Cartas e Prosa de Fernando Pessoa
Eu sinto pena de você, pessoa que não consegue viver sozinha, que vive de mentiras, que acha que fazendo certas coisas vai se sentir menos incompleta, mas não, só vai se sentir mais sozinha e vazia.
Sinto pena de você, sinto pena por acreditar em momentos que já tiveram fim, e mesmo assim, insiste em acreditar que tudo vai continuar bem, tudo legal, tudo ótimo. Acabou.
Eu sinto pena de você, que acha que deve sentir pena dos outros, que foje dos seus problemas, que engana a si mesma, que cria sentimentos pra que as pessoas se prendam a você, que se faz de vítima quando não aguenta suportar uma verdade, que acha que não conhece ninguém e ninguém merece sua confiança, mas não, você não conhece nem a si mesma, e não, nem confia em si mesma.
Sinto pena de você, que ás vezes sorria para esconder uma lágrima e chora para esconder uma aparente felicidade. Você sempre percebe o quão insensata é essa atitude, mas por pena de si mesma insiste em agir com tamanha insegurança.
Eu sinto pena de você que pensa que as pessoas te amam demais e você as magoa pra se achar um fardo, pensa que você que ama, mas não, você não ama nem a si mesma. Você que precisa de tanto esforço pra conseguir sorrir.
Sinto pena por olhar com olhos tão inocentes para as coisas mais inimagináveis do mundo e mesmo assim desacreditar da sua própria vida.
Que inconsequente, que mutável, que imatura!
Sinto pena de você, por amar com tanta intensidade, por se machucar tanto com coisas que nem deviam fazer lágrimas jorarem do seu rosto. Eu sei o quanto você é triste. Não me pergunte como, mas seus olhos, eles nem brilham mais.
Um dia você vai se olhar no espelho e ver que o amor é que faz a vida, e que sua vida é uma mentira. Sinta pena de si mesma.
“Fora de si”
Amanhã quero está diferente
Ser outra pessoa,
Ter outra personalidade.
De mim quero está ausente.
Quero sentir-me mudado
Fazer algo por impulso
Quero está modificado
Quero de meu eu, ser expulso.
Quero está transformado
Ficar fora de mim, ser removido,
Quero realizar mudanças.
Por mim mesmo, ser abandonado.
Ficarei mascarado, disfarçado.
Vou ficar em profundo breu.
E mesmo com tantas mudanças,
No final, ainda serei eu.
04/08/2010
Beijaria
Eu te beijaria se não tivesse uma pessoa passando ali atrás
Eu beijaria você se não houvesse pessoas à nossa volta
Beijaria você se estivesse ao seu lado
Beijo você em pensamento quando não o posso
Estou sendo apenas eu mesma
Me declaro:
Por vontade!
Não há obrigação
Abraçaria você em praça pública
Beijaria você no meio de uma multidão
Me declararia em palanques
Gritaria o meu amor
Mesmo a distância,
Nem ela barra a alegria de te amar
Lembrar do amor que tenho guardado em mim
Sé ele já é o suficiente para trazer a meu rosto um sorriso
Mesmo que o beijo sele o amor existente
Nele não cabe todo o sentimento que há aqui em mim
O carinho, o amor
Todos os bons sentimentos que a ti afluem
Não estão contidos em nenhuma demonstração
(material ou física)
Nem todas as palavras os conteriam
Eu te beijaria se não fosse errado
Te beijaria se não houvesse censura
Beijaria se ele explicasse meus pensamentos
Beijaria se não nos causasse um mal
Sua companhia me completa
Seus olhos me acalmam
Seu eu me alegra
Com você sou mais feliz
Não foi curiosidade
Nem ao menos desejo
Foi você
A união dos nossos seres
Senhor!
"Senhor, que me faça sempre esta pessoa com pouco cérebro e muito coração.Que não se esqueça de mim cada vez que eu pedir amor e que saiba que eu posso ter erros, mas meus erros são sempre a busca do acêrto. E que me mantenha assim, doida varrida...mas aquela que nunca monta numa vassoura. Que me faça ser mulher, com cabeça de menina...que me envolva em esperanças e me diga quando devo desistir.Se é que o senhor pode mandar alguem como eu desistir de algo".
