou não. Receber o cuidado dos filhos deve ser uma conquista – espontânea e voluntária – e não uma retribuição compulsória.

Inserida por bodstein

⁠Brasil, um país que outrora era feliz

Somos guerreiros e guerreiras em uma fase de melancolia e tristeza, enfrentando não apenas uma terrível pandemia que já levou parentes, amigos e conhecidos, mais também uma situação que nos fazem sentir indignados, pelo descaso e pela dissimulação de alguns, que deveriam estar lutando em prol daqueles que clamam por socorro nos hospitais e nas suas casas, pelo sofrimento de ver um país que outrora era feliz, e hoje se perde nas sombras da tristeza e da incerteza.

Tantos planos e projetos desabaram, levando preocupação e temor aos brasileiros, e quando a gente pensa que o pesadelo esta acabando, surge a primeira a segunda e muito provavelmente uma terceira onda, e a desfaçatez de alguns tentando mostrar que está tudo bem, tapando o sol com a peneira dos garimpos ilegais, das mudanças do clima, com muita chuva, desabamentos e rios transbordados, provocado por milhares de árvores que desapareceram das florestas, fazendo o índio chorar clamando por socorro que não chega. Desemprego para milhões, fome e desemparo.

Mais apesar de tudo isto, o povo brasileiro possui uma grande força, que é a sua fé e coragem que serve de estimulo para lutar e vencer esta guerra, porque somos brasileiros, e apesar das tristezas e dificuldades, há que se ter esperança de que dias melhores vão surgir no horizonte.

Inserida por isaiasribeiro

⁠Não existe dia dos pais
Nem o dia das mães
Muito menos o dos namorados
Pois todos os dias são dias para serem lembrados
Mas nós humanos
Nos damos o luxo
De nos limitar-mos
A dias e datas dos calendários
Quando se trata de algo tão simples
Que é lembrar das pessoas que estão ao nosso lado.

Inserida por Lazaro_Miguel

⁠Região Norte.



