Cartas de Sofrimento para Ex Namorados
O sofrimento não é o fim, mas é uma parte do cominho rumo ao alto da montanha. Sei que ao subir, terá dificuldades, porém verá que, apesar de tudo, o mais importante, é o objetivo, ver a bela imagem do alto, ver que apesar de tanto suplício, sorrirá. É certo falar que, o suplício é a introdução da felicidade.
O que é o sofrimento se não o aprendizado? A quem diga que é um sentimento ruim de dor e até mesmo pavoroso. Com o passar dos anos aprendi que o sofrimento é o caminho mais sucinto para a nossa evolução, quando passamos por ele seja de cabeça erguida ou aos tropeços subimos um degrau evolucional.
O sofrimento é um meio eficaz usado por Deus para nos ajudar em nossa reforma íntima e consequentemente em nossa evolução espiritual de forma rápida se for bem aproveitada, mas existem outras formas mais lentas e suaves e que dão resultados semelhantes tais como: a caridade, o amor ao próximo, a mudança do padrão de vibração que nos cerca e a eliminação do medo em nossas vidas, entre outros e que nos fazem evoluir sem grandes dores e traumas.
Não transforme a saudade em um sofrimento de retire a fé que tu tens pela vida, guarde contigo as melhores recordações que te leva para as melhores chaces de recomeçar, lembranças que te faça acreditar no novo amanhecer, lembranças que ti faz recordar que Deus sempre vai estar presente no teu viver.
E é na dor e no sofrimento que encontro as tuas memorias com a outra e que me deixaste e ignoraste por ela, não sabes o quanto sofri e sofro todos os dias por saber que a tens no teu coração e não eu, não sabes o que desespero apenas por um olhar, uma palavra, não sabes o quanto me fazes falta.
Refletir sobre a nossa postura na contribuição de algum sofrimento é o primeiro passo para o processo de aprendizado e libertação que a dor nos traz. Mas nunca se esqueça: Todas as nossas experiências apresentam o viés de nossas percepções; e acredite, com o sofrimento não é diferente. Sofrimento é o que você percebe como sofrimento. Mas de qualquer modo ele traz o sentido de libertação e autoconhecimento.
Não queria sentir o meu sofrimento, nem ver o dos outros , qual o sentido de tudo isso ? E ainda corro o risco de sofrer mais . . . Porque escolheria isso , se não tive escolha , se há bondade todos não seriam mas felizes , por que tenho de pagar pelo que não conheço , se eu nem queria está aqui , porque alguém precisa sofrer , tudo não devia ser perfeito, ai sim eu ser julgado ou castigado , bem ou mal , culpado ou não, mereço saber , mas se tudo e pré determinado, esse direito me foi negado.
E você, tem transmutado seu sofrimento? As lágrimas são curativas, tirando as impurezas da alma, assim como a chuva lava toda a poluição do ar, para surgir o broto. O lavar a alma faz surgir o nosso lótus interior, a luz de nossas compreensões, sendo uma oportunidade única de transmutação. É momento de cura interior. Tente reunir todas as suas forças caso esteja passando pela noite escura da alma, pacificando seu coração, pois uma coisa na vida é certa: toda experiencia é transitória! Porém, o aprendizado permanece. Depois deste processo você não será nunca mais o mesmo!
A dor é inevitável, mas nem todo sofrimento é. Pessoas só podem nos torturar psicologicamente se tiverem conhecimento ao que damos importância. Evitar sofrimento baldado pode ser simplesmente dar um passo para trás e se desligar emocionalmente. Claro que requer paciência, mas feito isso - quem sabe - pode-se ver as coisas sob outra perspectiva. “Tudo o que somos é resultado do que pensamos; está baseado em nossos pensamentos e está feito deles” - diz uma frase budista. Talvez esse seja o caminho.
E então eu vi que fazia sentido, quem sofre mais, ou o que te gera mais sofrimento? a decepção ou a expectativa? Eis a questão, porque tão cruel, sei que primeiro vem a expectativa, você acredita que vai dar certo que vai ser diferente, e que dessa vez tudo vai mudar, até no momento que você descobre que você está sentindo isso sozinho, aí vem a decepção, porém acredito que a expectativa sofre mais, a decepção é uma forma de conscientização, a expectativa te cega e te mostra coisas que não existem, eu sempre fui na minha, quando estou envolvida me entrego intensamente e logo depois isso me decepciona, porém eu estou aprendendo assim, porque eu vejo as coisas assim, e sabe isso faz bem para mim, e através estou adquirindo estratégias para me auto proteger e me responsabilizar por cada consequências, e sabe de mais, quem perde é quem não consegue vivenciar bem essa essência.
Porque precisamos viver chorando, nos lamentando por um amor não correspondido? O sofrimento nem sempre é opcional. Mas, podemos notar até quando nosso coração pede ajuda, até quando é justo fazer sofrer a sí mesmo, sabendo que "lá na frente", haverá o esquecimento, talvez um arrependimento. Lá na frente tudo vai passar. Sempre passa....sempre passa.