A vida humana não passa de um sonho. Mais de uma pessoa já pensou isso. Pois essa impressão também me acompanha por toda parte. Quando vejo os estreitos limites onde se acham encerradas as faculdades ativas e investigadoras do homem, e com todo o nosso labor visa apenas satisfazer nossas necessidades, as quais, por sua vez, não têm outro objetivo senão prolongar nossa mesquinha existência; quando verifico que o nosso espírito só pode encontrar tranquilidade, quanto a certos pontos das nossas pesquisas, por meio de uma resignação povoada de sonhos, como um presidiário que adornasse de figuras multicoloridas e luminosas perspectivas as paredes da sua célula... tudo isso, Wilhelm, me faz emudecer. Concentro-me e encontro um mundo de pressentimentos e desejos obscuros e não de imagens nítidas e forças vivas. Tudo flutua vagamente nos meus sentidos, e assim, sorrindo e sonhando, prossigo na minha viagem através do mundo.
As crianças - todos os pedagogos eruditos estão de acordo a este respeito - não sabem a razão daquilo que desejam; também os adultos, da mesma forma que as crianças, caminham vacilantes e ao acaso sobre a terra, ignorando, tanto quanto elas, de onde vêm e para onde vão. Não avançam nunca segundo uma orientação segura, deixam-se governar, como as crianças, por meio de biscoitos, pedaços de bolo e vara. E, como agem por essa forma, incoscientemente, parece-me, que se acham subordinados à vida dos sentidos.
Concordo com você (porque jpa sei que você vau contraditar-me) que os mais felizes são precisamente aqueles que vivem, dia a dia, como as crianças, passeando, despindo e vestindo as suas bonecas; aqueles que rondam, respeituosos, em torno da gaveta onde a mamãe guardou os bombons, e quando conseguem agarrar, enfim, as gulodices cobiçadas, devoram-nas com sofreguidão e gritam: "Quero mais!" Eis a gente feliz! Também é ditosa gente que, emprestando nomes pomposos às suas mesquinhas ocupações, e até às suas paixões, conseguem fazê-las passar por gigantescos empreendimentos destinados à salvação e prosperidade do gênero humano. Tanto melhor para os que são assim! Mas aquele que humildemente reconhece o resultado final de todas as coisas, vendo de um lado como o burguês facilmente arranja o seu pequeno jardim e dele faz um paraíso, e, de outro, como o miserável, arfando sob seu fardo, segue o seu caminho sem revoltar-se, mas aspirando todos, do mesmo modo, a enxergar ainda por um minuto a luz do sol... sim, quem isso observa à margem permanece tranquilo. Também este se representa a seu modo um universo que tira de si mesmo, e também é feliz porque é homem. E, assim, quaisquer que sejam os obstáculos que entravem seus passos, guarda sempre no coração o doce sentimento de que é livre e poderá, quando quiser, sair da sua prisão.
(Os sofrimentos do jovem Werther)
Procuro
Procuro a pessoa que não brigue somente comigo
Que brigue por mim, que na manhã seja a primeira que eu veja
Que no anoitecer seja a ultima que olhe
Que quando for vê meu reflexo nos seus olhos
Não enxergar por motivo de existir tanto brilho ao me ver
Procuro companhia porque sou solidão
Procuro saudade porque sou companhia
Não procuro o impossível pois sei que isso existe.
Existe amor nesse mundo, existe esperança, existe você que eu procuro
Ana Pessoa
Ana não é muda
mas foi silenciada por si
entrecortada, exposta
eliminada na mentira
do parecer, não ser.
cada gesto, falso
cada sorriso, uma careta
calou-se.
Ana é fome de verdade
mas não se suicidara.
Ana e o outro
Ana e si
uma vertigem da ponte
aterroriza.
a realidade é diabólica
e Ana, inútil sonha ser.
Ana quer outra, dentro de si.
e este poema também mente.
Silêncio.
Valorize.
Uma pessoa uma vez me disse :” Se você não se valorizar, ninguem vai te dar o devido valor.”
então, pare de reclamar da vida, pare se esconder…
Abuse do seu potencial, mande quem tem que mandar se danar, fale alto, aliás GRITE, saia do contexto, fuja das regras, não perca a diversão, não ande na linha por que uma hora o trem pode passar por cima de você.