Uma imensa área percorre sete estados no Brasil.
No alto de um país com uma extensão territorial,que em números é possível entendê-la.
Atravessando os seus setes destinos,antes de outras vindas.
Uma região bonita e próspera.
Que tem em seus estados muitas semelhanças.
Uma grandiosa e bonita região,com uma fauna e flora que se sobressaem.
No estado do Amazonas,habita uma charmosa e harmoniosa floresta.
Com um coração esverdeado e pulsante.
O seu chamado é escutado em outros sinais,cores e vidas.
Sob as suas milhares de raízes,um rio segue.
Doce em águas transparentes e sinceras.
Um rio grandioso como a floresta que ele consegue sentir desde a sua nascente.
Um pouco acima dessa floresta e desse rio,está o estado de Roraima.
Em algum lugar dentro do seu nome,um Monte se revelou.
Sobre uma vegetação,esculpido com ventos do passado.
E que foi crescendo com a beleza que o rodeava.
Ainda olhando o céu e sentindo outros ventos,enquanto protege o estado que pertence.
Seguindo em um sentido sobre um oceano,está o estado do Amapá.
Divido por uma linha invisível que pontilha o seu jeito e um oceano.
No ir e vir das ondas oceânicas,um estado navega guiado por pontos distintos.
Conhecendo os seus jeitos e uma linha invisível,está o estado do Pará.
Dentro do seu vasto território,estão escritas coisas sobre a sua vida.
De como começou nessa região nortista,sobre a sua vida gentil e que prevalecerá por muito tempo.
Nas muitas palavras em sua vida,um nome o faz relembrar o estado de Tocantins.
Com uma vida recente,se comparado aos seus outros estados irmãos.
Um estado banhado por um rio que tem o seu nome.
E que também atravessa em outras lembranças o estado do Pará.
Estado do Tocantins que mesmo distante,sabe de uma natureza tropical que desabrocha no estado de Rondônia.
Que é repleto de traços de um rio.
Que atravessa o seu lugar com um aroma úmido,e que se torna mais forte nos suspiros das árvores.
Árvores que às vezes,sentem uma transformação no clima.
Que fica mais frio na particularidade da Região Norte.
E nessa transformação natural e maravilhosa,está o estado do Acre.
Pequeno e adorável.
Também com um rio que carinhosamente quis ter o seu nome.
Mesmo nascendo em um outro país.
São sete estados.
Espalhados em uma calorosa região.
Que é conhecida por uma única estação,a do Verão.
Que proporciona momentos de distração,comemoração,com um clima convidativo.
Nessa grandiosa região,as chuvas são marcantes.
Nos seus sete estados,nas manhãs,tardes e noites.
Na capital do Pará, Belém,as chuvas prevalecem no entardecer.
Além das muitas árvores que tem,principalmente as Mangueiras,que estão em cada esquina dessa cidade.
Um sabor especial predomina o estado do Pará,o açaí.
Um pequenino fruto de cor roxa,que floresce também em outros estados da Região Norte.
Em Manaus,um teatro é um dos seus atrativos.
Feito com delicadeza, tem uma beleza centenária.
Um porto,onde estão várias embarcações esperando uma próxima viagem.
Talvez sobre um doce rio,ou um outro rio que nasceu à noite,há muito tempo atrás.
Em uma ponte em algum lugar na sua vontade em seguir,Manaus consegue ver o Rio Negro e o seu fascínio nas noites que retornam.
Até que amanheça novamente em Boa Vista,Roraima.
Com uma olhar intenso ao redor de onde está.
Com um Monte que atrai a sua íris,na indicação do rio Ailã ao Monte Caburaí,bem no limite ao qual o seu olhar é capaz de entender.
Dentro dos seus olhos,uma ponte segue sobre um rio.
Levando-a até um outro lado com um outro idioma.
De olhos fechados a capital de um estado pode ser vista,nos seus queridos detalhes.
Macapá capital do estado do Amapá,e uma linha invisível que percorre a sua forma.
Sem que precise de bússolas ou mapas,para se reencontrar na própria ilusão.
Uma linha invisível divide os seus momentos.
E nesses momentos de reflexão,um oceano traz ondas de um horizonte que se abriga em orlas que contemplam os seus movimentos.
Enquanto o seu coração azul,tenta reconquistá-la mais uma vez.
Distante de um azul vistoso,mas perto de um rio tão acolhedor quanto um oceano,está a capital tocantinense,Palmas.
Com uma face que é recitada em lindas histórias nas margens de um rio que atravessa a sua ternura em um longo e aclamado percuso.
Em uma foz distante o Rio Tocantins,escuta outras histórias fascinantes.
Sobre Porto Velho,capital de Rondônia.
Uma cidade que remete em sua arquitetura,coisas sobre a sua origem.
Em antigos passos nas areias sob o Rio Madeira,a sua simplicidade flutua sobre as incontáveis árvores que a rodeiam.
Árvores que através de um dom natural,levam novas sementes na direção de Rio Branco,capital do Acre.
Uma cidade com simbolismos evidentes.
Por alguns dias é acalentada com um clima frio.
Em seus sonhos,um rio segue.
Em um instante,ou mais.
Nas várias vezes em que sonhou,jamais encontrou um rio de cor branca.
Mas se contenta com a sua vida real,sem se esquecer do que isso significa.
Setes desbravadores.
Setes bandeiras de uma mesma região.

Inserida por FFabricio

Isso é real... são vidas
E a gente deixando tudo pra depois... num país rico, apesar dos corruptos onde pode se parar sentar e dizer: " hoje é meu dia de gente"
Deixamos a consulta pra depois, esporte necessário para depois, um beijo para depois, um abraço para depois...
Falamos que somos únicos mas repetimos uma ausência do passado de gestos que nunca nos foram dados...
Nós privando E privando de momentos mágicos é raros...
Paramos diante de caixões e lembramos de colos acolhedores, das vezes que podíamos dizer três palavras curadoras "Eu Te Amo"
As férias que nunca programas, o almoço que raramente nos sentamos, aquela mensagem fora de hora que rouba sorrisos... então... a correria em busca de bens materiais nos roubam é roubam de quem nos ama a felicidade eternizada de quem vai de quem fica...
Se eu tivesse mais dinheiro... ah se eu tivesse se eu pudesse se ganhasse na mega Sena... Eu estaria com a mesma essência... acreditando que a felicidade que eu posso construir... é paga...

Inserida por RogeriaCardealHta

Não encontrei a justiça andando pelas ruas desse país.
Se alguém a encontrou ela com certeza não tem sido preta para preto ver...
Ela segue branca, perpetuada por famílias que de geração em geração, lêem os casos e peças de acordo a cor e localidade e agora, em tempos atuais, de acordo a religião, que quando se lê pela pele, localidade de longe julgam ser de matiz africana, pesa se o dissabor da leitura branca como: inapto, incapaz e de pouca honra e honestidade, leitura de baixo nivek e baixo calão, onde preto, pobre e favelado sempre são pessoas vulgares, sem escrúpulos e sem direito a ter direito."