Depressão é semelhante a um buraco, criado em nosso íntimo, causando muito sofrimento. Permitimos que ali sejam jogados todos os "lixos" dos sentimentos. Para combater ou melhorar esse sintoma temos que fazer uma limpeza, tampar essa cratera, e não mais permitir que pessoas negativas e invejosas se tornem dardos inflamados para nos machucar, pedindo orientação à Deus ou, conforme o caso, procurar um psicólogo ou psiquiatra. Nem toda depressão tem origem demoníaca e o Senhor orienta esses profissionais para nos trazer alívio e cura. Só caímos em depressão se não vigiarmos melhor nossa maneira de viver. Elias Torres
"Se você se encontra em um período difícil, de angústia e sofrimento, nunca perca a esperança de que dias melhores estão a caminho, para reverter esse quadro e transformar toda dor em uma bela história de superação para ser contada com orgulho no final. Quem está passando por uma fase delicada, mas tem caráter, se doutrina e não desconta em ninguém, já que é maduro o suficiente para lidar com essa fase sem fazer dramas exagerados nem exposições que demonstrem que o objetivo seja ser o centro das atenções, pois não há uma justificativa lógica para tanta divulgação gratuita. Se resguarde, por favor! Você não é um 'coitadinho', um 'injustiçado', uma 'vítima' do Universo, só porque tem problemas: isso faz parte da vida de qualquer um! Quem vive está sujeito a tudo; e isso, mesmo que não se queira, é inevitável... Então que Deus abençoe sempre aquele que tem fé, o que não deixa de sorrir, de procurar meios saudáveis para tirar por uns instantes o foco do que lhe aconteça de ruim, e assim conseguir tornar esse momento mais leve e suportável. Você não pode fugir dos seus problemas, mas se entregar a eles não é a saída; pelo contrário, é prolongar algo que talvez já pudesse ter seu ciclo encerrado, e você ainda não se deu conta. A solução para a maioria dos problemas depende mais do nosso comportamento e da forma como iremos enfrentá-los do que daquilo que não depende de nós! Mantenha-se calmo, tenha paciência, não permita que dias cinzentos te impeçam de enxergar as cores que enfeitam a vida, cores essas que estão presentes em todos os lugares e momentos para te ajudar, e assim você sairá de tudo mais fortalecido e vitorioso do que imagina!"
Não devemos temer o sofrimento. Sempre nas horas mais amarga da nossa jornada no chão da vida, descobrimos a doce presença do amor do Eterno. Ele não falha. Mesmo quando, inconscientemente não compreendemos a sua presença de caridade, Ele nos abraça e nos consolá, quando a dona dor nos visitá.
Às vezes, preciso lembrar que tudo está sobre o controle de Deus e que o sofrimento faz parte da vida. Errar faz parte. Machucar faz parte. Chorar faz parte! Mas não posso esquecer que quando isso acontece, Jesus está do meu lado para consolar. A caminhada da vida, nem sempre será fácil. Mas andar de cabeça erguida e prosseguir,mesmo com a alma partida, é que torna a chegada gratificante e ter valido à pena cada sofrimento
"O sofrimento até o calvário é o labor de uma realidade que você haveria de enfrentar. Cristo tomou para si. Do alto da Cruz Ele observa e te ama. Seu olhar inefável convida-o a experimentar o sabor do seu inesgotável amor. Isto é sagrado. É de Deus. É seu próprio amor rompendo as estruturas de nossa existência de maneira imprescritível. Tentar ser grato é o ministério que todo Cristão deve exercer."
É necessidade, carência, logo, sofrimento, ao qual consequentemente o homem está destinado originariamente pelo seu ser. Quando lhe falta o objeto do querer, retirado pela rápida e fácil satisfação, assaltam-lhe vazio e tédio aterradores, isto é, seu ser e sua existência mesma se lhe tornam um fardo insuportável. Sua vida, portanto, oscila como um pêndulo, para aqui e para acolá, entre a dor e o tédio.
Sempre defendi a ideia de que sofrimento é algo opcional. Digo isto porque temos controle não de nossos sentimentos, mas temos de nossas atitudes que podem mudar a forma como sentimos. Por exemplo, você pode escolher sofrer ou afastar-se do que lhe faz mal. Ou ainda não se afastar, mas mudar a forma como lida com a situação. É tudo uma questão de ponto de vista, ou de força de vontade. Mas quem vai escolher o que acontece e a forma como você se sente será você mesmo.
“E quando nosso coração tocado pelo coração de Jesus, deixar a frieza diante do sofrimento e da dor do outro, dar lugar a gestos de ternura, compreensão, carinho e atenção, no verdadeiro sentido do amor, alcançaremos a real essência da vida e da felicidade: A Paz no nosso coração.”
Muito do sofrimento humano mundo é o amor encarcerado no coração. Quanto maior o sofrimento, maior a tenacidade em não livrá-lo. Tem alguém postado na porta do coração dizendo: ”Eu não dou,não adianta, que não dou”. “Ou é do meu jeito, ou então eu não dou." Quase uma roda viva: eu sofro e não dou amor e por não dar amor, eu sofro.