Exploda de alegria, transborde de amor, chore se for pra chorar, ria se for pra chorar, cante se for pra chorar, dance ! valorize a vida, valorize seus conceito, SE VALORIZE !
Há muito tempo certa pessoa me falou o seguinte: Dêvid um dia você vai encontrar alguém que ame, e vai ouvir Dela essa palavra: ‘’Te Amo como Amigo. ’’
Pois é, me vem a lembrança de quantas vezes eu citei essa palavrinha, e hoje ter ouvido da pessoa amada, me fez entender o que é sentir isso na pele Rss’’
Aprendi que não é raro Amar, e sim, ser amado.
A raridade é dois indivíduos se amarem, isso sim é raro, Mais é impossível? Não! Só que na maioria é assim, Um ama de verdade, e outro não.
O Amor não é complicado, a questão está nas pessoas que se baseiam em, conto de Fadas, Filmes Românticos, Novelas ou em Livros que fala do Relacionamento Amoroso do Autor. Não que isso seja ruim. Muitos Livros nos ajudam a conhecer mais sobre a vida...
A vida amorosa é delicada e frágil como uma Flor, se não cuidar Ela morre. Exemplo: Quando uma Flor vem morrer, Ela já tem nos dado toda essência perfumada.
Não é diferente da vida amorosa, um dia todos está sujeito a morte, mais e daí! Será que até lá você já tenha feito com que a pessoa amada notasse sua essência ?
Se você quer de verdade ser Feliz não há outro caminho a não ser o da espera.
Esperar a pessoa certa, o momento certo e a forma certa de começar um namoro.Isso é essencial.
O namoro que começa nos atalhos, longe do caminho, dificilmente dará certo. Se você quer alguém especial em sua vida, comece a não mais se contentar com as facilidades que o mundo te oferece para saciar as suas carências.
A Pessoa que tem AMOR e é Inseta de Medos, É capaz de Perdoar aos outros e a Si mesma . Passa a Ver na Perspectiva Correta. O Perdão dissolve a culpa e o Rancor, que são emoções desnecessárias e danosas. Perdoe. Perdoar é um Ato de AMOR.
" O Orgulho pode ser um empecilho para o Perdão. O orgulho é uma manisfestação do EGO. O ego é uma personalidade Transitória e Falsa.
Boa Noite a Todos e que o Senhor Deus nós Abençõe com a Sorte do Amor.
O verdadeiro Amor.
Só sentirá o verdadeiro amor, quando sentir a necessidade de está com a pessoa amada 24 horas por dia.
Quando chegar a hora de dizer até amanhã, e a necessidade desta hora aflingir seu coração para não dize-la..
Quando seu amor tiver que fazer uma viagem inesperada de trabalho e você ficar contando os minutos para ele chegar.
Só saberá que é amor de verdade, quando perder a pessoa amada e não conseguir mais levantar da cama de saudade e sentir a respiração falhar e o coração doer.
Sentirá que o verdadeiro amor chegou quando não mais conseguir fazer nada sem sentir que irá ve-lo depois do trabalho ou da faculdade...
Pois quando ama-se de verdade, deseja-se está perto sempre, cuidando, cutivando e passando todo carinho e mostrando o quanto esta pessoa faz parte da sua vida e que sem ela sua vida não tem mais graça...
O amor verdadeiro não se encontra em qualquer esquina, por isso cultive e mostre o quanto ele é importante na sua vida.
Mulheres, por favor não se lastimem por não terem encontrado a “pessoa certa”, ainda... Deus na sua imensa sabedoria não ia se dar ao trabalho de criá-las sem ter preparado uma pessoa especial para vocês... Se algum imbecil as fez sofrer, com certeza este não é o cara certo para vocês. As cicatrizes fazem parte das nossas histórias, nos relembrando sempre, o fato de que aquilo que não nos mata, só nos fortalece. E vocês, mulheres, são muito mais fortes do que pensam.
Sigam a minha dica: Ame, se apaixone, beije, viva, mas não sofra por ninguém, não vale a pena.
Hoje reparei um pouco mais na pessoa refletida no espelho.
Fiz uma séria constatação. EU SOU IDIOTA!