Inserida por RogeriaCardealHta

'BRASIL BRASILEIRO'

O meu brasil brasileiro,
é um país de estrangeiro,
que esquece dos próprios brasileiros.
Com seus funk's dançando até o chão,
mas é de perder a dança pra corrupção.
Brasil de vicissitudes,
outros de poucas virtudes.
Que venera carnaval,
mas que não dá importância para o carnaval que é a família.
Cultura de tirar vantagens,
rudes ao extremo,
votando em corruptos todos os anos,
apoiando a malandragem em Brasília,
sem atitude nas eleições.
Perdendo a identidade...

O meu Brasil Brasileiro,
é um país cavalheiro até por demasia.
Que tem suas utopias todas as manhãs..
Que acorda cedo p'ra sustentar a família,
que se debruça no álcool todos os dias!
Mas tem amor no coração,
acolhendo àqueles que não tem opção.
Brigando por seus direitos,
esquecendo de olhar-se no espelho.
É também um país de medíocres,
e um povo de opinião,
compartilhando o pão com quem não tem.
Que precisa aprender um pouco mais.
Para tornar-se vigoroso,
mais povo brasileiro...

Inserida por risomarsilva

Imagine o espaço territorial de um país como um corpo e seu povo como a sua alma.
Quando um grupo ou uma ideologia ruim chegam ao poder e passam a prejudicar esse país, é como se fosse um tumor malígno que precisa ser extirpado.
Quando esse grupo ou ideologia passa a se apossar da mente desse povo com leis que afetam nas relações interpessoais desse povo, isso já se assemelha a um espírito malígno: Isso é um demônio que precisa ser exorcizado.
Mas só se houver uma influência prejudicial, Isso é você que responde, de acordo com seus conhecimentos e consciência.

Inserida por edsonricardopaiva

O meu primo irmão é primo irmão do meu irmão.
Os dois têm o mesmo nome e sobrenome.
Os pais deles são irmãos, filhos do mesmo pai.
As mães deles são irmãs, filhas da mesma mãe.
A mãe de um deles é minha mãe também.
A tia de um deles é minha tia também.
Os pais do meu irmão são tios do meu primo irmão.
Os meus pais são irmãos dos pais do meu primo.
Os pais do meu primo irmão são tios do meu irmão.
Os dois primos irmãos moram na mesma cidade.
Os dois trabalham no mesmo local dia e horário.
Um é meu irmão, outro é meu primo irmão.
Quem são eles?
Pode isso?

Inserida por amaurivalim

Em um país democrático considerado laico como o Brasil, os ditadores se encontram no ponto mais elevado, ao púlpito do altar. Eles são os controladores das existências, mas se queremos que este país não perca os benefícios humanitários e se almejamos a laicidade devemos contribuir para retrair o poder daqueles que detêm a força opressora pelo discurso democrático e laico.
Ao contrário as pessoas estão colaborando para o aumento dessas forças, inconscientemente contribuem com votos de confiança e com suas miseráveis gotas de suor para as causas hipócritas em nome de Deus ou de um dirigente soberano qualquer “in memoriam”. As soberbas de falácias hipócritas estão vivas. O Deus tirano está morto sobre o ponto mais elevado que os homens os colocaram.

Inserida por amaurivalim

⁠BATALHA DAS IDEIAS
.
Eu também quero me manifestar
Contra o que está a me incomodar
Neste País e também no Planeta
Uns marcham com gritos de guerra
Outros brigam como se fossem feras
E eu me manifesto com a caneta.
.
Criticamos os desvios do erário
Nas construções dos estádios
De futebol para a Copa
Mas só tem direito de criticar
Aquele que se põe a gritar
Estando do lado de fora.
.
Todo aquele que vai às arenas
É conivente com a triste cena
Do roubo do dinheiro do povo
Quem grita das arquibancadas
Não tem direito a mais nada
Além de considerar-se um bobo.
.
Eu quero um País sem corrupção
No qual a pacífica população
Possa ter acesso às riquezas
Traduzidas na saúde, educação
Segurança, transporte, recreação
E ao bom alimento na mesa.
.
Mas rechaço o oportunismo
De podres partidos políticos
Que promovem a baderna
Transformando as manifestações
Cheias de boas intenções
Em verdadeiros cenários de guerra.
.
Todo ato violento deve ser reprovado
Seja ele do povo ou do Estado
Para que a vitória se eternize
Porque as lutas inteligentes
Fazem surgir nas mentes
As mais profundas raízes.
.
Grite nas ruas e sussurre aos ouvidos
Ideias que criem conceitos definitivos
Mas que a nossa luta seja harmônica
E se lembre que a arma mais eficiente
Para mudar o que nos faz descontentes
É a poderosa urna eletrônica.

Inserida por EDUARDOPBARRETO