Mas não pense que tenho vergonha disso. Nos dias de hoje, ser idiota é privilégio.
Os idiotas de hoje são aqueles que conseguem sorrir mesmo quando a dor aperta.
São aqueles que ainda dizem Eu te Amo olhando nos olhos, que valorizam abraços e gostam de andar de mãos dadas. aqueles que ainda esperam encontrar um amor perfeito, que escrevem e lêem poesias e que mandam flores(...)
Sou uma pessoa que procura fazer as coisas da melhor maneira possivel, mas nem sempre consegue por ser humana...
Uma pessoa que confia muito em Deus, que nunca á deixou só...
Que ama sua familia, e sabe o valor de tê-la...
Que procura mostrar a seus amigos como são importantes a cada dia...
Que não se preocupa em dar grandes passos, mas sim em não parar...
Eu tenho 5 tipos de risadas:
1. Quando eu estou rindo por rir, pra não deixar uma pessoa no vácuo.
2. Quando eu quero fingir que estou bem.
3. Quando sinto que algo está por vir, então a ansiedade bate.
4. Quando estou com os meus amigos, então tudo é motivo pra graça.
5. E quando eu realmente me deu vontade de rir, porque teve mesmo algum motivo pra isso. E não só pra esconder algo.
Não são fotinhas no orkut que irão dizer, o quao a pessoa é especial para vc. Não são convites de balada que irão Substituir aquele abraço que precisava, quando mal estava. Não é um sorriso que vai enganar, aquela pessoa que já te conhece muito bem.
Pequenas coisas separam amizades passageiras de amizades almaneiras. É aquela assim, que mesmo caída continua ali. Continua grudadinha na alma.
Não me importam seus motivos ..
Um dia você me disse que quando começava a gostar de uma pessoa, se afastava dela pra não se apegar.
você se afastou de mim, não quero saber se é por que gostou, ou não gostou
só quero que volte a ser o que era.
tudo sem compromisso, era tão gostoso !
a gente não precisava dar satisfações, não brigava, não discutia relação..
a gente só curtia, e isso valia a pena !
más você ainda assim de afastou,
não quero saber seus motivos, só quero que entenda que a minha vida está muito chata sem a sua chatisse, e eu já sinto falta até de você ser bobo !
Tempos atrás, jurei que jamais em minha vida iria gostar da pessoa errada. Mas, bom, como não adivinhamos o futuro, nunca iria saber que te conheceria.
Mas acho que agora acho que explicar seria bobeira, já que você sabe muito bem essa minha mania ridícula de se apaixonar rápido, então, já que estamos aqui agora, é melhor eu ser bem direta.
Certo dia, eu conheci um garoto, cujo eu jurava ser perfeito. Bom, ele era perfeito, até certo dia. Claro! Nunca passaria pela minha cabeça que você fosse me magoar. Inocência da minha parte.
Mas a vida é assim, ninguém é perfeito, todos erram. Apesar de tudo, eu diria que valeu á pena perdoar seu erro, começar tudo de novo, ao seu lado outra vez, apesar de ter medo de me ferir, outra vez, apesar do medo terrível de que seu arrependimento, não fosse real.
Sei que não seria fácil carregar por meses o peso que seu erro me causou, mas valeu á pena correr o risco. Ok, sei que poderia me magoar mais ainda, e eu estava certa.
Mas, uma hora o filme iria ter que terminar, e terminou. Traumatizada, eu nunca mais me apaixonei outra vez, e hoje eu queria apenas te ver outra vez. Percebi que não foi a pessoa errada, e sim, a pessoa certa, mas no momento errado.
E quer saber de uma coisa? Por muito tempo achava que eu era uma pessoa diferente, não só por ser ingênuo com sentimentos, mas por achar que todo mundo era igual a mim, e notar que não era nada daquilo foi muito difícil, e acho que o fator principal para eu me tornar quem sou hoje, foram meus amigos e o que eles puderam me passar de bom, se hoje eu pude me encontrar, a maior parte de tudo foi feita por eles.
E depois de começar a me entender, eu descobri que realmente sou diferente das pessoas, e tenho total certeza que a maneira que criei pra poder lidar com as pessoas, é a maneira que todas as pessoas deveriam ser tratadas.
